Forum Dança - Residências PACAP4

Como regar plantas falsas

Maria Abrantes (PT)

Título Como regar plantas falsas | Duração 30 min

Espaço da Penha | 24 de Setembro | 20h00

Sinopse

Como Regar Plantas Falsas é um solo acerca da dependência dos seres humanos em ter plantas por perto.

 

Ficha Técnica

Criação e Performance Maria Abrantes
Som João Sanchez

 

Biografia

Maria Abrantes, (1998, Lisboa) está sempre a tropeçar e não pára quieta. Perdeu a carteira e partiu o telefone na mesma semana. Gosta de desenhar coisas e dançar com o espaço.

 

Agradecimentos

Obrigada às crianças e flora que me rodeia.

 

Créditos Imagem Alice Nobre

Mostras Informais 

Residências Artísticas PACAP 4

Forum Dança - Residências PACAP4

Chorume

Natália Mendonça (BR)

Título Chorume | Duração 40 min

Espaço da Penha | 24 e 25 de Setembro | 19h15

Sinopse

Aquela aguinha suja que escapa do saco de lixo, normalmente resultante da decomposição de alimentos, dá nome a um momento específico do carnaval brasileiro. Descreve a lenta e festiva dispersão nas ruas logo após o término do bloco; quando os corpos, antes demasiados juntos, têm dificuldade de voltar ao estado solitário de indivíduo, e permanecem agarrados uns aos outros como um último desejo de não se deixar singularizar. Nesse processo, que torna indistinguível o antes e o depois, tem como resultante um corpo que buscou se auto-ativar e aberto ao desejo de afetar-se.

 

Ficha Técnica

Criação e Performance Natália Mendonça
Colaboração Isis Andreatta, Alina Folini, Sara Marques, Suiá Ferlauto, Josefa Pereira

 

Biografia

Natália Mendonça (Brasil, 1983) é artista da dança, residente em São Paulo há 13 anos. Como performer-criadora, sua pesquisa se dá na combinação entre integrar projetos com outras/os diretoras/es, e a criação de trabalhos autorais. Atualmente, suas colaborações mais presentes estão em criações com Clarice Lima, Cristian Duarte e coletivA Ocupação.

 

Agradecimentos

Participantes do PACAP 4, Fórum Dança, João dos Santos Martins, Vera Mantero, Manoela Rangel e Fábio Zuker.

 

Créditos Imagem Vitorino Coragem

Mostras Informais 

Residências Artísticas PACAP 4

Forum Dança - Residências PACAP4

Heat is life

Bianca Zueneli (IT)

Título Heat is life | Duração 25 min

Espaço da Penha | 24 de Setembro | 18h30

Sinopse

HEAT IS LIFE é o último projecto a solo de Bianca apresentado pela primeira vez em Julho de 2020. No âmbito destas duas semanas de residência, Bianca está a aprofundar os principais temas do seu trabalho, com o objetivo de estabelecer as bases para qualquer desenvolvimento posterior da peça.
Ainda está sozinha no estúdio a tentar com diferentes meios, a imaginar como o projecto pode ser transmitido para um grupo, para uma oficina, para uma instalação.
O trabalho começou com a ideia simples de copiar o sol e a passagem cíclica do tempo em seu movimento mais intuitivo: o do círculo. Embora seja claramente impossível incorporar um corpo celestial, é possível fingir que somos um. Essa tentativa de copiar um corpo que está completamente longe de nós é uma forma de jogar um jogo em que podemos tentar mudar nosso papel por um tempo. Com esta mentalidade, “ser o sol” é um pretexto para mudar o nosso olhar e o nosso ponto de vista, usando os olhos de outra pessoa e, portanto, olhando-nos de uma forma diferente, como um expediente de reflexão e transformação.

 

Ficha Técnica

Criação e Performance Bianca Zueneli
Som Costanza Bortolotti

 

Biografia

Bianca Zueneli (1993, Itália) bailarina, criadora e professora. Começou em Artes Visuais, em Veneza, e depois formou-se em Dança Contemporânea, no Conservatório de Antuérpia. Trabalhou em várias produções e em Janeiro de 2020 ingressou no PACAP 4. Agora está focada na sua pesquisa como criadora.

 

Agradecimentos

Todos aqueles que estiveram, estão e estarão envolvidos na concepção desta peça.

 

Créditos Imagem Bianca Zueneli

Mostras Informais 

Residências Artísticas PACAP 4

Forum Dança - Residências PACAP4

Mostras Informais

Forum Dança

Programa de residências artísticas do projecto Núcleo Curadoria e Performance
24 e 25 de Setembro – Forum Dança, Espaço da Penha

Programa

24 de Setembro
18:30 » Bianca Zueneli, Heat is life
19:15 » Natália Mendonça, Chorume
20:00 » Maria Abrantes, Como regar plantas falsas

 

25 de Setembro
18:30 » Bianca Zueneli e Maria Abrantes, Ciclo
19:15 » Natália Mendonça, Chorume

Informações e Reservas

  • Devido à situação actual e seguindo as directivas da DGS, a lotação para estas apresentações é reduzida e limitada a 1/3 da capacidade habitual dos nossos espaços;
  • Pode reservar isoladamente para cada apresentação, ou reservar o programa inteiro em cada dia;
  • O pedido de reserva é feito para o email forumdanca@forumdanca.pt;
  • Terá de indicar nesse email quais os dias e espectáculos que pretende assistir;
  • Faça a sua reserva até 24 horas antes do início de cada apresentação;
  • A reserva poderá considerar duas pessoas unicamente no caso em que sejam coabitantes;
  • No dia das apresentações deverão trazer a sua própria máscara e/ou viseira;
  • Deverão cumprir com as normas do distanciamento social, assim como a etiqueta respiratória;

Agradecemos que compareça porque, dada a lotação reduzida dos espaços, ao não comparecer estará a tirar o lugar a outra pessoa que gostaria de estar igualmente presente.

Agradecemos a compreensão!

Mostras Informais 

Residências Artísticas PACAP 4

Forum Dança - Aulas Regulares 2020/21

Aulas Regulares
Inscrições 2020/21

Abertas as inscrições para o ano lectivo 2020/21

Já estão abertas as inscrições para a frequência das aulas regulares do Forum Dança para o ano lectivo de 2020/21, a iniciar no próximo mês de Outubro.
Pode fazer a sua pré-inscrição on-line, sem ter de se deslocar às nossas instalações, para tal basta preencher o formulário e fazer o respectivo pagamento.
A sua inscrição será validada assim que recebermos o comprovativo de pagamento, que deverá enviar para o nosso email.
Deverá ler toda a informação que disponibilizámos no nosso site, assim como deve consultar o nosso Regulamento Geral para ficar a par de todas as condições.

Aulas Regulares Crianças & Jovens

As actividades extracurriculares podem (e devem) incluir outras formas do saber-fazer como, por exemplo, o desenvolvimento da expressão corporal, quer seja através da dança ou do teatro, para estimular a criatividade dos mais novos de uma forma alternativa.

No âmbito da formação regular dirigida a grupos de diversas idades e níveis de conhecimento, decorrem no Forum Dança, ao longo do ano lectivo 2020/21, várias actividades de dança criativa, dança contemporânea e teatro destinadas ao público juvenil, orientados por um corpo docente em constante pesquisa artística combinada com estratégias pedagógicas efectivas. A aula experimental para crianças é gratuita.

Consulte o Regulamento Geral e mais informações sobre cada aula, seleccionando uma das imagens abaixo.

 

Horários

 

  • Segunda-Feira
    • 18h30-19h30 | Dança Contemporânea (6/9 Anos), com Mário Afonso
  • Quarta-Feira
    • 17h30-18h15 | Dança Criativa (3/5 Anos), com Maria Radich
  • Quarta-Feira
    • 18h15-19h30 | Teatro (7/12 Anos), com Ana Guerra

Aulas Regulares Adultos e Profissionais

As aulas regulares do Forum Dança no Espaço da Penha tocam as faces diversas da interpretação e movimento partindo de níveis abertos até aos mais avançados ou específicos.

Dança Contemporânea, Laboratório Coreográfico e Pilates para adultos e profissionais, são, em diferentes horários, orientados por um corpo docente em constante pesquisa artística combinada com estratégias pedagógicas efectivas.

Consulte o Regulamento Geral e mais informações sobre cada aula, seleccionando uma das imagens abaixo.

 

Horários

 

  • Terça-Feira
    • 18h30-19h30 | Pilates, com Aistė Adomaitytė
    • 19h30-21h00 | Dança Contemporânea, com Josefa Pereira, Alina Folini e Bárbara Faustino – ESGOTADO!
  • Quarta-Feira
    • 19h30-21h00 | Laboratório Coreográfico, com Maria Ramos
  • Quinta-Feira
    • 19h30-21h00 | Dança Contemporânea | com Josefa Pereira, Alina Folini e Bárbara Faustino – ESGOTADO!
  • Sexta-Feira
    • 13h00-14h00 | Pilates, com Aistė Adomaitytė
Forum Dança - Aulas Regulares - Pilates

Pilates

Ano Lectivo 2020/21, com Aistė Adomaitytė

Terça-Feira | 18h30-19h30 e Sexta-Feira | 13h00-14h00

[Aulas em inglês]

“Pilates, noutras palavras, é chamado prática inteligente. Porquê? Porque para realizar um exercício correctamente é necessário envolver a mente e a concentração total.

 

Perceber como me movo e como assumir o controlo do movimento é um dos princípios fundamentais do Pilates e o início da correcção da postura pode ser praticado em qualquer altura. Se praticado consistentemente, o Pilates melhora a flexibilidade, dá ênfase ao alinhamento, à respiração, desenvolvendo um centro forte e melhorando coordenação e equilíbrio. O centro, consistindo nos músculos do abdómen, lombar e ancas é frequentemente chamado de “força-motriz” e é considerado ser crucial para a estabilidade e saúde física de uma pessoa. Um exercício nunca é feito para uma parte do corpo mas todo o corpo está sempre a trabalhar – é assim que a longo prazo o nosso corpo alcança o equilíbrio e se foca em relaxar músculos sob tensão, possibilitando o fortalecimento do numerosos outros músculos do corpo.

 

Resumindo, trata-se de ensinar os músculos certos a fazer os movimentos certos, evitando tensão e compensação. O sistema Pilates permite que os diferentes exercícios sejam adaptados, no grau de dificuldade, desde o nível inicial ao avançado ou a qualquer outro nível, assim como como também é adequado a mulheres que recuperam da gravidez ou a pessoas que recuperam de lesões.”
/ Aistė Adomaitytė

Biografia

Aistė Adomaitytė, bailarina, nascida na Lituânia e instrutora certificada de Pilates. Em 2017 formou-se na Academia de Dança Contemporânea de Budapeste, programa BA em dança contemporânea com a duração de 3 anos. Desde então, começou a frequentar as aulas de Pilates e depois da graduação candidatou-se à formação de professores de Pilates.

 

No ano passado, completou o “PACAP – Programa Avançado de Criação em Artes Performativas” no Forum Dança, com curadoria de Sofia Dias e Vítor Roriz. Além de Pilates, Aistė dá workshops de movimento e desenvolve os seus próprios trabalhos criativos. “As práticas de Pilates e da dança ficaram muito interligadas, pois um centro forte é a base para a capacidade, saúde e independência. Pode ser praticado por qualquer pessoa, em qualquer nível”.

Forum Dança - Aistė Adomaitytė
Aistė Adomaitytė

Pré-inscrição on-line

Já é possível fazer a sua pré-inscrição on-line, sem ter de se deslocar às nossas instalações.
Basta preencher o formulário e fazer o respectivo pagamento.
A sua inscrição será validada assim que recebermos o comprovativo de pagamento, que deverá enviar para o nosso email.

Aulas Regulares Adultos e Profissionais

Aulas Regulares Forum Dança para Adultos e Profissionais

Dança Contemporânea

Ano Lectivo 2020/21, com Josefa Pereira, Alina Ruiz Folini e Bárbara Faustino

Terças | 19h30-21h00 – Esgotado!
Quintas | 19h30-21h00 – Esgotado!

 

“As aulas de Dança Contemporânea do Forum Dança serão conduzidas no ano de 2020/2021 através de uma experiência múltipla e coletiva proposta por Josefa Pereira em parceria das artistas Alina Ruiz Folini e Bárbara Faustino. A proposta é propiciar um espaço de encontro em que a alternância entre as três artistas possibilite um contexto de partilha e trânsito para que diferentes práticas corporais entrecruzem tanto naquilo que possuem em comum como também nas especificidades que cada artista e suas propostas de trabalho permitirão experienciar.

 

A partir deste intercâmbio entre: professores/artistas e alunos/artistas; pretende-se propiciar um contexto de experimentação que ative em cada participante  a disponibilidade e a prontidão necessárias para um passeio por práticas que buscam, como ponto em comum, proporcionar a vivência de ferramentas criativas através da dança e do corpo em movimento.

 

Em nossas aulas diferentes técnicas e treinamentos não são uma finalidade em si, mas sim, recurso para um corpo mais potente e auto-consciente. A partir daí, procura-se possibilitar um corpo sensível, acessível e poroso, com mais vitalidade e melhor circulação de energia, mais resiliente e maleável ao seu entorno. Por fim, procuramos mobilizar um corpo mais inventivo e em constante abertura para novas atualizações de seus modos de ser e estar.

 

As turmas de terça e quinta-feira são voltadas a quaisquer interessados em práticas de dança e movimento. Por isso são bem vindos não só os artistas da dança, e iniciados, como também pessoas que ainda não possuam experiências prévias em práticas corporais. A curiosidade e a disponibilidade são os únicos requisitos para estar conosco.”

Josefa Pereira

Biografias

Josefa Pereira (BR), performer e coreógrafa. Baseada em Portugal, também vive entre pontes e parcerias com a sua cidade, São Paulo, onde graduou-se em Comunicação das Artes do Corpo (PUC-SP, BR) através do programa de bolsas PROUNI, e em Amesterdão onde atualmente desenvolve sua pesquisa no programa de mestrado DAS Choreography (AHK, NL) como bolseira pela Fundação Gulbenkian.

Desde 2008 atua como arte-educadora tendo por 6 anos atuado junto ao Programa Vocacional (BR) e desde 2019 atua como professora de dança junto ao Forum Dança fazendo deste um espaço para experimentação e troca para sua prática e pesquisa artística junto a outros artistas e interessados, onde também foi integrante do PACAP I (Programa de Criação em Artes Performativas).

Seu projeto artísitico atualmente investiga limites e borramentos entre conceitos acerca do humano e o inumano, tensionando divisões estanques entre natureza e cultura, homem e mulher, humano e animal, animado e inanimado. Entre seus trabalhos destacam-se também “Mandíbula” (2018) e “Égua” (2017) em parceria da artista Patrícia Bergantin. Atualmente dedica-se à circulação de seu trabalho “Hidebehind” (2018) bem como à estreia e circulação de Glimpse (2020), trabalhos solo que são parte da trilogia de Bestiário PINK em desenvolvimento.

| website pessoal ››  

Alina Ruiz Folini (Argentina) É artista e pesquisadora baseada em Lisboa, en constante parceria com diferentes projetos em sulamérica. Seu trabalho se move entre coreografia, dança e práticas curatoriais. Está interessada em colaborar em contextos de pesquisa artística, tanto acadêmicos como autodidatas. Concebe a coreografia como um marco a partir do qual se ativam novas possibilidades, se desnaturalizam hábitos e se provocam transformações. Mestre em Práctica Escénica y Cultura Visual pela Universidade de Castilla La Mancha em colaboração com o Museo Nacional de Arte Reina Sofía 2017 /2018. Estudou Licenciatura em Filosofia (UBA) e Licenciatura em Composição Coreográfica (IUNA). Em 2020 realiza PACAP 4 com curadoria de João dos Santos

Martins em Forum Dança. É diretora artística de ARQUEOLOGÍAS DEL FUTUR​   O _ Festival Internacional de Dança​           Contemporânea, Performance e Conhecimento, em Buenos Aires – Argentina, co-dirigido com Catalina Lescano. Co-cria PROJETO TÁTI​   L com a desenhadora lumínica e criadora Leticia Skrycky. Foi artista residente do Centro Cultural Conde Duque (Madrid) com a sua nova peça em processo RUÍDO ROSA / PINK NOISE, que faz parte do projeto CUATRO – solos acompanhados – que recebeu o fundo para coprodução de obras Iberescena 2019, atualmente projeto convidado a Residências Rumo do Fumo.  Foi parte do Salón Madrid – um encontro dirigido por Meg Stuart em Teatros del Canal e Naves Matadero, como sessões de preparação para o Tanz Kongress 2019 que foi realizado em Dresden – Alemanha em junho de 2019. É mentora do Laboratório de Acción 2019 – Teatro General San Martín, de coordenação e curadoria de Luis Garay. Integrou PICA – programa intensivo de acompanhamento a artistas e pesquisadores, coordenado por Idoia Zabaleta, Luciana Chieregati, Ixiar Rozas e Isabel de Naverán em Azala – (País Basco). É bailarina na Trilogía Antropofágica e Série Caníbal, peças dirigidas por Tamara Cubas & Perro Rabioso (Uruguai) desde 2016 e se apresentou em Portugal, Espanha, Suíça, Áustria, Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. | website pessoal ››

Bárbara Faustino, brasileira, é bailarina, performer e professora de dança formada pela Escola Municipal de Bailado do Teatro Municipal de São Paulo, onde cursou: Dança Clássica, Dança Moderna (Martha Graham), Anatomia, História da Arte, História da Dança, Música, Criatividade e Improvisação.
Também é Licenciada em Dança pelo curso de Dança e Movimento da Universidade Anhembi Morumbi e fez o Curso para professores de Pré-Primary e Primary da Royal Academy of Dance of London. Trabalhou como bailarina e professora de dança para crianças, adolescentes, adultos e seniores no Musibéria – Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico – em Serpa, Portugal, onde desenvolveu pesquisa autoral em dança e construiu três solos autorais: OUTRA , ARTIGO88 e ABSTEN/ÇÃO. Atualmente tem base em Lisboa, onde trabalha como professora de dança, bailarina e criadora.

Forum Dança - Josefa Pereira
Josefa Pereira
Forum Dança - Alina Ruiz Folini
Alina Ruiz Folini
Forum Dança - Bárbara Faustino
Bárbara Faustino

Pré-inscrição on-line

As pré-inscrições de momento estão suspensas para estas aulas, por já se encontrarem esgotadas.

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Aulas Regulares Adultos e Profissionais

Forum Dança - Aulas Regulares - Laboratório Coreográfico

Laboratório Coreográfico

Ano Lectivo 2020/21, com Maria Ramos

Quarta-Feira | 19h30-21h00

Trabalhamos a relação do corpo com o espaço. 
Lemos os nossos autores preferidos para pensar melhor sobre composição, paisagem, geografia e arquitectura. 
Inventamos regras, activamos estruturas invisíveis e descobrimos ‘acontecimentos’. Umas vezes mapeamos movimento, outras vezes o movimento sai do mapa.
Fazemos performances em que todos somos, simultaneamente, público, autores/as e intérpretes.

“Aulas regulares de pesquisa de movimento e de composição em Dança.

Espaço regular de criação e de experimentação em Dança, organizado em ciclos de três em três meses, em que cada ciclo termina com uma partilha informal.

A partir de ferramentas de improvisação, de composição e de jogos coreográficos colectivos, os participantes serão guiados e incentivados a desenvolver pequenos trabalhos performativos a partir da relação do corpo com o espaço, com a música, com objectos e com texto. Estes trabalhos performativos podem partir de uma proposta de improvisação e composição, de um jogo coreográfico, de um mapa ou partitura (score).

Teremos como objecto de estudo analisar as ‘regras’ do ‘jogo’, para depois podermos ir transgredindo as ‘regras’ e descobrir propostas performativas em que todos somos, simultaneamente, ‘construtores’ e intérpretes.

Ao longo de cada ciclo, irei convidar coreógrafos e artistas que, no contexto das propostas que estivermos a desenvolver, serão convidados a apresentar uma proposta de trabalho ao grupo. Convidados do Laboratório Coreográfico do ano anterior foram as actrizes e encenadoras Joana Pupo e Jaime Mears, a coreógrafa e bailarina Ana Mira e os coreógrafos Angus Balbernie (UK) e Christy Funsch (USA).

 

Público alvo

Aulas dirigidas a profissionais e não profissionais interessados em aprofundar os seu conhecimentos nesta área. Em relação aos níveis, neste contexto, considero que a diversidade de experiências e de níveis técnicos pode ser construtiva, uma vez que a aprendizagem também é um evento social e colectivo.

Estas aulas são regulares e os participantes poderão comprometer-se durante um, dois ou três ciclos, sendo que cada ciclo corresponde a três meses de trabalho.

 

Roupa / Material

Trazer roupa confortável, preferencialmente calças, e ter sempre disponível um par de meias e uma t-shirt de manga comprida. Algumas propostas de trabalho poderão estender-se para além do estúdio, nesse caso, será bom ter uma camisola mais quente e uns ténis ou calçado confortável. Trazer garrafa de água e um caderno de apontamentos.”

/ Maria Ramos

Biografia

Em Lisboa, estudou Dança com Amélia Bentes, Sofia Neuparth, Peter Michael Dietz, Francisco Camacho e Clara Andermatt. Na Holanda, formou-se em Dança na Hogeschool voor de Kunst de Arnhem (HKA-EDDC), 2000, e fez o mestrado em Coreografia no ArtEZ Institute of the Arts, 2008. Destaca o trabalho com os professores e artistas Peter Hulton, Mary O’donnell Fulkerson, Eva Karczag, Lisa Kraus, Gil Clarke, João da Silva, Angus Balbernie, Steve Paxton, Ric Allsopp, Ivana Müller, Karen Nelson, Lisa Nelson, Jonathan Burrows, Matthew Goulish e Lin Hixson (Goat Island Performance Group) Deborah Hay e Ivone Rainer (com quem aprendeu “Trio A”).

Enquanto bailarina, destaca o trabalho com o coreógrafo Angus Balbernie, com quem colaborou entre 2000-2009. Enquanto coreógrafa, destaca os trabalhos 7pm/Rumour, Nerves Like Nylon, Something Still Uncaptured e Árida, apoiados pelo Instituto Camões, Fundação Calouste Gulbenkian, DGArtes em coprodução com vários teatros nacionais.

Lecciona no Forum Dança, Escola Superior de Dança (ESD) e ESAD.CR. No âmbito da sua prática pedagógica, desenvolve o projecto colaborativo “Aulas e Práticas de Dança, Hoje”, encontros pedagógicos entre professores-artistas, com o apoio do Forum Dança, c.e.m – centro em movimento e Estúdios Victor Córdon.

No contexto do seu trabalho tem artigos publicados na Dutch Society for Dance Research e ArtEZ Press. | website pessoal ››

Forum Dança - Maria Ramos
Maria Ramos © Leonardo Negrão (Revista Volta ao Mundo)

Pré-inscrição on-line

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Aulas Regulares Adultos e Profissionais

Forum Dança - Aulas Regulares - Crianças & Jovens - Teatro

Teatro
7/12 anos

Ano Lectivo 2020/21, com Ana Guerra

Quarta-Feira | 18h15-19h30

“Aqui constrói-se grupo. A aprendizagem de Teatro é mais bonita e mais eficaz num grupo unido. Haverá espaço para a criatividade e desenvolvimento individuais mas a proposta é a de criar um pequeno coletivo. Escutar @ outr@. Fazer de espelho. Cantarmos e dançarmos em roda. Debater ideias. Trazer as ideias para o corpo e para a voz. Mostrar ao grupo. Aprender técnicas da Expressão Dramática. Escrever uma pequena peça em conjunto. Conhecer @ outr@ e aprender a respeitar as diferenças. Jogar.

 

Nestas aulas vamos fazer exercícios de desinibição, jogos de mímica e de imitação, improvisações, dramatizações com uso de adereços ou figurinos, leituras de histórias, exercícios de expressão corporal e facial e, também, uma introdução a conceitos-chave do Teatro.”
/ Ana Guerra

Biografia de Ana Guerra

Comecei a ter aulas de dança aos 11 anos e acabei por me profissionalizar na área da Dança Contemporânea e Teatro Físico. Estudei Dança Contemporânea e Teatro em Lisboa, Nova Iorque e Barcelona. Fiz estágio profissional na companhia Teatro do Elefante, onde aprendi o método dos Indutores, do Odin Teatret, para dinamizar ateliers de expressão dramática. Formei parte da companhia Teatro da Estrada, onde desenvolvi um projeto de formação anual com crianças e jovens em meio rural. Em Angola, integrei uma associação que trabalha com crianças que não frequentam a escola, ensinando dança criativa, expressão dramática e capoeira. Há mais de 5 anos que sou professora de Expressão Dramática em escolas públicas do concelho de Palmela, para além de orientar outras oficinas com crianças e adultos, seja na área do corpo ou de questões ambientais e sociais.

 

Tenho formação em Danças tradicionais e sociais para crianças, artes circenses, fiz o curso Dança na Comunidade do Forum Dança em 2015 e tenho formação do IEFP para trabalhar a inclusão de crianças com incapacidades.

 

Conduzi um atelier de Teatro no Arte Jovem do Forum Dança e estou atualmente a estudar Antropologia no ISCTE.

 

Interesso-me muito por política e ecologia e gosto de pesquisar sobre correntes e dinâmicas pedagógicas que considerem a criança como construtora da sua própria aprendizagem e decisora do seu percurso.

Forum Dança - Ana Guerra
Ana Guerra

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Forum Dança - Aulas Regulares - Crianças & Jovens - Dança Contemporânea

Dança Contemporânea
6/9 anos

Ano Lectivo 2020/21, com Mário Afonso

Segunda-Feira | 18h30-19h30

Coreozoos,

Aulas de dança contemporânea para gente pequena com grande curiosidade

A dança está por todo o lado. Encontramo-la nos momentos mais inesperados dos movimentos expontâneos e dos movimentos que se repetem todos os dias. Encontramo-la também nos objectos que, investidos de um movimento mágico da imaginação, nos proporcionam novas interpretações e muitas oportunidades para descobrir um sem número de histórias extraordinárias.

Está tudo aí, por ser dito, à espera de ser revelado.

Sobre as aulas

Formação artística em dança contemporânea com recorrência a um conjunto diversificado de exercícios e estruturas de improvisação de dança contemporânea.

Pretende-se fomentar a educação artística e maximizar a descoberta das paixões, das qualidades e motivações dos participantes.

Estas sessões de cinquenta minutos centram-se principalmente na criatividade e na fisicalidade, apelando às características individuais dos participantes e descoberta na relação com o grupo, com vista a reforçar a inteligência emocional.

Biografia

Mário Afonso estudou na Escola de Artes Visuais António Arroio 1985/1990. Entre 1991/1995 foi bolseiro na escola Pro.Dança sob orientação de Sofia Neuparth e em 1998 concluiu a licenciatura em Dance Theatre Performance no Instituto das Artes da Holanda (Hogeschool voor de kunsten- Arnhem). É mestrando em Estética, no departamento de Filosofia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. E desde o ano 2000 mantém uma actividade regular com o Forum Dança, como formando, professor e artista apoiado.

 

Paralelamente ao trabalho de criação artística, Mário Afonso tem desenvolvido e apresentado o seu trabalho coreográfico desde 1999 em Portugal, Espanha, Holanda e Bélgica.

Tem participado e realizado inúmeros workshops, seminários e outros eventos na vasta área do fazer e do pensar – para poder voltar a pensar para poder voltar a fazer. Na área da pedagogia artística tem desenvolvido um trabalho de continuidade com profissionais do meio artístico, bem como com actividades direccionadas ao público não profissional nas faixas etárias compreendidas entre a infância e os seniores.

 

Em Outubro de 2009 fundou a Associação Cultural Carta Branca. Através desta estrutura de realização e produção de ideias, desenvolve diversos projectos dos quais destaca Prata da Casa, acervo de vídeos documentais para a dança contemporânea portuguesa. | website ›› 

Forum Dança - Aulas Regulares - Crianças & Jovens - Dança Contemporânea
Forum Dança - Mário Afonso
Mário Afonso

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Aulas Regulares Crianças & Jovens

Aulas Regulares Forum Dança para crianças e jovens

Dança Criativa
3/5 anos

Ano Lectivo 2020/21, com Maria Radich

Quarta-Feira | 17h30-18h15

A dança criativa é uma actividade que desenvolve na criança a consciência do corpo, dos pontos de vista funcional e artístico, através da exploração de técnicas básicas de dança, recorrendo ao movimento espontâneo e à interacção natural com o meio ambiente.

 

Utilizando jogos e improvisações realizados com diferentes materiais de apoio (música, instrumentos musicais, imagens, histórias, objectos do dia a dia), as crianças adquirem as seguintes noções:

 

  • As partes do corpo, suas possibilidades de movimento e os seus limites;
  • O reconhecimento e a utilização de diferentes estímulos;
  • O espaço individual, o espaço colectivo e a interacção entre os dois; – O ritmo individual e a sua relação com o ritmo envolvente.

 

Este trabalho permite descobrir, de uma forma criativa, como é que nos envolvemos com o que nos rodeia e o que pode significar:

  • Moldar o corpo a um objecto (pontos de contacto, pontos de apoio);
  • Exprimir um sentimento através do movimento;
  • Interagir com outro corpo através do contacto ou do movimento.

 

Com base no conhecimento adquirido são construídas pequenas frases coreográficas.

Biografia

Maria Radich é uma cantora, coreógrafa e bailarina votada à transdisciplinaridade, que vem actuando na área da música improvisada, com actividade em simultâneo na dança e no teatro, como coreógrafa dos seus próprios espectáculos ou trabalhando com outros criadores.

 

Com formação em performance, dança e coreografia, gradualmente começou a explorar as intersecções férteis entre dança, música e teatro.

 

Frequentou workshops de música com Nuno Rebelo, Carlos Zíngaro, José Menezes e Paulo Curado, aulas de canto com Cristina de Castro (2004) e Barbara do Canto Lagido (2006) e workshops de voz com especialistas como Ute Wassermann, Inês Nogueira, Luís Castanheira, Margarida Mestre e Sonia Gómez.

Forum Dança - Maria Radich
Maria Radich

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Aulas Regulares Crianças & Jovens

Vulture Realness Invocation
or I just can’t be like this with you anymore

randy reyes (US/GT)

Título Vulture Realness Invocation or I just can’t be like this with you anymore (Invocação da Realidade do Abutre ou “Eu simplesmente não posso mais estar contigo assim”) | vídeo | Duração 7 min.

Espaço Alkantara | 1 e 2 de Julho

Sinopse

O Precipício torna-se o Portal que leva à iniciação no Submundo. Para todos nós. Ficar Parado torna-se o único Movimento sustentável do Corpo através da Respiração. Que texturas restam nas Cinzas do meu Desconhecimento? Quais são os meus Valores? O que defendo eu agora, e de novo e de novo? Não vais cair sem luta. Isso eu sei. Rendo-me.

 

Ficha Técnica

Coreografia e performance randy reyes (US/GT)

Gravação e montagem Chani Bockwinkel

 

Biografia

randy reyes dá prioridade ao descanso, ao sonho, à cura e à meditação como formas de resistir.

 

Agradecimentos

Obrigado ancestrais, mentores, amigos e amantes na proximidade e na distância, onde quer que estejam, acredito que o coração não pára.

 

Créditos Imagem Hannah Ayasse, Performance Primers, Oakland, CA 2019

Apresentações PACAP 4

Apoios e Parcerias

Apoio Financeiro: Fundação Calouste Gulbenkian | Apoios: O Rumo do Fumo | ALKANTARA | O Espaço do Tempo | Estúdios Victor Córdon

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How do we continue together

Emily Barasch (US)

Título How do we Continue Together (Como Continuamos Juntos) | vídeo | Duração 30 min, Loop

Espaço Alkantara | 1 e 2 de Julho | A partir das 19h00

Sinopse

Como Continuamos Juntos é uma instalação de vídeo que serve como uma meditação de movimento para a precariedade. Esta meditação pede-nos para estarmos presentes, desacelerar, sintonizar e envolvermo-nos em estratégias emergentes de devir activo. Não sabemos o que virá a seguir, ou como chegaremos lá, mas podemos permitir que algo se desdobre radicalmente se praticarmos a percepção. À medida que encontramos movimento na reestruturação dos nossos sistemas externos, também teremos que encontrar movimento na mudança das nossas estruturas emocionais, espirituais e físicas. Trata-se de uma proposta para transformar as formas como nos movemos por este mundo, nos nossos corpos, nas nuances dos muitos espaços que ocupamos.

 

Ficha Técnica

De Emily Barasch (US)

Com randy reyes, Eddy Levin, Suiá Burger Ferlauto, Analu Fretta e Sanchita Sharma

 

Biografia

Emily Barasch (California 1992) é uma coreógrafa, intérprete e académica da Califórnia que usa o corpo como lugar de pesquisa e exploração. O seu trabalho coreográfico e académico analisa a potencialidade de mobilizar a histeria como uma estratégia de performance para criar mundos em que corpos queer, trans e femme podem ser representados numa figuração alternativa de espaço, tempo e linguagem, que transcendem em vez de transgredir as lógicas do tempo capital, da narrativa linear e da linguagem dominante.

 

Agradecimentos

Agradeço aos participantes que graciosamente se conectaram a esta partitura de meditação através do movimento e tiveram muitas conversas individuais comigo sobre as suas experiências!

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Verde abismo
ou eu nunca mais sonhei com isso

Isis Andreatta (BR)

Título Verde Abismo ou Eu nunca mais sonhei com isso | Duração 35 min

Espaço Alkantara | 1 e 2 de Julho | 21h00

Sinopse

Olhar em reverso para reparar o que sempre esteve apesar da aparente invisibilidade. Questão de percepção e fantasmagoria. Algo que incorpora o que já está em si e fora de si.  A cura. O noise cura. O toque cura. Os olhos enxergam outras coisas quando estão vesgos. O corpo não está dado e não é óbvio. É imagem em ato. Imaginação. Imaginar é mudar. Ir em direção ao futuro que se apresenta como ruína. Um sonho recorrente. Corpo que move a morte e a doença a fim de reativar a vida. Tragédia. Maldição. Feitiço. Cuidado é carinho e perigo ao mesmo tempo. Veneno por um lado, remédio por outro. Uma questão de medida.

 

Ficha Técnica

Criação e performance Isis Andreatta (BR)

Co-criação de som Sara Vieira Marques | Colaboração Alina Ruíz Folini e Natália Mendonça

 

 

Biografia

Isis Andreatta (São Paulo, Brasil, 1988) é artista, trabalha como performer, coreógrafa e educadora. A partir da dança se interessa em explorar o corpo em sua dimensão psicofísica e em seus trabalhos tem se debruçado em práticas de co-autoria e interdisciplinaridade entre arte e cuidado terapêutico. É co-directora e bailarina do Grupo VÃO desde 2009.

 

Agradecimentos

A equipe Forum Dança e a cada participante do PACAP 4. A Christine de Smedt, João dos Santos Martins, João Fiadeiro, Josefa Pereira, Juliana Melhado, Julia Monteiro Viana, Patrícia Árabe e Vera Mantero. Ao Espaço Alkantara.

 

Créditos Imagem Natália Mendonça

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Porte

Laure Fleitz (FR)

Título Porte (Porta) | Duração 20 min

Espaço Alkantara | 1 e 2 de Julho | 20h20

Sinopse

Son corps est le support

de restes d’aquariums

 

Elle porte sur le sol

le poids de ses coquilles

de son pas les relie

en morceaux de montagne

 

Amas de rien

du tout.


O seu corpo é o suporte

de restos de aquários

 

Ela carrega sobre o chão

o peso das suas carapaças

que o seu passo liga

como pedaços de montanha

 

Monte de nada

do todo.

 

 

Ficha Técnica

De e com Laure Fleitz (FR)

 

Biografia

Tudo começa com alguém correndo numa cena de filme, e uma coincidência — isto não é acidental. Laure descobre a dança aos 21 anos e meio. Inicialmente treinada em improvisação, pela sua observação paciente e poética, os seus interesses estendem-se para outras áreas de acordo com curiosidades crescentes, revelações repentinas e necessidades.

 

Agradecimentos

Dora Carvalho, Carolina Martins, João dos Santos Martins, Christine de Smedt, Zeca Iglésias e equipa do Forum Dança. A todos os meus colegas do PACAP 4 pelas suas pequenas grandes atenções que são tudo.

 

Créditos Imagem Laure Fleitz

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