Nazario Díaz
Amanecer. Alto. Cielo.
Duração 55 min (aprox.)
TBA – Teatro do Bairro Alto [Sala Principal] | 1.º Ciclo de Apresentações nos dias 15/16/17 Julho
16 Julho 21h e 17 Julho 18h30
Como seria um texto que apaga? E um olhar que borra? Para onde me leva palpar a palavra ou encorpá-la com os olhos fechados?
Se antes eu lidava com objetos e meu próprio corpo para desgastá-los pela ação insistente, meu trabalho atual retoma a ideia de desgaste e desaparecimento de um corpo – esse totem percebido como entidade física, moral e espiritual – mas dessa vez de um corpo escorregadio que é textualidade.
Amanecer. Alto. Cielo. convoca, por um lado, uma infinidade de texturas cenográficas em um espaço vazio, por meio de diversas práticas textuais que entrelaçam suas materialidades, e por outro, aborda diferentes qualidades da visão, e como estas modificam os corpos e a percepção deles.
Concepção e coreografía Nazario Díaz
Co-criação Lucas Damiani, Julian Pacomio, Ibon Salvador
Performance Julian Pacomio, Ibon Salvador, Nazario Díaz
Nazario Díaz (Andaluzia, Espanha) desenvolve o seu trabalho principalmente no campo das artes performativas, centrando-se na tensão gerada entre o corpo, o olhar e a escrita. Nos últimos anos, participou de vários contextos de aprendizagem colectiva (Máster en Práctica Escénica y Cultura Visual, Madrid / 2016-2017; PICA, Azala-Vitoria / 2018-2019; Invitación, Bilbao / 2019-2020) que trocam metodologias e ferramentas do campo da dança e artes vivas. Actualmente reside entre Lisboa e Bilbao, onde desenvolve os projectos Conversation pieces, uma colaboração com o coreógrafo basco Isaak Erdoiza, e Otro borrado a través de la insistencia, no âmbito do Programa Avançado de Criação em Artes Performativas, com curadoria de João Fiadeiro para o Forum Dança / Lisboa.
AGRADECIMENTOS
Nina Botkay, Bruno Brandolino, Juan Diego Calzada, Jean Lesca, Bruno Levorin, Alina Ruiz Folini, todas as pessoas que compõem o PACAP5, curadores e artistas, e a equipe do Forum Dança, por sua interlocução e cuidado.
Créditos da Imagem © Nazario Díaz
10 Trabalhos | PACAP 5 – Bloco III
Apoios e Parcerias PACAP 5
Coprodução PACAP 5: Teatro do Bairro Alto
Apoios PACAP 5: O Rumo do Fumo, Alkantara, OPART | Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo, Fundação GDA, Piscina