Participantes
PACAP 7
Biografias
Selecione cada uma das secções abaixo para conhecer as pessoas que participam no PACAP 7.
Beatriz Baião (PT)
Beatriz Baião, 2001, Setúbal. Iniciou a vida artística com aulas de ballet no centro de ginástica do Vitória F.C., onde permaneceu durante 8 anos.
Contudo, a procura de algo mais levou-a ao teatro.
Licenciada em Teatro, na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, procura agora descobrir-se cada vez mais tanto enquanto atriz/bailarina, encenadora e quiçá artista.
Carlota Mantecón (ES)
Carlota Mantecón (Tenerife, Espanha). Na minha prática artística relaciono-me com o sonoro ou o tátil, desenvolvendo sensibilidades somáticas e percetivas como ponto de partida para explorar outras formas de convivência.
Fabulo com coreografias entre o singular e o plural, numa tentativa de deslocar o olhar individualista normativo.
Damien Najean (FR)
Damien Najean. Formado em arquitetura, afastei-me da gestão convencional de projetos para procurar caminhos alternativos na arquitetura. Juntando-me a coletivos de arquitetura, experimentei várias ligações entre arquitetura, planeamento urbano, eventos e locais de construção abertos.
A aprendizagem da alvenaria de terra crua permitiu-me ligar a mão que concebe à mão que constrói, integrando ao mesmo tempo uma crítica das relações de dominação.
Hoje, estou convencido de que é através da dança que consigo ligar e fazer evoluir as minhas abordagens da arquitetura para alimentar uma liberdade que toma o poder sobre os nossos meios de subsistência e interdependências.
Giulia Romitelli (IT)
Com formação em dança e arquitetura, Giulia Romitelli é fascinada pela fusão entre movimento, artes visuais e plásticas.
A sua pesquisa atual investiga o corpo como um repositório de memórias e sonda as características existenciais da humanidade.
Guillermina Gancio (UY)
Guillermina Gancio Bertoletti. Nasceu no Uruguai em 1994. Formou-se na Escola Nacional de Dança do Uruguai na divisão de dança contemporânea.
Participou em seminários com artistas nacionais e estrangeiros.
Trabalha como professora e coreógrafa com crianças, jovens e adultos; como fotógrafa de projectos cénicos e, desde 2013, como intérprete de peças que combinam dança e performance.
Hernie Harmon (DE)
Hernie Harmon é um artista multidimensional, que explora a vida através do corpo expressivo da performance, da natureza e do Butoh.
Jakob von Kietzell (DE)
Jakob von Kietzell é um criativo multidisciplinar na interseção do movimento, das artes visuais e do design, baseado em Berlim e pela Europa.
É apaixonado por colaborações cruzadas, explorando as interações humanas e o trabalho site-specific.
Joana Duvet (PT)
Joana Duvet iniciou-se nas artes visuais, na Escola Artística António Arroio. Mais tarde, curiosa pela plasticidade têxtil, dedicou-se aos bordados artesanais, na Royal School of
Needlework. Em Portugal, Joana licenciou-se em design de moda e têxtil.
O seu fascínio pela dança levou-a ao ballet clássico e à dança contemporânea.
Atualmente, explora práticas de corpo.
Katerina Giannouli (GR)
Katerina Giannouli (ela/ele) é uma artista performativa e coreógrafa que vive em Atenas. Licenciou-se em Psicologia (Reino Unido) e em Estudos de Dança (Grécia).
A sua prática artística é frequentemente alimentada pela introspeção e por desafios pessoais, entrelaçando elementos autobiográficos para aprofundar a sua exploração do eu e do limiar entre o pessoal e o coletivo. As suas explorações temáticas incluem, entre outras, diálogos internos sobre o medo e a perda, o complexo processo de transformação e a delicada interação entre o prazer, a intimidade e as lutas da prestação de cuidados. Na elaboração da sua visão criativa, utiliza uma variedade de ferramentas e meios, tais como o corpo e os seus sentidos, o movimento, objectos encontrados, a escrita e o desenho. Nas suas coreografias, integra frequentemente elementos de repetição, linearidade e saltos para estabelecer estrutura e ritmo.
É membro fundador do M54 Collective, um espaço independente que visa apoiar a comunidade de dança e a cena artística ateniense, acolhendo espectáculos, workshops e projectos artísticos interdisciplinares.
Como artista independente, coreografou e atuou em peças a solo e duetos, apresentando também performances site-specific e de improvisação. Nomeadamente, 4/1 Capriccio (2015), Lamento (2016), Moving Sound (2017), Red Ghost (2018), Having One No Idea (2018) e The Other Things That You Say (2018).
Como membro do Underscore Collective, um grupo de dança independente, tem colaborado em projectos de investigação, como Open Field (2021) e Caring as Pleasure: Brush Me Before I Go To Bed (2022).
Como professora, dá aulas de improvisação. Através desta experiência partilhada, pretende capacitar os participantes para desenvolverem a sua ligação aos seus corpos, à autoexpressão e uns aos outros.
Luna Anaïs (CH)
Dedico-me à criação, produção e performance, participando ativamente em vários projetos e coletivos em Montevideo, tais como TIGRE, HYPED, RAREO, entre outros.
As minhas explorações são influenciadas pela música, celebração e experiências sensíveis.
O meu processo criativo desenvolve-se através da colaboração, da curiosidade, da descoberta e da intuição, envolvendo-me em atividades artísticas que manipulam ideias para criar experiências cénicas e promover interações comunitárias.
Faço parte da equipa da FIDCU e acredito firmemente que a arte é um estado de encontro – uma forma de me relacionar com os outros.
Quando crio, entro em diálogo com a minha escuridão interior, com as feras e com os lugares. Entrego-me à performance, permitindo que o que me move se manifeste.
Marina de Moraes (BR)
Marina de Moraes. Artista e Pesquisadora das Artes do Corpo, com ênfase em Processos de Criação e Dramaturgias na Dança e Estudos Decoloniais, Feministas e Político-Cognitivos.
Atualmente é mestranda em Dança pelo PRODAN-UFBA na linha de Experiências Artísticas, Produção e Gestão em Dança, onde sua pesquisa foi contemplada pela bolsa de pesquisa Fabesp e também pelo edital PIBEXA 2023 (para montagem da peça que vem desenvolvendo); é Graduada em Artes Visuais pelo Instituto de Artes – UFRGS, realizou mobilidade acadêmica ANDIFES em Artes Visuais no Centro de Arte, Humanidades e Letras – UFRB.
Marusya Byzova (RU)
Marusya Byzova (nascida em 1998) foi criada em São Petersburgo, na Rússia, antes de se mudar para Yerevan, na Arménia, em 2022.
Bailarina e intérprete com diversas formações, começou por participar em competições de dança de salão, tendo depois explorado a dança contemporânea, o teatro, as práticas somáticas e o vogue.
No último ano, a cultura de salão tem sido uma influência significativa e um foco principal para ela.
Maria tem uma licenciatura em design de ambientes arquitetónicos (2016-2021).
Atualmente, está intrigada com a exploração do movimento através de uma lente irónica, incorporando elementos de jogos, referências da cultura pop e memórias pessoais na sua expressão artística.
Maud Buckenmeyer (FR)
Maud Buckenmeyer (França, 1996) navega através de diferentes camadas e meios performativos para criar narrações onde a dança, a narração de histórias, a voz e o burlesco se podem fundir.
Lida com os temas da perda e do luto e interessa-se pela dança como lugar de invocação e imaginário.
Estudou literatura, teatro e clown antes de se formar na inter-universidade de dança de Berlim (HZT) em julho de 2022.
Minjin Lee (KR)
Minjin Lee (1995) é uma artista de dança que vive em Seul, na Coreia. Depois de terminar os seus estudos em dança na Universidade de Kookmin, começou a sua prática como bailarina, atuando com a companhia Lee K. Dance. Colaborou também com coreógrafos como Lyon Eun Kwon (KR) e Mårten Spångberg (SE).
Recentemente, a sua investigação incide sobre a autoria da dança e do corpo como declaração política. Com base na sua experiência e memórias como bailarina e intérprete, reinvestiga o papel e a posição do bailarino como mediador entre o espetador (público, coreógrafo e outros) e a própria dança, que ninguém possui e que não pode ser possuída.
Explora a dança com (os) outros para captar o momento em que a dinâmica da hierarquia se inverte no processo de fazer dança.
É também cofundadora da Femifloor, uma organização comunitária feminista sediada em Seul. Organiza eventos como palestras, workshops e festivais para criar um discurso contínuo de feminismo na cena da dança na Coreia.
Renan Capivara (BR)
Renan Capivara (Brasil, 1993) é artista do corpo e da cena, instrutor de ioga e dançarino com licenciatura em Dança pela Universidade Federal do Ceará (BR), direciona seu trabalho de pesquisa, criação e partilha pedagógica à volta do corpo em movimento, estados de presença e composição dramatúrgica.
Trabalha em projetos de criação de autoria coletiva e solo que se debruçam sobre a pesquisa coreográfica, práticas corporais e elaborações imaginativas e ficcionais.
Sérgio Diogo Matias (PT)
Sèrge, Sérgio Diogo Matias (1985) iniciou os seus estudos nas artes plásticas e em 2008 e 2010 ingressou na licenciatura de Interpretação/ Criação da Escola Superior de Dança. No último ano da licenciatura frequenta a ArteZ Hogeeschool, em Arnhem, sendo bolseiro do programa Erasmus. Em 2013/ 2014 fez o curso do Forum Dança, PEPCC.
Como intérprete, destaca colaborações com Amélia Bentes, Miguel Pereira, Ballet Contemporâneo do Norte, Vânia Rovisco, Henrique Furtado, entre outros. Das suas criações e colaborações destaca Insólido (2014), MASS|MESS(2018), GEMINIS (2019) e LOOP (2019). Durante o ano de 2020/ 2021 foi aluno do curso de Composição e Performance Musical na Restart que culminou na apresentação/ concerto dos temas originais desenvolvidos ao longo do curso. Em 2023 desempenha o papel de Mário de Sá Carneiro, na peça “A Morte do Corvo”, direção de Nuno Moreira, encenação de atores de Ana Padrão e direção coreográfica de Bruno Rodrigues.
Atualmente é aluno do curso PACAP7 com direção artística de Miguel Pereira e Nuno Lucas, no FORUM DANÇA.
Actividades PACAP 7
Apoios e Parcerias
Coprodução PACAP 7: Teatro do Bairro Alto.
Coprodução em Residência PACAP 7: O Espaço do Tempo
Apoios PACAP 7: Alkantara, Casa da Dança – Almada, Fundação GDA, OPART, E.P.E./Estúdios Victor Córdon, O Rumo do Fumo e Piscina.