PREMiERE
Open Days em Madrid
Práticas performativas entre arte e ciência
21 e 22 de março de 2024
Durante os Dias Abertos em Madrid, do projeto PREMiERE, terão lugar dois eventos dedicados aos últimos resultados do projeto e à investigação em curso – a performance Re-Embodied Machine, pelo Instituto Stocos, e a apresentação do projeto PREMiERE, pelos investigadores envolvidos. Os eventos dirigem-se a criadores artísticos ligados ao setor digital, profissionais das artes performativas e investigadores de Madrid para se juntarem e participarem na discussão.
- Como é que as artes do espetáculo se relacionam com as tecnologias de ponta?
- O que se espera que dêem e o que desejam receber?
- Qual é a forma e as qualidades de um palco que integra práticas digitais?
Estas questões desenvolvem-se no decurso do exercício interdisciplinar que o projeto PREMiERE está a realizar com centros de investigação, salas de espetáculos e centros de ensino. O objetivo comum é a transferência de conhecimentos e ferramentas da tecnologia para as artes através de quatro casos de utilização que tocam o núcleo do ciclo de vida das artes do espetáculo: produção, curadoria, entrega e distribuição. Ao mesmo tempo, a transferência de conhecimentos também está a ocorrer no sentido inverso, uma vez que as artes enriquecem o contexto epistemológico da ciência e fornecem esquemas e ferramentas analíticos.
Por isso, entre arte e ciência, no âmbito deste projeto, refere-se ao processo de quebrar as fronteiras disciplinares através da interação dinâmica e da transformação mútua das artes performativas e da tecnologia. Os dois eventos de Madrid apresentarão os resultados mais recentes em termos da obra artística que integra a tecnologia digital e a investigação desenvolvida através da prática das artes performativas.
Toda a informação em inglês no site do projeto PREMiERE, aqui.
“Re-Embodied Machine” pelo Instituto Stocos
La Casa Encendida | 21 de março, 20h00 (CET)
Evento gratuito | Reserva prévia aqui.
Re-Embodied Machine é um trabalho de palco transdisciplinar centrado na tradução da dança em música e luz. A peça utiliza várias abordagens que incluem a sonificação do movimento e o controlo algorítmico ou interativo de luz robótica e laser. Um espetáculo onde o corpo se relaciona em palco com avatares de som e luz, presenças que se comportam de forma autónoma e com as quais é possível interagir num diálogo multissensorial. Re-Embodied Machine parte de uma experimentação baseada na tradução, captação e transformação da energia e criatividade que emana da experiência corporal noutras formas estéticas, que podem ser a base para a criação artística noutras disciplinas. Este espetáculo faz parte do projeto PREMiERE.
Direção artística: Pablo Palacio e Muriel Romero | Coreografia e interpretação: Muriel Romero | Música: Pablo Palacio | Simulação visual interactiva: Daniel Bisig | Iluminação e laser: Pablo Palacio, Daniel Bisig e Maxi Gilbert | Figurinos: Raquel Buj – Buj Studio | Espaço cénico: Maxi Gilbert | Software, programação e tecnologia interactiva: Daniel Bisig, Pablo Palacio | Som interativo: Pablo Palacio | Maquilhagem: Anna Cartes | Direção técnica: Maxi Gilbert | Mocap Master: Pedro Ribot | Residência técnica e criativa: XLR Estudio | Produção: Mayda Álvarez Islas | Apoio: Programa Horizonte UE e La Casa Encendida.
Apresentação do projeto PREMiERE
UC3M Campus Puerta de Toledo | 22 de março, 19h00 (CET)
Evento gratuito | Reserva prévia aqui.
No segundo dia destes encontros será feita a apresentação do projeto PREMiERE, pelos investigadores tecnológicos envolvidos no projeto. O projeto PREMIERE utiliza práticas interdisciplinares em quatro áreas: na pesquisa e navegação em arquivo, em espetáculos ao vivo, em ensaios, e também na criação artística digitalmente melhorada. Os membros deste consórcio de I&D vão apresentar os resultados mais recentes da investigação em curso, num piloto onde se irá demonstrar algumas das tecnologias que estão a ser testadas:
- Resultados da investigação sobre a tecnologia de IA na prática das artes do espetáculo;
- Demos pelos parceiros tecnológicos;
- Espetáculo de sonificação, numa batalha entre Danças de Rua (com Arnau Pérez) e Flamenco (com Christian Rubio).
Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressos são, no entanto, da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente os da União Europeia ou da Agência Executiva Europeia de Investigação (REA). Nem a União Europeia nem a autoridade que concedeu o financiamento podem ser responsabilizadas pelos mesmos.