Gestão Financeira
Com Rita Guerreiro
Seminários Abertos CGPAE | 2023
Curso de Gestão/Produção das Artes do Espetáculo
Informações
Selecione cada uma das seções abaixo para tomar conhecimento de todas as especificações dos Seminários Abertos.
Gestão Financeira
Conteúdos
- A Gestão Financeira no contexto das artes do espetáculo;
- Instrumentos de Gestão Financeira;
- Financiamento de Projetos Artísticos.
Objetivos
- Reconhecer a utilidade da gestão financeira, no contexto das artes do espetáculo;
- Utilizar os instrumentos da gestão financeira para analisar e procurar a viabilidade económico-financeira do projeto artístico;
- Conduzir corretamente pedidos de financiamento para projetos artísticos.
Biografia
Rita Guerreiro, licenciada em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa. É gestora na Cassefaz e na Academia de Produtores Culturais.
Foi Diretora de Marketing/Financeira no Teatro Municipal Maria Matos e autora do capítulo de Gestão Financeira do Guia das Artes Visuais e do Espetáculo.
É formadora do módulo de Gestão Financeira no CGPAE/ Forum Dança. Deu aulas na Escola Superior de Teatro e Cinema (Gestão Cultural), ETIC (Gestão e controle orçamental) e na Universidade Católica (Gestão de Empresas Media).
A quem se destina
Agentes culturais que pretendam desenvolver o seu trabalho/projeto na área de Gestão/Produção das Artes do Espetáculo.
Público em geral com o objetivo de profissionalização.
Horários
Este seminário é composto por 8 sessões que acontecem às sextas-feiras das 18h30 às 22h00 e aos sábados das 10h30 às 14h00, nas seguintes datas:
-
- 30 junho e 1 julho
- 7 e 8 julho
- 14 e 15 julho
- 21 e 22 julho
Inscrição
Enviar para o nosso email o Curriculum Vitae com os dados atualizados e um texto que indique qual a sua motivação para frequentar este seminário, uma demonstração de interesse.
Após a aceitação da sua inscrição, deverá submeter também o comprovativo de pagamento pela mesma via.
Pagamentos
Assim que a sua inscrição seja aceite, deverá proceder ao pagamento e enviar o comprovativo do mesmo para o nosso email.
Existem diferentes modalidades de pagamento, de acordo com a duração do seminário:
- 8 Sessões – pagamento único de 210 €;
- 6 Sessões – pagamento único de 180 €;
- 2 Sessões – pagamento único de 55 €.
Regulamento
NOTA:
Com as devidas adaptações, o regulamento dos Seminários Abertos aplica-se o mesmo que é usado no curso completo do CGPAE.
A.) PARTICIPANTES
A.1.) Deveres
- Frequentar com assiduidade e pontualidade a ação de formação. A presença e participação em todas as atividades do curso são consideradas condições necessárias para a prossecução de um elevado nível pedagógico.
- Participantes que ultrapassem o limite de 58 horas de faltas (20% das horas totais) não terão direito ao Certificado de Frequência e Aprovação final do curso. A chegada às aulas 15 minutos depois do seu início corresponde a 1 hora de falta;
- Utilizar com cuidado e zelar pela conservação dos equipamentos e demais bens que lhe sejam confiados para efeitos de formação;
- Cumprir com os pagamentos;
- O atraso no pagamento da mensalidade implicará o pagamento de uma multa de 3€ por cada mês de atraso;
A.2.) Direitos
- Receber a formação em conformidade com os programas estabelecidos;
- Obter gratuitamente, no final da acção, o Certificado comprovativo da frequência e aproveitamento (caso estes se verifiquem) no curso;
- Beneficiar de um seguro de acidentes pessoais no decurso da formação;
- Receber informação e orientação profissional no decurso da ação de formação;
- Receber informação mensal sobre os horários do curso;
- Reclamar junto da coordenação da formação, em horário a acordar, e ainda, se a natureza da queixa o justificar, por escrito junto da entidade de formação, a qual responderá apropriadamente e do mesmo modo
B.) ENTIDADE FORMADORA
B.1.) Deveres
- Respeitar e fazer respeitar as condições de higiene e segurança do local em que decorre a formação;
- Não exigir tarefas não compreendidas nos objectivos e âmbito do curso;
- Actuar no respeito das normas nacionais de proteção de dados pessoais, nomeadamente mantendo para uso estrito da ação de formação os dados constantes da ficha de formando e dos curricula vitae.
B.2.) Direitos
- O cumprimento do regulamento e normas de funcionamento por parte das pessoas participantes;
- O tratamento com correção de representantes do Forum Dança e colaboradores;
- Efetuar as alterações consideradas necessárias aos horários pré-estabelecidos, comunicando-os atempadamente.
C.) AVALIAÇÃO
C.1.) Avaliação qualitativa
- Participação e aproveitamento da formação;
- Assiduidade e pontualidade.
C.2.) Avaliação quantitativa
- No final dos seminários com duração superior a 7 horas;
- No projecto final;
- No final do curso;
- Será utilizada a escala numérica de 0 a 20;
- A avaliação só será feita em caso de presença em pelo menos 70% das horas totais de cada seminário.
C.3.) Nota final
- Na atribuição da nota final, a valorização de cada seminário será feita de forma ponderada, sendo-lhe atribuída uma nota quantitativa;
- A nota final será expressa na escala de 0 a 20. Esta nota será o resultado da ponderação das avaliações dos seminários e da avaliação do projeto final.
- A nota final obedecerá à seguinte fórmula:
[ ( Teatro+ Música+ Dança + Comunicação x 3 + Gestão Financeira x 3 + Direção de Cena x 3 + Políticas Culturais + Direito na Cultura + Estratégias de Programação ) / 15 ] x 0,7 + Projeto x 0,3
C.4.) Certificado de formação
No final da ação de formação será entregue um certificado comprovativo da frequência e do aproveitamento obtido.
D.) DURAÇÃO DA FORMAÇÃO
O período curricular do curso decorrerá de 3 de fevereiro a 18 de dezembro de 2023, num total de 290h de formação.
O horário de frequência será às sextas das 18h30 às 22h00 e sábados das 10h30 às 14h00. Alguns módulos poderão prolongar os horários de sábados até às 17h00. Interrupção para férias em agosto. O plano anual do curso será entregue no início do mesmo (podendo ocorrer algumas alterações pontuais que serão atempadamente comunicadas).