Laboratório
Coreográfico
Com Maria Ramos
Ano letivo 2022/2023
Quarta-Feira | 19h30-21h30
Trabalhamos a relação do corpo com o espaço.
Lemos os nossos autores preferidos para pensar composição, paisagem, geografia e arquitectura.
Inventamos regras, activamos estruturas invisíveis e descobrimos ‘acontecimentos’. Umas vezes mapeamos movimento, outras vezes o movimento sai do mapa.
Fazemos performances em que todos somos, simultaneamente, público, autores/as e intérpretes.
Aulas regulares de criação e de experimentação em Dança, organizadas por ciclos trimestrais, com partilhas informais de três em três meses ao longo do ano lectivo.
A partir das práticas e das metodologias de improvisação-composição que tenho vindo a desenvolver no contexto do meu trabalho coreográfico e pedagógico, iremos, num primeiro momento, criar ‘corpo’ (corpo individual e corpo colectivo) e, depois, criar acontecimentos performativos abordando a relação do corpo com o espaço, com o som, com os objectos, com imagens e textos (num movimento gradual, plural e quadridimensional).
Teremos como objecto de estudo analisar as ‘regras’ do ‘jogo’ (estrutura de improvisação, composição, mapa, partitura-score) para depois podermos ir transgredindo as ‘regras’ e descobrir propostas performativas em que todos somos, simultaneamente, ‘construtores’ e intérpretes.
Ao longo do ano lectivo, contamos também com convidados pontuais (coreógrafos/bailarinos), que irão desenvolver uma proposta de trabalho com o grupo durante um determinado período de tempo.
Referências & territórios de investigação
Goat Island Performance Group; Deborah Hay; Angus Balbernie; Antony Gormley; Alberto Carneiro; Barry Lopez; Meg Stuart; Samuel Beckett; Nick Cave & Warren Ellis; Robert Ellis Dunn (improvisation and choreography classes); Mary Fulkerson; Mary Overlie (The six Viewpoints)
Convidados dos anos anteriores
Joana Pupo (PT), Jaime Mears (AU-PT), Ana Mira (PT), Sara Anjo (PT), Teresa Silva (PT), Angus Balbernie (UK), Christy Funsch (USA)
Organização do Laboratório Coreográfico 2022-2023
As aulas de Laboratório são regulares e o trabalho vai-se desenrolando e desenvolvendo ao longo do ano letivo. Os participantes poderão comprometer-se durante um, dois ou três ciclos de trabalho, sendo que cada ciclo corresponde a três meses de aulas (aproximadamente, treze sessões).
- Ciclo 1 – Setembro-Dezembro, partilha informal com público convidado a 14 de Dezembro.
No contexto deste Ciclo de trabalho, iremos contar com a actriz e criadora Joana Pupo, que irá orientar as sessões de Laboratório de 26 de Outubro a 30 de Novembro. - Ciclo 2 – Janeiro-Março, partilha informal com público convidado a 29 de Março.
- Ciclo 3 – Abril-Junho, partilha informal com público convidado a 28 de Junho.
Público alvo
Aulas abertas a todos os interessados em desenvolver e aprofundar os seu conhecimentos na área de composição em Dança.
Ao longo dos anos, temos contado com grupos coesos e heterogéneos, desde participantes de áreas profissionais não artísticas (ciências, áreas sociais, desporto), a bailarinos/coreógrafos e artistas de outras áreas como cinema, artes visuais, artes plásticas, música, teatro, o que tem gerado uma multiplicidade de perspectivas bastante estimulante e enriquecedora.
Roupa / Material
Roupa prática e confortável para nos podermos mover à vontade e que também proteja o corpo para quando fazemos trabalho de chão (calça e t-shirt de manga comprida). Algumas propostas de trabalho irão estender-se além do estúdio, nesse caso, é bom trazer um casaco e calçado confortável. Garrafa de água, caderno e caneta.
Biografia
Em Lisboa, estudou Dança com Amélia Bentes, Sofia Neuparth, Peter Michael Dietz, Francisco Camacho e Clara Andermatt. Na Holanda, formou-se em Dança na Hogeschool voor de Kunst de Arnhem (HKA-EDDC), 2000, e fez o mestrado em Coreografia no ArtEZ Institute of the Arts, 2008. Destaca o trabalho com os professores/coreógrafos/bailarinos Mary Fulkerson, Eva Karczag, Lisa Kraus, Gil Clarke, João da Silva, Angus Balbernie, Steve Paxton, Ric Allsopp, Ivana Müller, Karen Nelson, Lisa Nelson, Jonathan Burrows, Matthew Goulish e Lin Hixson (Goat Island Performance Group) Deborah Hay e Ivone Rainer (com quem aprendeu “Trio A”).
Enquanto bailarina, destaca o trabalho com o coreógrafo Angus Balbernie, com quem colaborou entre 2000-2009. Enquanto coreógrafa, destaca os trabalhos 7pm/Rumour, Nerves, Something Still e Árida, projectos apoiados pela Fundação Calouste Gulbenkian e DGArtes em coprodução com vários teatros nacionais e internacionais. Durante o processo de criação do solo 7pm/Rumour, Maria consultou o escultor Antony Gormley, com quem teve a oportunidade de trocar correspondência relativa a noções sobre Corpo e Espaço no contexto de Escultura e Dança, investigação que desencadeou a criação destes seus trabalhos coreográficos.
Lecciona Técnica de Dança Contemporânea, Interpretação, Criação/Interpretação e Improvisação na Licenciatura em Dança da Escola Superior de Dança (ESD) e Oficina de Corpo Avançada na Licenciatura em Teatro da ESAD.CR. No âmbito da sua prática pedagógica, desenvolve o projecto colaborativo ‘Aulas e Práticas de Dança, Hoje’, encontros pedagógicos entre professores-artistas, com o apoio do Forum Dança, c.e.m, Estúdios Victor Córdon e ESD.
No contexto do seu trabalho coreográfico tem artigos publicados na Dutch Society for Dance Research e ArtEZ Press. website pessoal ››
Pré-inscrição
Processo de inscrição
- Faça a sua pré-inscrição online no formulário indicado para o efeito;
- Aguarde o nosso email com as instruções de pagamento;
- Proceda ao pagamento da sua inscrição, conforme indicado no email enviado;
- Envie-nos o respetivo comprovativo de pagamento para o nosso email;
- A sua inscrição só é validada após a receção do seu comprovativo.