Title Image

Apresentação

Missão e Objectivos

O Forum Dança é uma associação cultural sem fins lucrativos, criada em 1990, cuja missão é promover a dança contemporânea, através da formação profissional e artística, da investigação, da edição e da documentação.

 

É uma plataforma de encontro dos profissionais e do público. Desenvolve projectos pedagógicos, seminários, residências artísticas, apresentações informais, workshops e aulas regulares dirigidos a públicos profissionais e amadores, adultos e jovens.

Apresentação

Durante a primeira década, o Forum Dança contribuiu enormemente para o desenvolvimento, reconhecimento internacional e consolidação do tecido artístico da Nova Dança Portuguesa.
Nomeadamente, através da produção e difusão internacional de espetáculos, da formação profissional e artística, da investigação, da edição e da documentação.

 

Manteve, desde então, uma atividade continuada com a comunidade profissional, apoiando a emergência de novos criadores e facilitando a sua inclusão em redes internacionais. Promoveu, também, acções de divulgação e de formação junto do público amador (adulto e jovem), sobretudo seminários, workshops e aulas regulares.

 

Na área da sensibilização e da formação, o Forum Dança concebeu e realizou, desde 1991, mais de 50 Cursos de Formação e Reciclagem Profissional em Lisboa, Porto, Faro, Torres Vedras e Vila do Conde, designadamente:

 

    • Curso de Monitores de Dança para a Comunidade
    • Curso de Intérpretes de Dança Contemporânea
    • Curso de Gestão/Produção em Dança
    • Curso de Gestão/Produção das Artes do Espetáculo
    • Curso de Reciclagem de Monitores de Dança
    • Curso de Pesquisa e Criação Coreográfica
    • Técnicas de Dança para a Comunidade
    • Curso de Dança na Comunidade
    • Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica
    • Programa Avançado de Criação em Artes Performativas.

 

Tem igualmente prestado aconselhamento artístico e de produção a coreógrafos e companhias e dispõe de um centro de documentação especializado em dança, com cerca de 1500 obras de diferentes áreas artísticas e técnicas, revistas e catálogos de dança, assim como uma mediateca. O Forum Dança tem trabalhado nacional e internacionalmente com mais de uma centena de organizações em quatro continentes.

 

O Forum Dança é uma estrutura reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública nos termos do Decreto-Lei n.º 460/77, de 7 de Novembro, conforme despacho publicado no “Diário da República”, II série, nº 99, de 29 de Abril de 1998. O Forum Dança é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura/Direcção Geral das Artes, pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Fundação Calouste Gulbenkian. O Forum Dança pertence à REDE – Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea.

Estrutura financiada por

Fundação Calouste Gulbenkian
DGARTES
CML

Estrutura fundadora associada

REDE - Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea