Núcleo
O Núcleo surge como um projeto que cumpre um dos objetivos do Forum Dança: acolher residências artísticas e apresentações informais decorrentes, sob o cuidado de uma linha programática específica.
Tem um impulso auto-reflexivo da história do Forum Dança, referenciando-se com o Núcleo de Apoio Coreográfico (NAC) que na década de 1990 foi uma importante plataforma de apoio à criação e internacionalização da dança portuguesa.
Trata-se de um lugar de experimentação, no qual se cuida do ofício de criar, mostrar, refletir, criar circularidade com a comunidade artística e na sua vertente pública na criação e mediação de públicos.
Residências Artísticas 2023
Candidaturas abertas até 22 de Janeiro de 2023
Sendo um dos objetivos do Forum Dança o apoio a residências, de acordo com linhas programáticas enquadradas pela sua direção artística, o Programa de Residências surge para que se crie um espaço que possibilita um período de experimentação e de investigação pela ação, articulando a criação com a transmissão à comunidade artística.
As residências artísticas apoiadas anualmente são divididas em dois âmbitos diferentes:
- Núcleo – Programação: Dirigido a artistas emergentes.
- Núcleo – Criação: Dirigido a ex-alunos dos cursos do Forum Dança (PEPCC e PACAP).
A presente edição do Programa apoiará seis projetos na área da dança contemporânea ou performance, três dos quais apresentados por artistas que tenham participado nos programas avançados de criação do Forum Dança (PEPCC e PACAP).
O Programa oferece espaço de ensaio, acompanhamento artístico por parte do artista-investigador associado do Forum Dança – João Fiadeiro – e uma bolsa de apoio no valor de 750 € (setecentos e cinquenta euros).
Períodos
Existem seis períodos de tempo diferentes a que se pode candidatar:
- Residência 1: de 7 a 18 Agosto
- Residência 2: de 21 Agosto a 1 Setembro
- Residência 3: de 21 Agosto a 1 Setembro
- Residência 4: de 16 a 27 Outubro
- Residência 5: de 30 Outubro a 10 Novembro
- Residência 6: de 13 a 24 Novembro
Candidatura
As candidaturas deverão ser submetidas até dia 22 de Janeiro de 2023.
Os resultados serão anunciados até dia 31 de Janeiro de 2023, por email, aos 6 projectos seleccionados.
Acompanhamento
Estas residências artísticas terão o acompanhamento artístico de João Fiadeiro.

João Fiadeiro
Nascido em 1965, João Fiadeiro pertence à geração de coreógrafos que surgiu no final da década de 1980 e que deu origem à Nova Dança Portuguesa.
O seu percurso, quer enquanto coreógrafo ou performer, como enquanto investigador ou curador, centrou-se na criação de condições para a experimentação, a prática laboratorial e o cruzamento interdisciplinar. Esta actividade foi realizada tanto no quadro da direcção de projectos de programação e investigação artística, que passaram pelo Centro Cultural da Malaposta (1990-95), pelo Espaço Ginjal (1995-1998), pelo Lugar Comum (1999-2000), pelo Espaço A Capital (2000-2002) e pelo Atelier Real (2004-2019), como no quadro da sua prática artística, através das criações e dos ateliers de investigação organizados em torno da Composição em Tempo Real.
Em todas estas diferentes plataformas de encontro, João Fiadeiro foi sempre acompanhado por artistas que participaram activamente enquanto criadores, performers, investigadores e programadores, contribuindo de maneira decisiva para a existência deste projecto durante 30 anos de actividade ininterrupta.
Condições
- Apoio a 6 projectos seleccionados pela direcção do Forum Dança;
- Bolsa no valor de 750 € (setecentos e cinquenta euros) por residência, mediante envio de recibo-verde ou equivalente (no caso de artistas não residentes em Portugal*);
- Apoio à divulgação do projecto nos meios de comunicação do Forum Dança;
- Possibilidade de apresentação pública final, no espaço da residência, no formato de mostra informal, conversa ou similar (opcional e mediante agendamento);
- Menção obrigatória “Apoio à Criação – Forum Dança” e inserção do logótipo em todo o material de promoção do projecto;
- Disponibilização do registo da apresentação do projecto apoiado, quando aplicável, para arquivo no Centro de Documentação do Forum Dança;
- A organização das viagens, alojamento, alimentação e assistência médica durante o período das residências é da inteira responsabilidade de quem participa.
*Artistas não residentes em Portugal, deverão apresentar obrigatoriamente certificado de residência fiscal emitido pelas autoridades do país de residência.
Resultados
Foram apoiados os seguintes projetos:
- Residência 1 (7-18 Agosto): Ana Renata Polónia com o projecto VERBAL IMAGES
- Residência 2 (21 Agosto-1 Setembro): Inês Cartaxo com o projecto SUPERADAPTATION
- Residência 3 (21 Agosto-1 Setembro): Sara Manubens e Ves Liberta com o projecto NOSFERATU: A SYMPHONY OF HORROR
- Residência 4 (16 – 27 Outubro): Djam Neguin com o projecto Tx@bet_a
- Residência 5 (30 Outubro – 10 Novembro): Sara Bernardo com o projecto Efemérida
- Residência 6 (13 – 24 Novembro): Andrei Bessa e Acauã El Bandide Shereya com o projecto URRO – Parte 3 – Para não caber no mundo
Formulário de candidaturas
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.