Forum Dança - Aulas Regulares - Laboratório Coreográfico

Laboratório
Coreográfico

Com Maria Ramos

Ano letivo 2022/2023

Quarta-Feira | 19h30-21h30

Trabalhamos a relação do corpo com o espaço. 
Lemos os nossos autores preferidos para pensar composição, paisagem, geografia e arquitectura. 
Inventamos regras, activamos estruturas invisíveis e descobrimos ‘acontecimentos’. Umas vezes mapeamos movimento, outras vezes o movimento sai do mapa.
Fazemos performances em que todos somos, simultaneamente, público, autores/as e intérpretes.

Aulas regulares de criação e de experimentação em Dança, organizadas por ciclos trimestrais, com partilhas informais de três em três meses ao longo do ano lectivo.
A partir das práticas e das metodologias de improvisação-composição que tenho vindo a desenvolver no contexto do meu trabalho coreográfico e pedagógico, iremos, num primeiro momento, criar ‘corpo’ (corpo individual e corpo colectivo) e, depois, criar acontecimentos performativos abordando a relação do corpo com o espaço, com o som, com os objectos, com imagens e textos (num movimento gradual, plural e quadridimensional).
Teremos como objecto de estudo analisar as ‘regras’ do ‘jogo’ (estrutura de improvisação, composição, mapa, partitura-score) para depois podermos ir transgredindo as ‘regras’ e descobrir propostas performativas em que todos somos, simultaneamente, ‘construtores’ e intérpretes.
Ao longo do ano lectivo, contamos também com convidados pontuais (coreógrafos/bailarinos), que irão desenvolver uma proposta de trabalho com o grupo durante um determinado período de tempo.

 

Referências & territórios de investigação
Goat Island Performance Group; Deborah Hay; Angus Balbernie; Antony Gormley; Alberto Carneiro; Barry Lopez; Meg Stuart; Samuel Beckett; Nick Cave & Warren Ellis; Robert Ellis Dunn (improvisation and choreography classes); Mary Fulkerson; Mary Overlie (The six Viewpoints)

 

Convidados dos anos anteriores
Joana Pupo (PT), Jaime Mears (AU-PT), Ana Mira (PT), Sara Anjo (PT), Teresa Silva (PT), Angus Balbernie (UK), Christy Funsch (USA)

 

Organização do Laboratório Coreográfico 2022-2023
As aulas de Laboratório são regulares e o trabalho vai-se desenrolando e desenvolvendo ao longo do ano letivo. Os participantes poderão comprometer-se durante um, dois ou três ciclos de trabalho, sendo que cada ciclo corresponde a três meses de aulas (aproximadamente, treze sessões).

 

  • Ciclo 1 – Setembro-Dezembro, partilha informal com público convidado a 14 de Dezembro.
    No contexto deste Ciclo de trabalho, iremos contar com a actriz e criadora Joana Pupo, que irá orientar as sessões de Laboratório de 26 de Outubro a 30 de Novembro.
  • Ciclo 2 – Janeiro-Março, partilha informal com público convidado a 29 de Março.
  • Ciclo 3 – Abril-Junho, partilha informal com público convidado a 28 de Junho.

 

Público alvo
Aulas abertas a todos os interessados em desenvolver e aprofundar os seu conhecimentos na área de composição em Dança.
Ao longo dos anos, temos contado com grupos coesos e heterogéneos, desde participantes de áreas profissionais não artísticas (ciências, áreas sociais, desporto), a bailarinos/coreógrafos e artistas de outras áreas como cinema, artes visuais, artes plásticas, música, teatro, o que tem gerado uma multiplicidade de perspectivas bastante estimulante e enriquecedora.

 

Roupa / Material
Roupa prática e confortável para nos podermos mover à vontade e que também proteja o corpo para quando fazemos trabalho de chão (calça e t-shirt de manga comprida). Algumas propostas de trabalho irão estender-se além do estúdio, nesse caso, é bom trazer um casaco e calçado confortável. Garrafa de água, caderno e caneta.

Biografia

Em Lisboa, estudou Dança com Amélia Bentes, Sofia Neuparth, Peter Michael Dietz, Francisco Camacho e Clara Andermatt. Na Holanda, formou-se em Dança na Hogeschool voor de Kunst de Arnhem (HKA-EDDC), 2000, e fez o mestrado em Coreografia no ArtEZ Institute of the Arts, 2008. Destaca o trabalho com os professores/coreógrafos/bailarinos Mary Fulkerson, Eva Karczag, Lisa Kraus, Gil Clarke, João da Silva, Angus Balbernie, Steve Paxton, Ric Allsopp, Ivana Müller, Karen Nelson, Lisa Nelson, Jonathan Burrows, Matthew Goulish e Lin Hixson (Goat Island Performance Group) Deborah Hay e Ivone Rainer (com quem aprendeu “Trio A”).

 

Enquanto bailarina, destaca o trabalho com o coreógrafo Angus Balbernie, com quem colaborou entre 2000-2009. Enquanto coreógrafa, destaca os trabalhos 7pm/Rumour, Nerves, Something Still e Árida, projectos apoiados pela Fundação Calouste Gulbenkian e DGArtes em coprodução com vários teatros nacionais e internacionais. Durante o processo de criação do solo 7pm/Rumour, Maria consultou o escultor Antony Gormley, com quem teve a oportunidade de trocar correspondência relativa a noções sobre Corpo e Espaço no contexto de Escultura e Dança, investigação que desencadeou a criação destes seus trabalhos coreográficos.

 

Lecciona Técnica de Dança Contemporânea, Interpretação, Criação/Interpretação e Improvisação na Licenciatura em Dança da Escola Superior de Dança (ESD) e Oficina de Corpo Avançada na Licenciatura em Teatro da ESAD.CR. No âmbito da sua prática pedagógica, desenvolve o projecto colaborativo ‘Aulas e Práticas de Dança, Hoje’, encontros pedagógicos entre professores-artistas, com o apoio do Forum Dança, c.e.m, Estúdios Victor Córdon e ESD.

 

No contexto do seu trabalho coreográfico tem artigos publicados na Dutch Society for Dance Research e ArtEZ Press. website pessoal ››

Forum Dança - Maria Ramos (© David Costa)
Forum Dança - Maria Ramos (© David Costa)

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Processo de inscrição

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  2. Aguarde o nosso email com as instruções de pagamento;
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Aulas Regulares Forum Dança para Adultos e Profissionais

Dança
Contemporânea

Com Josefa Pereira, Bárbara Faustino e Natália Mendonça

Ano letivo 2022/2023

Terças | 19h30-21h30
Quintas | 19h30-21h30

 

Atenção: estas aulas já se encontram esgotadas!

“As aulas de Dança Contemporânea do Forum Dança serão conduzidas através de uma experiência múltipla e coletiva proposta por Josefa Pereira em parceria das artistas Alina Ruiz Folini, Bárbara Faustino e Natália Mendonça. A proposta é propiciar um espaço de encontro em que a alternância entre as quatro artistas possibilite um contexto de partilha e trânsito para que diferentes práticas corporais entrecruzem tanto naquilo que possuem em comum como também nas especificidades que cada artista e suas propostas de trabalho permitirão experienciar.

 

A partir deste intercâmbio entre: professores/artistas e alunos/artistas; pretende-se propiciar um contexto de experimentação que ative em cada participante  a disponibilidade e a prontidão necessárias para um passeio por práticas que buscam, como ponto em comum, proporcionar a vivência de ferramentas criativas através da dança e do corpo em movimento.

 

Em nossas aulas diferentes técnicas e treinamentos não são uma finalidade em si, mas sim, recurso para um corpo mais potente e auto-consciente. A partir daí, procura-se possibilitar um corpo sensível, acessível e poroso, com mais vitalidade e melhor circulação de energia, mais resiliente e maleável ao seu entorno. Por fim, procuramos mobilizar um corpo mais inventivo e em constante abertura para novas atualizações de seus modos de ser e estar.

 

As turmas de terça e quinta-feira são voltadas a quaisquer interessados em práticas de dança e movimento. Por isso são bem vindos não só os artistas da dança, e iniciados, como também pessoas que ainda não possuam experiências prévias em práticas corporais. A curiosidade e a disponibilidade são os únicos requisitos para estar conosco.”

Josefa Pereira

Biografias

Josefa Pereira (BR), performer e coreógrafa. Baseada em Portugal, também vive entre pontes e parcerias com a sua cidade, São Paulo, onde graduou-se em Comunicação das Artes do Corpo (PUC-SP, BR) através do programa de bolsas PROUNI, e em Amesterdão onde atualmente desenvolve sua pesquisa no programa de mestrado DAS Choreography (AHK, NL) como bolseira pela Fundação Gulbenkian.

Desde 2008 atua como arte-educadora tendo por 6 anos atuado junto ao Programa Vocacional (BR) e desde 2019 atua como professora de dança junto ao Forum Dança fazendo deste um espaço para experimentação e troca para sua prática e pesquisa artística junto a outros artistas e interessados, onde também foi integrante do PACAP I (Programa de Criação em Artes Performativas).

Seu projeto artísitico atualmente investiga limites e borramentos entre conceitos acerca do humano e o inumano, tensionando divisões estanques entre natureza e cultura, homem e mulher, humano e animal, animado e inanimado. Entre seus trabalhos destacam-se também “Mandíbula” (2018) e “Égua” (2017) em parceria da artista Patrícia Bergantin. Atualmente dedica-se à circulação de seu trabalho “Hidebehind” (2018) bem como à estreia e circulação de Glimpse (2020), trabalhos solo que são parte da trilogia de Bestiário PINK em desenvolvimento.

| website pessoal ››  

Bárbara Faustino, brasileira, é bailarina, performer e professora de dança formada pela Escola Municipal de Bailado do Teatro Municipal de São Paulo, onde cursou: Dança Clássica, Dança Moderna (Martha Graham), Anatomia, História da Arte, História da Dança, Música, Criatividade e Improvisação.
Também é Licenciada em Dança pelo curso de Dança e Movimento da Universidade Anhembi Morumbi e fez o Curso para professores de Pré-Primary e Primary da Royal Academy of Dance of London. Trabalhou como bailarina e professora de dança para crianças, adolescentes, adultos e seniores no Musibéria – Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico – em Serpa, Portugal, onde desenvolveu pesquisa autoral em dança e construiu três solos autorais: OUTRA , ARTIGO88 e ABSTEN/ÇÃO. Atualmente tem base em Lisboa, onde trabalha como professora de dança, bailarina e criadora.

Natália Mendonça (BR) é artista e trabalha como performer, coreógrafa e preparadora corporal. É formada em Dança pela UNICAMP e viveu em São Paulo por 12 anos.
Baseada em Lisboa desde 2020, desenvolve seus trabalhos autorais, colabora com outras coreógrafas e conduz aulas de dança no Fórum Dança. É diretora e performer em KDEIRAZ, peça infantil em processo que tem apoio das residências Núcleo A70, Casa da Dança de Almada, Programa de Residências – O Rumo do Fumo, Estúdios Victor Córdon e LU.CA Residências Artísticas Acompanhadas. Com Josefa Pereira é colaboradora no processo da trilogia Bestiário Pink e com Dinis Machado é performer em Cyborg Sunday. Em 2020 foi integrante do PACAP 4, com curadoria de João dos Santos Martins.
Em São Paulo, suas principais parcerias estão com: Clarice Lima (2010-2021) e Cristian Duarte (2014-2021). Integrou o núcleo artístico de projetos com: Marta Soares, Elisabete Finger, Cia Perversos Polimorfos, Jorge Garcia, o artista guatemalteco Naufus Ramirez Figueroa. Em 2016 estreou seu primeiro solo autoral, Marcela Banguela, projeto contemplado pelo PROAC-Primeiras Obras de Dança. Desde 2018 é preparadora corporal da ColetivA Ocupação, grupo formado por artistas que se conheceram durante o levante do movimento secundarista em São Paulo, entre 2015 e 2016.

Forum Dança - Josefa Pereira
Josefa Pereira
Forum Dança - Bárbara Faustino
Bárbara Faustino
Forum Dança - Natalia Mendonça
Natalia Mendonça

Alina Ruiz Folini (Argentina) É artista e pesquisadora baseada em Lisboa, en constante parceria com diferentes projetos em sulamérica. Seu trabalho se move entre coreografia, dança e práticas curatoriais. Está interessada em colaborar em contextos de pesquisa artística, tanto acadêmicos como autodidatas. Concebe a coreografia como um marco a partir do qual se ativam novas possibilidades, se desnaturalizam hábitos e se provocam transformações. Mestre em Práctica Escénica y Cultura Visual pela Universidade de Castilla La Mancha em colaboração com o Museo Nacional de Arte Reina Sofía 2017 /2018. Estudou Licenciatura em Filosofia (UBA) e Licenciatura em Composição Coreográfica (IUNA). Em 2020 realiza PACAP 4 com curadoria de João dos Santos

Martins em Forum Dança. É diretora artística de ARQUEOLOGÍAS DEL FUTUR​   O _ Festival Internacional de Dança​           Contemporânea, Performance e Conhecimento, em Buenos Aires – Argentina, co-dirigido com Catalina Lescano. Co-cria PROJETO TÁTI​   L com a desenhadora lumínica e criadora Leticia Skrycky. Foi artista residente do Centro Cultural Conde Duque (Madrid) com a sua nova peça em processo RUÍDO ROSA / PINK NOISE, que faz parte do projeto CUATRO – solos acompanhados – que recebeu o fundo para coprodução de obras Iberescena 2019, atualmente projeto convidado a Residências Rumo do Fumo.  Foi parte do Salón Madrid – um encontro dirigido por Meg Stuart em Teatros del Canal e Naves Matadero, como sessões de preparação para o Tanz Kongress 2019 que foi realizado em Dresden – Alemanha em junho de 2019. É mentora do Laboratório de Acción 2019 – Teatro General San Martín, de coordenação e curadoria de Luis Garay. Integrou PICA – programa intensivo de acompanhamento a artistas e pesquisadores, coordenado por Idoia Zabaleta, Luciana Chieregati, Ixiar Rozas e Isabel de Naverán em Azala – (País Basco). É bailarina na Trilogía Antropofágica e Série Caníbal, peças dirigidas por Tamara Cubas & Perro Rabioso (Uruguai) desde 2016 e se apresentou em Portugal, Espanha, Suíça, Áustria, Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. | website pessoal ››

Forum Dança - Alina Ruiz Folini
Alina Ruiz Folini

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  1. Faça a sua pré-inscrição online no formulário indicado para o efeito;
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Forum Dança - Aulas Regulares 2021/22

Aulas Regulares
Inscrições 2021/22

Início das aulas de Estúdio em Outubro

Estão abertas as inscrições para a frequência das aulas regulares do Forum Dança para o ano lectivo de 2021/22, a iniciar no próximo mês de Outubro.
Pode fazer a sua pré-inscrição on-line, sem ter de se deslocar às nossas instalações, para tal basta preencher o formulário disponibilizado no nosso site e fazer o respectivo pagamento.
A sua inscrição será validada assim que recebermos o comprovativo de pagamento, que deverá enviar para o nosso email forumdanca@forumdanca.pt.
Deverá ler toda a informação que disponibilizámos no nosso site, assim como deve consultar o nosso Regulamento Geral para ficar a par de todas as condições.

Consulte o Regulamento Geral para mais informações.

 

Processo de inscrição

  1. Faça a sua pré-inscrição on-line no formulário indicado para o efeito;
  2. Aguarde o nosso email com as instruções de pagamento;
  3. Proceda ao pagamento da sua inscrição, conforme indicado no email enviado;
  4. Envie-nos o respectivo comprovativo de pagamento para o nosso email;
  5. A sua inscrição só é validada após a recepção do seu comprovativo.

Aulas Regulares Crianças

As actividades extracurriculares podem (e devem) incluir outras formas do saber-fazer como, por exemplo, o desenvolvimento da expressão corporal, através da dança, para estimular a criatividade dos mais novos de uma forma alternativa.

No âmbito da formação regular dirigida a grupos de diversas idades e níveis de conhecimento, decorrem no Forum Dança, ao longo do ano lectivo 2021/22, várias actividades de dança criativa e dança contemporânea destinadas a crianças, orientados por um corpo docente em constante pesquisa artística combinada com estratégias pedagógicas efectivas. A aula experimental é gratuita.

Consulte o Regulamento Geral e mais informações sobre cada aula, seleccionando uma das imagens abaixo.

 

Horários

 

  • Segunda-Feira
    • 17h45-18h30 | Dança Criativa (3/5 Anos), com Maria Radich
    • 18h30-19h30 | Dança Contemporânea (6/9 Anos), com Maria Radich

Aulas Regulares Adultos e Profissionais

As aulas regulares do Forum Dança no Espaço da Penha tocam as faces diversas da interpretação e movimento partindo de níveis abertos até aos mais avançados ou específicos.

Dança Contemporânea, Laboratório Coreográfico e Pilates para adultos e profissionais, são, em diferentes horários, orientados por um corpo docente em constante pesquisa artística combinada com estratégias pedagógicas efectivas.

Consulte o Regulamento Geral e mais informações sobre cada aula, seleccionando uma das imagens abaixo.

 

Horários

 

 

  • Terça-Feira
    • 19h30-21h00 | Dança Contemporânea, com Josefa Pereira, Alina Folini, Bárbara Faustino e Natália Mendonça
  • Quarta-Feira
    • 19h30-21h30 | Laboratório Coreográfico, com Maria Ramos
  • Quinta-Feira
    • 19h30-21h00 | Dança Contemporânea | com Josefa Pereira, Alina Folini, Bárbara Faustino e Natália Mendonça
Suiá Burger Ferlauto | Eu só tinha o título, agora não tenho nada | Mostra Informal | Forum Dança

Eu só tinha o título,
agora não tenho nada

Suiá Burger Ferlauto (BR)

Espaço da Penha | 30 de Junho | 18h30

!!ADIADO!! – nova data a anunciar em breve.

 

Duração 40 min

SÓ POR RESERVA!
A entrada é livre, mas porque a lotação é reduzida, só é possível assistir fazendo reserva prévia.
Para reservar basta enviar o seu pedido para o nosso email.

Sinopse

Partilha da residência artística, realizada no mês de junho de 2021 no estúdio do Forum Dança, ou o subdesenvolvimento da conferência-performance “Eu só tinha o titulo, agora não tenho nada”, apresentada na mostra do PACAP4.

 

Ficha Técnica

Concepção e performance Suiá Burger Ferlauto
Interlocução Alina Folini e Elisa Band

 

Biografia

Suiá Burger Ferlauto é artista, performer e educadora. Nos 20 últimos anos tem se dedicado à práticas e colaborações no campo das artes visuais e performativas. E agora gostaria de ir a algum lugar que não sabe qual é.

 

Agradecimentos

Ao Forum Dança.

 

Créditos Imagem Vitorino Coragem

Informações e Reservas

›› Devido à situação actual e seguindo as directivas da DGS, a lotação para estas apresentações é reduzida e limitada a 1/3 da capacidade habitual dos nossos espaços;
›› O pedido de reserva é feito para o email forumdanca@forumdanca.pt;
›› Faça a sua reserva até 24 horas antes do início da mostra;
›› Máximo de 2 bilhetes por reserva;
›› No dia das apresentações deverão trazer a sua própria máscara e/ou viseira;
›› Deverão cumprir com as normas do distanciamento social, assim como a etiqueta respiratória;
›› Agradecemos que compareça porque, dada a lotação reduzida dos espaços, ao não comparecer estará a tirar o lugar a outra pessoa que gostaria de estar igualmente presente.
Agradecemos a compreensão.

Forum Dança - A Minha História da Dança, por António Pinto Ribeiro

António Pinto Ribeiro

15 de Julho 2021, às 18h30, Biblioteca de Alcântara
Duração aproximada: 2 horas

Entrada livre, mediante inscrição prévia.

António Pinto Ribeiro
Com formação em Filosofia e doutoramento em Estudos de Cultura, a sua actividade profissional reparte-se entre a programação cultural e a investigação. Iniciou o seu trabalho ensaístico na área das “Artes do Corpo” na Escola Superior de Dança, a que se seguiu as funções de assistente de programação no ACARTE. Foi crítico de dança no Expresso, colaborador do Forum Dança e foi, desde a sua fundação, o director artístico da Culturgest (1993-2004) e director de programas na Fundação Calouste Gulbenkian (2004-2015) dos quais destaca o Programa Gulbenkian Próximo Futuro dedicado às artes e às culturas do sul global. Curador responsável por várias exposições internacionais, foi também o comissário-geral de “Lisboa Capital Ibero-Americana da Cultura 2017”. Actualmente é investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando a equipa do projecto ERC “MEMOIRS – Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias” e é programador internacional. Tem dezenas de artigos publicados e dezasseis livros, entre os quais destaca: “A dança da idade do cinema”, “Dança temporariamente contemporânea”, “História da dança em Portugal” (c/ José Sasportes), “Corpo a Corpo, possibilidades e limites da crítica”. A sua última publicação tem por título “Peut-on Décolonizer les musées?” (2019).

Estamos a recrutar!

Estamos a contratar!

O Forum Dança procura colaborador/a para integrar a sua equipa

! NOVA DATA !
PRAZO LIMITE

Candidaturas até dia 15 de Junho, mediante envio de curriculum vitae, exposição sobre os interesses profissionais e expectativas em relação ao trabalho que virá a desenvolver (1 pág. A4).

Será feita uma pré-selecção por análise curricular, a selecção do/a candidato/a decorrerá por entrevista em data a agendar.

 

PRÉ-REQUISITOS

  • Formação de nível superior;
  • Bons conhecimentos de informática na óptica do utilizador;
  • Boas capacidades de relacionamento interpessoal;
  • Gosto e capacidade de trabalhar em equipa;
  • Bom nível de português e inglês falado e escrito;
  • Interesse pela área cultural, designadamente pelas artes do espectáculo.

 

PARA DESEMPENHAR FUNÇÕES NAS ÁREAS DE

  • Atendimento ao público/alunos;
  • Secretariado e acompanhamento das actividades do Forum Dança (cursos, aulas, workshops, seminários);
  • Gestão e apoio administrativo do espaço;
  • Apoio de produção.

 

CONDIÇÕES E HORÁRIO DE TRABALHO

Contrato de trabalho com início em Julho 2021.

De segunda a sexta-feira:

  • 10h-18h  de Julho a Setembro 2021
  • 12h-20h  a partir de Outubro 2021

 

ENVIO DE CANDIDATURAS ATÉ DIA 15 JUNHO 2021

Para o email forumdanca@forumdanca.pt

 

MAIS INFORMAÇÕES
forumdanca@forumdanca.pt

ARTE JOVEM 2021

Arte Jovem 2021

Dança , Voz, Música, Teatro e Vídeo

Para crianças dos 7 aos 12 anos.

COMUNICADO

O Arte Jovem programado para decorrer este ano teve de ser cancelado.

Devido ao agravamento da situação pandémica, várias pessoas manifestaram receio devido ao aumento de casos de Covid-19 em Lisboa e não foi possível atingir o número mínimo de participantes para a concretização destas actividades.

Nesse sentido, pedimos desculpa pelo incómodo causado e esperamos que possam voltar no futuro.

Regressamos às actividades que marcam o início das férias de Verão.
Com estes ateliers artísticos poderás aprender, criar, pensar, interpretar e partilhar experiências criativas com novos amigos.
As actividades deste ano terão como tema o Som, a Música e o Silêncio e vamos contar com a ajuda do livro “Alto, Baixo, Num Sussurro”, de Romana Romanyshyn e Andriy Lesiv, da colecção Orfeu Mini, da editora Orfeu Negro.
No final da semana vais mostrar à tua família e aos teus amigos tudo o que aprendeste a brincar, numa pequena apresentação.

Actividades de 12 a 16 de Julho

 

  • Dança e Voz com MARIA RADICH (das 10h15 às 11h15)
  • Música com NUNO CINTRÃO (das 11h45 às 13h)
  • Teatro com MANUELA PEDROSO e Vídeo com JOÃO PINTO (das 14h30 às 17h15)

 

Informações Importantes

 

  • O Arte Jovem decorre de 12 a 16 de Julho, com actividades entre as 10h15 e as 17h15.
  • A faixa etária dos participantes é compreendida entre os 7 e os 12 anos de idade.
  • Todos os participantes devem ter cumprido, pelo menos, o 1.º ano de escolaridade obrigatória.
  • Recebemos os participantes a partir das 9h30 e podem ficar até às 18h30.
  • Todos os dias haverá um intervalo para almoço e brincadeira, que decorre entre as 13h00 e as 14h30.
  • Os participantes trazem almoço e lanche de casa (não esquecer: trazer também talheres). O Forum Dança assegura o aquecimento das refeições e acompanhamento das crianças/jovens.
  • Sexta-feira dia 16 de Julho às 17h00: convite aos familiares para assistirem à apresentação do trabalho desenvolvido ao longo da semana.

 

Taxa de Participação

 

  • Dia inteiro – 130,00€
  • Períodos da manhã – 75,00€ (meio-dia)
  • Períodos da tarde – 75,00€ (meio-dia)

 

Desconto

 

  • Menos 10% para irmãos, residentes na Penha de França e alunos do Forum Dança no ano lectivo a decorrer (2021/22).

 

Inscrições e mais informações

 

  • Inscrições para o nosso email.

Calendário de Actividades

10h15 – 11h15
Atelier de Dança e Voz,

Com Maria Radich

11h45 – 13h00
Atelier de Música,

Com Nuno Cintrão

ALMOÇO E BRINCADEIRA

14h30 – 15h45 / 16h – 17h15
Ateliers de Teatro e Vídeo,

Com Manuela Pedroso e João Pinto

10h15 – 11h15
Atelier de Dança e Voz,

Com Maria Radich

11h45 – 13h00
Atelier de Música,

Com Nuno Cintrão

ALMOÇO E BRINCADEIRA

14h30 – 15h45 / 16h – 17h15
Ateliers de Teatro e Vídeo,

Com Manuela Pedroso e João Pinto

10h15 – 11h15
Atelier de Dança e Voz,

Com Maria Radich

11h45 – 13h00
Atelier de Música,

Com Nuno Cintrão

ALMOÇO E BRINCADEIRA

14h30 – 15h45 / 16h – 17h15
Ateliers de Teatro e Vídeo,

Com Manuela Pedroso e João Pinto

10h15 – 11h15
Atelier de Dança e Voz,

Com Maria Radich

11h45 – 13h00
Atelier de Música,

Com Nuno Cintrão

ALMOÇO E BRINCADEIRA

14h30 – 15h45 / 16h – 17h15
Ateliers de Teatro e Vídeo,

Com Manuela Pedroso e João Pinto

10h15 – 11h15
Atelier de Dança e Voz,

Com Maria Radich

11h45 – 13h00
Atelier de Música,

Com Nuno Cintrão

ALMOÇO E BRINCADEIRA

14h30 – 15h45 / 16h – 17h00
Ateliers de Teatro e Vídeo,

Com Manuela Pedroso e João Pinto

17h00
Apresentação final.

CARTAZ ARTE JOVEM 2021

Sobre o livro

Alto, Baixo, Num Sussurro
de Romana Romanyshyn e Andriy Lesiv

PRÉMIO BOLOGNA RAGGAZZI 2018 | Não-Ficção

 

“Onde nasce a música? O que é um decibel? O que fazem um engenheiro acústico, um DJ ou um designer de som? Como comunicam as pessoas que não conseguem escutar nenhum som?

Eis a enciclopédia ilustrada que faltava aos leitores de hoje, estudantes, professores ou apenas amantes da música e do mundo invisível dos sons.

Alto, Baixo, Num Sussurro fala-nos das diferentes sonoridades que existem, mas também da importância do silêncio, e de ouvir e escutar o outro. Muitas vezes, sem usar palavras.”

 

TÍTULO ORIGINAL голосно, тихо, пошепки / Loudly, Soflty, in a Whisper
TRADUÇÃO DO INGLÊS João Berhan
COLECÇÃO Orfeu Mini
ANO DE EDIÇÃO 2018 | N.º PP. 64 | FORMATO 26,5 x 28,5 cm | EAN 978989886833

Professores

João Pinto

Forum Dança - João Pinto
João Pinto

João Pinto, (aka PTV), realizador, editor & manipulador de imagens. Conclui a escola superior de cinema em 1993.

Com um percurso sempre ligado à imagem:

  • Colaborou com inúmeros criadores na área da dança contemporânea, musica, teatro e cinema;
  • Promoveu as suas obras e assinou muitas criações vídeo originais;
  • Realizou projectos de video-arte, documentários e videoclips;
  • Pioneiro do videojamming (VJ) desde 1996 até à actualidade.

Participou em projectos educativos e inovadores de Arte nas escolas públicas:

  • Projecto Respira (2009/10);
  • Arte Jovem: Ateliers vídeo/teatro para crianças e adolescentes (Fórum Dança 2003/20) em parceria com Manuela Pedroso.

Trabalhou em diversos projectos de desenvolvimento e inserção social com minorias:

  • Alkantara Festival e Fundação Calouste Gulbenkian 2008/11.

Manuela Pedroso

Forum Dança - Manuela Pedroso
Manuela Pedroso © Estelle Valente

Manuela Pedroso, licenciada em Teatro (Atores e Encenadores) pela ESTC, em Lisboa. Frequentou o Curso de Monitores de Dança para a Comunidade organizado pelo Fórum Dança, em 1992/93. Formadora creditada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua, da Universidade do Minho.

Trabalha desde 1986 como atriz profissional em diversas companhias teatrais (Teatro Espaço, Teatro da Malaposta, Teatro do Século, Teatro Meridional, Casa Conveniente, entre outros), tendo sido dirigida pelos seguintes encenadores: Águeda Sena, José Martins, Figueira Cid, Rui Mendes, Mário Feliciano, Inês Câmara Pestana, Miguel Seabra, Layla Ripol, Mónica Calle, Inês Barahona e Giacomo Scalisi. Participou como intérprete na área da Dança em projetos coreográficos de Margarida Pinto Coelho, Paulo Henrique e Madalena Victorino.

Trabalha desde 1991 como formadora na área do Teatro e da Dança Criativa com diversas entidades oficiais promotoras do ensino artístico em Portugal: Escolas Primárias e Secundárias, Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento, Grupo de Teatro da Nova, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Cascais, C.E.N.T.A., Casa de Serralves, Forum Dança, Centro Cultural de Belém, A.P.C.C., Teatro Aveirense, Teatro Viriato, Artemrede.

Trabalha ainda desde 2003 como contadora de histórias, colaborando com a Livraria “Ler para querer”, Direção Geral do Livro e das Bibliotecas, Teatro Maria Matos, Casa das Histórias – Museu Paula Rego, entre outras instituições.

Maria Radich

Forum Dança - Maria Radich
Maria Radich

Maria Radich é uma cantora, coreógrafa e bailarina votada à transdisciplinaridade, que vem actuando na área da música improvisada, com actividade em simultâneo na dança e no teatro, como coreógrafa dos seus próprios espectáculos ou trabalhando com outros criadores.

Com formação em performance, dança e coreografia, gradualmente começou a explorar as intersecções férteis entre dança, música e teatro.

Frequentou workshops de música com Nuno Rebelo, Carlos Zíngaro, José Menezes e Paulo Curado, aulas de canto com Cristina de Castro (2004) e Barbara do Canto Lagido (2006) e workshops de voz com especialistas como Ute Wassermann, Inês Nogueira, Luís Castanheira, Margarida Mestre e Sonia Gómez.

Nuno Cintrão

Forum Dança - Nuno Cintrão
Nuno Cintrão

Nuno Cintrão, Músico, Guitarrista, Compositor, Performer. Divide a sua atividade profissional entre a performance e a educação. A sua atividade artística e pedagógica tem sido pautada pela procura de pontos de contacto entre diferentes formas de expressão artística e criativa e a realização de projetos em diferentes contextos. Interessa-se pela experimentação e construção de objectos sonoros e a concepção de espectáculos colaborativos e multidisciplinares.

É licenciado em guitarra clássica, pela Escola Superior de Música de Lisboa e em Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Lisboa. Em 2017 concluiu o Mestrado em Ensino de Música no ISEIT-Almada.

Ao longo do seu percurso tem tido a oportunidade de colaborar com artistas de diferentes áreas de expressão artística. Desde 2010 que compõe música para teatro, vídeo e dança tendo colaborado com diversas companhias e artistas. Destas colaborações destacam-se a Byfurcação Teatro, Companhia da Esquina, Musgo, Créme de La Créme e Aldara Bizarro.

Tem concebido e realizado workshops, formações e espectáculos junto de várias entidades, das quais se destacam: Fábrica das artes-CCB, Fundação Calouste Gulbenkian, Associação Portuguesa de Música nos Hospitais, Fórum Dança, Fundação do Gil, Operação Nariz Vermelho, CFMI-Universidade March Bloch Strasbourg, APEM-Associação Portuguesa de Educação Musical.

Fez parte do projeto “Música nos Hospitais” com o qual trabalhou como músico e formador até 2013, realizando intervenções musicais e em Hospitais e diferentes instituições de cariz social. Divide o seu interesse entre a guitarra e outros objetos sonoros, procurando a sua linguagem musical no universo da música improvisada e experimental, passando pelas músicas do mundo, erudita, jazz e rock. Enquanto guitarrista tem colaborado com diferentes projetos, de entre os quais se destacam: Trama, Ana Barroso e mais recentemente com Teresa Salgueiro (ex-Madredeus).

Para além de Portugal, teve a oportunidade de apresentar os seus projetos em Cabo Verde, Macau, Bélgica, Hungria, Alemanha, Brasil, Itália e Espanha.

Forum Dança | Mensagem do Dia Mundial da Dança 2021, por Friedemann Vogel, Alemanha © Foto Roman Novitzky

Dia Mundial da Dança 2021

Mensagem para o Dia Mundial da Dança 2021
por Friedemann Vogel, Alemanha

“Tudo começa com o movimento – um instinto que todos temos – e a dança é um movimento refinado para comunicar. Por mais que uma técnica perfeita seja importante e impressionante, em última análise, é o que o dançarino expressa dentro do movimento que é a essência.

 

Como bailarinos, estamos em constante movimento, aspiramos a criar esses momentos inesquecíveis. Independentemente do género de dança, é o que todo o bailarino se esforça para alcançar. Então, quando, de repente, não temos mais permissão para nos apresentar, com os teatros fechados e os festivais cancelados, nossos mundos param. Nenhum contacto físico. Sem apresentações. Sem público. Nunca na história recente a comunidade da dança foi tão desafiada colectivamente a manter-se motivada, a encontrar a sua razão de ser.

 

No entanto, é precisamente quando algo de precioso nos é tirado que realmente apreciamos o quão vital é o que fazemos e o quanto a dança significa para a sociedade em geral. Frequentemente os bailarinos são celebrados pela sua destreza física quando, na verdade, nos sustentamos mais pela nossa força mental. Acredito que é esta combinação única de agilidade física e psicológica que nos ajudará a superar, a reinventarmo-nos para continuar a dançar e a inspirar.

 

/ Friedemann Vogel, Alemanha, Bailarino Principal

 

Para saber mais sobre Friedemann Vogel website.

 

Mensagem original em inglês aqui.

 

© Foto Roman Novitzky

Candidatura para bolsa de estudo

Não saber juntos

Com curadoria de João Fiadeiro em colaboração com Márcia Lança, Carolina Campos e Daniel Pizamiglio.

Bloco I – Estudo, experimentação e prática da Composição em Tempo Real
13 de Setembro a 11 de Dezembro 2021

 

Artistas e intervenientes convidados Lisa Nelson (USA) e Romain Emma-Rose Bigé (FR)

 

O Forum Dança abre candidaturas a uma bolsa de estudo para o primeiro bloco do programa PACAP 5 dedicado ao estudo, experimentação e prática da Composição em Tempo Real, com a duração de três meses.

 

Esta bolsa é dirigida exclusivamente a artistas negras/os residentes em Portugal.

Forum Dança | PACAP 5 - João Fiadeiro
João Fiadeiro © Ana Viotti

Informações

Seleccione cada uma das secções abaixo para tomar conhecimento de todas as especificações do programa e dos processos de candidatura e selecção de candidatos.

Público-alvo

Curso aberto a bailarinos, coreógrafos, performers e outros artistas com práticas ligadas à performance, ao corpo e ao movimento. Os candidatos devem posicionar-se enquanto pares e não enquanto alunos e entender a criação artística como um espaço de investigação através da arte, ou seja, enquanto plataforma para explorar e experimentar processos de relação, de colaboração e de decisão num ambiente que não faz diferença entre teoria e prática, que promove a permeabilidade entre disciplinas e que olha para a obra de arte enquanto consequência de um processo e não como o seu fim.

Notas

  1. A língua do curso será inglesa e portuguesa, dependendo de quem está a orientar a sessão e das necessidades de cada momento.
  2. Serão atribuídas bolsas a 3 participantes, após a aceitação no programa, que possam assegurar a tradução simultânea para pequenos grupos. A bolsa consiste na redução de 50% da propina total.

Cronologia do programa

Bloco I

Estudo, experimentação e prática da Composição em Tempo Real
13 de Setembro a 11 de Dezembro 2021

Artistas e intervenientes convidados

Bloco I

Lisa Nelson (USA), Romain Emma-Rose Bigé (FR).

Processo de candidaturas

A submissão de candidaturas processa-se única e exclusivamente através de formulário disponível mais abaixo. As candidaturas serão aceites em português ou inglês e deverão incluir:

 

  • Carta ou vídeo de motivação onde o/a candidato/a expressa as razões pelas quais se candidata (max. 1 pág. A4, em formato .pdf ou um vídeo com máx. de 3m – no caso de enviar vídeo, deve submeter link onde o mesmo possa ser visualizado)
  • CV com fotografia e nota biográfica incluída (max. 2 pág. A4, em formato .pdf – não exceder 1MB)
  • Link para Portfólio documentando trabalhos do/a candidato/a com textos, imagens e links para registos vídeo (max. 10 pág. A4, em formato .pdf)
  • Indicação do contacto de 2 figuras com quem o/a candidato/a se tenha relacionado (professor/a, colaborador/a, curador/a/programador/a, etc.) que poderão ser contactados para que possamos ter uma perspectiva externa do perfil do/a candidato/a.
  • Indicação expressa dos blocos que tenciona frequentar (I, I+II ou I+II+III). Só é possível frequentar o segundo e terceiro blocos tendo frequentado os blocos anteriores.

 

! NOTA IMPORTANTE !

Pedimos que não enviem, com as vossas candidaturas, links dos vossos trabalhos em forma de download de ficheiros. Os links devem estar apenas disponíveis para visualização dos ficheiros online. Apenas aceitamos como ficheiro para download o vosso CV e a vossa carta de apresentação, tudo o resto deve ser de acesso livre e on-line.

Processo de selecção

Bloco I (3 meses)

  • Duração: 13 Setembro a 11 Dezembro 2021
  • Data limite candidatura: 16.04.2021
  • Datas das fases de selecção:
    • 26.04.2021 ›› Comunicação aos candidatos pré-seleccionados
    • 03 a 07.05.2021 ›› Workshop on-line
    • 10 a 14 ›› Entrevistas individuais
    • 17.05.2021 ›› Comunicação de resultados

Nota

  1. Serão agendadas entrevistas individuais on-line com a direcção do Forum Dança em data a definir.

Propinas

Bloco I (3 meses)

  • Taxa de Inscrição: 100 € até 1 semana após a admissão no curso.
  • Mensalidades: 300 € x 3 meses

Notas

  1. As mensalidades deverão ser pagas até dia 30 do mês anterior, sendo o primeiro pagamento feito até 30 de Agosto.
  2. Se o curso for pago na sua totalidade, até dia 30 de Agosto de 2021, terá um desconto de 10%.
  3. Serão atribuídas bolsas a 3 participantes, após a aceitação no programa, que possam assegurar a tradução simultânea para pequenos grupos. A bolsa consiste na redução de 50% da propina total.

Horários

De Segunda a Sexta-feira das 10h00 às 17h00.

Sinopse

Seleccione a secção abaixo para tomar conhecimento da sinopse para o Bloco I.

Bloco I. Estudo, experimentação e prática da Composição em Tempo Real

A proposta neste bloco será mergulhar, de forma intensa (e extensa), na investigação, experimentação e aplicação da ferramenta Composição em Tempo Real (CTR), uma prática (teórica) e uma teoria (prática) que se oferece enquanto “campo” (lugar, território), que tem como única razão de existir, acolher e hospedar as forças que estão em jogo a cada instante, naquilo a que convencionamos chamar de “presente”. No interior desse presente e na perspectiva da Composição em Tempo Real, movimenta-se um tempo expandido, simultaneamente “não mais” e “ainda não”. Um tempo não-linear, vivido como uma fita de Möbius, onde o interior e o exterior, o antes e o depois, a forma e a força, se misturam e se confundem.

 

Antes de quaisquer apresentações ou introduções, a primeira semana do curso começará com uma performance colectiva com os 24 intervenientes inscritos no curso intitulada “O que fazer daqui para trás”_versão expandida. Esta será a forma de nos apresentarmos: via acção, através das marcas que deixamos com as nossas posições. Só na segunda semana, o grupo terá tempo para se conhecer melhor e partilhar com os outros os seus percursos individuais.

 

Durante toda a duração do bloco João Fiadeiro será acompanhado por Márcia Lança e Daniel Pizamiglio, respectivamente com 15 e 10 anos de prática intensiva de Composição em Tempo Real. Iremos ainda contar com a presença continuada da “trabalhadora-do-texto” Romain / Emma Bigé, filósofa e dançarina trans*feminista francesa, com quem João Fiadeiro já colaborou inúmeras vezes (nomeadamente na co-curadoria da exposição “Esquissos de Técnicas Interiores”, em torno do legado e obra de Steve Paxton) e que organizará seminários semanais que situam as práticas experimentais da Composição em Tempo Real em relação (nas suas próprias palavras) “à capacidade da dança para celebrar formas inusitadas e raras de ternura entre humanos e outras criaturas da Terra. Ela oferecerá Práticas Textuais, incluindo: “Sexy Library” (porque ler é sexy), “Blind Book Club”, “Conceptual Speed Dating” e outras maravilhas para pensar com textos e contornar o córtex”. Teremos ainda a presença da coreógrafa e improvisadora Lisa Nelson que dirigirá um workshop de duas semanas em torno da sua investigação Tuning Scores. Entre os pares de João Fiadeiro que se ocupam com as questões do pensar-operar a decisão e a performance, Lisa é com quem tem mais afinidades e um enorme respeito. A sua presença servirá não só para partilhar com os participantes  o pensamento absolutamente singular desta artista americana, como para colocar  em relação duas ferramentas de composição e improvisação  com inúmeros pontos de contacto.

 

Este bloco irá culminar com duas semanas dedicadas ao estudo, experimentação e reenactment da performance EXISTÊNCIA no Teatro do Bairro Alto em Lisboa, parceiro estratégico e co-produtor do PACAP 5. O EXISTÊNCIA foi um projecto de João Fiadeiro que estreou no Centro Georges Pompidou em Paris em 2002 onde se praticou Composição em Tempo Real ao vivo, colocando os performers e público num lugar de experiência radical com o presente e com a ideia de não-saber juntos. A experiência do EXISTÊNCIA foi estruturante na sistematização e processamento da ferramenta CTR e influenciou de forma profunda dezenas de coreógrafos, performers e artistas que passaram por esta experiência. O artista plástico Walter Lauterer e o músico Arnold Noid (que se encarregaram respectivamente da composição em tempo real do espaço e do som), estarão presentes em Lisboa para as apresentações públicas com os participantes do curso.

Formulário de candidaturas

Apoios e Parcerias

Coprodução PACAP 5: TBA – Teatro do Bairro Alto

Apoios PACAP 5: O Rumo do Fumo, Alkantara, OPART | Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo, Fundação GDA

Forum Dança | Apoios PACAP 5
Vânia Rovisco | Forum Dança - Cartografias #4 - Para Além dos Textos do Corpo

Vânia Rovisco

Sem Título (####)

Performance-instalação (60′) | M/6 | Estreia

Espaço da Penha | 27 e 28 Maio | 19h30 | (Esgotado)

ATENÇÃO
Seguindo as directivas da DGS e devido à dimensão da sala a lotação é limitada, pelo que a visualização desta performance-instalação será feita de forma rotativa, composta por grupos de 6 pessoas.

Sinopse
“Um fractal é um padrão sem fim. Fractais são padrões infinitamente complexos, similares a si próprios em diferentes escalas. São criados repetindo um processo simples num loop de feedback contínuo. Impulsionados por uma repetição infinita, os fractais são imagens de sistemas dinâmicos – imagens do Caos. Existem, enquanto formas geométricas na nossa dimensão mais familiar. Os padrões fractais são extremamente habituais, uma vez que a Natureza está cheia de fractais. Por exemplo: árvores, rios, linhas costeiras, montanhas, nuvens, conchas do mar, furacões, etc. Existem também fractais abstratos, como o Mandelbrot Set, gerados por computador, que calculam uma equação simples repetidas vezes.”

 

Ficha Técnica
Conceção e interpretação
Vânia Rovisco
Assistente figurino Mafalda Fialho
Composição sonora Jochen Arbeit
Operação técnica Zeca Iglésias

 

Biografia
Vânia Rovisco
, define-se desde 2008 como artista visual performativa, inserindo o corpo na galeria de arte, onde expande o seu trabalho para outros médiuns – instalações ao vivo, luz, vídeo. Entre 2001 e 2007 foi intérprete da coreógrafa Meg Stuart/Damaged Goods. Dá workshops, faz direção de movimento e continua a trabalhar como intérprete. Entre 2012 e 2015 colaborou em termos curatoriais com o Museu Arpad Szenes Vieira da Silva. Em 2013 estreou o solo The Archaic, Looking Out, The Night Knight e em 2014 encenou Silos de carros e estradas giratóriaspara 10 homens. É co-fundadora de plataforma artística Aktuelle Arquitektur der Kultur –AADK, e o seu mais recente projecto Reacting to Time – portugueses na performance lida com o arquivo e transmissão de obras a partir de finais dos anos 60. Foi convidada para fazer a curadoria e direção do curso do Fórum Dança – PACAP 3 – Programa Avançado de Criação em Artes Performativas. Atualmente dedica-se a instigar um novo projecto do AADK Portugal com espaço próprio para os mais variados eventos e dinâmicas artísticas e não só.

 

Agradecimentos
Gonçalo Ventura, Telma Araújo (Curadora de Aves e Répteis do Jardim Zoologio de Lisboa).

 

Créditos Imagem Vânia Rovisco

Informações e Reservas

  • Devido à situação actual e seguindo as directivas da DGS, a lotação para estas apresentações é reduzida e limitada a 1/3 da capacidade habitual dos nossos espaços;
  • Pode reservar isoladamente para cada apresentação, ou reservar o programa inteiro em cada dia;
  • Bilheteira: 3 € uma apresentação / 5 € duas apresentações, no mesmo dia;
  • O pedido de reserva é feito para o email forumdanca@forumdanca.pt;
  • Terá de indicar nesse email quais os dias e espectáculos que pretende assistir;
  • Faça a sua reserva até 48 horas antes do início de cada apresentação;
  • Máximo de 2 bilhetes por reserva;
  • No dia das apresentações deverão trazer a sua própria máscara e/ou viseira;
  • Deverão cumprir com as normas do distanciamento social, assim como a etiqueta respiratória;
  • Agradecemos que compareça porque, dada a lotação reduzida dos espaços, ao não comparecer estará a tirar o lugar a outra pessoa que gostaria de estar igualmente presente.

Agradecemos a compreensão!

Cartografias #4 

Para além dos textos do corpo

Ciclo de apresentações

Sónia Baptista | Forum Dança - Cartografias #4 - Para Além dos Textos do Corpo

Sónia Baptista

E Hoje, é um Esquilo?

Conferência-performance (30′) | M/6 | Estreou em Londres, 2013 (versão EN) e em Lisboa, 2014 (versão PT)

Espaço da Penha | 27 (Esgotado) e 28 Maio | 19h00

Sinopse
E hoje, é um esquilo? nasceu como uma conferência/performance num contexto académico de reflexão sobre a prática artística como investigação filosófica e poética e vice-versa.

Três acções comuns, Ler, Caminhar e Escrever transformam-se em actos poéticos com alicerces na história pessoal e na memória de um passado mais recente mas com ecos de um reviver proustiano.

 

Ficha Técnica
Escrita, Criação e Interpretação Sónia Baptista

 

Biografia
Sónia Baptista
(1973), Coreógrafa, Intérprete e Dramaturga, é mestre em Coreografia e Performance pela Universidade de Roehampton em Londres. No conjunto da sua obra, explora e experimenta com as linguagens da Performance, Dança, Música, Literatura, Teatro e Vídeo. Colabora com a ESTC, ESD, Fórum Dança e outras instituições de ensino bem como com a CNB em projectos pedagógicos e artísticos. Tem sete livros publicados. Artista Associada da AADK Portugal.

 

Créditos Imagem Raquel Melgue

Informações e Reservas

  • Devido à situação actual e seguindo as directivas da DGS, a lotação para estas apresentações é reduzida e limitada a 1/3 da capacidade habitual dos nossos espaços;
  • Pode reservar isoladamente para cada apresentação, ou reservar o programa inteiro em cada dia;
  • Bilheteira: 3 € uma apresentação / 5 € duas apresentações, no mesmo dia;
  • O pedido de reserva é feito para o email forumdanca@forumdanca.pt;
  • Terá de indicar nesse email quais os dias e espectáculos que pretende assistir;
  • Faça a sua reserva até 48 horas antes do início de cada apresentação;
  • Máximo de 2 bilhetes por reserva;
  • No dia das apresentações deverão trazer a sua própria máscara e/ou viseira;
  • Deverão cumprir com as normas do distanciamento social, assim como a etiqueta respiratória;
  • Agradecemos que compareça porque, dada a lotação reduzida dos espaços, ao não comparecer estará a tirar o lugar a outra pessoa que gostaria de estar igualmente presente.

Agradecemos a compreensão!

Cartografias #4 

Para além dos textos do corpo

Ciclo de apresentações

Filipa Duarte | Forum Dança - Cartografias #4 - Para Além dos Textos do Corpo

Filipa Duarte

BLEAK

Dança/performance (50′) | M/16 | Estreou on-line Fevereiro 2021

Espaço da Penha | 20 (Esgotado) e 21 Maio | 20h15

Sinopse
Um caminho com infinitas possibilidades. Um trajecto já existente que se vai activando à medida que se percorre, possibilitando a surpresa, o diferente, o inusitado. Assente na ideia de progresso como utopia, observa-se o desejo de continuar a caminhar sem parar, sem saber se caminhamos na direção correcta ou as coordenadas em que nos encontramos. Somos encorajados a seguir por caminhos estreitos, a não preferir sempre os atalhos. Os caminhos mais seguros são aqueles que, cautelosos, desbravamos; que se tornam mais frágeis e (in)completos a cada vez que os percorremos. Assiste-se à distopia em que se transformam as utopias, desafiando os limites invisíveis do livre-arbítrio. Quanto mais será necessário caminhar se, ao chegar, se entende que há algo mais a se alcançar?

 

Ficha Técnica
Concepção e Interpretação
Filipa Duarte
Composição Visual e Cenário José Giro
Composição Musical Fábio Musqueira
Registo Audiovisual Pablo Koury
Apoio Financeiro Fundação Calouste Gulbenkian
Apoio à Residência Estúdio B, Fórum Dança, Estúdios Victor Córdon, Espaço T
Local de Estreia (on-line) MxM ArtCenter

 

Biografia
Filipa Duarte
nasceu em Águas Santas-Maia, em 1997. Foi aluna do ESTÚDIO B em 2012/2013, integrando a primeira turma do curso. Em simultâneo participou até 2017 no projecto de danças urbanas Soul Kool, com a direção de Francisco Almeida (Pako Soul Kool). Formou-se em Intérprete de Dança Contemporânea pelo Balleteatro Escola Profissional e desenvolveu, em colaboração com Bruno Santos, ESCAPE como Prova de Aptidão Profissional. Em 2016 frequentou a Formação Avançada em Interpretação e Criação Coreográfica na Companhia Instável-Porto, tendo estreado a sua primeira criação a solo Sahasrara-Lótus de Mil Pétalas. Em 2017, a convite de Yannis Adoniou, frequentou um semestre na Escola Dansarte na cidade de Patras, Grécia. Em 2019, desenvolveu Ophelia quando concluiu o Programa Avançado de Criação em Artes Performativas 3 no Fórum Dança, Lisboa. Em 2020, desenvolve o projecto Bleak (financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian-Apoio a Novos Criadores). Trabalhou com coreógrafos como Flávio Rodrigues, Isabel Barros, Joana Von Mayer Trindade, Jorge Gonçalves, Miguel Moreira, Tattiana Loverdou, Renato Vieira, Vânia Rovisco, entre outros. Destaca também o encontro com Luísa Mota na sua exposição “Tuti Momo” e com Rirkrit Tiravanija no Fórum do Futuro, ambos no TMP-Rivoli. Atualmente, em paralelo com a sua pesquisa e contínua formação, colabora com o grupo de dança inclusiva do Espaço T, com quem tem vindo a participar desde 2016 no Festival Corpo-Evento, onde estreou “Denial ain’t just a river in Egipt”, “Confronto de Disciplinas”, “Manifest@: Correr como 1” e “Que coisa são as nuvens”.

 

Créditos Imagem Pablo Koury

Informações e Reservas

  • Devido à situação actual e seguindo as directivas da DGS, a lotação para estas apresentações é reduzida e limitada a 1/3 da capacidade habitual dos nossos espaços;
  • Pode reservar isoladamente para cada apresentação, ou reservar o programa inteiro em cada dia;
  • Bilheteira: 3 € uma apresentação / 5 € duas apresentações, no mesmo dia;
  • O pedido de reserva é feito para o email forumdanca@forumdanca.pt;
  • Terá de indicar nesse email quais os dias e espectáculos que pretende assistir;
  • Faça a sua reserva até 48 horas antes do início de cada apresentação;
  • Máximo de 2 bilhetes por reserva;
  • No dia das apresentações deverão trazer a sua própria máscara e/ou viseira;
  • Deverão cumprir com as normas do distanciamento social, assim como a etiqueta respiratória;
  • Agradecemos que compareça porque, dada a lotação reduzida dos espaços, ao não comparecer estará a tirar o lugar a outra pessoa que gostaria de estar igualmente presente.

Agradecemos a compreensão!

Cartografias #4 

Para além dos textos do corpo

Ciclo de apresentações

Carolina Campos e Márcia Lança | Forum Dança - Cartografias #4 - Para Além dos Textos do Corpo

Carolina Campos
e Márcia Lança

Outro Lado é um Dia

Performance (50′) | M/16 | Abertura de processo

Espaço da Penha | 20 e 21 Maio | 19h00 | Esgotado

Sinopse
Encontramo-nos a dissipar o encanto do nosso velho esqueleto, a esquecer que existimos, a entrever pela falha, a máquina do mundo. Encontramo-nos a pinçar estilhaços de visões e suas substâncias, a destruir lógicas e a reconstruir desde o absurdo original e seus enigmas. Encontramo-nos no chão, onde tudo não termina de começar.

A intermitência é a coisa mais difícil de interromper.

 

Ficha Técnica
Criação e Performance
Carolina Campos & Márcia Lança
Apoio à criação Daniel Pizamiglio
Espaço, Luz e Direção Técnica Santiago Tricot
Música Cigarra
Direção de Produção Lysandra Domingues
Produção VAGAR
Residências Artísticas DeVIR/CAPa, Pólo Cultural Gaivotas, Espaço Alkantara e  Espai nyamnyam
Estreia
CITEMOR
Apoios
Fundação Calouste Gulbenkian e DGArtes

 

Biografias

Carolina Campos. Suas práticas artísticas bordeiam as linguagens do cinema, da performance e da fotografia. Colabora com João Fiadeiro na investigação da Composição em Tempo Real desde 2013. Criou as peças ÇA VA EXPLOSER, com João Fiadeiro (PT), NOME com Márcia Lança (PT) e PLAYA com Coletivo Qualquer (País Vasco / BR). Realizou o Programa de Estudos Independentes do MACBA em Barcelona. No Brasil fez parte da Lia Rodrigues Cia de Danças, entre 2008 e 2011. É artista residente de La Escocesa em Barcelona. [site]

 

Márcia Lança. Criou Dentro do Coração, NOME, Por esse Mundo Fora, Evidências Suficientes para a Não Coerência do Mundo, Happiness and Misery, 9 Possible Portraits, O Desejo Ignorante, Trompe le Monde, Morning Sun, Dos joelhos para baixo. Colaborou com João Fiadeiro, Cláudia Dias, Sónia Baptista, Alex Cassal, Carolina Campos, Miguel Castro Caldas, Olga Mesa, Nuno Lucas, Jørgen Knudsen, Aniol Busquets, Thomas Forneau. [site]

 

Agradecimentos
Ana Carina Paulino.

 

Créditos Imagem Márcia Lança

Informações e Reservas

  • Devido à situação actual e seguindo as directivas da DGS, a lotação para estas apresentações é reduzida e limitada a 1/3 da capacidade habitual dos nossos espaços;
  • Pode reservar isoladamente para cada apresentação, ou reservar o programa inteiro em cada dia;
  • Bilheteira: 3 € uma apresentação / 5 € duas apresentações, no mesmo dia;
  • O pedido de reserva é feito para o email forumdanca@forumdanca.pt;
  • Terá de indicar nesse email quais os dias e espectáculos que pretende assistir;
  • Faça a sua reserva até 48 horas antes do início de cada apresentação;
  • Máximo de 2 bilhetes por reserva;
  • No dia das apresentações deverão trazer a sua própria máscara e/ou viseira;
  • Deverão cumprir com as normas do distanciamento social, assim como a etiqueta respiratória;
  • Agradecemos que compareça porque, dada a lotação reduzida dos espaços, ao não comparecer estará a tirar o lugar a outra pessoa que gostaria de estar igualmente presente.

Agradecemos a compreensão!

Cartografias #4 

Para além dos textos do corpo

Ciclo de apresentações

Maria Varbanova | Forum Dança - Cartografias #4 - Para Além dos Textos do Corpo

Maria Varbanova

Enquanto tento fundir-me

Dança (45′) | M/6 | Em processo

Espaço da Penha | 13 e 14 Maio | 20h15 | Esgotado

Sinopse
Com o narrador de Água Viva, de Clarice Lispector, investigo o momento de emergência das formas/linguagem/dança, enquanto emissários da matriz de onde surgem. Eles aparecem e desfazem-se continuamente. Este solo procura manter-se depois da dissolução do instante anterior, e antes da emergência do instante seguinte. Esta fenda no tempo escapa ao nosso controle consciente e impossibilita a definição da nossa experiência. Construir ferramentas, para deixar de conhecer o meu corpo e o seu ambiente, e conseguir vê-los pela primeira vez, em cada momento, como uma imensidão de possibilidades.

 

Ficha Técnica
Criação e interpretação Maria Varbanova
Aconselhamento artístico Helena Martos Ramirez
Dramaturgia Filipe Pereira
Fotografia Gonçalo Fernandes
Figurinos Paula Geleia e Joana Leal
Desenho e técnica de luz Joana Mário Rodrigues
Apoios Fundação Calouste Gulbenkian, Câmara Municipal de Lisboa / Polo Cultural Gaivotas | Boavista
Apoio com Residência CAPa DeVIR, Estúdios Victor Córdon, Companhia Olga Roriz
Apoio à Produção Chão de Oliva

 

Biografia
Maria Varbanova. Nasce em 1984, na Bulgária. Em Dublin (1997 – 2001), dança com a Dublin Youth Dance Company. Completa o Mestrado de Literatura Inglesa em Montpellier, França, e forma-se em dança contemporânea com vários coreógrafos e companhias.  Chega a Portugal para frequentar o Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica do Fórum Dança, entre 2010 e 2012. Criou dois duetos, Dress Breathing e Fenêtre e um solo, Na vegetação Rasteira.

 

Agradecimentos
Joana Duarte, Lucia Di Pietro, Ana Mira.

 

Créditos Imagem Gonçalo Fernandes

Informações e Reservas

  • Devido à situação actual e seguindo as directivas da DGS, a lotação para estas apresentações é reduzida e limitada a 1/3 da capacidade habitual dos nossos espaços;
  • Pode reservar isoladamente para cada apresentação, ou reservar o programa inteiro em cada dia;
  • Bilheteira: 3 € uma apresentação / 5 € duas apresentações, no mesmo dia;
  • O pedido de reserva é feito para o email forumdanca@forumdanca.pt;
  • Terá de indicar nesse email quais os dias e espectáculos que pretende assistir;
  • Faça a sua reserva até 48 horas antes do início de cada apresentação;
  • Máximo de 2 bilhetes por reserva;
  • No dia das apresentações deverão trazer a sua própria máscara e/ou viseira;
  • Deverão cumprir com as normas do distanciamento social, assim como a etiqueta respiratória;
  • Agradecemos que compareça porque, dada a lotação reduzida dos espaços, ao não comparecer estará a tirar o lugar a outra pessoa que gostaria de estar igualmente presente.

Agradecemos a compreensão!

Cartografias #4 

Para além dos textos do corpo

Ciclo de apresentações

Maurícia Barreira Neves | Forum Dança - Cartografias #4 - Para Além dos Textos do Corpo

Maurícia | Neves

This is not for sale e é um manifesto!

Performance (37′) | M/16 | Estreou em 2018 | Falado em inglês

Espaço da Penha | 13 e 14 Maio | 19h00 | Esgotado

Sinopse

This is not for sale e é um manifesto! comes from a manifesto that I wrote in 2013 during the TROIKA time, when the economic crisis arrived in Portugal. The work is between performance, concert, surrealist TVnews, Dj session. I still don’t know where I’m going but above all, I’m still waiting for the Rabbit.

 

Ficha Técnica

Ideia, Coreografia, Texto, Edição musical, Design de iluminação e Performer Maurícia | Neves
Aconselhamento Joana Castro
Música Banda sonora de Rabbits by David Lynch; Room 1 – 36; Alva Noto – Uni Blue; Under and Over – Ben Lukas Broysen, Sebastian Plano; G – Labradford; Deceiver – Loscil; Old Habits Die Hard (Instrumental) – Allie X; Monoton – Ein Wort.
Residências Artísticas Forum Dança, LINOTIP, O Espaço do Tempo e A22.

Projecto desenvolvido no âmbito da residência EMOTIONAL oferecida pelo Forum Dança e co-financiada pelo Romanian Administration of the National Cultural Fund.

 

Biografia

Maurícia Barreira Neves (Portimão, 1989). Coreógrafa e performer, tem produzido as suas próprias criações de dança, performance, instalação e música, aventurando-se também na área de figurinos e design de iluminação, nas suas criações. Em 2009, dedica-se mais afincadamente à criação das suas performances. Criou desde de 2010, KITSCHCAMP – JUÍZO FINAL, em 2013, inicia a criação de uma trilogia de peças: uma instalação – This is not entertainment – uma faixa musical – This is not for sale e é um manifesto – e uma peça de dança – This is not a love story. This is A and B; em 2014, “I’m not comfortable talking to you from up here”, uma peça de dança de 15 minutos; em 2015,  “I can’t die because of Global Warming”; em 2016, “WE WILL USE SMOKE MACHINES”, um trabalho colaborativo com 5 artistas de diferentes áreas artísticas, apresentado no Festival Cumplicidades e em Portimão; em 2016/2017 “The power of unknown CHAOS” e “We are NOT so pretentious”; em 2018 “I can’t see the sea”, “This is not for sale e é um manifesto” (versão performance), “anesthetize”; 2020/2021 “and STILL we MOVE” em colaboração com a Joana Castro.
Trabalha/Trabalhou com RADAR 360; Martim Pedroso; Margarida Mestre; Ana Borralho e João Galante; João Sousa Cardoso; Joris Lacoste; Collectif Jambe; André Uerba; Gustavo Ciríaco; Ligia Soares; Bruno Humberto e Rui Paiva; Tiago Viera e Joana Castro.
Tem apresentado as suas criações em Portugal, Lituânia, Roménia e Alemanha.

 

Agradecimentos
Anna Vaccari, Joana Castro, Cosmin Manolescu, equipa do Forum Dança.

 

Créditos Imagem João Peixoto

Informações e Reservas

  • Devido à situação actual e seguindo as directivas da DGS, a lotação para estas apresentações é reduzida e limitada a 1/3 da capacidade habitual dos nossos espaços;
  • Pode reservar isoladamente para cada apresentação, ou reservar o programa inteiro em cada dia;
  • Bilheteira: 3 € uma apresentação / 5 € duas apresentações, no mesmo dia;
  • O pedido de reserva é feito para o email forumdanca@forumdanca.pt;
  • Terá de indicar nesse email quais os dias e espectáculos que pretende assistir;
  • Faça a sua reserva até 48 horas antes do início de cada apresentação;
  • Máximo de 2 bilhetes por reserva;
  • No dia das apresentações deverão trazer a sua própria máscara e/ou viseira;
  • Deverão cumprir com as normas do distanciamento social, assim como a etiqueta respiratória;
  • Agradecemos que compareça porque, dada a lotação reduzida dos espaços, ao não comparecer estará a tirar o lugar a outra pessoa que gostaria de estar igualmente presente.

Agradecemos a compreensão!

Cartografias #4 

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