Forum Dança - Miguel Pereira & Nuno Lucas | PACAP 7

PACAP 7
2024

Programa Avançado de Criação em Artes Performativas

Curadoria de Miguel Pereira e Nuno Lucas

De 7 fevereiro 2024 a 23 julho 2024

CANDIDATURAS ENCERRADAS

Até 31 julho 2023 | Prolongamento de candidaturas até 10 de setembro

Apresentação

Consideramos o tempo de formação como um momento privilegiado para experimentar e refletir sobre práticas artísticas. A nossa proposta é que esta experiência seja um espaço de partilha, aprendizagem, encontro e pesquisa, promovendo a criação de afinidades e novas cumplicidades.

 

Aproveitamos a oportunidade de fazer a programação deste curso para investir em alguns dos princípios e eixos que norteiam a nossa inscrição no campo artístico: a interpretação e o trabalho da presença em palco, o rigor e a urgência na criação artística, a relação entre entretenimento e pensamento, a composição e dramaturgia como eixos centrais na construção de uma obra e o cruzamento entre diferentes disciplinas artísticas. Iremos fazer um acompanhamento contínuo ao longo da duração do curso, ao mesmo tempo que contamos com a cumplicidade de um leque variado de artistas, que marcaram o nosso percurso, e contribuirão com novas perspectivas para o enriquecimento desta experiência.

 

O foco do programa estará no processo e nos encontros que ele possa promover, com vista a criar um espaço onde as relações artísticas se expandem e contaminam o nosso lugar identitário. Promover a experiência criativa num tempo mais dilatado que permita aprofundar as diferentes necessidades e encontrar novos impulsos que alimentarão cada projeto artístico futuro. Sem menosprezar a importância dos momentos de apresentação pública e de partilha, como gesto inerente à prática artística, queremos sobretudo privilegiar o espaço de reflexão e de experimentação, re-pensar a forma como vemos o que fazemos (what) e como (how) fazemos.

 

Sendo a colaboração uma das bases dos nossos trabalhos, queremos também propor diferentes formas de colaboração artística, contrariar a necessidade de uma assinatura individual a favor do lugar do outro, aquele que nos desafia, confronta e impele a ver de um outro modo, e promover a circularidade dentro de um processo ao poder representar diferentes papéis no seu interior (dramaturgia, assistência, interpretação, produção, etc.).

 

Uma formação com a duração de 6 meses é necessariamente um formato compacto, porém acreditamos que esta funcionará como um contentor de possibilidades que se poderão exprimir e fazer sentido no momento em que se realiza, mas sobretudo de criar ressonância para além desse tempo. Por vezes a digestão de experiências não é imediata e por isso a nossa prioridade é a de criar uma comunidade de pensamento e de ação que resista à finitude do tempo que este curso permite.

Estrutura

  • Acolhimento: Forum Dança, em Lisboa – 3 dias
  • Residência: O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo – 1 semana
  • Bloco 1: Workshops e intervenções com artistas* – 4 semanas
  • Tempo de pesquisa I – 2 semanas
  • Bloco 2: Workshops e intervenções com artistas* – 4 semanas
  • Tempo de pesquisa II – 2 semanas
  • Descampado: Terreno sem planos definidos – 1 semana
  • Bloco 3: Workshops e intervenções com artistas* – 3 semanas
  • Tempo de pesquisa III – 4 semanas
  • Ocupação: Espaço de partilha e apresentação no TBA – Teatro do Bairro Alto e outros espaços a definir – 2 semanas

 

*Artistas: Eleonora Fabião, João Fiadeiro, Jonathan Burrows, Joris Lacoste, Leticia Skrycky & Santiago Rodriguez Tricot, Loïc Touzé, Luara Raio & Acauã Shereya El_Bandide, Marcelo Evelin, Mark Tompkins (a confirmar), Marlene Monteiro Freitas (a confirmar), Pedro Paiva e Vera Mantero.

 

O programa começa com o acolhimento no Forum Dança para apresentação de estruturas e espaços culturais em Lisboa.

 

De seguida faremos uma semana de residência n’O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, para aprofundar o encontro entre os diferentes participantes e sedimentar o grupo. Abriremos aqui um espaço para apresentação de trabalhos e exercícios conjuntos, compartilhando experiências e motivações.

 

No regresso a Lisboa, entraremos numa estrutura de programa que alterna entre aproximadamente 4 semanas de workshops/intervenções, seguidas de 2 semanas dedicadas à pesquisa. Este tempo de pesquisa, no nosso entender, promove não só a assimilação das experiências tidas durante os workshops/intervenções precedentes, assim como um espaço de exploração e criação a partir de questões que surjam durante o programa ou que existam previamente.

 

A meio do curso decidimos abrir um espaço a que chamamos DESCAMPADO, um período de tempo onde nada está previamente definido. Um desvio para criar espaço a formatos mais espontâneos de trabalho e de encontro. Daí simbolicamente identificarmos como um DESCAMPADO, ou seja, um terreno extenso propício às nossas necessidades.

 

Antes do momento que celebra o final desta experiência, e a que chamamos de OCUPAÇÃO, teremos ainda 4 semanas de tempo de pesquisa. Durante essas 4 semanas contaremos, não só com algumas das pessoas convidadas que fizeram parte da formação, assim como com novas cúmplices e a possibilidade de o próprio grupo de participantes poder convidar pessoas exteriores à formação.

 

O momento da OCUPAÇÃO, que terá lugar no Teatro do Bairro Alto, é para nós um tempo de partilha, mais do que uma apresentação final de trabalhos. É um espaço livre, aberto a todo o tipo de formatos possíveis, desde aulas dadas por participantes, conferências-demonstrações, excertos de ideias, trabalhos acabados e/ou inacabados, experiências propostas ao público, etc.

 

Numa parceria com o Centre National de la Danse em Pantin (Paris, França), há a possibilidade de criar uma extensão do PACAP 7 em Outubro de 2024 durante o contexto do CAMPING. Esta experiência de uma semana, para além de ser um encontro de formações de diferentes campos artísticos (cenografia, artes visuais, dança, teatro, etc.) e de diferentes partes do mundo, permite também, por um lado, ter contacto não só com diferentes tipos de abordagens, a participação em workshops, conferências, visionamento de espetáculos, assim como uma plataforma de apresentação de trabalhos e de encontros que gere novos cúmplices e colaboradores futuros.

 

NOTA: As despesas de deslocação, estadia e alimentação associadas ao CAMPING estarão a cargo das pessoas participantes.

Informações

Público-alvo

Pessoas de idade superior a 23 anos (sem limite superior de idade) com interesse em:

 

  • Práticas artísticas onde o corpo está presente;
  • Aprofundar métodos de criação artística;
  • Integrar práticas físicas;
  • Processos colaborativos;
  • Desenvolver diferentes capacidades de performatividade cénica;
  • Espaço de pesquisa e criação coreográfica.

Nota

O PACAP terá como principal língua de trabalho o inglês.

Artistas

Processo de seleção

O processo de seleção será realizado pelos curadores do PACAP 7 e pela direção do Forum Dança.

Decorrerá em 2 Fases distintas:

 

  • Fase 1Candidaturas, abertas até 31 de julho de 2023 | Prolongamento de candidaturas até 10 de setembro;
  • Fase 2 – Audições, a decorrer em outubro de 2023.

1.ª Fase

Candidaturas

 

A submissão de candidaturas processa-se através de formulário online (mais abaixo, nesta página) até dia 31 de julho de 2023 | Prolongamento de candidaturas até 10 de setembro de 2023.

Serão aceites candidaturas em português e inglês.

 

Elementos a incluir na candidatura:

  • Curriculum vitæ com fotografia e breve nota biográfica (max. 2 pág. A4 .pdf – não exceder 1MB);
  • Link para portfólio de trabalhos, com textos, imagens e links para vídeos;
  • Carta de Motivação em que responde à questão: “O que espera de uma formação deste tipo?” (max. 1 pág. A4 em formato .pdf);
  • Um vídeo (max. 3 min.) que responda à questão: “O meu corpo e o meu trabalho” (podem ser excertos de trabalhos precedentes ou improvisações que ilustrem como usam o corpo em cena).

 

Resultados 1.ª Fase

Todas as pessoas serão contactadas por email até 11 de setembro de 2023 | 18 de setembro de 2023.

! NOTA IMPORTANTE !

Não aceitamos links para download de vídeos e fotografias.

Os links enviados devem dar acesso direto à visualização online dos ficheiros (Youtube, Vimeo, etc.).

Apenas aceitamos como ficheiros para download o Curriculum vitæ e a carta de motivação.

2.ª Fase

Audições

 

A decidir uma das duas opções:

 

  • Online: 7 e 8 de outubro de 2023;
  • Presencial no Forum Dança: 9 e 10 de outubro de 2023;

 

Entrevistas dias 11 e 12 de outubro de 2023 (online).

 

Comunicação dos resultados

Todas as pessoas serão contactadas por email até 18 de outubro de 2023.

Propinas

  • Inscrição: 150€;
  • Pagamento integral do curso: 1900€;
  • Pagamento em duas prestações: 975€ x 2.

 

Por favor, não deixe de concorrer por causa de questões financeiras.

Se o valor da propina for um impedimento, anexe à sua candidatura uma carta explicativa da sua condição financeira.

Bolsas

Serão atribuídas:

 

  • 2 Bolsas com redução de 50% do valor da propina;
  • 1 Bolsa com redução de 100% do valor da propina, dirigida a artistas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) ou artistas negros ou negras.

 

Outras sugestões para apoios:

 

  • Artistas residentes em Portugal poderão beneficiar de uma redução de até 50% do valor da propina através de bolsas atribuídas pela Fundação GDA (até 75% em caso de cooperantes da GDA);
  • Artistas residentes em países que integram a Europa Criativa poderão candidatar-se ao programa Culture Moves Europe.

 

Por favor, não deixe de concorrer por causa de questões financeiras.
Se o valor da propina for um impedimento, anexe à sua candidatura uma carta explicativa da sua condição financeira.

Horários

De segunda a sexta-feira das 10h00 às 17h00.

Este horário é apenas indicativo e poderá sofrer alterações.

O calendário detalhado do programa será enviado ao grupo selecionado.

Candidatura – até 10 de setembro de 2023

Formulário

As candidaturas encontram-se encerradas.

Curadoria

Miguel Pereira

Forum Dança | PACAP 7 - Miguel Pereira
Miguel Pereira © Fernanda Ruiz

Miguel Pereira. Frequentou a Escola de Dança do Conservatório Nacional e a Escola Superior de Dança, em Lisboa.

Foi bolseiro em Paris (Théâtre Contemporain de la Danse) e em Nova Iorque com uma bolsa do Ministério da Cultura.

Como intérprete trabalhou, entre outros, com Filipa Francisco, Francisco Camacho e Vera Mantero. Participou na peça e no filme “António, Um Rapaz De Lisboa” de Jorge Silva Melo, trabalhou com Jérôme Bel em “Shirtologia (Miguel)” (1997) e foi intérprete em “Les Inconsolés” de Alain Buffard, na remontagem da peça em 2017.

Como criador destaca os trabalhos “Antonio Miguel”, peça com a qual recebeu o Prémio Revelação José Ribeiro da Fonte do Ministério da Cultura e uma menção honrosa do prémio Acarte/Maria Madalena Azeredo Perdigão (2000), “Notas Para Um Espectáculo Invisível” (2001), Data/Local (2002), “Corpo de Baile” (2005), “Karima meets Lisboa meets Miguel meets Cairo”, uma colaboração com a coreógrafa egípcia Karima Mansour (2006), “Doo” (2008), “Antonio e Miguel”, uma nova colaboração com Antonio Tagliarini (2010), “Op. 49” (2012), “WILDE” (2013) uma colaboração com a mala voadora, “Repertório para Cadeiras, Figurinos e Figurantes” (2015) para o Ballet Contemporâneo do Norte, “Peça para Negócio” e “Peça feliz” (2017), “Era um peito só cheio de promessas” (2019), “Falsos Amigos” (2021) em colaboração com Guillem Mont de Palol, e “Miquelina e Miguel” (2022) a partir da relação entre Miguel e a sua mãe, de 87 anos diagnosticada com demência.

Em 2003, 2007 e 2015 criou para o repertório da Transitions Dance Company/Laban Centre as peças “Transitions”, “Transitions II” e “Transitions III” que integraram a tournée nacional e internacional da companhia (2003/2004, 2007/2008 e 2014/2015).

No ano de 2003 foi alvo de uma mini-retrospetiva nas Caldas da Rainha, integrada no ciclo “Mapas” organizado pela Transforma-AC em colaboração com a ESTGAD.

O seu trabalho tem sido apresentado em toda a Europa, Brasil, Uruguai e Chile, e é professor convidado em diferentes estruturas nacionais e internacionais.

Desde 2000, convidado por Vera Mantero, é artista associado da estrutura O Rumo do Fumo.

Nuno Lucas

Forum Dança | PACAP 7 - Nuno Lucas
Nuno Lucas © Rita França

Nuno Lucas. Nasceu em Portugal. Atualmente vive entre Paris, Lisboa e Seoul.

Trabalha como coreógrafo, ator, autor, bailarino e pedagogo. Desde cedo que integra grupos de teatro amador e revela um interesse particular pela comédia. Inicia os seus estudos musicais na Ilha da Madeira aos oito anos e mais tarde entra no conservatório de música das Caldas da Rainha onde estuda guitarra clássica e canto. Vai viver para Lisboa em 1998 onde se licencia em Economia pela Universidade Nova de Lisboa. Durante os seus estudos estreia-se como intérprete com o coreógrafo Miguel Pereira no Teatro Nacional D. Maria II (2001). Posteriormente é convidado por João Fiadeiro para conceber os seus primeiros esboços coreográficos no LAB10 (2003).

Na sua formação coreográfica foram determinantes os cursos de Pesquisa e Criação Coreográfica no Forum Dança (2003) e EXERCE no Centre Chorégraphique National de Montpellier (2007), sob a direção de Mathilde Monnier e Xavier le Roy, onde foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Como ator e bailarino destaca as suas colaborações com: Joris Lacoste, Philippe Quesne, Miguel Pereira, Rita Nunes, Leonardo Mouramateus, Ivana Müller, Jorge Andrade (Mala Voadora), João Fiadeiro.

Criou os solos: “Self-portrait as a dancer” e “What can be shown cannot be said” (2007 – Festival Ùzes, França); “I Could Write a Song” (2015 – Théâtre de Vanves, França).

Criou com: Hermann Heisig “Pongo Land” (2008 – Théâtre L’usine, Suíça); “What comes up, Must go up” (2009 – Festival Tanz im August, Alemanha) e “Schwerkraft leicht gemacht” (2019 – Schillertheater, Alemanha); com Márcia Lança “Trompe le Monde” (2010 – Culturgest) e “Por esse Mundo Fora” (2016 – Teatro Maria Matos); com Pieter Ampe, Gui Garrido & Hermann Heisig “A coming community” (2012 – Kunstenfestivaldesarts, Bélgica); com Frédéric Danos & Geoffrey Carey “Ma vie va changer” (2019 – Festival Circular); com Joana Brandão, Paulo Quedas, Aurélien Vieira Lino e Hugo Coelho “Eu cá, Tu lá” (2022 – LU.CA Teatro Luís de Camões).

Apresentou o seu trabalho em Portugal, França, Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Suíça, Suécia, Noruega, Finlândia, Estónia, Roménia, Espanha, República Checa, Croácia, Argentina e Coreia do Sul.

Leciona regularmente composição/performance em vários países, para adultos assim como para crianças.

Participantes

Beatriz Baião (PT), Carlota Mantecón (ES), Damien Najean (FR), Giulia Romitelli (IT), Guillermina Gancio (UY), Hernie Harmon (DE), Jakob von Kietzell (DE), Joana Duvet (PT), Katerina Giannouli (GR), Luna Anaïs (CH), Marina de Moraes (BR), Marusya Byzova (RU), Maud Buckenmeyer (FR), Minjin Lee (KR), Renan Capivara (BR) and Sérgio Diogo Matias (PT).

Actividades PACAP 7

Créditos da imagem de topo: Miguel Pereira © Fernanda Ruiz | Nuno Lucas © Rita França.

Apoios e Parcerias

Coprodução PACAP 7: Teatro do Bairro Alto.

Coprodução em Residência PACAP 7: O Espaço do Tempo

Apoios PACAP 7: Alkantara, Casa da Dança – Almada, Fundação GDA, OPART, E.P.E./Estúdios Victor Córdon, O Rumo do Fumo e Piscina.

Forum Dança | Parcerias e Apoios PACAP 7

Laboratório
Introdução à Dança Sensível

Com Francesca Bertozzi e Claude Coldy

20 a 24 setembro 2023

Uma prática somática original de Claude Coldy

 

Este será um laboratório que vai permitir explorar os fundamentos da Dança Sensível, através de um trabalho em que a relação com o próprio corpo e com o outro é o elemento central. A Dança Sensível é uma prática que, através do movimento consciente, conduz a uma maior consciência de si, do próprio corpo, das suas perceções e emoções. Trata-se de uma prática que convida à escuta profunda das mensagens do corpo e que dá acesso a respostas inesperadas, espontâneas, atualizando-as em novas qualidades e possibilidades de movimento.

 

Este laboratório propõe revisitar algumas das etapas fundamentais da evolução através de um percurso filogenético, revivendo conscientemente as várias fases do processo de verticalização do ser humano, de forma a reencontrar o sentido e a potencialidade contidos na forma e estrutura dos nossos corpos. O sopro, o olhar, a escuta sensível, o toque, são algumas das práticas da Dança Sensível, que permitem acolher aquilo que nasce na densidade dos corpos, e tornar tangível a sua qualidade autêntica.

 

Seremos orientados a cuidar e a aprofundar a descoberta do movimento, a expressar a dança do instante presente, criando uma linguagem mediante um diálogo dinâmico entre respiração, sensação, movimento interno e movimento externo – um treino fundamental para construir a presença do corpo performativo, e integrar práticas de movimento e criação. Será um convite para se orientar numa mudança de paradigma interior, no qual o artista em cena entra em plena realização de si através da sua arte. O ato artístico assim habitado, torna-se um espaço íntimo e intemporal que o artista partilha com o público, e ao qual oferece a sua visão, as suas emoções, no espaço cénico. / Francesca Bertozzi e Claude Coldy

 

Foto © Andrea Macchia

Informação Geral

Este Laboratório é promovido por Francesca Bertozzi e conta com o apoio e o acolhimento do Forum Dança.

 

Pessoas a que se destina: O laboratório é direcionado a estudantes e profissionais de dança e de teatro, e a pessoas com uma sólida experiência de investigação em práticas de movimento.

 

Número máximo de participantes: 20 pessoas.

 

Datas e horários

  • 20, 21, 22 de setembro, das 14h00 às 18h00 (de quarta a sexta-feira – 12 horas);
  • 23, 24 de setembro das 10h00 às 18h00 (sábado e domingo – 16 horas);
  • É obrigatório ter disponibilidade para frequentar o laboratório durante todos os dias em que ele acontece – duração total: 28 horas.

 

Taxa de participação: 75,00 € (setenta e cinco euros).

Local de realização: Forum Dança / Espaço da Penha | Travessa do Calado, 26B, 1170-070 Lisboa.

Candidaturas

A candidatura é efetuada através de formulário disponível no nosso site, no final desta página.

Se for uma das pessoas selecionadas, somente após a receção do comprovativo de pagamento, que deverá enviar para o nosso email, é que a sua inscrição será considerada validada.

Processo de candidatura

  1. Faça a sua candidatura on-line no formulário indicado para o efeito, até ao dia 21 de julho;
  2. Não se esqueça de anexar ao formulário o seu curriculum vitae em formato pdf;
  3. Todas as pessoas selecionadas serão contactadas até ao dia 31 de julho;
  4. Aguarde pelo nosso email com a indicação de que foi uma das pessoas selecionadas para frequentar este laboratório, juntamente com as instruções de pagamento;
  5. Proceda ao pagamento da sua inscrição, conforme indicado no email enviado, até ao dia 7 de agosto;
  6. Envie-nos o respetivo comprovativo de pagamento para o nosso email;
  7. A sua participação no laboratório só fica validada após a receção do comprovativo de pagamento.

Biografias

Francesca Bertozzi
Francesca Bertozzi

Francesca Bertozzi. Bailarina, performer e professora. Licenciada pela Escola Superior de Dança de Lisboa, 2004. Conclui em 2020 a formação em Dança Sensível, método que integra experiências do movimento consciente com elementos de escuta subtil de osteopatia, em Itália, sob a direção de Claude Coldy.

Como bailarina e performer interpretou: “Branco” e “The Sleeping Buda” da Companhia Vórtice Dance; “100 Fim”, “LiSSztening” e “Passem a Palavra” da Arte Pública de Beja; “Fragilidade H” de Gonçalo Lobato Ferreira; “Subterrâneos do Corpo” de Ana Martins; “Segredos de Châ” e “Palácio In” pela companhia Dançarte, “Matrioska” de Tiago Guedes,“Eye Height” de Beatriz Cantinho e Ricardo Jacinto, “Zoo” de Victor Hugo Pontes, “Bestiaire” de João Costa Espinho, “The Wall” de Vânia Rovisco, “Desconcerto”, “Little Desconcert” e “Eu-rope” de Linda Valadas. “La sospesa” versão performance para Temp Studio, de Francesca Saraullo, “No Fim era o Frio” de Inês Jacques e Mão Morta.

Como atriz e bailarina interpretou, no papel principal de Inês, o espetáculo de teatro imersivo “E Morreram Felizes Para Sempre” (2015) de Nuno Moreira, com encenação de Ana Padrão e direção de movimento de Catarina Trota.
Em 2021 fez a direção de movimento de grupo que integra o espetáculo “In Solitaria” de e com Claudio Gasparotto e o músico Fabio Mina.

É interprete e coreógrafa dos solos: Náufrago e Pensando a Ofélia. Pela Companhia de Teatro de Almada cria o movimento dos espetáculos: O Feio, Noite da Liberdade, Bonecos de Luz e Migrantes.

Tem colaborado enquanto formadora com: Ar.Co, Festival Materiais Diversos, F.O.R.,Teatro Maria Matos, Inimpetus, Quinta Ten-Chi, entre outros.

Paralelamente aos projetos artísticos, tem vindo a desenvolver atividades pedagógicas enquanto formadora, lecionando aulas e laboratórios de dança contemporânea, criativa, consciência corporal, movimento para atores, movimento e práticas somáticas em estúdio e na natureza.

 

Mais informações: www.francescabertozzi.weebly.com

Claude Coldy
Claude Coldy

Claude Coldy. Aos vinte anos, depois dos estudos tecnológicos, apaixona‐se pela dança. Em Paris recebe formação em dança contemporânea, clássica e jazz. Formou‐se também como ator e mimo, participando em festivais internacionais de dança.

Em 1982 começa a dedicar‐se à coreografia e ao ensino e cria a Companhia “Arbalete” de Génova, com a qual apresenta espetáculos em Itália e na Europa. Em 1986 descobre um novo movimento de osteopatia francês “Movimento Atman”, com os osteopatas Jean Louis e Marie Dupuy. Em 1990 cria a DANZA SENSIBILE com Jean Louis e Marie Dupuy.

Estuda a ecologia relacional com o psicossociólogo e escritor Jacques Salomé, biologia comportamental com o psicólogo Jean Claude Badar. Estuda também experiências Gestalt “jornada do herói” com o psicólogo americano Paul Rebillot. Em 2005 orienta o primeiro ciclo de formação em Danza Sensibile®. Desde 2009 colabora com a ginecologista Barbara Grandi, que se dedica à origem do movimento de humanização dos partos e partos tradicionais em água para o hospital de Poggibonsi.

Desde os anos 90 que se dedica ao ensino e a difusão do método da DS. Desde 2000 desenvolve cursos de formação para artistas e futuros professores de DS colaborando com instituições como o Teatro Dimora_Arboreto Mondaino, CID Centro Internacional de Danca, ICTGDS Bruxelas, Wolfagang Universitat Essen.

Paralelamente ao ensino da DS em estudo, organiza ciclos de seminários no meio da natureza, na Floresta, Oliveiras, Deserto e Mar.

 

Mais informações: www.danzasensibile.com

Formulário de candidatura

Inscrições encerradas.

Forum Dança - Conversa 2: Estratégias de Programação [CGPAE 2023]

Conversa 2
Para além das quotas, que práticas artísticas?

Espaço Alkantara
1 junho 2023 | 18h30-20h30
Com
David Cabecinha, Diana Niepce, Piny e Tânia Guerreiro
Mediação
Elisabete Paiva

Nos últimos anos, muito graças ao ativismo de artistas e profissionais da cultura de comunidades sub-representadas, a que se aliaram outras pessoas, a questão da representatividade tornou-se o epicentro de discussões acesas e desafiantes sobre criação e programação cultural. Nesta conversa, propomos olhar para além da dimensão social e política e contribuir para o conhecimento e discussão das práticas e linguagens artísticas desenvolvidas neste processo.

 

  • Que metodologias e poéticas são estas?
  • Que desafios trazem para a programação?
  • Onde se encontram a política e a investigação artística?

 

Este debate acontece no âmbito do seminário de Estratégias de Programação do CGPAE – Curso de Gestão/Produção das Artes do Espetáculo do Forum Dança.

 

Entrada livre, sujeita à lotação dos espaços e mediante inscrição prévia no formulário disponível .

 

Número máximo de participantes: 40

Biografias

David Cabecinha (1987) é licenciado em teatro, ramo atores, na Escola Superior de Teatro e Cinema (Lisboa). Trabalha regularmente nas artes performativas e em cinema desde 2008, como dramaturgista, coargumentista, ator, produtor e assistente de realização/encenação. No seu percurso colaborou com companhias de teatro como a mala voadora, com coreógrafas e coreógrafos como Dinis Machado, Rita Natálio e João dos Santos Martins e realizadores com Jorge Jácome e Carlos Conceição. Entre 2016 e 2017 assumiu a direcção artística do festival Temps d’Images Lisboa, onde promoveu uma programação de experimentação por artistas emergentes e artistas consolidados, como Vera Mantero e Apichatpong Weerasethakul. Em 2018 assume a direção artística do Alkantara, com Carla Nobre Sousa, onde defende a diversificação das programações culturais e promove diálogos para futuros mais acessíveis e inclusivos, a partir das artes performativas.

 

Diana Niepce, Aveiro, 1985. Bailarina, coreógrafa e escritora, formou-se na Escola Superior de Dança, fez Erasmus na Teatterikorkeakoulun (em Helsínquia), e mestrado em Arte e Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. É artista associada do Espaço do Tempo e criadora das peças “Forgotten Fog” (2015), “Raw a nude” (2019), “12 979 Dias” (2019), “Dueto” (2020), “T4” (2020), “Anda, Diana” (Prémio SPA, 2021) e “O outro lado da dança” (2022). Enquanto bailarina e performer colaborou com artistas nacionais e internacionais. Curadora e formadora da Formação de introdução às artes performativas para artistas com deficiência (2020) e Fora da Norma (2023) na Biblioteca de Marvila/CML. As suas publicações mais recentes são o artigo “Experimentar o corpo” no jornal Coreia, o livro “Anda, Diana” (ed. Sistema Solar) e a história “Partidos e fedidos, são os calhaus.” para a Rota Memorial do Convento.

 

PINY, nascida em 1981 em Lisboa, é performer, coreógrafa, pesquisadora e professora de práticas mistas. Feminista interseccional e ativista. O seu estudo tem sido centrado em fusões de danças da zona MENAT e danças de rua e clubbing. É licenciada em arquitetura e dança contemporânea. Fundou o coletivo ButterflieSoulflow, as Soulflow DJs, o coletivo Orchidaceae e o projeto Vogue PT.Chapter.
Como performer tem trabalhado para diferentes artistas como Tiago Guedes, Victor Hugo Pontes, Tânia Carvalho, Filipa Francisco, Ricardo Ambrózio, Cristina Planas Leitão e Marco da Silva Ferreira. Como coreógrafa destaca a peça “Periférico” colaboração com Vhils e “Hip. a pussy point of view e o seu novo trabalho “.G Rito”.

 

Tânia M. Guerreiro, nascida em Lisboa (1975), é produtora e curadora de performance e dança. É licenciada em Cenografia pela Escola Superior de Teatro e Cinema, tendo terminado o curso no Institut del Teatre, em Barcelona (1996-1998). Fez o curso de Intermedia na Escola Massana, em Barcelona, e de Gestão/Produção no Forum Dança, em 1999. Trabalhou em várias áreas da produção de espectáculos, cinema, artes visuais e festivais, como o Festival Atlântico, Temps d’Images, Alkantara, Casa d’Os Dias da Água, O Som e A Fúria, ZDB, Jangada de Pedra, onde desempenhou funções de produção, gestão, angariação de financiamentos, desenvolvimento de projectos europeus e comunicação. Entre 2009 e 2010, desempenhou funções de coordenação executiva na REDE – Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea e, entre 2016 e 2017, foi presidente da Direção da REDE. Em 2009 cria a Associação Produções Independentes (PI) onde produz e desenvolve colaborações com diversos artistas independentes, como Jonas&Lander, Rui Catalão, Carlota Lagido, Diana Niepce, Tiago Vieira e Bernardo Chatillon. Actualmente, a PI colabora com Rui Catalão, Carlota Lagido, Tiago Vieira e Bernardo Chatillon. Em 2017 criou a associação ORG.I.A – Organização, Pesquisa e Artes, onde dá apoio e consultoria a vários artistas emergentes e experimentais e cria eventos e programas de criação em dança. Nesse mesmo ano, ganhou o prémio Natércia Campos para Melhor Produtora Cultural. Colaborou na programação das actividades da Transforma (Imagine 2020 e outros eventos) e do Fiar – Festival Internacional de Arte de Rua em Palmela. Foi júri durante 2 anos do programa Curtas de Dança/Kale/Teatro Municipal do Porto – (pequenos espectáculos coreográficos). Criou o projecto Self-Mistake em 2019 que promove a criação artística, num contexto de experimentação e de risco, nas áreas da dança e da performance contemporânea. Criou, fez a curadoria e produziu o Dançar é a Minha Revolução (evento de um dia com vários espectáculos) desde 2019, com 3 edições, e o programa Peep Show (Espectáculos em contexto de intimidade). No âmbito do programa Self-Mistake apoia vários artistas emergentes com bolsas, acompanhamento e apoio ao seu trabalho.

 

Elisabete Paiva, licenciada em Produção Teatral e Mestre em Estudos de Teatro. Trabalhou como produtora com Luís Castro, Teatro do Vestido e Pedro Sena Nunes. Foi responsável pelo Serviço Educativo do Centro Cultural Vila Flor (2006 a 2014), na sequência de experiências marcantes de cruzamento entre criação, educação e território no CENTA – Centro de Estudos de Novas Tendências Artísticas (2003–2005). Concebeu e programou o Serviço Educativo de Guimarães 2012 CEC e atualmente é Diretora Artística do Festival Materiais Diversos.

Forum Dança - Conversa 1: Estratégias de Programação [CGPAE 2023]

Conversa 1
Programação e curadoria por artistas:
motivações, ações e cuidados

Forum Dança | Espaço da Penha
25 maio 2023 | 18h30-20h30
Com
Cristina Planas Leitão, João Fiadeiro e Pedro Barreiro
Moderação
Elisabete Paiva

A par do desenvolvimento do campo da programação em artes performativas, assistimos à profissionalização e especialização de quem se dedica à tarefa específica de programar. Por outro lado, sempre houve artistas a assumir responsabilidades de programação, tanto de forma pontual como regular.

 

  • O que impele artistas a fazer programação e curadoria?
  • Os seus propósitos e metodologias são distintos?
  • Que contributos específicos trazem?

 

Este debate acontece no âmbito do seminário de Estratégias de Programação do CGPAE – Curso de Gestão/Produção das Artes do Espetáculo do Forum Dança.

Entrada livre, sujeita à lotação dos espaços e mediante inscrição prévia no formulário disponível .

Número máximo de participantes: 40

Biografias

Cristina Planas Leitão, Porto (Portugal), 1983. Coreógrafa, programadora de artes performativas e professora.
É codiretora artística do Departamento de Artes Performativas da Ágora englobando o Teatro Municipal do Porto, DDD – Festival Dias da Dança e CAMPUS Paulo Cunha e Silva, após ter assumido a direção artística interina em julho de 2022, e a programação de artes performativas, sob direção artística de Tiago Guedes, desde 2019.
A sua prática curatorial agregadora foca-se no desenvolvimento de formatos de criação sustentáveis, novas narrativas e relações de cuidado nas artes performativas. Aborda o seu trabalho coreográfico como um ato de resistência e afeto, pesquisando temas conectados com movimentos sociais e políticos, e a sua relação com o corpo performativo na intimidade do teatro. Criou The very delicious piece e The Very Boring Piece, com Jasmina Krizaj, bear me, FM [featuring mortuum] e UM [unimal], escolhida com uma das melhores peças em 2018 pelo JN e Expresso. Em 2023 estreia [O SISTEMA] em coprodução com o 23 Milhas, TM Faro e TAGV.
Licenciada em dança contemporânea pela ArtEZ, onde é mentora e professora regular. Leciona internacionalmente, partindo de uma abordagem somática e não convencional.

 

João Fiadeiro, Paris, 1965. Pertence à geração de coreógrafos que surgiu no final da década de 1980 e que deu origem à Nova Dança Portuguesa.
O seu percurso, quer enquanto coreógrafo ou performer, como enquanto investigador ou curador, centrou-se na criação de condições para a experimentação, a prática laboratorial e o cruzamento interdisciplinar. Esta atividade foi realizada tanto no quadro da direção de projetos de programação e investigação artística, que passaram pelo Centro Cultural da Malaposta (1990-95), pelo Espaço Ginjal (1995-1998), pelo Lugar Comum (1999-2000), pelo Espaço A Capital (2000-2002) e pelo Atelier Real (2004-2019), como no quadro da sua prática artística, através das criações e dos ateliers de investigação organizados em torno da Composição em Tempo Real.
Em todas estas diferentes plataformas de encontro, João Fiadeiro foi sempre acompanhado por artistas que participaram ativamente enquanto criadores, performers, investigadores e programadores, contribuindo de maneira decisiva para a existência deste projeto durante 30 anos de atividade ininterrupta.

 

Pedro Barreiro é um artista que se tem interessado, nos últimos anos e entre outras coisas, pelo pensamento sobre os atos performativos como geradores poéticos, pela experimentação sobre as convenções constituintes das formas teatrais e por estratégias de desmantelamento de sistemas hegemónicos na arte contemporânea. É licenciado em Teatro – Actores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa e mestre em Artes Cénicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Brasil. Viveu e trabalhou em São Paulo de 2010 a 2014. Foi diretor artístico do Teatro Sá da Bandeira, em Santarém (2015-2017) e colaborou com o Teatro Praga como gestor e programador da Rua das Gaivotas 6, em Lisboa (2019-2022). Desde 2020 que cria e apresenta ininterruptamente a performance “an artist is always working” (www.alwaysworking.art). É artista associado do Cão Solteiro, desde 2020. Atualmente é diretor artístico d’O Espaço do Tempo.

 

Elisabete Paiva, licenciada em Produção Teatral e Mestre em Estudos de Teatro. Trabalhou como produtora com Luís Castro, Teatro do Vestido e Pedro Sena Nunes. Foi responsável pelo Serviço Educativo do Centro Cultural Vila Flor (2006 a 2014), na sequência de experiências marcantes de cruzamento entre criação, educação e território no CENTA – Centro de Estudos de Novas Tendências Artísticas (2003–2005). Concebeu e programou o Serviço Educativo de Guimarães 2012 CEC e atualmente é Diretora Artística do Festival Materiais Diversos.

Forum Dança - PACAP 6 | © Lucas Damiani

Participantes
PACAP 6

Biografias

Seleccione cada uma das secções abaixo para conhecer as pessoas que participam no PACAP 6.

Bobby Brim (FR)

Forum Dança - PACAP 6 - Bobby Brim (FR)
Forum Dança - PACAP 6 - Bobby Brim (FR)

Bobby Brim é artista transdisciplinar que composta a sua alma de acordo com as entidades ciborgues que encontra no seu caminho.

Fluido, criador de imagens, instalações, sons e problemas digitais, trabalham na produção de monstros produtores de dados e na exploração de mundos autónomos.

Pixels, decibéis, ondas, corpos e coletivos são os materiais concretos que permitem sondar os espaços transgressores num mundo pós-conspiratório.

www.bobbybrim.net

Camilla Morello (IT)

Forum Dança - PACAP 6 - Camilla Morello (IT)
Forum Dança - PACAP 6 - Camilla Morello (IT)

A investigação artística de Camilla Morello, fruto de interesses e formação eclética, assenta na interdisciplinaridade entre linguagem teatral, dança e performance, tendo também estado relacionada com o vídeo, a fotografia e a instalação. Licenciou-se na Scuola Nazionale di Cinema de Roma como atriz, após licenciatura em Antropologia (Universidade La Sapienza, Roma) e estudos de arte, filosofia e estética (Univesité Paris 8) muda-se para Lisboa onde se especializa no curso bienal dança-teatro de Olga Roriz e frequenta workshops com vários artistas. Trabalhou com Tamara Cubas, Miguel Moreira, Miguel Pereira, Catarina Câmara, Maurícia Neves, Mickaël de Oliveira e Nuno M. Cardoso entre outros.

O seu primeiro solo, “Uma peça dançada – abordagem semi-séria do vazio” foi apresentado no Centro Cultural de Belém. Criou a performance “Common Land” para espaços não convencionais. Dedicou-se ao estudo exclusivo do suporte fotográfico de que resultou o projecto “Enclosures” e ao qual se seguiu a obra de videoarte “Dissonances” (Projeções – Balleteatro, Coliseu do Porto). A convite do Festival Cumplicidades no âmbito do programa Tandem Shaml colaborou com os artistas Inês Campos, Mohamed Abdelkarim e Mostafa El Barrody na realização da instalação “Documenting Questions”. O solo “Urna”, com o qual foi selecionada como artista residente do Festival Linha de Fuga 2018, estreou na plataforma Palcos Instáveis 2020 – Teatro Municipal de Campo Alegre. Foi apresentada em 2021 na MAPS – Mostra de artes performativas de Setúbal, e no Ciclo de Teatro e Artes Performativas Mimesis (Teatrão, Coimbra). Em 2022 estreou “É Como Dançar Por Cima de Manteiga” e, em colaboração com Maria Inês Marques, “Holobiont”.

Connor Scott (UK)

Forum Dança - PACAP 6 - Connor Scott (UK)
Forum Dança - PACAP 6 - Connor Scott (UK)

Connor é um performer e criador de dança nascido e criado no nordeste da Inglaterra.

A sua formação em movimento decorre de seus estudos em artes marciais, breakdance e, principalmente, danças latinas e de salão.

A sua prática é moldada por meio de várias interseções de performance, desde pesquisas coreográficas e de movimento até textos, entrevistas e arquivos.

Nas suas próprias danças, muitas vezes trabalham com a noção de pessoas como uma coreografia já existente, procurando como gerar um evento energético coletivo a partir da esperança que a dança infunde dentro deles.

Estão atualmente a investigar como desaparecer e reaparecer no ato de dançar…

Estrellx Supernova (US-GUAT)

Forum Dança - PACAP 6 - Estrellx Supernova (US)
Forum Dança - PACAP 6 - Estrellx Supernova (US)

Estrellx (they/them/elle) é uma coreógrafa, performer, curadora, escritora e empreendedora somática afro-centro-americana.

Coreograficamente, Estrellx integra os espaços do clube como locais de dissonância generativa e pergunta: “Estamos comemorando ou lamentando ou ambos?”

Eles implementam os princípios energéticos do Qi, adivinhação, improvisação e dança de clube na sua linguagem performativa ritualística e concebem a coreografia como uma prática íntima de escavação corporal.

www.linktr.ee/estrellxsupernova

Lorea Burge (UK/ES)

Forum Dança - PACAP 6 - Lorea Burge (UK/ES)
Forum Dança - PACAP 6 - Lorea Burge (UK/ES)

Lorea é uma artista de dança formada no Laban (2011-2014), e é informada pela performance improvisada, fazendo como prática, música ao vivo e canto, e mais recentemente House.

É uma das “Unbaptised Infants” (est. 2015) com Hannah Parsons (Reino Unido) e Josefina Rozenwasser (AR), criando espetáculos experimentais de dança sonora, e em 2022 foi artista residente no MACBA & LCE.

Como intérprete, Lorea trabalhou com Charles Linehan (Reino Unido), Seke Chimutengwende (Reino Unido), J N Harrington (Reino Unido) e Ehryn Torrell (CA), entre outros.

www.loreaburge.com

Lucas Damiani (UY)

Forum Dança - PACAP 6 - Lucas Damiani (UY)
Forum Dança - PACAP 6 - Lucas Damiani (UY)

Lucas Damiani (ele, elu) é um artista uruguaio que trabalha-pesquisa nas interseções das Artes Visuais e Cénicas, com estudos específicos em Fotografia, Psicologia, Dança Contemporânea e Performance.

Criado perto do mar em Montevidéu, viveu, estudou e trabalhou em Madrid, Amsterdão e Berlim. Atualmente reside em Lisboa, no contexto do PACAP 6.

www.lucas-damiani.com

Marcelo Castro (BR)

Forum Dança - PACAP 6 - Marcelo de Castro Pereira (BR)
Forum Dança - PACAP 6 - Marcelo de Castro Pereira (BR)

Marcelo Castro é um artista da cena.

Atualmente investiga o caminhar como prática estética. Interessa-se por poéticas do espaço, do encontro e do acaso.

No teatro, desenvolveu seu trabalho em parceria com diversos artistas e companhias teatrais.

Foi membro-fundador do Grupo Espanca! onde permaneceu por 13 anos, atuando e dirigindo.

María Ibarretxe (ES)

Forum Dança - PACAP 6 - María Ibarretxe del Val (ES)
Forum Dança - PACAP 6 - María Ibarretxe del Val (ES)

María Ibarretxe é uma artista visual e performática que combina vários meios, incluindo filme, som, instalação e coreografia.

As suas performances ao vivo e instalações simulam experiências cinematográficas nas quais o público se torna parte da ação.

O seu trabalho é impulsionado fundamentalmente pela pesquisa artística – inspirada na cultura e no contexto de cada projeto individual.

Estudou arte dramática no País Basco e direção na EICTV/Cuba.

Em 2002 co-financiou com Alaitz Arenzana o coletivo artístico Sra Polaroiska, obtendo prémios como Gure Artea de melhor atividade criativa no País Basco 2017, Ertibil 2012, Concurso Coreográfico de Madrid 2012 ou INJUVE 2003 (Ministério da Cultura da Espanha).

Foram artistas associados no Azkuna Zentroa 2019-2021.

Paralelamente, Ibarretxe colaborou com Koen de Preter na Bélgica, Renate Keerd na Estónia e Miriam Sedacca no Japão.

Desde 2014, Ibarretxe desenvolve um projeto-processo que reflete sobre estados de luto ao longo de diferentes residências na Bélgica, Coreia do Sul, Japão, estado de Nova York e Curdistão Iraque.

Mariana Catalina Iris (UY)

Forum Dança - PACAP 6 - Mariana Catalina Iris (UY)
Forum Dança - PACAP 6 - Mariana Catalina Iris (UY)

Sou pesquisadora e criadora transdisciplinar das artes cénicas e instalações.

Gestora e produtora no Centro de Práticas Contemporâneas CROMA (UY) e em projetos culturais voltados para crianças.

Estudei na Escuela Nacional de Danza (SODRE – UY), na Licenciatura em Artes Plásticas e Visuais e na Licenciatura de Dança da UdelaR.

Tive o prazer de trabalhar e colaborar com criadores das artes vivas como Carolina Silveira (UY), Lucía Valleta (UY), Lucía Romero (UY), Diego Wizoczynski (BR), Daniel Lepkoff e Sakura Shimada (EUA), Max Cuccaro (IT), Abigail Jara (MX), Marko Fonseca (CR) entre outros.

Rafaela Santos (PT)

Forum Dança - PACAP 6 - Rafaela Santos (PT)
Forum Dança - PACAP 6 - Rafaela Santos (PT)

Nasceu em Lisboa, em 1972. É atriz, encenadora e formadora de teatro e julga ter um certo talento para a dança.

Co-fundou a Amarelo Silvestre em Canas de Senhorim onde é codiretora artística, juntamente com Fernando Giestas. Tem um filho e uma filha. É feliz. Muitas vezes.

Tem uma licenciatura bi-etápica em Teatro e Educação_ 2007 e um bacharelato em Formação de Actores _1995, na ESTC de Lisboa, após o Curso de Formação de Actores, IFICT_ 1991.

Estreou-se profissionalmente em 1994 com Jorge Silva Melo, trabalhando posteriormente com Rogério de Carvalho, John Mowat, Ana Nave, Sandra Faleiro, Bruno Bravo, Maria Gil, Victor Hugo Pontes, Lígia Soares, entre outros.

Recebeu o prémio de Melhor Actriz – Teatro na Década_1996.

Silvana Ivaldi (PT/IT)

Forum Dança - PACAP 6 - Silvana Ivaldi (PT)
Forum Dança - PACAP 6 - Silvana Ivaldi (PT)

Bordighera, 1987. Formada em Moda e Mestre em Design de Imagem, utiliza a heterogeneidade do seu percurso para pensar, explorar e criar formas poéticas por meios visuais, performativos e espetaculares.

É criadora, performer, atriz, figurinista, diretora de arte e designer gráfica.

É fundadora do Sr. João e Activo Tóxico.

É artista associada do Cão Solteiro.

Tarli Lumby (UK)

Forum Dança - PACAP 6 - Tarlie Lumby (UK)
Forum Dança - PACAP 6 - Tarlie Lumby (UK)

Tarli Lumby é artista de nacionalidade britânica que dança e que também coreografa, vive atualmente em Berlim.

Com um BA em Arte e Cultura Visual e muitos anos treinando e trabalhando em dança, desenvolveu uma prática interdisciplinar rica focada em dança contemporânea e live art.

Preocupa-se com a exploração de estados alterados, espírito e mistério; os seus trabalhos coreográficos visam criar locais imersivos de encontro onde estados profundos de conexão, fantasia e transpessoal expõem o corpo como um arquivo de sonhos humanos.

Vanessa Lonau (DE)

Forum Dança - PACAP 6 - Vanessa Lonau (DE)
Forum Dança - PACAP 6 - Vanessa Lonau (DE)

Vanessa Lonau (ela/ela) é uma artista performática da Moldávia/criada na Alemanha.

Trabalha com as entidades dos gestos e do corpo arquitetónico no espaço.

Explora diferentes formas de comunicação e símbolos através de estados oníricos que interagem entre movimento, texto, voz e paisagens sonoras eletrónicas.

No seu trabalho está constantemente a pesquisar sobre a relação entre corpo e mente.

O seu objetivo é criar um sentido de empoderamento através da celebração do corpo e das práticas sociais.

Victor Lattaque (FR)

Forum Dança - PACAP 6 - Victor Lattaque (FR)
Forum Dança - PACAP 6 - Victor Lattaque (FR)

Eu não quero mais dizer por coragem

Quero apresentar-me ao espaço, ao tempo, ao objeto, aos outros através do que sou,

Eu não quero mais andar por vontade

Mas para celebrar a vida por necessidade

Não quero mais meu bom entendimento do que vejo, do que ouço

Quero uma relação mais insondável/penetrante/essencial com os vivos e com tudo o que se tenta

Eu quero ter respeito pela realidade quando ela está sob os meus olhos e quando eu falo sobre ela

Eu quero estimar os vivos, os mortos e os que vão nascer.

Actividades PACAP 6

Créditos da imagem de topo © Lucas Damiani

Apoios e Parcerias

Coprodução PACAP 6: Teatro do Bairro Alto e Culturgest.

Apoios PACAP 6: Casa da Dança – Almada, Fundação GDA, O Rumo do Fumo, Alkantara, OPART | Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo, Piscina.

Forum Dança | Parcerias e Apoios PACAP 6
CGPAE 2023 SEMINÁRIOS ABERTOS | ESTRATÉGIAS DE PROGRAMAÇÃO

Estratégias de Programação

Com Elisabete Paiva

Seminários Abertos CGPAE | 2023

Curso de Gestão/Produção das Artes do Espetáculo

Informações

Selecione cada uma das seções abaixo para tomar conhecimento de todas as especificações dos Seminários Abertos.

Estratégias de Programação

Forum Dança - Elisabete Paiva
Elisabete Paiva

Conteúdos

  1. A programação cultural enquanto campo específico de atuação;
  2. Panorâmica sobre a programação cultural em Portugal em relação com o espaço europeu;
  3. Elementos em jogo na constituição de uma programação: autoria, contexto e economia; programadores, criadores, públicos e críticos;
  4. Práticas artísticas contemporâneas e sua relação com conceitos e estratégias de programação;
  5. A relação com os públicos: relevância e participação, tempos e lugares;
  6. Formatos, ritmos e escalas de programação: eventos, ciclos, festivais, programação regular, etc.;
  7. Programação em rede e outras formas de cooperação: exemplos nacionais e internacionais;
  8. Programação em perspetiva: análise comparada de estratégias.

 

Objetivos

  • Compreensão do papel do programador no campo da produção cultural;
  • Aquisição de ferramentas de análise crítica sobre a programação cultural e sua relação com as políticas culturais, a produção artística, a produção de conhecimento e as dinâmicas societais;
  • Reconhecimento de estratégias contemporâneas na área da programação cultural, em particular no caso das artes do espetáculo;
  • Desenvolvimento de sensibilidade e capacidade de diálogo com os vários intervenientes numa programação cultural;
  • Desenvolvimento de competências básicas de conceção e planeamento de uma programação.

 

Biografia

Elisabete Paiva é licenciada em Produção Teatral e mestre em Estudos de Teatro. Trabalhou como produtora com Luís Castro, Teatro do Vestido e Pedro Sena Nunes.

Foi responsável pelo Serviço Educativo do Centro Cultural Vila Flor (2006 a 2014), na sequência de experiências marcantes de cruzamento entre criação, educação e território no CENTA – Centro de Estudos de Novas Tendências Artísticas (2003–2005).

Concebeu e programou o Serviço Educativo de Guimarães 2012 CEC e atualmente é Diretora Artística do Festival Materiais Diversos.

A quem se destina

Agentes culturais que pretendam desenvolver o seu trabalho/projeto na área de Gestão/Produção das Artes do Espetáculo.
Público em geral com o objetivo de profissionalização.

Horários

Este seminário é composto por 6 sessões que acontecem às sextas-feiras das 18h30 às 22h00 e aos sábados das 10h30 às 14h00 e por duas palestras (quintas-feiras às 18h30), nas seguintes datas:
    • 28/29 de abril
    • 12/13 e 26/27 de maio
    • Palestras: 18/25 de maio

Inscrição

Enviar para o nosso email o Curriculum Vitae com os dados atualizados e um texto que indique qual a sua motivação para frequentar este seminário, uma demonstração de interesse.

Após a aceitação da sua inscrição, deverá submeter também o comprovativo de pagamento pela mesma via.

Pagamentos

Assim que a sua inscrição seja aceite, deverá proceder ao pagamento e enviar o comprovativo do mesmo para o nosso email.

Existem diferentes modalidades de pagamento, de acordo com a duração do seminário:

  • 8 Sessões – pagamento único de 210 €;
  • 6 Sessões – pagamento único de 180 €;
  • 2 Sessões – pagamento único de 55 €.

Regulamento

NOTA:

Com as devidas adaptações, o regulamento dos Seminários Abertos aplica-se o mesmo que é usado no curso completo do CGPAE.

 

 

A.) PARTICIPANTES

A.1.) Deveres 

  1. Frequentar com assiduidade e pontualidade a ação de formação. A presença e participação em todas as atividades do curso são consideradas condições necessárias para a prossecução de um elevado nível pedagógico.
  2. Participantes que ultrapassem o limite de 58 horas de faltas (20% das horas totais) não terão direito ao Certificado de Frequência e Aprovação final do curso. A chegada às aulas 15 minutos depois do seu início corresponde a 1 hora de falta;
  3. Utilizar com cuidado e zelar pela conservação dos equipamentos e demais bens que lhe sejam confiados para efeitos de formação;
  4. Cumprir com os pagamentos;
  5. O atraso no pagamento da mensalidade implicará o pagamento de uma multa de 3€ por cada mês de atraso;

A.2.) Direitos 

  1. Receber a formação em conformidade com os programas estabelecidos;
  2. Obter gratuitamente, no final da acção, o Certificado comprovativo da frequência e aproveitamento (caso estes se verifiquem) no curso;
  3. Beneficiar de um seguro de acidentes pessoais no decurso da formação;
  4. Receber informação e orientação profissional no decurso da ação de formação;
  5. Receber informação mensal sobre os horários do curso;
  6. Reclamar junto da coordenação da formação, em horário a acordar, e ainda, se a natureza da queixa o justificar, por escrito junto da entidade de formação, a qual responderá apropriadamente e do mesmo modo

 

B.) ENTIDADE FORMADORA

B.1.) Deveres

  1. Respeitar e fazer respeitar as condições de higiene e segurança do local em que decorre a formação;
  2. Não exigir tarefas não compreendidas nos objectivos e âmbito do curso;
  3. Actuar no respeito das normas nacionais de proteção de dados pessoais, nomeadamente mantendo para uso estrito da ação de formação os dados constantes da ficha de formando e dos curricula vitae.

B.2.) Direitos

  1. O cumprimento do regulamento e normas de funcionamento por parte das pessoas participantes;
  2. O tratamento com correção de representantes do Forum Dança e colaboradores;
  3. Efetuar as alterações consideradas necessárias aos horários pré-estabelecidos, comunicando-os atempadamente.

 

C.) AVALIAÇÃO

C.1.) Avaliação qualitativa

  1. Participação e aproveitamento da formação;
  2. Assiduidade e pontualidade.

C.2.) Avaliação quantitativa

  1. No final dos seminários com duração superior a 7 horas;
  2. No projecto final;
  3. No final do curso;
  4. Será utilizada a escala numérica de 0 a 20;
  5. A avaliação só será feita em caso de presença em pelo menos 70% das horas totais de cada seminário.

C.3.) Nota final

  1. Na atribuição da nota final, a valorização de cada seminário será feita de forma ponderada, sendo-lhe atribuída uma nota quantitativa;
  2. A nota final será expressa na escala de 0 a 20. Esta nota será o resultado da ponderação das avaliações dos seminários e da avaliação do projeto final.
  3. A nota final obedecerá à seguinte fórmula:

[ ( Teatro+ Música+ Dança + Comunicação x 3 + Gestão Financeira x 3 + Direção de Cena x 3 + Políticas Culturais + Direito na Cultura + Estratégias de Programação ) / 15 ] x 0,7 + Projeto x 0,3

C.4.) Certificado de formação

No final da ação de formação será entregue um certificado comprovativo da frequência e do aproveitamento obtido.

 

D.) DURAÇÃO DA FORMAÇÃO

O período curricular do curso decorrerá de 3 de fevereiro a 18 de dezembro de 2023, num total de 290h de formação.

O horário de frequência será às sextas das 18h30 às 22h00 e sábados das 10h30 às 14h00. Alguns módulos poderão prolongar os horários de sábados até às 17h00. Interrupção para férias em agosto. O plano anual do curso será entregue no início do mesmo (podendo ocorrer algumas alterações pontuais que serão atempadamente comunicadas).

Outros Seminários

Palestra "A Minha HistPalestra "A Minha História da Dança", por Ligia Lewis

Ligia Lewis

27 abril 2023, às 18h30
Biblioteca Palácio Galveias • Lisboa
Duração aproximada: 2 horas

Entrada livre, mediante inscrição.

 

Ligia Lewis (nascida na República Dominicana) vive e trabalha em Berlim. Como coreógrafa experimental, o seu trabalho é frequentemente marcado pela intensidade física e pelo humor. No seu trabalho, metáforas sonoras e visuais encontram o corpo, materializando o enigmático, o poético e o dissonante.

Lewis recebeu o Tabori Award na categoria Distinção (2021); o prémio Foundation for Contemporary Arts Grants (2018); um Bessie Award for Outstanding Production por minor matter (2017); uma residência artística da Factory na tanzhaus nrw (2017-19); e um Prix Jardin d ‘Europe de ImPulsTanz para Sorrow Swag (2015).

O seu trabalho tem sido apresentado em toda a Europa e nos Estados Unidos, em locais como HAU Hebbel am Ufer, em Berlim; Tanzquartier, em Viena; Arsenic, em Lausanne; MCA – Museu de Arte Contemporânea, em Chicago; Hammer Museum, em Los Angeles; Walker Art Center, em Minneapolis; Kaaitheater, em Bruxelas; High Line Art, em Nova Iorque; Performance Space, em Nova Iorque; OGR Turim; Stedelijk, em Amsterdão; TATE Modern, em Londres, entre outros.

Para mais informações: www.ligialewis.com

 

Fotografia © Luis Rodriguez

CGPAE 2023 SEMINÁRIOS ABERTOS | COMUNICAÇÃO CULTURAL

Comunicação Cultural

Com Rita Almeida Henriques Tomás

Seminários Abertos CGPAE | 2023

Curso de Gestão/Produção das Artes do Espetáculo

Informações

Selecione cada uma das seções abaixo para tomar conhecimento de todas as especificações dos Seminários Abertos.

Comunicação Cultural

Forum Dança - Rita Tomás
Rita Tomás

Conteúdos

  • Análise de conceitos, estratégias e técnicas de comunicação cultural;
  • Análise crítica e elaboração de estratégias de comunicação cultural;
  • Apresentação de casos de estudo do sector cultural.

 

Objectivos

  • Conhecer os principais instrumentos e ferramentas de marketing adequados ao setor cultural,
  • Adquirir competências que lhe permitam:
    • analisar e segmentar os públicos-alvo;
    • definir os meios e suportes de comunicação e divulgação mais adequados;
    • organizar e redigir um plano de comunicação.

 

Biografia

Rita Almeida Henriques Tomás é Diretora de Comunicação do TBA, o mais recente teatro municipal de Lisboa dedicado às artes performativas experimentais.

Antes, passou pelo Centro Cultural de Belém e fez parte da equipa do Maria Matos Teatro Municipal durante quase dez anos.

Licenciada em Ciências da Cultura pela Faculdade de Letras, completou uma pós-graduação em Edição de Livros e Formatos Digitais na UCP e foi ainda bolseira Gulbenkian no mestrado em Arts Administration and Cultural Policy na Goldsmiths, em Londres.

Foi docente na Escola Superior de Teatro e Cinema e tem sido responsável por cursos de Comunicação Cultural em universidades, com a Acesso Cultura e com o Forum Dança.

É consultora de comunicação do arquivo online de artistas mulheres, pessoas não-binárias e intersexo É um oceano, não é uma poça de onde se bebe de uma vez.

A quem se destina

Agentes culturais que pretendam desenvolver o seu trabalho/projeto na área de Gestão/Produção das Artes do Espetáculo.
Público em geral com o objetivo de profissionalização.

Horários

Este seminário é composto por 8 sessões que acontecem às sextas-feiras das 18h30 às 22h00 e aos sábados das 10h30 às 14h00, nas seguintes datas:

    • 14/15  e 21/22 de abril
    • 5/6 e 19/20 de maio

Inscrição

Enviar para o nosso email o Curriculum Vitae com os dados atualizados e um texto que indique qual a sua motivação para frequentar este seminário, uma demonstração de interesse.

Após a aceitação da sua inscrição, deverá submeter também o comprovativo de pagamento pela mesma via.

Pagamentos

Assim que a sua inscrição seja aceite, deverá proceder ao pagamento e enviar o comprovativo do mesmo para o nosso email.

Existem diferentes modalidades de pagamento, de acordo com a duração do seminário:

  • 8 Sessões – pagamento único de 210 €;
  • 6 Sessões – pagamento único de 180 €;
  • 2 Sessões – pagamento único de 55 €.

Regulamento

NOTA:

Com as devidas adaptações, o regulamento dos Seminários Abertos aplica-se o mesmo que é usado no curso completo do CGPAE.

 

 

A.) PARTICIPANTES

A.1.) Deveres 

  1. Frequentar com assiduidade e pontualidade a ação de formação. A presença e participação em todas as atividades do curso são consideradas condições necessárias para a prossecução de um elevado nível pedagógico.
  2. Participantes que ultrapassem o limite de 58 horas de faltas (20% das horas totais) não terão direito ao Certificado de Frequência e Aprovação final do curso. A chegada às aulas 15 minutos depois do seu início corresponde a 1 hora de falta;
  3. Utilizar com cuidado e zelar pela conservação dos equipamentos e demais bens que lhe sejam confiados para efeitos de formação;
  4. Cumprir com os pagamentos;
  5. O atraso no pagamento da mensalidade implicará o pagamento de uma multa de 3€ por cada mês de atraso;

A.2.) Direitos 

  1. Receber a formação em conformidade com os programas estabelecidos;
  2. Obter gratuitamente, no final da acção, o Certificado comprovativo da frequência e aproveitamento (caso estes se verifiquem) no curso;
  3. Beneficiar de um seguro de acidentes pessoais no decurso da formação;
  4. Receber informação e orientação profissional no decurso da ação de formação;
  5. Receber informação mensal sobre os horários do curso;
  6. Reclamar junto da coordenação da formação, em horário a acordar, e ainda, se a natureza da queixa o justificar, por escrito junto da entidade de formação, a qual responderá apropriadamente e do mesmo modo

 

B.) ENTIDADE FORMADORA

B.1.) Deveres

  1. Respeitar e fazer respeitar as condições de higiene e segurança do local em que decorre a formação;
  2. Não exigir tarefas não compreendidas nos objectivos e âmbito do curso;
  3. Actuar no respeito das normas nacionais de proteção de dados pessoais, nomeadamente mantendo para uso estrito da ação de formação os dados constantes da ficha de formando e dos curricula vitae.

B.2.) Direitos

  1. O cumprimento do regulamento e normas de funcionamento por parte das pessoas participantes;
  2. O tratamento com correção de representantes do Forum Dança e colaboradores;
  3. Efetuar as alterações consideradas necessárias aos horários pré-estabelecidos, comunicando-os atempadamente.

 

C.) AVALIAÇÃO

C.1.) Avaliação qualitativa

  1. Participação e aproveitamento da formação;
  2. Assiduidade e pontualidade.

C.2.) Avaliação quantitativa

  1. No final dos seminários com duração superior a 7 horas;
  2. No projecto final;
  3. No final do curso;
  4. Será utilizada a escala numérica de 0 a 20;
  5. A avaliação só será feita em caso de presença em pelo menos 70% das horas totais de cada seminário.

C.3.) Nota final

  1. Na atribuição da nota final, a valorização de cada seminário será feita de forma ponderada, sendo-lhe atribuída uma nota quantitativa;
  2. A nota final será expressa na escala de 0 a 20. Esta nota será o resultado da ponderação das avaliações dos seminários e da avaliação do projeto final.
  3. A nota final obedecerá à seguinte fórmula:

[ ( Teatro+ Música+ Dança + Comunicação x 3 + Gestão Financeira x 3 + Direção de Cena x 3 + Políticas Culturais + Direito na Cultura + Estratégias de Programação ) / 15 ] x 0,7 + Projeto x 0,3

C.4.) Certificado de formação

No final da ação de formação será entregue um certificado comprovativo da frequência e do aproveitamento obtido.

 

D.) DURAÇÃO DA FORMAÇÃO

O período curricular do curso decorrerá de 3 de fevereiro a 18 de dezembro de 2023, num total de 290h de formação.

O horário de frequência será às sextas das 18h30 às 22h00 e sábados das 10h30 às 14h00. Alguns módulos poderão prolongar os horários de sábados até às 17h00. Interrupção para férias em agosto. O plano anual do curso será entregue no início do mesmo (podendo ocorrer algumas alterações pontuais que serão atempadamente comunicadas).

Outros Seminários

CGPAE 2023 SEMINÁRIOS ABERTOS

Teatro

Com Miguel Castro Caldas

Seminários Abertos CGPAE | 2023

Curso de Gestão/Produção das Artes do Espetáculo

Informações

Selecione cada uma das seções abaixo para tomar conhecimento de todas as especificações dos Seminários Abertos.

Teatro

Forum Dança - Miguel Castro Caldas
Miguel Castro Caldas

Conteúdos

Com este curso pretende-se apresentar e discutir alguns modos variados de fazer e ver teatro – hoje e ao longo dos tempos. Como esses modos podem ser parecidos com aqueles a que se opõem e como também os da mesma família podem estar afinal nos antípodas uns dos outros.

Algumas linhas de força:

O teatro e o antiteatro; o texto dramático e o espectáculo; o teatro e a performance; artes plásticas e artes do espectáculo; encenação e dispositivo; ser personagem ou ser o que se é; ver ou estar dentro.

 

Biografia

Miguel Castro Caldas escreve peças de teatro que antigamente entregava a um encenador, mas agora prefere ser ele a colocá-las em cena com a ajuda de amigos. Fez dramaturgia de espetáculos, traduz ocasionalmente e dá aulas na licenciatura de Teatro na ESAD e na Pós-Graduação em Artes da Escrita na FCSH. Tem o título de Especialista em Artes do Espetáculo e está a preparar um doutoramento no programa em Teoria da Literatura na FLUL. Alguns dos seus textos estão publicados na coleção Livrinhos de Teatro dos Artistas Unidos, na editora Ambar, na Douda Correria, na Mariposa Azual, na Culturgest, na Primeiros Sintomas, e nas revistas Artistas Unidos, Fatal e Blimunda.

Recentemente publicou a Antologia Se eu vivesse tu morrias e outros textos, publicado na Imprensa Universitária de Coimbra e Enseada, na Douda Correria.

Ganhou uma Menção Honrosa em 2005 pela atividade de dramaturgo pela Associação de Críticos de Teatro e o prémio SPA 2017 para melhor texto português representado com Se Eu Vivesse Tu Morrias. Alguns dos seus textos estão traduzidos em espanhol, francês, húngaro, inglês e italiano.

A quem se destina

Agentes culturais que pretendam desenvolver o seu trabalho/projeto na área de Gestão/Produção das Artes do Espetáculo.
Público em geral com o objetivo de profissionalização.

Horários

Este seminário é composto por 6 sessões distribuídas pelos seguintes dias:

 

  • 24 de Fevereiro, sexta-feira das 18h30 às 22h00
  • 3 de Março, sexta-feira das 18h30 às 22h00
  • 17 de Março, sexta-feira das 18h30 às 22h00
  • 24 de Março, sexta-feira das 18h30 às 22h00
  • 31 de Março, sexta-feira das 18h30 às 22h00
  • 1 de Abril, sábado das 10h30 às 14h00

Inscrição

Enviar para o nosso email o Curriculum Vitae com os dados atualizados e um texto que indique qual a sua motivação para frequentar este seminário, uma demonstração de interesse.

Após a aceitação da sua inscrição, deverá submeter também o comprovativo de pagamento pela mesma via.

Pagamentos

Assim que a sua inscrição seja aceite, deverá proceder ao pagamento e enviar o comprovativo do mesmo para o nosso email.

Existem diferentes modalidades de pagamento, de acordo com a duração do seminário:

  • 8 Sessões – pagamento único de 210 €;
  • 6 Sessões – pagamento único de 180 €;
  • 2 Sessões – pagamento único de 55 €.

Regulamento

NOTA:

Com as devidas adaptações, o regulamento dos Seminários Abertos aplica-se o mesmo que é usado no curso completo do CGPAE.

 

 

A.) PARTICIPANTES

A.1.) Deveres 

  1. Frequentar com assiduidade e pontualidade a ação de formação. A presença e participação em todas as atividades do curso são consideradas condições necessárias para a prossecução de um elevado nível pedagógico.
  2. Participantes que ultrapassem o limite de 58 horas de faltas (20% das horas totais) não terão direito ao Certificado de Frequência e Aprovação final do curso. A chegada às aulas 15 minutos depois do seu início corresponde a 1 hora de falta;
  3. Utilizar com cuidado e zelar pela conservação dos equipamentos e demais bens que lhe sejam confiados para efeitos de formação;
  4. Cumprir com os pagamentos;
  5. O atraso no pagamento da mensalidade implicará o pagamento de uma multa de 3€ por cada mês de atraso;

A.2.) Direitos 

  1. Receber a formação em conformidade com os programas estabelecidos;
  2. Obter gratuitamente, no final da acção, o Certificado comprovativo da frequência e aproveitamento (caso estes se verifiquem) no curso;
  3. Beneficiar de um seguro de acidentes pessoais no decurso da formação;
  4. Receber informação e orientação profissional no decurso da ação de formação;
  5. Receber informação mensal sobre os horários do curso;
  6. Reclamar junto da coordenação da formação, em horário a acordar, e ainda, se a natureza da queixa o justificar, por escrito junto da entidade de formação, a qual responderá apropriadamente e do mesmo modo

 

B.) ENTIDADE FORMADORA

B.1.) Deveres

  1. Respeitar e fazer respeitar as condições de higiene e segurança do local em que decorre a formação;
  2. Não exigir tarefas não compreendidas nos objectivos e âmbito do curso;
  3. Actuar no respeito das normas nacionais de proteção de dados pessoais, nomeadamente mantendo para uso estrito da ação de formação os dados constantes da ficha de formando e dos curricula vitae.

B.2.) Direitos

  1. O cumprimento do regulamento e normas de funcionamento por parte das pessoas participantes;
  2. O tratamento com correção de representantes do Forum Dança e colaboradores;
  3. Efetuar as alterações consideradas necessárias aos horários pré-estabelecidos, comunicando-os atempadamente.

 

C.) AVALIAÇÃO

C.1.) Avaliação qualitativa

  1. Participação e aproveitamento da formação;
  2. Assiduidade e pontualidade.

C.2.) Avaliação quantitativa

  1. No final dos seminários com duração superior a 7 horas;
  2. No projecto final;
  3. No final do curso;
  4. Será utilizada a escala numérica de 0 a 20;
  5. A avaliação só será feita em caso de presença em pelo menos 70% das horas totais de cada seminário.

C.3.) Nota final

  1. Na atribuição da nota final, a valorização de cada seminário será feita de forma ponderada, sendo-lhe atribuída uma nota quantitativa;
  2. A nota final será expressa na escala de 0 a 20. Esta nota será o resultado da ponderação das avaliações dos seminários e da avaliação do projeto final.
  3. A nota final obedecerá à seguinte fórmula:

[ ( Teatro+ Música+ Dança + Comunicação x 3 + Gestão Financeira x 3 + Direção de Cena x 3 + Políticas Culturais + Direito na Cultura + Estratégias de Programação ) / 15 ] x 0,7 + Projeto x 0,3

C.4.) Certificado de formação

No final da ação de formação será entregue um certificado comprovativo da frequência e do aproveitamento obtido.

 

D.) DURAÇÃO DA FORMAÇÃO

O período curricular do curso decorrerá de 3 de fevereiro a 18 de dezembro de 2023, num total de 290h de formação.

O horário de frequência será às sextas das 18h30 às 22h00 e sábados das 10h30 às 14h00. Alguns módulos poderão prolongar os horários de sábados até às 17h00. Interrupção para férias em agosto. O plano anual do curso será entregue no início do mesmo (podendo ocorrer algumas alterações pontuais que serão atempadamente comunicadas).

Outros Seminários

CGPAE 2023 SEMINÁRIOS ABERTOS

Direção de Cena
/ Espaços Culturais

Com Jonas Omberg

Seminários Abertos CGPAE | 2023

Curso de Gestão/Produção das Artes do Espetáculo

Informações

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Direção de Cena / Espaços Culturais

Forum Dança - Jonas Omberg
Jonas Omberg

Conteúdos

  1. História fundamental do drama e dos Teatros;
  2. A constituição técnica do Teatro;
  3. Princípios fundamentais de Direção de Cena;
  4. Iluminação e Som em Cena;
  5. Cenografia e Figurinos;
  6. Segurança em cena e na sala de espetáculos;
  7. Projeto e materiais em Direção de Cena;
  8. Especificidades técnicas de Dança, Teatro, Cinema e Música;
  9. O papel da direção de cena no processo criativo e em cena.

 

Objetivos

  • Dominar o léxico fundamental das estruturas teatrais;
  • Gerir e administrar as variáveis do palco: figurinos, camarins, cenografia e montagem, segurança; desenho de luz, som e vídeo;

Aptidões básicas e fundamentais na direção de palco: gestão da cena.

 

Biografia

Jonas Omberg é sueco e passou a sua infância na Suécia e a adolescência em Portugal. Entre 1991 e 1996 residiu nos EUA, onde tirou a licenciatura em Teatro, especialização em Representação e Direção de Cena / Produção com estudos complementares em línguas estrangeiras, na Bennigton College em Vermont.

Entre 1997 e 2015 trabalhou como Diretor de Cena no Centro Cultural de Belém, tendo acumulado funções como Coordenador do Departamento da Direção de Cena entre 2008 e 2015.

É desde 2014 Professor Assistente na Escola Superior de Teatro e Cinema onde leciona Técnicas de Palco II no curso da licenciatura em Teatro: Ramo Produção.

Desde 2014 também lecciona Direção de Cena no Curso de Gestão/Produção das Artes de Espetáculo no Forum Dança.

Desde 2016, trabalha como freelancer em direção de cena e produção.

A quem se destina

Agentes culturais que pretendam desenvolver o seu trabalho/projeto na área de Gestão/Produção das Artes do Espetáculo.
Público em geral com o objetivo de profissionalização.

Horários

FEVEREIRO

  • Dia 4, sábado das 10h30 às 14h00
  • Dia 10, sexta-feira das 18h30 às 22h00
  • Dia 11, sábado das 10h30 às 14h00
  • Dia 17, sexta-feira das 18h30 às 22h00
  • Dia 18, sábado das 10h30 às 14h00
  • Dia 25, sábado das 10h30 às 14h00

 

MARÇO

  • Dia 4, sábado das 10h30 às 14h00
  • Dia 10, sexta-feira das 18h30 às 22h00
  • Dia 11, sábado das 10h30 às 14h00
  • Dia 18, sábado das 10h30 às 14h00
  • Dia 25, sábado das 10h30 às 14h00

+ 2 Visitas de Estudo a combinar com o grupo de participantes.

Inscrição

Enviar para o nosso email o Curriculum Vitae com os dados atualizados e um texto que indique qual a sua motivação para frequentar este seminário, uma demonstração de interesse.

Após a aceitação da sua inscrição, deverá submeter também o comprovativo de pagamento pela mesma via.

Pagamentos

Assim que a sua inscrição seja aceite, deverá proceder ao pagamento e enviar o comprovativo do mesmo para o nosso email.

Existem duas modalidades de pagamento:

  • Pagamento total: 280 € por 13 sessões + visitas de estudo.
  • Pagamento parcelado: 150 € x 2 por 13 sessões + visitas de estudo.

Regulamento

NOTA: Com as devidas adaptações, o regulamento dos Seminários Abertos aplica-se o mesmo que é usado no curso completo do CGPAE.

A.) PARTICIPANTES

A.1.) Deveres 

  1. Frequentar com assiduidade e pontualidade a ação de formação. A presença e participação em todas as atividades do curso são consideradas condições necessárias para a prossecução de um elevado nível pedagógico.
  2. Participantes que ultrapassem o limite de 58 horas de faltas (20% das horas totais) não terão direito ao Certificado de Frequência e Aprovação final do curso. A chegada às aulas 15 minutos depois do seu início corresponde a 1 hora de falta;
  3. Utilizar com cuidado e zelar pela conservação dos equipamentos e demais bens que lhe sejam confiados para efeitos de formação;
  4. Cumprir com os pagamentos;
  5. O atraso no pagamento da mensalidade implicará o pagamento de uma multa de 3€ por cada mês de atraso;

A.2.) Direitos 

  1. Receber a formação em conformidade com os programas estabelecidos;
  2. Obter gratuitamente, no final da acção, o Certificado comprovativo da frequência e aproveitamento (caso estes se verifiquem) no curso;
  3. Beneficiar de um seguro de acidentes pessoais no decurso da formação;
  4. Receber informação e orientação profissional no decurso da ação de formação;
  5. Receber informação mensal sobre os horários do curso;
  6. Reclamar junto da coordenação da formação, em horário a acordar, e ainda, se a natureza da queixa o justificar, por escrito junto da entidade de formação, a qual responderá apropriadamente e do mesmo modo

 

B.) ENTIDADE FORMADORA

B.1.) Deveres

  1. Respeitar e fazer respeitar as condições de higiene e segurança do local em que decorre a formação;
  2. Não exigir tarefas não compreendidas nos objectivos e âmbito do curso;
  3. Actuar no respeito das normas nacionais de proteção de dados pessoais, nomeadamente mantendo para uso estrito da ação de formação os dados constantes da ficha de formando e dos curricula vitae.

B.2.) Direitos

  1. O cumprimento do regulamento e normas de funcionamento por parte das pessoas participantes;
  2. O tratamento com correção de representantes do Forum Dança e colaboradores;
  3. Efetuar as alterações consideradas necessárias aos horários pré-estabelecidos, comunicando-os atempadamente.

 

C.) AVALIAÇÃO

C.1.) Avaliação qualitativa

  1. Participação e aproveitamento da formação;
  2. Assiduidade e pontualidade.

C.2.) Avaliação quantitativa

  1. No final dos seminários com duração superior a 7 horas;
  2. No projecto final;
  3. No final do curso;
  4. Será utilizada a escala numérica de 0 a 20;
  5. A avaliação só será feita em caso de presença em pelo menos 70% das horas totais de cada seminário.

C.3.) Nota final

  1. Na atribuição da nota final, a valorização de cada seminário será feita de forma ponderada, sendo-lhe atribuída uma nota quantitativa;
  2. A nota final será expressa na escala de 0 a 20. Esta nota será o resultado da ponderação das avaliações dos seminários e da avaliação do projeto final.
  3. A nota final obedecerá à seguinte fórmula:

[ ( Teatro+ Música+ Dança + Comunicação x 3 + Gestão Financeira x 3 + Direção de Cena x 3 + Políticas Culturais + Direito na Cultura + Estratégias de Programação ) / 15 ] x 0,7 + Projeto x 0,3

C.4.) Certificado de formação

No final da ação de formação será entregue um certificado comprovativo da frequência e do aproveitamento obtido.

 

D.) DURAÇÃO DA FORMAÇÃO

O período curricular do curso decorrerá de 3 de fevereiro a 18 de dezembro de 2023, num total de 290h de formação.

O horário de frequência será às sextas das 18h30 às 22h00 e sábados das 10h30 às 14h00. Alguns módulos poderão prolongar os horários de sábados até às 17h00. Interrupção para férias em agosto. O plano anual do curso será entregue no início do mesmo (podendo ocorrer algumas alterações pontuais que serão atempadamente comunicadas).

Outros Seminários

CGPAE 2023 SEMINÁRIOS ABERTOS

Seminários
Abertos 2023

Curso de Gestão/Produção das Artes do Espetáculo | 2023

Informações

Arrancamos novamente com os Seminários Abertos, durante o ano de 2023, destinados a quem quer fazer apenas um ou outro módulo do CGPAE.
Selecione cada uma das seções abaixo para tomar conhecimento de todas as especificações dos Seminários Abertos.

A quem se destina

Agentes culturais que pretendam desenvolver o seu trabalho/projeto na área de Gestão/Produção das Artes do Espetáculo.
Público em geral com o objetivo de profissionalização.

Horários

Dependendo dos módulos a abrir serão sempre seminários que decorrem às sextas das 18h30 às 22h e/ou sábados das 10h30 às 14h00.
Alguns sábados poderão ter horário até às 17h00. Interrupção para férias em agosto.

Inscrição

Enviar para o nosso email o Curriculum Vitae com os dados atualizados, a indicação de quais são os módulos que pretende frequentar e um texto que indique qual a sua motivação para frequentar estes seminários, uma demonstração de interesse.

Após a aceitação da sua inscrição, deverá submeter também o comprovativo de pagamento pela mesma via.

Pagamentos

Assim que a sua inscrição seja aceite, deverá proceder ao pagamento e enviar o comprovativo do mesmo para o nosso email.

 

Existem diferentes modalidades de pagamento:

Pagamento total: 280 € por 11 sessões + 2 visitas de estudo.

Pagamento parcelado: 150€ x 2 por 11 sessões + 2 visitas de estudo.

Módulos menores:

8 Sessões – pagamento único de 210 €;

6 Sessões – pagamento único de 180 €;

2 Sessões – pagamento único de 55 €.

Regulamento

NOTA:

Com as devidas adaptações, o regulamento dos Seminários Abertos aplica-se o mesmo que é usado no curso completo do CGPAE.

 

 

A.) PARTICIPANTES

A.1.) Deveres 

  1. Frequentar com assiduidade e pontualidade a ação de formação. A presença e participação em todas as atividades do curso são consideradas condições necessárias para a prossecução de um elevado nível pedagógico.
  2. Participantes que ultrapassem o limite de 58 horas de faltas (20% das horas totais) não terão direito ao Certificado de Frequência e Aprovação final do curso. A chegada às aulas 15 minutos depois do seu início corresponde a 1 hora de falta;
  3. Utilizar com cuidado e zelar pela conservação dos equipamentos e demais bens que lhe sejam confiados para efeitos de formação;
  4. Cumprir com os pagamentos;
  5. O atraso no pagamento da mensalidade implicará o pagamento de uma multa de 3€ por cada mês de atraso;

A.2.) Direitos 

  1. Receber a formação em conformidade com os programas estabelecidos;
  2. Obter gratuitamente, no final da acção, o Certificado comprovativo da frequência e aproveitamento (caso estes se verifiquem) no curso;
  3. Beneficiar de um seguro de acidentes pessoais no decurso da formação;
  4. Receber informação e orientação profissional no decurso da ação de formação;
  5. Receber informação mensal sobre os horários do curso;
  6. Reclamar junto da coordenação da formação, em horário a acordar, e ainda, se a natureza da queixa o justificar, por escrito junto da entidade de formação, a qual responderá apropriadamente e do mesmo modo

 

B.) ENTIDADE FORMADORA

B.1.) Deveres

  1. Respeitar e fazer respeitar as condições de higiene e segurança do local em que decorre a formação;
  2. Não exigir tarefas não compreendidas nos objectivos e âmbito do curso;
  3. Actuar no respeito das normas nacionais de proteção de dados pessoais, nomeadamente mantendo para uso estrito da ação de formação os dados constantes da ficha de formando e dos curricula vitae.

B.2.) Direitos

  1. O cumprimento do regulamento e normas de funcionamento por parte das pessoas participantes;
  2. O tratamento com correção de representantes do Forum Dança e colaboradores;
  3. Efetuar as alterações consideradas necessárias aos horários pré-estabelecidos, comunicando-os atempadamente.

 

C.) AVALIAÇÃO

C.1.) Avaliação qualitativa

  1. Participação e aproveitamento da formação;
  2. Assiduidade e pontualidade.

C.2.) Avaliação quantitativa

  1. No final dos seminários com duração superior a 7 horas;
  2. No projecto final;
  3. No final do curso;
  4. Será utilizada a escala numérica de 0 a 20;
  5. A avaliação só será feita em caso de presença em pelo menos 70% das horas totais de cada seminário.

C.3.) Nota final

  1. Na atribuição da nota final, a valorização de cada seminário será feita de forma ponderada, sendo-lhe atribuída uma nota quantitativa;
  2. A nota final será expressa na escala de 0 a 20. Esta nota será o resultado da ponderação das avaliações dos seminários e da avaliação do projeto final.
  3. A nota final obedecerá à seguinte fórmula:

[ ( Teatro+ Música+ Dança + Comunicação x 3 + Gestão Financeira x 3 + Direção de Cena x 3 + Políticas Culturais + Direito na Cultura + Estratégias de Programação ) / 15 ] x 0,7 + Projeto x 0,3

C.4.) Certificado de formação

No final da ação de formação será entregue um certificado comprovativo da frequência e do aproveitamento obtido.

 

D.) DURAÇÃO DA FORMAÇÃO

O período curricular do curso decorrerá de 3 de fevereiro a 18 de dezembro de 2023, num total de 290h de formação.

O horário de frequência será às sextas das 18h30 às 22h00 e sábados das 10h30 às 14h00. Alguns módulos poderão prolongar os horários de sábados até às 17h00. Interrupção para férias em agosto. O plano anual do curso será entregue no início do mesmo (podendo ocorrer algumas alterações pontuais que serão atempadamente comunicadas).

Forum Dança

Núcleo

O Núcleo surge como um projeto que cumpre um dos objetivos do Forum Dança: acolher residências artísticas e apresentações informais decorrentes, sob o cuidado de uma linha programática específica.

Tem um impulso auto-reflexivo da história do Forum Dança, referenciando-se com o Núcleo de Apoio Coreográfico (NAC) que na década de 1990 foi uma importante plataforma de apoio à criação e internacionalização da dança portuguesa.

Trata-se de um lugar de experimentação, no qual se cuida do ofício de criar, mostrar, refletir, criar circularidade com a comunidade artística e na sua vertente pública na criação e mediação de públicos.

Residências Artísticas 2023

Candidaturas abertas até 22 de Janeiro de 2023

Sendo um dos objetivos do Forum Dança o apoio a residências, de acordo com linhas programáticas enquadradas pela sua direção artística, o Programa de Residências surge para que se crie um espaço que possibilita um período de experimentação e de investigação pela ação, articulando a criação com a transmissão à comunidade artística.

 

As residências artísticas apoiadas anualmente são divididas em dois âmbitos diferentes:

 

  • Núcleo – Programação: Dirigido a artistas emergentes.
  • Núcleo – Criação: Dirigido a ex-alunos dos cursos do Forum Dança (PEPCC e PACAP).

 

A presente edição do Programa apoiará seis projetos na área da dança contemporânea ou performance, três dos quais apresentados por artistas que tenham participado nos programas avançados de criação do Forum Dança (PEPCC e PACAP).

 

O Programa oferece espaço de ensaio, acompanhamento artístico por parte do artista-investigador associado do Forum Dança – João Fiadeiro – e uma bolsa de apoio no valor de 750 € (setecentos e cinquenta euros).

Períodos

Existem seis períodos de tempo diferentes a que se pode candidatar:

 

  • Residência 1:  de 7 a 18 Agosto
  • Residência 2: de 21 Agosto a 1 Setembro
  • Residência 3: de 21 Agosto a 1 Setembro
  • Residência 4: de 16 a 27 Outubro
  • Residência 5: de 30 Outubro a 10 Novembro
  • Residência 6: de 13 a 24 Novembro

Candidatura

As candidaturas deverão ser submetidas até dia 22 de Janeiro de 2023.

Os resultados serão anunciados até dia 31 de Janeiro de 2023, por email, aos 6 projectos seleccionados.

Acompanhamento

Estas residências artísticas terão o acompanhamento artístico de João Fiadeiro.

Forum Dança | PACAP 5 - João Fiadeiro
João Fiadeiro © Ana Viotti

João Fiadeiro

Nascido em 1965, João Fiadeiro pertence à geração de coreógrafos que surgiu no final da década de 1980 e que deu origem à Nova Dança Portuguesa.

O seu percurso, quer enquanto coreógrafo ou performer, como enquanto investigador ou curador, centrou-se na criação de condições para a experimentação, a prática laboratorial e o cruzamento interdisciplinar. Esta actividade foi realizada tanto no quadro da direcção de projectos de programação e investigação artística, que passaram pelo Centro Cultural da Malaposta (1990-95), pelo Espaço Ginjal (1995-1998), pelo Lugar Comum (1999-2000), pelo Espaço A Capital (2000-2002) e pelo Atelier Real (2004-2019), como no quadro da sua prática artística, através das criações e dos ateliers de investigação organizados em torno da Composição em Tempo Real.

Em todas estas diferentes plataformas de encontro, João Fiadeiro foi sempre acompanhado por artistas que participaram activamente enquanto criadores, performers, investigadores e programadores, contribuindo de maneira decisiva para a existência deste projecto durante 30 anos de actividade ininterrupta.

Condições

  1. Apoio a 6 projectos seleccionados pela direcção do Forum Dança;
  2. Bolsa no valor de 750 € (setecentos e cinquenta euros) por residência, mediante envio de recibo-verde ou equivalente (no caso de artistas não residentes em Portugal*);
  3. Apoio à divulgação do projecto nos meios de comunicação do Forum Dança;
  4. Possibilidade de apresentação pública final, no espaço da residência, no formato de mostra informal, conversa ou similar (opcional e mediante agendamento);
  5. Menção obrigatória “Apoio à Criação – Forum Dança” e inserção do logótipo em todo o material de promoção do projecto;
  6. Disponibilização do registo da apresentação do projecto apoiado, quando aplicável, para arquivo no Centro de Documentação do Forum Dança;
  7. A organização das viagens, alojamento, alimentação e assistência médica durante o período das residências é da inteira responsabilidade de quem participa.

 

*Artistas não residentes em Portugal, deverão apresentar obrigatoriamente certificado de residência fiscal emitido pelas autoridades do país de residência.

Resultados

Foram apoiados os seguintes projetos:

 

  • Residência 1 (7-18 Agosto): Ana Renata Polónia com o projecto VERBAL IMAGES
  • Residência 2 (21 Agosto-1 Setembro): Inês Cartaxo com o projecto SUPERADAPTATION
  • Residência 3 (21 Agosto-1 Setembro): Sara Manubens e Ves Liberta com o projecto NOSFERATU: A SYMPHONY OF HORROR
  • Residência 4 (16 – 27 Outubro): Djam Neguin com o projecto Tx@bet_a
  • Residência 5 (30 Outubro – 10 Novembro): Sara Bernardo com o projecto Efemérida
  • Residência 6 (13 – 24 Novembro): Andrei Bessa e Acauã El Bandide Shereya com o projecto URRO – Parte 3 – Para não caber no mundo

Formulário de candidaturas

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Laboratório
Sorry for not
picking up the phone

16 de Dezembro, 2022

das 14h00 às 17h00

Workshop gratuito | Inscrições abertas

A participação é gratuita, com inscrição prévia para o nosso email.

Este laboratório será orientado por Leonor Lopes e Sepideh Khodarahmi e faz parte do processo de investigação que estão a desenvolver no âmbito da sua residência a decorrer no Forum Dança.

 

“Já viste uma coisa tão fofinha que a quiseste destruir? já quiseste dançar uma dança de corações adorável? já te perguntaste sobre a coreografia de uma serie de animação?
Neste laboratório queremos partilhar algumas das práticas que temos criado como parte de uma pesquisa artistica sobre fofura-agressividade e o que está entre.
Corações escondidos, ursos de peluche agressivos, danceoke e anedotas são alguns dos elementos que revelam o universo que iremos partilhar.

 

O laboratório é de participação gratuita e aberto a qualquer pessoa que queira participar.

 

Imagem © Leonor Lopes e Sepideh Khodarahmi

 

Biografias
Leonor Lopes (Santarém, 1999) é artista/performer. Estudou dança na Escola Superior de Dança, Lisboa e na Universidade de Stavanger, Noruega. Foi membro do PACAP 5, no Fórum Dança, com curadoria de João Fiadeiro. Interessa-se particularmente no cruzamento entre disciplinas, na ficção, no surreal, na anti-lógica e no desenvolvimento de projetos em diálogo com outres artistes.

 

Sepideh Khodarahmi é ume artista que trabalha com a dança, o teatro e a performance art. Ile estudou dança na BroadWay Dance Center em Nova Iorque, tem uma licenciatura em actuação na Gothenburg University Academy of Music and Drama e por último uma licenciatura em Mime na Amsterdam Hogeschool voor Kunsten. Sepideh explora o drag enquanto performer e professore. Paralelamente á sua carreira nas artes performativas ile estudou Matemática na Stockholm University. Enquanto ume artiste queer persa ile ocupa-se com tópicos como o erotismo, rituais, bruxaria, morte, religião, queerness e poder. A sensualidade é um método e um elemento constante no seu trabalho.

Forum Dança - Aulas Regulares - Do Corpo Ao Corpo - Gisela Dória

Do Corpo
ao Corpo

Práticas Interdisciplinares de Movimento

Com Gisela Dória

Ano letivo 2022/2023

Segunda-feira | 19h00-20h30

De janeiro até final maio 2023

 

“Do Corpo ao Corpo consiste em aulas regulares baseadas na prática que Gisela Dória vem desenvolvendo ao longo de muitos anos de experiência pedagógica e artística. O trabalho que aqui se propõe dialoga com uma diversidade de técnicas, das quais se destacam a Dança, o Pilates, o Gyrokinesis®, e várias práticas de Educação Somática, incluindo a Klein Technique™. Mais do que uma síntese dessas técnicas, as aulas promovem a integração das várias abordagens em prol de uma sensibilidade que toma a singularidade de cada corpo como ponto de partida.

 

O objetivo é desenvolver a consciência da estrutura física, a fim de tornar a movimentação mais funcional e prazerosa, contribuindo para a manutenção da vitalidade do corpo. Estas aulas abrem, assim, caminhos para uma auto-observação, dotando cada pessoa dos recursos necessários à (re)educação continuada do seu movimento.

 

As aulas estão abertas para adultos de todas as idades, sem pré-requisitos técnicos e físicos.”

 

Gisela Dória

 

Fotografia © Gustavo Vicente

Bio

Gisela Dória nasceu no Rio de Janeiro e vive desde 2018 em Lisboa. Filha de pai e mãe atores, cresceu nos bastidores dos teatros, estudou ballet clássico, jazz, dança moderna até chegar à dança contemporânea. Graduada em Londres, no College da Royal Academy of Dance; possui a certificação em Pilates pelo CGPA-São Paulo com especialização na Kane School Pilates Program em Nova Iorque; é instrutora certificada em Gyrokinesis® e, desde 2020 é membro do Programa de Certificação em Klein Technique™.

 

Deu aulas de balé clássico na Sitter ‘s School of Dance (1991-1993), no Canadá. Foi fundadora e diretora artística da Escola de Balé Gisela Dória (1994-2017), Campo Grande, Brasil. Possui os títulos de mestre pela Universidade de São Paulo – USP (2008) e de doutora pela Universidade de Campinas – UNICAMP (2015), ambos em Artes da Cena.

 

Colaborou com o Coletivo Performa Teatro em São Paulo de 2008 a 2017, onde atuou no espetáculo Cry Baby Cry (Festival Internacional de Teatro Rua de Porto Alegre-2014), dirigido por Matteo Bonfitto e Graziella Mantoanelli; atuou e coreografou o vídeo dança Deslizes (2008); fez a preparação corporal dos espetáculos Descartes (Sesc SP-2008), O Mentiroso (2009) e a co-direção de Palavras Corrompidas (Sesc SP-2016). Participou como performer e encenadora de vários espetáculos de dança, dentre eles destacam-se: O Sopro de Vida (2004), Cultura Bovina – Ginga Cia de Dança com o apoio da Caixa Econômica Federal (2007/2009), Fluzz – Cia Dançurbana com o apoio do Prêmio Boticário na Dança (2017), A Viagem– Autores em Cena- Itaú Cultural, (2016).

 

Autora do livro Poética de Sem Lugar: Por uma Teatralidade na Dança, publicado em 2013 pela Editora Perspectiva, São Paulo e co-autora do livro Cia Carne Agonizante: 21 Anos de Dança sem tempo para ter medo, 2018. Realizou em 2017/18 um projeto de pós-doutorado na ECA/USP, onde desenvolveu uma pesquisa coreográfica inspirada para Poesia Haiku. De 2018 a 2020 foi investigadora visitante no Centro de Estudos de Teatro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 

Iniciou a colaboração com o Forum Dança em Novembro de 2021.

 

Site pessoal www.giseladoria.com

Gisela Doria © Gustavo Vicente
Gisela Doria © Gustavo Vicente

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Forum Dança - Workshop Butoh 2023 - Yael Karavan

Workshop Butoh
Yael Karavan

21 e 22 de Janeiro 2023 | 11h00 – 17h00

Butoh e Metamorfoses – a Poesia das Imagens

 

“Dentro deste corpo, existem várias coisas míticas que ainda dormem intactas… O trabalho é como escavá-las…” – Tatsumi Hijikata, fundador do Butoh

 

Imagens poéticas são uma das maiores potências da dança Butoh. Explorando o corpo presente, corpo vazio, o corpo enquanto recipiente e a transformação dos nossos estados físicos graças às imagens.

 

Butoh é uma dança de vanguarda, uma filosofia e um método que foi criado no Japão, no final dos anos 50, por Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno. Não se trata de uma técnica, mas de um método e uma abordagem da dança que nasce dentro de nós e nos conecta à nossa essência, natureza, universo e aos ciclos da vida e da morte.

 

Este workshop trabalhará os elementos da metamorfose, presença, prontidão, contraste, a dança através de imagens e tensão entre opostos. O objectivo é libertar o corpo do seu conjunto preconcebido mundano de gestos e movimentos e, assim, permitir-nos aceder a uma essência mais profunda e autêntica de movimento e expressão arquetípica. Questionando como o Butoh pode ser traduzido para um corpo europeu e o porquê de o Butoh não ser apenas relevante, mas extremamente vital nos dias de hoje.

 

Yael Karavan tem mais de 25 anos de experiência em Butoh, durante os quais teve a oportunidade de trabalhar com os fundadores do Butoh no Japão: Kazuo Ohno e Motofuji San – esposa de Tatsumi Hijikata – bem como com Tadashi Endo e o MAMU dance theatre, Yumiko Yoshioka e Ten-Pen-Chi, Sankai Juku, Atsushi Takenuchi, Minako Seki, Carlota Ikeda, Yuko Kawamoto, Akira Kasai, Natsu Nakajuma entre outros.

 

Foto © Anna Warner

Informação Geral

Datas: 21 a 22 de Janeiro 2023
Horário: Das 11h00 às 17h00
Local: Forum Dança – Espaço da Penha, Lisboa
Destinatários: Profissionais, estudantes e pessoas com experiência prévia em movimento, dança e/ou teatro.
Número máximo de participantes: 20 pessoas

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A inscrição é efectuada através de formulário disponível no nosso site e será validada após recepção do comprovativo de pagamento, que deverá enviar para o nosso email.

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Taxa de Participação

  • Até 14 de Janeiro: 75,00 €
  • A partir de 15 de Janeiro: 85,00 €
  • Desconto de 10% para:
    • Pessoas que frequentam, ou que já frequentaram cursos de longa duração do Forum Dança (PACAP/CGPAE/PEPCC/etc.);

Biografia

Yael Karavan
Yael Karavan

Premiada performer, dançarina e diretora artística da Karavan Ensemble, Yael Karavan nasceu em Israel e cresceu em Florença, em Paris e em Londres. Pesquisando a Dança, atravessou a Europa, a Rússia, o Brasil e o Japão buscando por uma linguagem de expressão física que ligasse o Oriente e o Ocidente, a Dança e o Teatro. Estudou e trabalhou com mestres do Butoh, como Kazuo Ohno, Tadashi Endo, Carlotta Ikeda, Yumiko Yoshioka, Akiko Motofuji, Ko Morobushi, Katsura Kan, Yuko Kaseki, Yuko Kawamoto, entre outros. Foi membro da MaMu Dance Theatre de Tadashi Endo durante 8 anos e da Ten-Pen-Chi, da Yumiko Yoshioka durante 3 anos.

 

Mais informações: www.yaelkaravan.com

Formulário de pré-inscrição

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