TECER | CTR 2025
A Composição em Tempo Real [CTR] é sobretudo conhecida (e transmitida) enquanto “ferramenta” de composição e improvisação, sustentada nos princípios e premissas que João Fiadeiro desenvolve desde os anos noventa, a partir da sua prática enquanto coreógrafo, investigador e pedagogo. Esta dimensão, que podemos nomear de “abordagem matriz”, traduz-se no estabelecimento de uma ética de trabalho e na sistematização de uma linguagem, com princípios, premissas e critérios rigorosos que podem ser consultados aqui.
Mas ela também se manifesta de maneira múltipla, através da forma como diferentes artistas, investigadores e facilitadores se apropriaram dela, dão relevo a certos aspetos e não a outros, e extraem possibilidades e modos de utilização que resultam em maneiras distintas de a experimentar, fruto das suas experiências e sensibilidades singulares com a proposta. Esta coabitação, de forças (centrifugas e centrípetas) de abordar um mesmo corpo de trabalho, para além de ter a vantagem de se retroalimentar, protege a CTR de ser “capturada” pela tentação de se fechar ou se fixar enquanto “método”, no sentido etimológico de “verdade” ou caminho único.
TECER | CTR
A programação da TECER | CTR para 2025 irá refletir este posicionamento, ao oferecer à comunidade artística distintas formas de acesso a esta ferramenta, tanto ao nível dos seus conteúdos múltiplos, como através das cargas horárias.

CTR_expandida
Workshops de uma semana, regime pós-laboral (18h00-21h00)
- Márcia Lança / 24 a 28 de março
- Carolina Campos / 28 de abril a 2 de maio
- Daniel Pizamiglio / 26 a 30 de maio
- Gustavo Sumpta / 23 a 27 de junho
- Cláudia Dias / 28 de julho a 1 de agosto

CTR_verão
De 25 a 30 de agosto (14h00-19h00)
João Fiadeiro orientará, com a participação de Márcia Lança e João Gonçalo Lopes, um workshop intensivo de CTR onde o foco será o conceito de “espaço preparado” (à imagem do “piano preparado” de John Cage), que funcionará enquanto território de exploração e experimentação da Composição em Tempo Real.

Sessões abertas de CTR
Todas as segundas-feiras (18h00-20h00)
Sessões abertas à comunidade, com a facilitação de João Fiadeiro, Márcia Lança e Daniel Pizamiglio.

CTR_matriz
De 29 de setembro a 31 de outubro de 2025 (14h00-19h00)
Curso avançado de investigação e experimentação da ferramenta Composição em Tempo Real.
Nota Geral
Para quem pretenda participar em qualquer das nossas propostas de transmissão e prática da CTR
Mesmo que estejamos comprometidos a criar um lugar de prática seguro, sustentado numa ética de trabalho apoiada em princípios de cuidado e de respeito mútuo, a experiência da improvisação e da performance, por definição, pode levar os/as/es performers para lugares de partilha intensa, muitas vezes vulneráveis e emocionalmente carregados, onde a dúvida e o erro têm um lugar de relevo. Ao inscreverem-se tenham em consideração que nesta prática podem encontrar-se em situações de experimentação que abalam, mesmo que provisoriamente, as vossas zonas de conforto.