Andrei Bessa

Anatomias Fantásticas

Casa da Dança de Almada / Casa Municipal da Juventude de Cacilhas – Ponto de Encontro

19 Agosto | 19h00

Partilha de processo de residência

Partilha pública da residência artística. Um dos quatro trabalhos selecionados para o “Apoio a Criação 2022”, uma parceria entre o Forum Dança e a Casa da Dança de Almada.

ENTRADA GRATUITA

“Anatomias fantásticas” propõe um corpo híbrido e plural em uma nova faceta do projeto Urso-Unicórnio e desdobra o espetáculo em criação “Urro”, iniciado no PACAP 5. Essa ação propõe ao público um estudo das possíveis anatomias através de sessões performáticas de modelo vivo, um diálogo com o artista Roberto Dagô (BR), performer e artista visual. Entre desejo e erotismo, procura-se uma mitologia que revele outros corpos no corpo presente, território gordo e de grande mundo.

 

Criação e performer Andrei Bessa (BR)
Estudo de anatomia fantástica Roberto Dagô (BR)
Foto ©Luiz Alves

 

Andrei Bessa (Brasil) é dramaturgista, performer e professor. Mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará. Integrou o PACAP 5 – Forum Dança. Artista do coletivo Inquieta Cia. Com foco na dramaturgia em processo e ênfase na performance e no teatro, suas criações também entrelaçam dança, literatura e audiovisual. Atualmente, investiga o seu corpo gordo como material de expansão e expressão artística. Nessa perspectiva, sua mais recente obsessão é a fabulação do ser mítico urso-unicórnio.

 

Local
Casa da Dança/Casa Municipal da Juventude de Cacilhas – Ponto de Encontro

Ves Liberta

enquanto me lago

Duração 40 min (aprox.)

TBA – Teatro do Bairro Alto [Sala Principal] | 2.º Ciclo de Apresentações nos dias 22/23/24 Julho

23 Julho 21h30 e 24 Julho 18h30

o vento passa-me, abana-me as folhas
abana-me as pestanas
ouço longe a cidade e talvez ondas
ouço longe
ouço longe gritos agudos, hiper agudos
que se libertam, que gemem, que se encontram
encontram-se, encontram-me
que me tocam, sentem-me e
sussurram passados e futuros possíveis

 

as minhas unhas passam gentilmente pela minha pele
as minhas unhas escamas, unhas musgo, unhas lâminas
as minhas unhas encontram ELAS!

 

Gritas gritos!

 

(nota privada:
fui-me penetrando, o carvalho foi deixando cair folhas)

Conceção e performance Ves Liberta
Som Pedro Costa

Ves Liberta estudou dança na Escola O Corpo Da Dança em Torres Novas, na ESD em Lisboa e no programa expanded contemporary dance na AHK em Amsterdão. Trabalhou com Ana Borralho e João Galante, Raimund Hoghe, Pedro Barreiro, Leonor Lopes e Dinis Machado. Estudou o método BioChá com a autora Zélia Sakai. Como criadora tem desenvolvido trabalho nas áreas da performance e poesia, debruçando-se sobre temas como Empatia, Queerness, Herança e Contaminação.

AGRADECIMENTOS

Acauã Elbandido, Andrei Bessa, Dinis Machado, Jean Lesca, Leonor Lopes, Leonor Mendes, Luara Learth, Nicole Gomes, Patrícia Alves e todes es femmes.

Créditos da Imagem © Ves Liberta

10 Trabalhos | PACAP 5 – Bloco III

Apoios e Parcerias PACAP 5

Coprodução PACAP 5: Teatro do Bairro Alto

Apoios PACAP 5: O Rumo do Fumo, Alkantara, OPART | Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo, Fundação GDA, Piscina

Forum Dança | Apoios PACAP 5

Roberto Dagô

TEMPESTADE EM CORPO D’ÁGUA

Duração 35 min (aprox.)

TBA – Teatro do Bairro Alto [Sala Principal] | 2.º Ciclo de Apresentações nos dias 22/23/24 Julho

22 Julho 19h45 e 23 Julho 18h30

Falar do mar é fazê-lo caber na palavra. Observá-lo é fazer caber no olho. É transformar o corpo em recipiente. O mar-todo é sempre uma fração, uma ficção presente desde a gota minúscula. Não é o mar que se projeta no olho afinal, mas o oposto. Olhá-lo é ensaiar o mergulho na gota minúscula, onde a superfície é suficiente para caberem duas mil léguas submarinas. Mergulhar (n)o olho é queda livre que dissolve a estabilidade do horizonte e cria estratégias para ver o mundo sem chão. Mergulhar (n)o olho é mergulhar o corpo inteiro por dentro para encontrar quem olha de volta lá da outra margem.

Criação e performance Roberto Dagô
Colaborações Gustavo Ciríaco, Gabriela Giffoni, Mauro Soares, Vicente Antunes Ramos, Jean Lesca, Francisco Cavalcanti, Lucas Damiani, Acauã El Bandide Sereya, Luara Raio, Mette Edvardsen e Eleonora Fabião
Apoio Conexão Cultura DF

Roberto Dagô (Brasil, 1990) é performer e coreógrafo. Os seus trabalhos articulam corpo, imagem e política em projectos solo e colectivos e em territórios de contaminação de práticas, linguagens e materialidades. Formou-se em Artes visuais na UnB (Brasil) e estudou Cenografia na UTL (Portugal). Contemplado com a bolsa IdEX – Initiatives d’Exellence (Programme “Investissements d’avenir”), concluiu o mestrado Création Artistique – Arts de la scène na UGA (França), na modalidade practice-based-research.

AGRADECIMENTOS

João Fiadeiro <3, Carolina Campos <3, Daniel Pizamiglio <3, Marcia Lança <3, Santiago Tricot, Leticia Skrycky, Ramon Lima, Andrei Bessa, Bárbara Cordeiro, Bruno Levorin, Rumo do Fumo, Espaço do Tempo e toda a equipe do Forum Dança <3.

Créditos da Imagem © Roberto Dagô

10 Trabalhos | PACAP 5 – Bloco III

Apoios e Parcerias PACAP 5

Coprodução PACAP 5: Teatro do Bairro Alto

Apoios PACAP 5: O Rumo do Fumo, Alkantara, OPART | Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo, Fundação GDA, Piscina

Forum Dança | Apoios PACAP 5

Nicole Gomes

Cinza

Duração 60 min (aprox.)

TBA – Teatro do Bairro Alto [Palco da Sala Principal] | 1.º Ciclo de Apresentações nos dias 15/16/17 Julho

15 Julho 18h30 e 17 Julho 21h

Um fim de uma coisa é a possibilidade do começo de outra.
Cinza é uma paisagem passageira. Um encontro com matérias arquivo, com pedras de entulho de uma casa que foi um dia. Um gesto e sua permanência. Deslocar memórias, desfazê-las, compor uma paisagem no espaço e um desenho no tempo. Os rastros-passado do que foi e a fricção de borda do que já não mais será. Que memórias devem ser dissipadas? O que precisa ser transformado em outra coisa? Cinza como possibilidade de mutação.

Criação e direção Nicole Gomes
Performance Bárbara Cordeiro e Nicole Gomes
Colaboração artística Lucas Damiani

Nicole Gomes, brasileira. É performer, bailarina, atriz, professora. Atua no campo das artes performativas realizando projetos voltados sobretudo para a relação e fricção entre corpo, matéria e espaço. É formada em licenciatura em dança e teatro.

AGRADECIMENTOS

Participantes do PACAP5 e toda a equipe do Fórum Dança, João Fiadeiro, Carolina Campos, Daniel Pizamiglio, Dora Carvalho, Carolina Martins, Mafalda Sustelo, Márcia Lança, Bárbara Cordeiro, Lucas Damiani, Bartek Ostrowski, Brasil.

Créditos da Imagem © Lucas Damiani

10 Trabalhos | PACAP 5 – Bloco III

Apoios e Parcerias PACAP 5

Coprodução PACAP 5: Teatro do Bairro Alto

Apoios PACAP 5: O Rumo do Fumo, Alkantara, OPART | Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo, Fundação GDA, Piscina

Forum Dança | Apoios PACAP 5

Nazario Díaz

Amanecer. Alto. Cielo.

Duração 55 min (aprox.)

TBA – Teatro do Bairro Alto [Sala Principal] | 1.º Ciclo de Apresentações nos dias 15/16/17 Julho

16 Julho 21h e 17 Julho 18h30

Como seria um texto que apaga? E um olhar que borra? Para onde me leva palpar a palavra ou encorpá-la com os olhos fechados?

Se antes eu lidava com objetos e meu próprio corpo para desgastá-los pela ação insistente, meu trabalho atual retoma a ideia de desgaste e desaparecimento de um corpo – esse totem percebido como entidade física, moral e espiritual – mas dessa vez de um corpo escorregadio que é textualidade.

Amanecer. Alto. Cielo. convoca, por um lado, uma infinidade de texturas cenográficas em um espaço vazio, por meio de diversas práticas textuais que entrelaçam suas materialidades, e por outro, aborda diferentes qualidades da visão, e como estas modificam os corpos e a percepção deles.

Concepção e coreografía Nazario Díaz

Co-criação Lucas Damiani, Julian Pacomio, Ibon Salvador

Performance Julian Pacomio, Ibon Salvador, Nazario Díaz

Nazario Díaz (Andaluzia, Espanha) desenvolve o seu trabalho principalmente no campo das artes performativas, centrando-se na tensão gerada entre o corpo, o olhar e a escrita. Nos últimos anos, participou de vários contextos de aprendizagem colectiva (Máster en Práctica Escénica y Cultura Visual, Madrid / 2016-2017; PICA, Azala-Vitoria / 2018-2019; Invitación, Bilbao / 2019-2020) que trocam metodologias e ferramentas do campo da dança e artes vivas. Actualmente reside entre Lisboa e Bilbao, onde desenvolve os projectos Conversation pieces, uma colaboração com o coreógrafo basco Isaak Erdoiza, e Otro borrado a través de la insistencia, no âmbito do Programa Avançado de Criação em Artes Performativas, com curadoria de João Fiadeiro para o Forum Dança / Lisboa.

AGRADECIMENTOS

Nina Botkay, Bruno Brandolino, Juan Diego Calzada, Jean Lesca, Bruno Levorin, Alina Ruiz Folini, todas as pessoas que compõem o PACAP5, curadores e artistas, e a equipe do Forum Dança, por sua interlocução e cuidado.

Créditos da Imagem © Nazario Díaz

10 Trabalhos | PACAP 5 – Bloco III

Apoios e Parcerias PACAP 5

Coprodução PACAP 5: Teatro do Bairro Alto

Apoios PACAP 5: O Rumo do Fumo, Alkantara, OPART | Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo, Fundação GDA, Piscina

Forum Dança | Apoios PACAP 5

Leonor Mendes

até amanhẽ

Duração 35 min (aprox.)

TBA – Teatro do Bairro Alto [Sala Principal] | 1.º Ciclo de Apresentações nos dias 15/16/17 Julho

15 Julho 22h e 16 Julho 17h30

“até amanhẽ” é o resultado de uma recolha extensa, minuciosa e exaustiva de registos da vida de alguém. Brinca-se com coisas sérias e perde-se o fio à meada num fascínio inexplicável.
É uma reflexão sobre coisas muito importantes 🥦
É um esboço sem fim de uma realidade aumentada e adoçada q.b.
É um petit souvenir.

Criação e interpretação Leonor Mendes
Colaboração Maria Emília Lopes Triguinho
Apoio à criação Carolina Campos, Daniel Pizamiglio, João Fiadeiro, Nuno Lucas e Vicente Antunes Ramos

Leonor Mendes,Torres Novas, 1999. Trabalha como performer e artista desde 2017. Licenciada em Dança pela Escola Superior de Dança de Lisboa (2020), destaca o seu trabalho com Joan Jonas (US), John Romão (PT) e Sílvia Costa (IT), Henrique Furtado Vieira (PT) e Marcelo Evelin (BR). Interpretou e fez parte da criação das peças, velã, de Leonor Lopes (2020) e Sonho que não se pode quebrar e não se pode quebrar e não se…, de A ves (2020). Destaca de entre as suas criações À sombra de mais cabels, com Susana Gaspar (2021) e Que nos seja perdoada esta tentação com Carolina Inácio.

AGRADECIMENTOS

Todos os membros PACAP 5, Márcia Lança, Giovanna Monteiro e Leonor Lopes, e toda a equipa do Fórum Dança (Dora, Carolina, Mafalda e Eduardo).

Créditos da Imagem © Leonor Lopes

10 Trabalhos | PACAP 5 – Bloco III

Apoios e Parcerias PACAP 5

Coprodução PACAP 5: Teatro do Bairro Alto

Apoios PACAP 5: O Rumo do Fumo, Alkantara, OPART | Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo, Fundação GDA, Piscina

Forum Dança | Apoios PACAP 5

Leonor Lopes

FEARFANFIC

Duração 40 min (aprox.)

TBA – Teatro do Bairro Alto [Sala Manuela Porto] | 1.º Ciclo de Apresentações nos dias 15/16/17 Julho

15 Julho 21h, 16 Julho 20h e 17 Julho 20h

FEARFANFIC é um romance entre o medo e a vontade. Sobre ser o que se teme e sobre desfrutar um arrepio ou um zumbido, inseguro, que pode desabar. Entre escolher *puff* (esconder, desaparecer, fugir) ou residir na fragilidade, fantasiando sobre ambas as opções. Ser uma fã do que assusta. Trocar as voltas à narrativa do susto.

Criação e Interpretação Leonor Lopes

Montagem de som Pedro Costa

Leonor Lopes (PT) é artista/performer. Entre 2017 e 2019 frequentou a ESD, Lisboa, e, em 2019, a UiS, Noruega. Em 2020 – no âmbito do programa YEP – criou a peça velã, com Ves Liberta e Leonor Mendes, que explora a aleatoriedade, a insistência e as nuances da interrupção. Recentemente iniciou um projeto em torno da obra da artista Leonora Carrington do qual já se realizaram as experiências (ou poções) CARRINGTON #1 e #2 com co-criação de outras artistas. Está também a amanhar o projeto self I.e que consiste numa coleção de auto-retratos entre 2015 e agora.

AGRADECIMENTOS

Todos os membros PACAP 5

Créditos da Imagem © DR

10 Trabalhos | PACAP 5 – Bloco III

Apoios e Parcerias PACAP 5

Coprodução PACAP 5: Teatro do Bairro Alto

Apoios PACAP 5: O Rumo do Fumo, Alkantara, OPART | Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo, Fundação GDA, Piscina

Forum Dança | Apoios PACAP 5
Forum Dança | 10 Trabalhos: Katarina Lanier | Call Me Three Times | Apresentações finais PACAP 5/TBA

Katarina Lanier

Call Me Three Times

Duração 35 min (aprox.)

TBA – Teatro do Bairro Alto [Sala Principal] | 1.º Ciclo de Apresentações nos dias 15/16/17 Julho

15 Julho 20h e 16 Julho 16h30

Call Me Three Times é uma peça que navega por entre fragmentos de estados oníricos e realidades de desejo. É uma exploração das fantasias possíveis e dos seus limites. Uma vez localizada e formulada uma fantasia, quais são as consequências de tornar esses sonhos palpáveis? Através de segmentos articulados com projeção de vídeo em direto, vídeo pré-gravado e ação ao vivo, a autora convida o público a explorar as múltiplas facetas das suas próprias interrogações e vulnerabilidades e a sua falsificação.

Criação Katarina Lanier

Participação especial Biljana Lanier

Katarina Lanier (EUA). Bósnia-americana / dançarina-padeira-video-maker.

Tem uma graduação em Dança pela Université Paris 8 e um mestrado em artes visuais pela Haute École des Arts du Rhin em 2020.

Tem formação em filosofia, dança e ciências sociais.

Os seus interesses estão nos processos colaborativos, nas possíveis relações entre a produção de imagem e as prática do corpo e usos experimentais dos códigos sociais.

AGRADECIMENTOS

Daphne Gharaee e equipa do PACAP 5.

Créditos da Imagem © Katarina Lanier

Depois do PACAP

Este trabalho recebeu o prémio da Mostra Nacional de Jovem Criadores, em dezembro 2022. Mais informações, aqui.

 

Circulação

  • 13 março, Projeções Festival, Porto | + info
  • 24 março, Mono, Lisboa | + info
    (com residência nos Estúdios Victor Córdon)

10 Trabalhos | PACAP 5 – Bloco III

Apoios e Parcerias PACAP 5

Coprodução PACAP 5: Teatro do Bairro Alto

Apoios PACAP 5: O Rumo do Fumo, Alkantara, OPART | Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo, Fundação GDA, Piscina

Forum Dança | Apoios PACAP 5

Francisco Thiago Cavalcanti

TAMBÉM SE MATAM CAVALOS

Duração 70 min (aprox.)

TBA – Teatro do Bairro Alto [Sala Principal] | 2.º Ciclo de Apresentações nos dias 22/23/24 Julho

22 Julho 21h e 23 Julho 16h30

O olhar de um cavalo é a coisa mais bela e triste que existe no mundo. Como materializar isso em uma dança. Não o olhar do cavalo, mas a sensação do olhar, o que provoca em mim…. É um amor profundo. Se matam cavalos quando estes deixam de ser úteis para o ser humano, como se algo ou alguém tivesse que ter alguma utilidade. A arte, por exemplo, não serve pra nada. É por isso que quero fazer mil nadas.
Essa peça é sobre uma manada de cavalos que corre livre no campo aberto, exaustos, porém felizes; não sabem que vão morrer na guerra. Essa peça é um exercício sobre a liberdade.
Às vezes uma mentira pode virar verdade com o tempo. A imaginação é um convite. A vida é um susto.

Criação e direção Francisco Thiago Cavalcanti
Cocriação Bárbara Cordeiro, Francisca Pinto e Piero Ramella
Colaboração Clara Kutner, Lander Patrick e Lisa Nelson

Francisco Thiago Cavalcanti (BR), artista cearense da dança, da performance e do teatro, e mestre em Educação na linha de pesquisa Inclusão, Ética e Interculturalidade. Começou sua prática nas artes aos nove anos e hoje com 37 pode dizer que teve lindos encontros e trabalhos com artistas como Lia Rodrigues, com quem colaborou por 7 anos, e também: Luana Bezerra, Sílvia Moura, Márcio Abreu, João Fiadeiro, Denise Fraga, Dani Lima, Clara Kutner entre outros. Hoje em dia, nômade, desenvolve seu trabalho sozinho e com parcerias provisórias.

AGRADECIMENTOS

Lia Rodrigues, Marlene Monteiro de Freitas, Katarina Lanier, Jovan, Isabela Peixoto, Carolina Sá, Telma Maria, equipe do PACAP 5 e do Forum Dança e com muito amor Piero, Bárbara e Chica.

Créditos da Imagem © Safire Hikari

Depois do PACAP

Circulação

  • 6 maio, Festival Transborda, Almada | + info
    Fórum Municipal Romeu Correia – Auditório Fernando Lopes-Graça

10 Trabalhos | PACAP 5 – Bloco III

Apoios e Parcerias PACAP 5

Coprodução PACAP 5: Teatro do Bairro Alto

Apoios PACAP 5: O Rumo do Fumo, Alkantara, OPART | Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo, Fundação GDA, Piscina

Forum Dança | Apoios PACAP 5

Bruno Levorin

olhar para os olhos de quem anda

Duração 50 min (aprox.)

TBA – Teatro do Bairro Alto [Sala Principal] | 2.º Ciclo de Apresentações nos dias 22/23/24 Julho

22 Julho 18h30 e 24 Julho 21h

…de olhos abertos, andar de costas afastando o olhar junto daquele que vê. De olhos fechados, andar para frente em direção daquele que vê mesmo não vendo. De olhos abertos tocar na distância entre o que é visto e o que não. De olhos fechados confiar na possibilidade que há…

Criação Bruno Levorin, Lucas Damiani, Leonor Mendes, Nazario Díaz.
Performance Lucas Damiani, Leonor Mendes, Nazario Díaz.
Dramaturgia Bruno Levorin e Ignacio de Antonio
Música Juliana R.
Direção, concepção e figurino Bruno Levorin

O coreógrafo Bruno Levorin (Campinas, 1985) tem como princípio ocupar os espaços com perguntas e produzir sistemas para que essas se sustentem no tempo. Seus trabalhos também se situam dentro da dramaturgia e da teoria crítica, produzindo, junto com a coreografia, uma tríade de sentidos para dizer e fazer com atenção e cuidado.

AGRADECIMENTOS

Carolina Campos, Clarissa Sacchelli, Daniel Pizamiglio, Ignácio de Antônio, Gustavo Ciríaco, João Fiadeiro, Juliana R., Lucas Damiani, Leonor Mendes, Maitê Lacerda, Nazario Díaz, a todos os artistas envolvidos no programa de estudos PACAP5, em especial Bárbara Cordeiro, Andrei Bessa e Jean Lesca. Agradecimento mais que fundamental a toda a equipe do Forum Dança.

Créditos da Imagem © Lucas Damiani

10 Trabalhos | PACAP 5 – Bloco III

Apoios e Parcerias PACAP 5

Coprodução PACAP 5: Teatro do Bairro Alto

Apoios PACAP 5: O Rumo do Fumo, Alkantara, OPART | Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo, Fundação GDA, Piscina

Forum Dança | Apoios PACAP 5

Andrei Bessa

Urro

Duração 40 min (aprox.)

TBA – Teatro do Bairro Alto [Sala Principal] | 2.º Ciclo de Apresentações nos dias 22/23/24 Julho

23 Julho 20h30 e 24 Julho 20h

Urso-unicórnio, híbrido e plural, é aqui o corpo escolhido para viver na comunidade queer, uma alternativa à tribo gay (autodenominada) de ursos que exalta uma masculinidade normativa. Colocar em choque a cultura pop do unicórnio junto à doçura e ferocidade associadas à imagem do urso-animal, reivindicam-se novos imaginários. Entre desejo e erotismo, procura-se nesta criação uma mitologia que revele outros corpos no corpo presente, território gordo e de grande mundo. Urro é a primeira ação de um projeto em desenvolvimento.

Criação e performance Andrei Bessa
Colaboração em desdobramentos matéricos Miguel Miguel
Olhares vibrantes Acauã El Bandide Sereya, Luara Raio e Francis Wilker
Interlocução em pelvic dance Luiza Cascon
Design de Som Andrei Bessa
Crédito da imagem e fotos instantâneas Miguel Miguel
Tanga Cárgila Kayka
Tapa mamilo: Goretii Barros
Estruturas de madeira e folha espelhada pelo Frame Colectivo, originalmente construídas para o espetáculo Terra Nullius da Paula Diogo.

Andrei Bessa (Fortaleza, Brasil, 1987) é dramaturgista, performer e professor. Mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará. Artista do coletivo Inquieta Cia. Com foco na dramaturgia em processo, seu trabalho tem ênfase na performance e no teatro, com criações que entrelaçam dança, literatura e audiovisual. Atualmente, investiga o seu corpo gordo como material de expansão e expressão artística. Nessa perspectiva, sua mais recente obsessão é a fabulação do ser mítico urso-unicórnio.

AGRADECIMENTOS

Agapi Dimitriadou, Bárbara Cordeiro, Bruno Levorin, Emma Bigé, Carolina Cantelli Giovanna Monteiro, Glauber Coradesqui, Goretti Smarandescu, Iane Bessa, Inquieta Cia, Ivna Bessa, Jean Lesca, Júlian Pacomio, Leonor Mendes, Loreta Dialla, Lucas Damiani, Luiz Fernando Lubi, Márcia Lança, Paula Diogo, Piero Ramella, Rafael Frazão, Reina deL Mar, Roberto Dagô, Vicente Antunes Ramos e a todes do Forum Dança e PACAP5.

Créditos da Imagem e fotos instantâneas © Miguel Miguel

10 Trabalhos | PACAP 5 – Bloco III

Apoios e Parcerias PACAP 5

Coprodução PACAP 5: Teatro do Bairro Alto

Apoios PACAP 5: O Rumo do Fumo, Alkantara, OPART | Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo, Fundação GDA, Piscina

Forum Dança | Apoios PACAP 5
10 Trabalhos | Forum Dança/PACAP 5 - Bloco III | No TBA de 15 a 24 Julho

10 Trabalhos

Forum Dança / PACAP 5 

15-24 Julho | TBA-Teatro do Bairro Alto

ENTRADA LIVRE | Mais informações no site do Teatro do Bairro Alto, aqui

“Depois da presença “meteórica” em dezembro de 2021 com R|EXISTÊNCIA, o PACAP 5 – programa do Forum Dança com curadoria de João Fiadeiro em colaboração com Márcia Lança, Carolina Campos e Daniel Pizamiglio – regressa ao TBA para a apresentação dos projetos individuais desenvolvidos no terceiro bloco desta formação. Se na primeira passagem o foco estava na prática colaborativa entre performers e na negociação de visibilidade com os espectadores/visitantes/voyeurs, desta vez o foco passará a ser a investigação de cada interveniente. João Fiadeiro, Carolina Campos e Daniel Pizamiglio colocar-se-ão nesta fase ao serviço dos projetos de cada artista, numa postura de acompanhamento, tutoria e facilitação.
O objetivo será utilizar as ferramentas trabalhadas e experimentadas nos blocos I e II do curso e canalizá-las agora para a produção de um projeto individual. O que nos interessa é criar as condições para que a potência contida na pergunta-afeto inicial tenha correspondência no gesto tornado público. Essa manifestação poderá ter lugar na forma de esquisso, maquete ou mesmo “obra”, desde que o foco, em qualquer destas escalas, não esteja no produto, mas no processo.
Esta dimensão pública da partilha do processo é fundamental para que o “outro” deixe de ser idealizado e se “dê corpo” à premissa de que um gesto só se conclui quando recebido por um terceiro. Até porque muitas vezes (na maioria das vezes) só neste momento – em que se dá a “colisão” com o outro – é que nos apercebemos com clareza se aquilo que dissemos-fizemos era exatamente aquilo que queríamos dizer-fazer. Raramente é. E ainda bem.” – Equipa curatorial PACAP 5

Criação Andrei Bessa (BR), Bruno Levorin (BR), Francisco Thiago (BR), Katarina Lanier (US), Leonor Lopes (PT), Leonor Mendes (PT), Nazario Díaz (ES), Nicole Gomes (BR), Roberto Dagô (BR) e Ves Liberta (PT)
Acompanhamento artístico João Fiadeiro, Carolina Campos e Daniel Pizamiglio
Luz Leticia Skrycky e Santiago Rodriguez Tricot
Direção técnica Leticia Skrycky e Santiago Rodriguez Tricot
Produção Forum Dança
Coprodução TBA-Teatro do Bairro Alto
Fotografia Lucas Damiani

PROGRAMA

DIAS 15/16/17

Katarina Lanier (US)Call Me Three Times

Leonor Lopes (PT)FEARFANFIC

Leonor Mendes (PT)até amanhẽ

Nazario Díaz (ES)Amanecer. Alto. Cielo.

Nicole Gomes (BR)Cinza

DIAS 22/23/24

Andrei Bessa (BR)Urro

Bruno Levorin (BR)olhar para os olhos de quem anda

Francisco Thiago (BR)TAMBÉM SE MATAM CAVALOS

Roberto Dagô (BR)TEMPESTADE EM CORPO D’ÁGUA

Ves Liberta (PT)enquanto me lago

 

Mais informações e horários consultar o site do TBA-Teatro do Bairro Alto.

DATA E LOCAL DE APRESENTAÇÃO
Teatro do Bairro Alto
sex 15, sáb 16 e dom 17 jul
sex 22, sáb 23 e dom 24 jul

Mais info sobre o TBA-Teatro do Bairro Alto aqui

PROGRAMA POR DIA

15 de Julho

18h30 – Nicole Gomes – Cinza

20h00 – Katarina Lanier – Call Me Three Times

21h00 – Leonor Lopes – FEARFANFIC

22h00 – Leonor Mendes – até amanhẽ

 

16 de Julho

16h30 – Katarina Lanier – Call Me Three Times

17h30 – Leonor Mendes – até amanhẽ

20h00 – Leonor Lopes – FEARFANFIC

21h00 – Nazario Díaz – Amanecer. Alto. Cielo.

 

17 de Julho

18h30 – Nazario Díaz – Amanecer. Alto. Cielo.

20h00 – Leonor Lopes – FEARFANFIC

21h00 – Nicole Gomes – Cinza

 

22 de Julho

18h30 – Bruno Levorin – olhar para os olhos de quem anda

19h45 – Roberto Dagô – TEMPESTADE EM CORPO D’ÁGUA

21h00 – Francisco Thiago Cavalcanti – TAMBÉM SE MATAM CAVALOS

 

23 de Julho

16h30 – Francisco Thiago Cavalcanti – TAMBÉM SE MATAM CAVALOS

18h30 – Roberto Dagô – TEMPESTADE EM CORPO D’ÁGUA

20h30 – Andrei Bessa – Urro

21h30 – Ves Liberta – enquanto me lago

 

24 de Julho

18h30 – Ves Liberta – enquanto me lago

20h00 – Andrei Bessa – Urro

21h00 – Bruno Levorin – olhar para os olhos de quem anda

10 Trabalhos | PACAP 5 – Bloco III

Actividades PACAP 5

Apoios e Parcerias PACAP 5

Coprodução PACAP 5: TBA-Teatro do Bairro Alto

Apoios PACAP 5: O Rumo do Fumo, Alkantara, OPART | Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo, Fundação GDA, Piscina

Forum Dança | Apoios PACAP 5
Palestra "A Minha História da Dança", por Rui Horta

Rui Horta

23 June 2022, at 18h30
Palácio Galveias Library – Lisbon
Approximate duration: 2 hours

Free entry, subject to registration.

 

Born in Lisbon, Rui Horta began dancing at the age of 17 at the Ballet Gulbenkian’s ballet courses, and later lived for several years in New York, where he completed his training and developed his career as a performer and teacher. In ‘84 he returned to Lisbon and was one of the most important driving forces behind a new generation of Portuguese dancers and choreographers.

During the 1990s he lived in Germany where he directed the SOAP Dance Theatre Frankfurt, where his work was considered a reference in European dance and was presented at the most important theatres and festivals around the world, particularly at the Thêatre de la Vile, which co-produced his work for a decade.

In 2000 he returned to Portugal and founded Espaço do Tempo in Montemor-o-Novo, a multidisciplinary centre for residencies and artistic experimentation.

In addition to his intense work as an independent creator, Rui Horta has created, as a guest artist, a vast repertoire for renowned companies such as the Cullberg Ballet, the Gulbenkian Ballet, the Grand Ballet de l’Opera de Genéve, the Marseille Opera Ballet, the Netherlands Dance Theatre, the Gothenburg Opera Dance Company, Icelandic Ballet, Scottish Dance Theatre, Random Dance, Carte Blanche, Ballet am Gartner Platz, Ballet de Roubaix, Linz Opera Ballet, Nuremberg Opera Ballet, Tanzmainz, etc.

Throughout his career he has received important prizes and honours such as the Grand Prix de Bagnolet, the Bonnie Bird Award, the Deutsche Produzent Preis, the Acarte Prize, the Almada Prize, the rank of Officer of the Order of the Infante, the rank of Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres by the French Ministry of Culture.

His choreographic work has been classified as a Heritage of German Dance. In the performing arts, his work as a director extends to theatre, opera, the new circus and experimental music. He is also a lighting designer and multimedia researcher, a universe he often uses in his work.

Vicente Ramos | Vozes do Rossio: Um Documentário Coreográfico | Partilha de processo de residência | Forum Dança e Casa da Dança de Almada

Vicente
Ramos

Vozes do Rossio: Um Documentário Coreográfico

Casa Municipal da Juventude de Cacilhas – Ponto de Encontro

9 Junho | 19h00

Partilha de processo de residência

Partilha pública da residência artística Cuarto Oscuro.

Um dos quatro trabalhos selecionados para o “Apoio a Criação 2022”, uma parceria entre o Forum Dança e a Casa da Dança.

ENTRADA GRATUITA

A partir de uma série de entrevistas em áudio realizadas com pessoas que vivem suas vidas no entorno do Monumento de D. Pedro IV, no Rossio, Vicente Ramos constrói uma instalação sonora, que será ativada em uma performance. Ao deslocar-se com um microfone por entre os falantes de baixa potência, um performer amplifica as vozes e as torna audíveis em todo o espaço. Assim, o gesto inicial da entrevista de algum modo se repete aqui, com o mesmo instrumento – o microfone -, mas desta vez em outro contexto, como uma dramaturgia mixada em tempo real neste “documentário coreográfico”.

 

Criação e performance Vicente Antunes Ramos
Cocriação Giovanna Monteiro

 

Vicente Antunes Ramos desenvolve sua pesquisa artística nas áreas de teatro, dança e performance, tendo a voz, sonoridades e o uso de documentos em cena como eixos centrais de criação. Vicente é um dos fundadores do Comitê Escondido Johann Fatzer, coletivo interdisciplinar que se dedica à investigação cênica. Formou-se em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo, e em 2021, mudou-se para Lisboa para fazer parte do PACAP 5, do Fórum Dança.

 

Local
Casa da Dança/Casa Municipal da Juventude de Cacilhas – Ponto de Encontro

Lucas Damiani | Cuarto Oscuro | Partilha de processo de residência | Forum Dança e Casa da Dança de Almada

Lucas
Damiani

Cuarto Oscuro

Casa Municipal da Juventude de Cacilhas – Ponto de Encontro

27 Maio | 19h00

Partilha de processo de residência

Partilha pública da residência artística Cuarto Oscuro.

Um dos quatro trabalhos selecionados para o “Apoio a Criação 2022”, uma parceria entre o Forum Dança e a Casa da Dança.

ENTRADA GRATUITA

Cuarto Oscuro é um espaço de intimidade, e de relação entre o tátil e o visual. Na fotografia, é uma parte fundamental do processo da revelação, onde o material fotossensível é protegido da luz: só assim a imagem latente presente em um filme pode se tornar visível. O conceito de quarto escuro também existe no mundo gay, geralmente um quarto pouco iluminado em um bar ou boate, onde o desejo latente se manifesta em encontros dos corpos e das peles. Cuarto Oscuro é uma provocação sinestésica, uma procura de imagens que remetam a sensações táteis, assim como toques que deixam rastros visuais; e é, especialmente, um ponto de partida para questões sobre toque, pele, desejo, consentimento, cuidados, o que eu vejo e deixo os outros verem, e, claro, a intimidade.

 

Investigação e criação Lucas Damiani
Em colaboração com Aline Belfort (audiovisual/fotografia) e Nazario Diaz (performance).
Olhar externo Daniel Pizamiglio

 

Lucas Damiani é um artista uruguaio que trabalha-pesquisa nas interseções das Artes Visuais e Cénicas, com estudos específicos em Fotografia, Psicologia e Dança Contemporânea. Criado perto do mar em Montevidéu, viveu e estudou em Madrid, Amsterdão e Berlim. No seu trabalho visual, realizou exposições individuais e coletivas no Uruguai, Itália, Espanha e Bulgaria. Trabalhou em artes cênicas com Guillermo Weickert (ES), Lee Mingwei (TW), Marcelo Evelin (BR), entre outros. (www.lucas-damiani.com)

 

Local
Casa da Dança/Casa Municipal da Juventude de Cacilhas – Ponto de Encontro

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