Title Image

R|EXISTÊNCIA

R|EXISTÊNCIA

Forum Dança / PACAP 5 

2, 3 e 4 Dezembro | Quinta a Sábado | 19h30 | TBA-Teatro do Bairro Alto

ENTRADA LIVRE | Mais informações no site do Teatro do Bairro Alto, aqui

R|EXISTÊNCIA, primeira apresentação pública do PACAP 5, retoma a experiência de Existência, que Fiadeiro estreou em 2002 no Centro Georges Pompidou. Colocando os performers diante de um público sem qualquer tipo de partitura, recusava ao mesmo tempo a ideia de que se tratava de uma improvisação: era uma Composição em Tempo Real, ferramenta desenvolvida por Fiadeiro até hoje. Existência movia-se na fronteira entre processo e produto, obra e ensaio, acção e pensamento. É essa hibridez que se convoca agora com esta reprise, não para repetir o Existência, mas para voltar à sua dimensão irredutível: a experiência do desconhecido, do inacabado, do inesperado. A experiência da existência.

 

“Cada apresentação será uma variação (uma fuga) do projeto “Existência”. Por isso a partilha ganha se puderem ver pelo menos duas das três apresentações. É o modo que temos de dizer que somos múltiplos e que o real só pode ser minimamente assimilado se for visto e vivido de diferentes perspectivas. Se só forem ver uma das apresentações também terão acesso a esse múltiplo, claro, mas terão que fazer um esforço adicional, porque ele estará diluído e camuflado nas fronteiras e nas margens do visível.” – João Fiadeiro

 

FICHA TÉCNICA
Direcção artística João Fiadeiro
Assistência de direcção e Performance Márcia Lança e Daniel Pizamiglio
Composição em Tempo Real / Performance / Participantes Forum Dança / PACAP 5
Andrei Bessa (BR), Aline Belfort (BR), Bárbara Cordeiro (PT), Bartosz Ostrowski (PL), Bruno Levorin (BR), Carolina Canteli (BR), Chloé Saffores (FR), Francisco Thiago (BR), Giovanna Monteiro (BR), Herlandson Duarte (CV/PT), Jean Lesca (FR), Katarina Lanier (US), Katinka Wissing (DK), Leonardo Shamah (BR), Leonor Lopes (PT), Leonor Mendes (PT), Lucas Damiani (UY), Nazario Díaz (ES), Nicole Gomes (BR), Nirvan Navrin (PT), Piero Ramella (IT), Roberto Dagô (BR), Rosa Sijben (NL), Ves Liberta (PT), Vicente Antunes Ramos (BR). Pode consultar todas as biografias dos artistas aqui.

Direcção técnica Leticia Skrycky / Santiago Rodriguez Tricot
Espaço Walter Lauterer
Som Arnold Noid / Nuno Rebelo / Adriana Sá
Luz Leticia Skrycky / Santiago Rodriguez Tricot
Produção Forum Dança
Coprodução Teatro do Bairro Alto

 

LOCAL DE APRESENTAÇÃO
Teatro do Bairro Alto
Sala Principal | Classificação Etária: M/6
Mais info sobre o Teatro do Bairro Alto aqui

Dispositivos A/B/C

O R que antecede a palavra existência do projecto R|EXISTÊNCIA, permite que se olhe para a experiência da existência, a experiência da tecelagem dos afectos e das relações, dos atravessamentos e das colisões que criamos diariamente com o mundo (exterior e interior), à luz de conceitos como Resistência, Repetição ou Reparação. Também convoca a imagem de existência enquanto Reexistência, Reencontro e Real.
Todas estas forças co-incidem nestas apresentações que fazemos agora do projecto R|EXISTÊNCIA no TBA, uma variação (uma fuga) do projecto EXISTÊNCIA, performance-investigação criada em 2002 (estreada no Centro Pompidou em Paris e no Centro Cultural de Belém em Lisboa) por João Fiadeiro, com a cumplicidade de artistas como Cláudia Dias, Rui Catalão, Gustavo Sumpta, Tiago Guedes, Ana Borralho, David Miguel, Mário Afonso, Rita Raposo, Cláudio da Silva, Márcia Lança, entre outrxs.
O conceito de “variação” ou “fuga”, tão caro ao nosso estudo da Composição em Tempo Real, é aqui levado ainda mais longe porque cada uma das apresentações será, ela própria, uma “variação da variação” (ou uma “fuga” da “variação”), permitindo que xs espectadorxs tenham a oportunidade de aceder a diferentes ângulos e perspectivas do nosso estudo. Este é o modo que encontrámos para dizer que somos múltiplxs e que o real, para ser minimamente assimilado, tem que ser experimentado a partir de diferentes perspectivas, modos e sensibilidades.

 

Assim, no dia 2 de Dezembro apresentaremos o que temos nomeado de “R|EXISTÊNCIA / Dispostivo A”, com uma configuração frontal, mais próxima da experiência que convencionamos chamar de “black box”, que tem como referência a “versão original” da peça EXISTÊNCIA, e que coloca xs espectadorxs numa posição próxima da de uma testemunha que assiste à emergência de um colectivo em tempo real. É uma variação que tem a orientação da Márcia Lança (que foi uma das performers do projecto original) e a colaboração dxs performers Andrei Bessa, Aline Belfort, Bruno Levorin, Bárbara Cordeiro, Giovanna Monteiro, Katinka Wissing, Leonor Mendes, Roberto Dagô, Rosa Sijben, Vicente Antunes Ramos. Conta ainda com a participação do compositor Nuno Rebelo, que colaborou com João Fiadeiro nos anos 90 e que agora dá corpo ao som.

 

No dia 3 de Dezembro apresentaremos o que temos nomeado de “R|EXISTÊNCIA / Dispostivo B”, com uma configuração “open space”, mais próxima da experiência que convencionamos chamar de “white cube”, onde xs espectadorxs são convidadxs a vestir a pele de “visitantes”. É uma variação que tem a orientação de Daniel Pizamiglio e a colaboração dxs performers Bartosz Ostowski, Carolina Canteli, Jean Lesca, Leonor Lopes, Lucas Damiani, Nazário Díaz, Nicole Gomes e Ves Liberta. Conta ainda com a colaboração do compositor Arnold Noid Haberl, um dos responsáveis pela composição sonora do EXISTÊNCIA original.

 

Por fim, no dia 4 de Dezembro, apresentaremos o que temos nomeado de “R|EXISTÊNCIA / Dispostivo C”, com uma configuração próxima da experiência da visita ao estúdio (da visita ao estudo), colocando x espectadorx na posição de voyeur de uma prática que estuda a prática que estuda a prática que estuda… É uma variação que tem a orientação de João Fiadeiro e a colaboração dxs performers Chloé Saffores, Francisco Thiago, Herlandson Duarte, Katarina Lanier, Leonardo Shamah, Nirvan Navrin e Piero Ramella. Conta ainda com a composição sonora da Adriana Sá, com quem Fiadeiro colabora pela primeira vez.

 

As três apresentações têm ainda a participação de Walter Lauterer (colaborador original do EXISTÊNCIA) na criação dos espaços e composição em tempo real da luz; a colaboração de Letícia Skrycky e Santiago Rodriguez Tricot nos desenhos de luz e na direção técnica; e da filósofa, bailarina e compost-humanist Emma Bigé que, depois de ter passado dois meses com xs participantes do PACAP em trabalhos à volta de textos, tem agora, nestas apresentações finais, uma posição de observadora externa.

PACAP 5

 

2 de Dezembro
Orientação e Performance Márcia Lança
Composição em Tempo Real / Performance Andrei Bessa, Aline Belfort, Bruno Levorin, Bárbara Cordeiro, Giovanna Monteiro, Katinka Wissing, Leonor Mendes, Roberto Dagô, Rosa Sijben, Vicente Antunes Ramos (Participantes PACAP 5/Forum Dança)
Espaço e desenho de luz Walter Lauterer
Música Nuno Rebelo
Direção técnica Leticia Skrycky e Santiago Rodriguez Tricot
Produção Forum Dança
Coprodução Teatro do Bairro Alto

 

3 de Dezembro
Orientação e Performance Daniel Pizamiglio
Composição em Tempo Real / Performance Bartosz Ostrowski, Carolina Canteli, Jean Lesca, Leonor Lopes, Lucas Damiani, Nazario Díaz, Nicole Gomes, Ves Liberta (Participantes PACAP 5/Forum Dança)
Espaço Walter Lauterer
Desenho de som Arnold Noid
Desenho de luz Walter Lauterer e Leticia Skrycky
Direção técnica Leticia Skrycky e Santiago Rodriguez Tricot
Produção Forum Dança
Coprodução Teatro do Bairro Alto

 

4 de Dezembro
Orientação e Performance João Fiadeiro
Composição em Tempo Real / Performance Chloé Saffores, Francisco Thiago, Herlandson Duarte, Katarina Lanier, Leonardo Shamah, Nirvan Navrin, Piero Ramella (Participantes PACAP 5/Forum Dança)
Espaço Walter Lauterer
Música Adriana Sá
Desenho de luz Walter Lauterer e Leticia Skrycky
Direção técnica Leticia Skrycky e Santiago Rodriguez Tricot
Produção Forum Dança
Coprodução Teatro do Bairro Alto

João Fiadeiro em conversa
com o TBA – Teatro do Bairro Alto

No estúdio

Fotografias de Aline Belfort.

Fotografias artistas participantes do PACAP 5 fotografados por Aline Belfort e Rosa Sijben (foto topo).

Existência [2002]

Fotografias David-Alexandre Guéniot, com Claúdia Dias e Cláudio da Silva, Gustavo Sumpta e Rui Catalão.

Actividades PACAP 5

Apoios e Parcerias

Coprodução PACAP 5: Teatro do Bairro Alto

Apoios PACAP 5: O Rumo do Fumo, Alkantara, OPART | Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo, Fundação GDA

Forum Dança | Apoios PACAP 5