Palestra "A Minha História da Dança", por Cristina Planas Leitão

Cristina
Planas Leitão

18 janeiro 2024, às 18h30
Biblioteca Camões • Lisboa
Duração aproximada: 2 horas

Entrada livre, mediante inscrição.

 

Coreógrafa, programadora de artes performativas e professora. É codiretora artística do Departamento de Artes Performativas da Ágora (Teatro Municipal do Porto, DDD – Festival Dias da Dança, CAMPUS Paulo Cunha e Silva), após ter assumido a direção artística interina em julho de 2022, e a programação de artes performativas, sob direção artística de Tiago Guedes, desde 2019. Em 2011, foi uma das iniciadoras dos encontros desNORTE (2011-2017) e integrou o grupo de consultoria de Braga’27.

A sua prática curatorial agregadora foca-se no desenvolvimento de formatos de criação sustentáveis, novas narrativas e relações de cuidado nas artes performativas. Aborda o seu trabalho coreográfico como um ato de resistência e afeto, pesquisando temas conectados com movimentos sociais e políticos, e a sua relação com o corpo performativo na intimidade do teatro. Criou The very delicious piece e The Very Boring Piece, com Jasmina Krizaj, bear me, FM [featuring mortuum] e UM [unimal], escolhida com uma das melhores peças em 2018 pelo JN e Expresso. Em 2023 estreia [O SISTEMA] em co-produção com o 23 Milhas, TM Faro e TAGV.

O seu trabalho está documentado na série da RTP2, Portugal que Dança. Licenciada em dança contemporânea pela ArtEZ, onde é mentora e professora regular. Leciona internacionalmente, partindo de uma abordagem somática e não convencional.

 

Fotografia © José Caldeira

SARA BERNARDO | Efemérida | Mostra Informal | Forum Dança

Sara Bernardo

Efemérida

Mostra Informal

Espaço da Penha | 9 novembro | 18h30

Partilha de processo de residência

Mostra informal da residência artística de Sara Bernardo.

ENTRADA GRATUITA

De conceito efémero, as artes do palco nascem sempre para morrer. Numa sociedade de estímulos rápidos, fast food, fast cars, fast money, fast sex, FAST RELATIONSHIPS, esta pesquisa é feita no presente, pensando no passado, para morrer num futuro. Breve. Mas também para se transformar em algo diferente após a sua primeira morte.

Irei abordar o construir para destruir, o reinventar, o caos e a organização, a catarse, o efémero, o memento mori, a auto-destruição, mas também o conceito de EGO DEATH, que pode ser outra forma de auto-destruição; a ação de DEMOLIÇÃO; as ações de eliminação, EXTERMINAÇÃO, MORTE. Pretendo pesquisar sem esperar construir algo daí, mas ao mesmo tempo espero encontrar coisas tão belas, absurdas, profundas ou ridículas que mereçam ser destruídas.

Efemérida não é necessariamente uma performance com início meio e fim, ou talvez possa ser. Será sem dúvida uma amálgama dos momentos construídos durante a sua criação. Será o seu nascimento e a sua morte. Será um momento partilhado e vivido em conjunto com o público. Será efémero. Será (talvez) um clichê e a sua destruição. Será uma mistura de referências e conceitos supracitados. Será uma pesquisa pessoal mas transmissível.

 

Conceito/criação Sara Bernardo
Intepretação e cocriação Hugo Cabral Mendes
Apoio Forum Dança

 

Sara Bernardo é intérprete e criadora de dança contemporânea. Como intérprete trabalha com Emmanuelle Huynh e Joana Von Mayer Trindade, entre outros. Como criadora apresenta “1984”, “TRESPASS” E “ER.MO”. No campo do vídeo dirige “Breathe a Little Bit Faster, Now!|1984”- videodança premiada e apresentada em vários festivais, e a curta “Dentro.”- Território/EVC.

 

Hugo Cabral Mendes trabalha como intérprete com Raimund Hoghe, Daniel Matos, Rodrigo Teixeira, Diana Niepce, Adriana Sá Couto, Aldara Bizarro e Fernanda Fragateiro. Participa numa video-dança realizada por Miguel Moreira e numa curta metragem de Daniel Matos. Faz assistência de ensaio em “Perfil Perdido” de Marco Martins.
Além disso, Hugo é fundador e Diretor Artístico da (A)MAR EMOTO Produções, uma estrutura cultural, onde destaca a criação “A Maior Flor do Mundo”. Recentemente estreou o seu segundo projeto, “O Ser Inumano”.

 

Local
ESPAÇO DA PENHA / FORUM DANÇA
ENTRADA GRATUITA

 

Fotografia © Rita Soeiro (2023)

Palestra "A Minha História da Dança", por Margarida Bettencourt

Margarida Bettencourt

2 novembro 2023, às 18h30
Biblioteca Camões • Lisboa
Duração aproximada: 2 horas

Entrada livre, mediante inscrição.

 

Margarida Bettencourt nasceu em 1962 em Johannesburg, na Africa do Sul onde começou ainda em criança com aulas de dança enquanto também se dedicava a atividades desportivas como natação, ginástica e ténis. Mudou-se com a família para Portugal em 1973. É bailarina-coreógrafa e professora de dança considerada uma das pioneiras da Nova Dança Portuguesa.

Frequentou os cursos de formação de dança da Fundação Calouste Gulbenkian. entrando depois para a companhia onde dançou de 1980 a 1993. Desde logo iniciou um trabalho independente, a solo e em colaboração com outros artistas, nomeadamente o bailarino e coreógrafo João Natividade com quem formou o grupo Aparte. Manteve uma relação criativa estreita com os compositores Carlos Zíngaro e Constança Capdeville com trabalhos encomendados pelo Serviço Acarte da Fundação Calouste Gulbenkian, Culturgest, Forum Dança, Festival Danças na Cidade.

O seu trabalho a solo distingue-se por uma ênfase no corpo como potencial de expressão e comunicação – em 2009 a adaptação de “At Once” da coreógrafa americana Deborah Hay, numa colaboração com o artista plástico João Tabarra, foi mais uma etapa desta pesquisa.

De 1997 a 2012 ensinou em várias instituições de ensino da dança, nomeadamente na Escola de Dança do Conservatório Nacional, Escola Superior de Dança, Forum Dança, tendo integrado vários grupos de reflexão sobre o ensino da dança em Portugal.

Em 2006 foi tutora no Curso de Coreografia promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Em 2007 concluiu uma formação para instrutora de Chi Kung Terapêutico na Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa – passando a dar aulas regulares desta disciplina em vários contextos.
Tem continuado a sua investigação no desenvolvimento de uma relação com o corpo como potencial de força transformadora, terapêutica e inspiradora – explorando a integração da sua história e experiência pessoal como bailarina, o treino e a prática com a anatomia, com a fisiologia do corpo, com processos e rituais de criação.

Depois de acompanhar o pai durante o seu último ano de vida, fez uma formação para voluntária no acompanhamento de pessoas em fim de vida – com a AMARA, associação que tem como missão a dignidade na vida e na morte. Todas estas experiências alimentam a forma como é desenvolvida e partilhada a sua prática com paixão e devoção pelo corpo e o movimento como força vital.

 

Fotografia © António Rebolo

DJAM NEGUIN | Tx@βet_a | Mostra Informal | Forum Dança

Djam Neguin

Tx@βet_a

Mostra Informal

Espaço da Penha | 26 outubro | 18h30

Partilha de processo de residência

Mostra informal da residência artística de Djam Neguin.

ENTRADA GRATUITA

(“Xabeta/Tchabeta”) é a parte principal e climática do Batuque/Batuku, uma das primeiras formas de música e dança a aparecer em Cabo verde. A partir desta manifestação cultural, o performer mergulha num conjunto de proposições e intersecções, que exploram o legado da ancestralidade e tradição cultural em interface com um devir transhumanista.

 

Conceção e Performance Djam Neguin
Composição Musical Bender e Djam Neguin
Consultoria criativa Princezito
Mentoria à Criação João Fiadeiro
Apoio Sonoro Ricardo Figueiredo
Figurinos House of Onix
Adereços Kennart
Design MMStudio
Assessoria Hélder Tavares
Agradecimentos Forum Dança

 

Djam Neguin é uma das mais destacadas e revolucionárias figuras da cena artística-cultural cabo-verdiana da atualidade.

Um artista multidisciplinar que tem uma trajetória singular marcada por uma miríade de talentos e feitos nas áreas da dança, música, teatro, moda, performance, literatura, audiovisual, que se complementam ainda com as suas atividades como produtor e ativista.

 

Local
ESPAÇO DA PENHA / FORUM DANÇA
ENTRADA GRATUITA

 

Fotografia © Kennart

Palestra "A Minha História da Dança", por Sofia Neuparth

Sofia Neuparth

12 outubro 2023, às 18h30
Biblioteca Camões • Lisboa
Duração aproximada: 2 horas

Entrada livre, mediante inscrição.

 

Sofia Neuparth tem um percurso singular no seio da Arte Contemporânea em Portugal. É o entendimento que tem do Corpo como acontecimento em relação que determina todo a sua acção, quer a nível do trabalho de formação que desenvolve desde o início de 80, à programação da estrutura profissional que co-criou e dirige. Foi assim que no final dos anos 80 deu forma a um espaço de investigação, experimentação, formação, criação e documentação artísticas que sustenta as práticas nos estudos do Corpo, do Movimento e do Comum: o c.e.m-centro em movimento. Da programação regular do organismo c.e.m destaca o Espaço Experimental (existente desde 1993), o trabalho com a cidade desde 2005 (Pedras – práticas com pessoas e lugares), os programas de investigação / criação / formação (como O Risco da Dança, a FIA ou a DEMORA) que têm vindo a ganhar forma desde o final dos anos 90, e o constante acompanhamento lado-a-lado de caminhos de experimentação e criação.

 

Professora, investigadora e criadora, nutre a reflexão continuada a que se dedica, exercitando a geração de mundos possíveis e praticando a Arte enquanto forma fundamental de Conhecimento. Activamente activa e crítica na relação com a recorrente implementação de políticas (não só culturais) que tendam a sufocar a vitalidade da existência, esteve na criação da APPD (Associação Portuguesa para a Dança) ou da REDE- Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea que co-dirigiu durante vários anos, continuando atenta e participante na geração de formas de ir-sendo implicadas e vibrantes.

 

Mantém aberta a experiência da dança no encontro com outras formas de conhecimento como a embriologia ou a filosofia de onde emergiram criações como “mmm-um poema físico” (2005), “práticas para ver o invisível e guardar segredo”(dança-livro 2010), “ 1 ou 2 contentamentos comedidos”(2011), ou “Sopro” (2017-com Margarida Agostinho e Bruno de Azevedo) ou as publicações (“escritas em estado de dança”) como “movimento”2014 ou “Criação” 2020, este último com Margarida Agostinho.

 

Para mais informações: www.c-e-m.org

 

Fotografia © Valentina Parravicini

Composição em Tempo Real, João Fiadeiro / Forum Dança

Sessões Abertas
Composição em Tempo Real 2023/2024

Segundas-feiras, das 18h00 às 20h00

2023/2024

Com a facilitação de João Fiadeiro, Márcia Lança,

Cláudia Dias, Carolina Campos e/ou Daniel Pizamiglio

Durante o período que a REAL (estrutura dirigida por João Fiadeiro entre 1990-2019) dirigiu o Atelier Real, organizaram-se sessões abertas de prática de Composição em Tempo Real gratuitas para a comunidade. Eram sessões despretensiosas, entre a jam e a master class, que tiveram um impacto importante na comunidade de artistas de então e na investigação sobre (e em torno) desta ferramenta. Foram também sessões muito importantes como lugar de encontro e para a criação de redes profissionais e afetivas que perduram até hoje.

 

Durante os próximos meses, enquanto programação da actividade desenvolvida no âmbito da posição de Artista Investigador Residente do Forum Dança, vamos replicar estas sessões para partilhar a nossa experiência, mas também para nos deixarmos contaminar por discursos, olhares e práticas fora da nossa zona de conforto. Estas sessões estão abertas a qualquer pessoa – artista ou não artista, com ou sem experiência de improvisação, com percursos ligados à prática ou à teoria – desde que as premissas e princípios desta prática despertem a curiosidade.

 

“O ‘objeto de estudo’ da Composição em Tempo Real é o intervalo que emerge quando o tempo linear é interrompido e a sensação de continuidade é suspensa (via acidente, incidente ou ‘porque sim’). O espaço que se abre, resultante dessa interrupção, é onde a pesquisa de Composição em Tempo Real têm lugar. Dentro desse espaço, o tempo tem essa rara qualidade de ser simultaneamente ‘não mais’ e ‘ainda não’. Dentro desse espaço, o tempo não é linear (ou mesmo circular), mas ‘torcido’ (como a superfície topológica da ‘Fita de Möbius’), regido por leis que não respeitam as noções convencionais do antes e do depois, do dentro e do fora ou do longe e do perto.”

João Fiadeiro

A participação é gratuita, basta aparecer!

Biografias

João Fiadeiro

Forum Dança | PACAP 5 - João Fiadeiro
João Fiadeiro © Ana Viotti

João Fiadeiro (1965) é um performer, coreógrafo, investigador, professor e curador português.
Pertence à geração de artistas que surgiu no final dos anos oitenta em Portugal e deu origem ao movimento da Nova Dança Portuguesa.
Nos anos 90 estudou e praticou intensamente o Contacto-Improvisação o que o levou a prosseguir e sistematizar a sua própria investigação sobre improvisação sob a designação de Composição em Tempo Real. Esta pesquisa levou-o a coordenar workshops em programas de mestrado e doutorado em várias escolas e universidades em todo o mundo.
Tem feito extensas digressões pela Europa, América do Norte e América do Sul com os seus trabalhos a solo e em grupo.
O seu percurso, quer enquanto coreógrafo ou performer, como enquanto investigador ou curador, centrou-se na criação de condições para a experimentação, a prática laboratorial e o cruzamento interdisciplinar.
Esta actividade foi realizada tanto no quadro da direcção de projectos de programação e investigação artística, que passaram pelo Centro Cultural da Malaposta (1990-95), pelo Espaço Ginjal (1995-1998), pelo Lugar Comum (1999-2000), pelo Espaço A Capital (2000-2002) e pelo Atelier Re.AL (2004-2019), como no quadro da sua prática artística, através das criações e dos ateliers de investigação organizados em torno da Composição em Tempo Real.
O Atelier Re.AL foi uma estrutura que desempenhou um papel preponderante no desenvolvimento da dança contemporânea e de iniciativas transdisciplinares em Portugal.
Em todas estas diferentes plataformas de encontro, João Fiadeiro foi sempre acompanhado por artistas que participaram ativamente enquanto criadores, performers, investigadores e programadores, contribuindo de maneira decisiva para a existência deste projeto durante 30 anos de atividade ininterrupta.

Márcia Lança

Forum Dança | PACAP 5 - Márcia Lança
Márcia Lança

Márcia Lança nasceu em Beja e vive em Lisboa. Em 2008 fundou a VAGAR da qual é diretora artística. Tem trabalhado como coreógrafa e performer em diversas configurações colaborativas.
Move-se em territórios onde as fronteiras entre o ficcional e o real são ténues e difusas. O seu interesse pela materialidade poética de ações e tarefas concretas está no centro dos seus processos de criação.
É apaixonada por composições coletivas emergentes, pelo pensamento enquanto ação e por construções situadas.

Carolina Campos

Forum Dança | PACAP 5 - Carolina Campos
Carolina Campos

Carolina Campos é brasileira e vive entre Lisboa e Barcelona.
Realizou o Programa de Estudos Independentes do Museu de Arte Contemporânea de Barcelona.
No Brasil trabalhou com a Lia Rodrigues Cia de Danças, entre 2008 e 2011.
Colabora intensamente desde 2013 com João Fiadeiro na formação, criação e investigação da Composição em Tempo Real.

Daniel Pizamiglio

Forum Dança | PACAP 5 - Daniel Pizamiglio
Daniel Pizamiglio © Matheus Martins

Daniel Pizamiglio é performer e criador brasileiro.
De 2008 a 2010 fez o Curso Técnico em Dança de Fortaleza (2008-2010). Durante este período encontrou o coreógrafo João Fiadeiro e a partir deste encontro mudou-se para Lisboa em 2012, onde actualmente vive e trabalha.
Desde então estuda e pratica a Composição em Tempo Real; participou no Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica do Forum Dança (2015-2016); tem colaborado como intérprete, cocriador e assistente de direcção com diferentes artistas.
No seu trabalho autoral, procura um encontro entre a poesia e o corpo (“Dança Concreta”) e como ativar a corporalidade dos afectos e da relação (“Preste Atenção Em Tudo A Partir de Agora”).

Cláudia Dias

Cláudia Dias 
© Adriano Miranda
Cláudia Dias © Adriano Miranda

Cláudia Dias nasceu em Lisboa, em 1972. É coreógrafa, intérprete e professora. Iniciou a sua formação em dança na Academia Almadense, foi bolseira na Companhia de Dança de Lisboa, concluiu o Curso de Formação de Intérpretes de Dança Contemporânea no Forum Dança, e frequentou o Mestrado em Artes Cénicas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Iniciou o seu trabalho como intérprete no Grupo de Dança de Almada. Integrou o colectivo Ninho de Víboras. Colaborou com a Re.Al tendo sido uma intérprete central na estratégia de criação de João Fiadeiro e no desenvolvimento, sistematização e transmissão da Técnica de Composição em Tempo Real. Criou as peças Feedback, E.U. (entrevistem-me urgentemente), Juntem-se 2 a 2, As águias não geram pombas, Per Ti, Histo, One Woman Show, Visita Guiada, Das coisas nascem coisas, Vontade de ter Vontade, 23 + 1 e Nem tudo o que dizemos tem de ser feito nem tudo o que fazemos tem de ser dito. Foi artista associada da Re.Al e do Espaço do Tempo e artista residente no Alkantara. Publicou textos nas revistas Boa União e Woman On Scene e nos livros Correspondencias.Bad e Escenas do Cambio. Premiada pelo Clube Português de Artes e Ideias no concurso Jovens Criadores, 1998. Nomeada para o Prémio Melhor Coreografia de 2013 e de 2017 pela Sociedade Portuguesa de Autores. Desde 2016 desenvolve o projecto Sete Anos Sete Peças acumulando funções de direcção, criação, interpretação e formação. Criou a associação Sete Anos.

Nota Geral

Para quem pretenda participar em qualquer das nossas propostas de transmissão e prática da CTR

 

Mesmo que estejamos comprometidos a criar um lugar de prática seguro, sustentado numa ética de trabalho apoiada em princípios de cuidado e de respeito mútuo, a experiência da improvisação e da performance, por definição, pode levar os/as/es performers para lugares de partilha intensa, muitas vezes vulneráveis e emocionalmente carregados, onde a dúvida e o erro têm um lugar de relevo. Ao inscreverem-se tenham em consideração que nesta prática podem encontrar-se em situações de experimentação que abalam, mesmo que provisoriamente, as vossas zonas de conforto.

Atividades TECER

PREMIERE - Dias Abertos em Amesterdão

PREMiERE
Open Days em Amesterdão

As artes do espetáculo encontram-se com a tecnologia

19 a 21 de setembro de 2023

O PREMiERE é um projeto de investigação e inovação do Horizon Europe que visa modernizar as artes do espetáculo, desenvolvendo e validando um ecossistema abrangente de aplicações digitais, alimentado por tecnologias de ponta de IA, XR e 3D. Para tal, reúne parceiros de academias de arte, salas de espectáculos, centros de investigação e do sector empresarial, de seis países europeus diferentes.

 

Durante os Open Days do PREMIERE, o IDlab da Academia de Teatro e Dança e o ICK Space for Dance Art co-organizarão reuniões abertas, uma mesa redonda e um evento de discurso público com e para a comunidade local das artes performativas e o público em geral, a fim de apresentar o trabalho em curso do projeto, interagir com estudantes, antigos alunos e profissionais e refletir em conjunto sobre as potencialidades criativas e os aspectos éticos das relações entre a tecnologia, as artes performativas e o conhecimento intuitivo incorporado.

 

Serão três os eventos Open Day co-organizados e acolhidos pela IDlab ATD Academy of Theatre and Dance & ICK Space for Dance Art:

 

Terça-feira, 19 de setembro

Apresentações da Premiere – MEET & GREET
Apresentação dos quatro projectos-piloto e mostra do trabalho em curso relativo à captura e análise de movimentos, ensaios em RV, tecnologias de linguagem e criação de ontologias para as artes performativas.
17:00-18:30 | AHK Culture Club Marineterrein
Kattenburgerstraat 5, 27E, 1018 JA Amesterdão

 

Quarta-feira, 20 de setembro

Arquivar para o futuro – Mesa redonda
Mesa redonda pública com especialistas em artes performativas sobre as práticas de arquivo numa dimensão europeia.
14:00 – 18:00 | AHK Culture Club Marineterrein 
Kattenburgerstraat 5, 27E, 1018 JA Amesterdão

 

FRA: IA, Criatividade e o Corpo em Revolta
Potenciais criativos e aspectos éticos das relações entre a tecnologia, as artes performativas e o conhecimento intuitivo incorporado.
19:00-21:00 | ICK Space for Dance Art – WestBeat /Rhino Space 
Rijnlandlaan 3, Gebouw Westbeat 
Este evento será transmitido em direto.

 

Quinta-feira, 21 de setembro

Encontro de caminhadas
Apresentação do workshop de tecnologia interactiva do Instituto Stocos para ex-alunos/estudantes/artistas.
17:00 – 19:00 | ATD IDlab Studio 
Jodenbreestraat 3, 1011 NG Amesterdão

Registe-se aqui.

 

Todos os eventos terão lugar no local e são gratuitos. Descarregar o programa completo aqui. Toda a informação em inglês no site do projeto PREMiERE, aqui.

PREMiERE logo
Financiamento pela EU

Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressos são, no entanto, da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente os da União Europeia ou da Agência Executiva Europeia de Investigação (REA). Nem a União Europeia nem a autoridade que concedeu o financiamento podem ser responsabilizadas pelos mesmos.

Premiere - Performing Arts in a new era

PREMiERE

Artes performativas numa nova era

Ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e Realidade Aumentada (RA) para uma melhor compreensão, preservação, fruição e acessibilidade nas artes performativas

O Forum Dança integra, desde outubro de 2022, o consórcio de pesquisa e desenvolvimento europeu “PREMiERE“. Este consórcio recebeu financiamento do programa Horizon Europe da Comissão Europeia com o propósito de explorar e aplicar tecnologias inovadoras, tais como Inteligência Artificial (IA), Realidade Aumentada (RA) e universos tridimensionais (3D).

 

O objetivo central é direcionar essas tecnologias para a criação, preservação, valorização e fruição do património europeu das artes performativas, nomeadamente do teatro e da dança. O consórcio é composto por 12 parceiros, representando diversas entidades de Portugal, Espanha, França, Holanda, Grécia e Chipre, e é liderado pelo Centro de Investigação Athena, sediado em Atenas, Grécia.

 

O contributo do Forum Dança está maioritariamente concentrado no seu património e no arquivo de registos audiovisuais, existentes no seu Centro de Documentação e no tratamento dos metadados que os compõem.

 

O projeto “PREMiERE” possui site próprio que pode ser consultado no seguinte endereço www.premiere-project.eu (em inglês). Apresentamos aqui uma breve versão dos conteúdos em português.

Informações

Selecione cada uma das secções abaixo para ficar a par de algumas das características deste projeto.

Objetivos

O PREMiERE procura modernizar as artes performativas, utilizando tecnologias digitais avançadas para apoiar todo o ciclo de vida dos espetáculos:

 

  • Desde a sua produção e curadoria;
  • À sua apresentação e compreensão por parte do público;
  • E à sua análise e interpretação por parte dos académicos do setor artístico.

Estudos de Caso

Navegação nos arquivos das artes do espetáculo, melhorada com tecnologias RA/RV

 

Este estudo de caso envolve a aplicação das tecnologias de análise semântica em arquivos de dança e teatro existentes e a projeção do material acompanhado dessas semânticas num espaço de RV (Realidade Virtual).

Destacará o valor acrescentado da análise de conteúdos, proporcionando funcionalidades avançadas de interação.

Atuação em direto, melhorada com tecnologias de RV

 

Este estudo de caso utilizará técnicas avançadas de captação e transmissão para transmitir espetáculos em direto para um espaço de RV.

Os artistas estão num local físico, são projetados num espaço de RV e depois transmitidos aos espetadores numa experiência imersiva.

Espetáculo de cocriação virtual Ator/Bailarino

 

O espaço de cocriação virtual será um espaço de RV onde atores e bailarinos ensaiarão e atuarão à distância.

O objetivo é investigar novas formas de ensaiar e criar na perspetiva dos artistas e das indústrias criativas.

Cada artista atuará num espaço separado e será projetado no espaço virtual utilizando tecnologias mocap.

Ambiente de criação artística baseado na dança

 

Este estudo de caso centra-se no desenvolvimento de um software que explorará a caixa de ferramentas de criação de RV/IA juntamente com o Teatro Virtual 3D e a ferramenta de visualização de dados, a fim de desenvolver processos que ajudem a criação baseada no movimento de dança em interação com tecnologias de IA e RV.

Sobre o projeto

O quê

MOTIVAÇÃO

As artes do espetáculo são uma parte importante do património cultural imaterial da Europa. O espetáculo ao vivo torna-o, na sua maior parte, irrepetível. Mesmo que o mesmo espetáculo seja apresentado duas vezes, exatamente nas mesmas condições, com o mesmo elenco e público, continuará a ser diferente. Os espetáculos de teatro e de dança não têm sido gravados em grande escala e, mesmo quando são gravados, são-no por métodos com pouca qualidade. Mesmo nos dias de hoje, em que está disponível uma grande variedade de ferramentas digitais, ainda existe o risco de se perder a oportunidade de entregar às gerações futuras o património cultural recém-nascido.

 

Além disso, o setor cultural e criativo vê-se confrontado com uma nova crise provocada pelo surto da pandemia de Covid-19. O setor das artes ao vivo foi um dos mais afetados e surge a necessidade de utilizar ferramentas de recuperação específicas que ajudem os profissionais e os serviços a regressar à atividade. Assim, é fundamental desenvolver uma variedade de ferramentas que não só preservem no sentido típico, mas também apoiem todo o ciclo de vida de um artefacto de artes performativas de forma remota.

 

PREMiERE

O objetivo geral do PREMiERE é desenvolver e validar um ecossistema abrangente de aplicações digitais, alimentado por tecnologias de ponta de IA (Inteligência Artificial), RA (Realidade Aumentada) e 3D, concebido para satisfazer as necessidades de diversas comunidades de utilizadores finais envolvidas nas principais fases do ciclo de vida das produções de artes do espetáculo, incluindo artistas amadores e profissionais, produtores, curadores, espetadores e académicos de artes do espetáculo.

 

OBJETIVOS

  1. Alargar a acessibilidade a públicos que não podem assistir a espetáculos ao vivo devido à distância física, a razões de saúde ou a causas económicas;
  2. Melhorar a compreensão dos espetáculos presentes e passados por parte de públicos com antecedentes culturais, sociais, históricos e educativos diversos;
  3. Enriquecer o processo criativo, acrescentando novos elementos, dimensões e capacidades, proporcionados pelas tecnologias digitais avançadas, permitindo simultaneamente a colaboração internacional;
  4. Aumentar a visibilidade dos espetáculos, apoiando tanto os espetadores na procura de conteúdos relevantes como os produtores/curadores na comunicação do seu trabalho aos públicos mais relevantes.

Como

VISÃO GERAL

O PREMiERE visa modernizar as artes do espetáculo através do desenvolvimento de ferramentas digitais para apoiar todo o ciclo de vida de um artefacto de arte do espetáculo, desde a produção até ao consumo e preservação.

Para o processo de produção, o PREMiERE fornecerá ferramentas para ensaiar e atuar e definirá também um protocolo de captação e armazenamento para novos espetáculos. No que diz respeito aos artefactos existentes, o PREMiERE utilizará ferramentas digitais para indexar e organizar os arquivos, de dança e teatro, existentes. Na fase de compreensão e enriquecimento, os artefactos digitais antigos e recentes serão analisados e enriquecidos utilizando métodos de Inteligência Artificial e serão encapsulados num mundo de Realidade Virtual com funcionalidades de navegação avançadas. Na fase de distribuição, o valor acrescentado derivado da utilização de tais tecnologias, será demonstrado através da disponibilização de interfaces de navegação e de transmissão em RV para chegar a uma variedade de utilizadores finais.

Panorâmica do ciclo de vida das artes do espetáculo PREMiERE, © PREMiERE
Panorâmica do ciclo de vida das artes do espetáculo PREMiERE, © PREMiERE

TECNOLOGIAS DE BASE

Utilizamos tecnologias de ponta para uma melhor compreensão e perceção do património cultural nas artes do espetáculo.

 

IA | Técnicas de inteligência artificial relacionadas com tecnologias de processamento multimodal (áudio, vídeo, imagens, texto) para o enriquecimento semântico de espetáculos.

XR | Tecnologias de realidade alargada para permitir o acesso imersivo a espetáculos normalizados e enriquecidos semanticamente.

 

COMPONENTES DE SOFTWARE REUTILIZÁVEIS

Forneceremos componentes de software reutilizáveis para tornar os conhecimentos derivados interoperáveis, sustentáveis e acessíveis.

Relação dos componentes reutilizáveis, © PREMiERE
Relação dos componentes reutilizáveis, © PREMiERE

ESTUDOS DE CASO

Serão criados quatro estudos de caso no mundo real para testar e partilhar os desenvolvimentos tecnológicos com a comunidade das artes do espetáculo: artistas, público, indústrias criativas, arquivos, cientistas, profissionais das TIC e da RX.

 

  1. Navegação em arquivos de artes do espetáculo melhorada com tecnologias AR/RV;
  2. Espetáculos ao vivo melhorados com tecnologias RV;
  3. Espetáculo de cocriação virtual entre ator e bailarino;
  4. Ambiente de criação artística baseado na dança.

Parceiros

Projetos relacionados

PERCIEVE – Realidades perceptivas melhoradas de coleções coloridas através da IA e de experiências virtuais;

MEMORISE – Virtualização e Exploração Multimodal do Património sobre a perseguição nazi;

MEMENTOES – Jogos imersivos para Museus como veículos para envolver os visitantes em respostas empáticas;

MuseIT – Experiências culturais multissensoriais, centradas no utilizador e partilhadas através de tecnologias interativas;

SHIFT – Metamorfose do património cultural em ativos hipermédia aumentados para maior acessibilidade e inclusão.

Recursos

Folheto 1

Comunicado de imprensa

Artigos no blogue (em inglês): Todos | Artigos | Eventos | Notícias

Contactos

INVESTIGADOR PRINCIPAL
Vassilis Katsouros – Diretor ILSP – ΑΤΗΕΝΑ Research Center – [email]

 

COORDENADOR TÉCNICO
Aggelos Gkiokas – Investigador assistente no ILSP – ΑΤΗΕΝΑ Research Center [email]

 

EQUIPA DE COMUNICAÇÃO
info@premiere-project.eu

 

REDES SOCIAIS

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Actividades PREMiERE

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Financiamento pela EU

Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressos são, no entanto, da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente os da União Europeia ou da Agência Executiva Europeia de Investigação (REA). Nem a União Europeia nem a autoridade que concedeu o financiamento podem ser responsabilizadas pelos mesmos.

Joana Von Mayer Trindade & Hugo Calhim Cristovão | Forum Dança - Cartografias #5 - O humor como conceito atrator

Joana Von Mayer Trindade
Hugo Calhim Cristovão

Dança e Heterodoxia

Onde Está O Relâmpago Que Vos Lamberá As Vossas Labaredas

Workshop

Forum Dança | 29 e 30 setembro 2023 | Das 14h00 às 19h00

“Exploraremos as referências teóricas e musicais que foram essenciais para a criação de Onde Está O Relâmpago Que Vos Lamberá As Vossas Labaredas, integrada no projeto Dança e Heterodoxia: Zaratustra de Nietzsche, Mitologias e Arte e Escatologia de Eudoro de Souza, o Paradoxal de Agostinho da Silva, a visão de Proença do Eterno Retorno, Heterodoxias de Eduardo Lourenço, e a nona sinfonia de Beethoven regida por Furtwangler.

 

Problematizamos o tema no espectro da performatividade da dança contemporânea, e da prática criativa, implicando os participantes corporal e teoricamente de modo a pensarem e produzirem no âmbito das suas próprias respostas. Focaremos em particular a relação entre a dança e o riso que é tão cara a Nietzsche bem como o equacionar do amor, extra-pessoal, quase epistemológico, Humano,demasiado humano, que o Hino da Alegria (e o poema em que se baseia) parecem sustentar – Com a seriedade dos jogos das crianças (Nietzsche).”

Direção Hugo Calhim Cristóvão e Joana von Mayer Trindade

Créditos Imagem © © Alípio Padilha (2023)

Biografias

Joana von Mayer Trindade

Joana von Mayer Trindade. Coreógrafa, bailarina e docente. Mestre em Solo, Dance, Authorship – SODA, Universidade das Artes de Berlim (UDK/HZT). Licenciada em Psicologia (Universidade do Porto), conclui o Curso de Intérpretes de Dança Contemporânea do Forum Dança, e o curso Essais do CNDC Angers, sob a direção de Emmanuelle Huynh.

Hugo Calhim Cristóvão

Hugo Calhim Cristóvão. Coreógrafo, encenador e investigador em Filosofia. Doutorado em Filosofia (FLUP) e Mestre em Filosofia Contemporânea, com a tese The Dionysian, Zos vel Thanatos, and the Zoetic Art-Sorcery of Austin Osman Spare. É licenciado em Filosofia. É licenciado em Teatro – Ramo de Interpretação e Direção de Atores (ESMAE-IPP).

NuIsIs ZoBop

NuIsIs ZoBop. Grupo de pesquisa cofundado por ambos, em 2004, em torno da performatividade. Criações mais recentes: O céu é apenas um disfarce azul do inferno (2015), Da insaciabilidade no caso ou ao mesmo tempo um milagre (2017), Mysterium Coniunctionis (2018), Dos Suicidados – O Vício de Humilhar a Imortalidade (2019), Fecundação e Alívio neste Chão irredutível onde com Gozo me insurjo (2021), Portrait of a Dancer as Velvet (2022) e Onde está o Relâmpago que Vos Lamberá as Vossas Labaredas (2023).

Informações

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A quem se destina

Este Seminário destina-se a todas as pessoas interessadas em movimento e em dança contemporânea e em explorar os aspectos da linguagem, da corporalidade e da criatividade desenvolvidos por esta dupla de coreógrafos.

 

Número máximo de participantes: 20 pessoas.

Horários

Datas 29 a 30 de setembro 2023
Horário Das 14h00 às 19h00

Taxa de participação

    • Valor: 25€ (vinte e cinco euros) – dois dias, num total de 10 horas;
    • Desconto: 25% de desconto sobre o valor total, para pessoas que já frequentaram qualquer um dos cursos de longa duração do Forum Dança (PACAP/CGPAE/PEPCC/etc.).

Local

Forum Dança / Espaço da Penha
Travessa do Calado, 26B
1170-070 Lisboa

Inscrição

A inscrição é feita diretamente para o nosso email (forumdanca@forumdanca.pt) e só será validada após recepção do respetivo comprovativo de pagamento, que também deverá enviar para o mesmo email.

Processo de inscrição

 

    1. Faça o seu pedido de inscrição diretamente para o nosso email;
    2. Aguarde a nossa resposta com as instruções de pagamento;
    3. Proceda ao pagamento da sua inscrição, conforme indicado no email enviado;
    4. Envie-nos o respectivo comprovativo de pagamento para o nosso email;
    5. A sua participação só fica validada após a receção do comprovativo de pagamento.

Cartografias #5

O humor como conceito atrator

Ciclo de apresentações

Bibi Dória | Forum Dança - Cartografias #5 - O humor como conceito atrator

Bibi Dória

Nome de Filme

Entrada livre, sujeita à lotação disponível.

Levantamento de bilhete 30 minutos antes do início do espetáculo.

Performance (35′)

Forum Dança | 6 outubro 2023, sexta-feira | 19h00

Nome de Filme é uma performance de memorização e relato de um filme de ficção do começo ao fim.

O filme decorado é Copacabana Mon Amour, dirigido por Rogerio Sganzerla e filmado no Rio de Janeiro em 1970. Copacabana Mon Amour não foi lançado comercialmente devido à censura imposta pela ditadura militar. Seus negativos originais foram restaurados em 2013 após avançado estágio de deterioração e, atualmente, sua cópia de preservação encontra-se na Cinemateca Brasileira, que 2021 foi incendiada.

Situado no cruzamento entre a performance e o cinema, Nome de Filme parte da premissa de que um filme contado é muito diferente de um filme assistido.”

Criação e Performance Bibi Dória

Desenho de Luz e Espaço Leticia Skrycky e Maura Grimaldi

Assistência Dramatúrgica Gabriela Giffoni

Fotografias Ana Brigidah

Apoio à Criação Forum Dança, Piscina, Interferências 2021, Companhia Olga Roriz e Laboratório Linha de Fuga

Agradecimentos
Bruno Brandolino, Bruno Moreno, Gisela Dória e Personaje.

Créditos Imagem © Ana Brigidah

Biografia

Bibi Dória (Mato Grosso do Sul, BR) é graduada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (BR). Trabalha na intersecção entre a performance, a dança e o cinema. Integrou o PACAP II (Programa Avançado de Artes Performativas) do Fórum Dança (PT) em 2018 onde desenvolveu seu primeiro trabalho solo “É Puro Glacê” (2019) apresentado no Festival Cartografias #2 (PT), CDCN – La Place de la Danse (FR) e Festival Planalto 2021 (PT).

Foi premiada com a Residência em Dança 2020 no MIS (Museu da Imagem e Som – São Paulo) onde criou a videoarte “O que Conto Por Carta”. É co-criadora e performer da obra LA BURLA (2022) dirigida por Bruno Brandolino (UY) com design de espaço e luz de Letícia Skrycky (UY), financiada pela Fundação GDA (PT) e pela República Portuguesa – Ministério da Cultura, foi estreada no Festival Transborda (PT) e apresentada no FIDCU (UY), Nos en Vera (AR), Festival Temps d’Image (PT), GEN – Centro de Artes y Ciencias (UY), Sesc Pinheiros (BR) e no Teatro Municipal do Porto (PT).

Seu mais recente projeto “Nome de Filme”, uma performance onde relata um filme brasileiro decorado, integrou os programas Interferências (PT) e Linha de Fuga (PT) e foi estreado no Family Film Festival (PT).

Em 2022 fez a assistência de direção da peça “Miquelina e Miguel” de Miguel Pereira estreada no Teatro do Bairro Alto (PT), tendo também colaborado com outres artistas como Julián Pacomio (ES), Lu Chieregati (BR/ES), Jajá Rolim (BR), João Fiadeiro (PT), Gustavo Ciríaco (PT/BR), Sofia Kauer (AR), Júlia Iwanaga (BR), Alex Cassal (BR) e Paula Diogo (PT). É fundadora da produtora de cinema independente Odete Filmes, que leva o nome da sua cadela Odete.

Cartografias #5

O humor como conceito atrator

Ciclo de apresentações

Julián Pacomio | Forum Dança - Cartografias #5 - O humor como conceito atrator

Julián Pacomio

Toda a luz do meio-dia

Entrada livre, sujeita à lotação disponível.

Levantamento de bilhete 30 minutos antes do início da mostra.

Mostra Informal – Ensaio aberto de materiais da peça (40′) | M/18

Forum Dança | 7 outubro 2023, sábado | 17h00

Toda a luz do meio-dia é a segunda parte de A trilogia do Sol, precedida por Apocalipsis entre amigos ou simplesmente o dia.

A trilogia é uma investigação sobre o imaginário em torno da luz solar e as suas obscuridades.

Se a primeria parte foi uma peça para um horário matutino, das 6:00 às 9:30 da manhã, Toda a luz do meio-dia é uma peça para as 12:00 a.m, sobre como trazer o meio-dia para um espaço interior, sobre a luz zenital do sol e toda a sua mitologia associada.”

Direção e conceito Julián Pacomio
Co-criação e performers Bibi Dória, Bruno Brandolino e Julián Pacomio
Acompanhamento e dramaturgia Carolina Campos
Desenho de iluminação e espaço Santiago Rodríguez Tricot
Figurinos Nina Botkay
Colaboração no design do espaço Victor Colmenero Mir
Música Papillons d’Éternité (Tânia Carvalho y Matthieu Ehrlacher)
Olho externo Márcia Lança
Gestão financeira Daniela Ribeiro
Produção Bolsas de Criação O Espaço do Tempo. BPI e Fundação “la Caixa” Espaço do Tempo. Apoio a Projetos – Criação (DGartes).
Residências Piscina (Lisboa), Forum Dança (Lisboa), Residencias Paraiso (Galicia), La Nave del Duende (Cáceres), La Poderosa (Barcelona) e Desfoga (Galicia).

Créditos Imagem © gravura do manuscrito Zoroaster Clavis Artis, de MS. Verginelli-Rota

Biografias

Julián Pacomio

Julián Pacomio: Performer, criador e curador espanhol radicado em Portugal. As suas peças cénicas investigam a ideia de cópia, remake, tradução e apropriação de materiais e obras de outras pessoas. Colabora com a coreógrafa Ángela Millano (ES) no projeto de pesquisa Asleep Images. 
Tem vindo a Lisboa para trabalhar desde 2017 com o coreógrafo João Fiadeiro em “From Afar It Was An Island”, “De Perto, Uma Pedra” e “O Que Fazer Daqui Para Trás”. Tem formação nas Belas Artes na (USAL), mestrado em Prática Cénica e Cultura Visual pelo Museu Reina Sofía e em Filosofia na (UNED). Entre 2015 e 2017, participou no programa de Estudos Avançados em Práticas Críticas no Museo Reina Sofía. Em 2020 integrou o PACAP #4 com curadoria de João dos Santos Martins.
 Como curador, em 2020 desenvolveu o ciclo de performances NO NO NO NO SOLO SOLO SOLO NO em INJUVE (Madrid). Em 2021 foi curador da expocição CONTEMPLAR UNA SUPERFICIE INESTABLE, na La Casa Encendida (Madrid). E em 2023, co-curador do NOVO FESTIVAL, na Galeria Foco (Lisboa). Desde 2022 faz parte do coletivo PISCINA no Espaço da Penha.

Bibi Dória

Bibi Dória. (Mato Grosso do Sul, BR) residente em Lisboa é graduada em Dança pela UNICAMP (BR). Trabalha na intercessão entre a performance, a dança e o cinema. Integrou o PACAP II (Programa Avançado de Artes Performativas) do Fórum Dança (PT) em 2018 onde desenvolveu seu primeiro trabalho solo “É Puro Glacê” (2019) apresentado no Festival Cartografias #2 (PT), CDCN – La Place de la Danse (FR) e Festival Planalto 2021 (PT). É cocriadora e performer da obra LA BURLA (2022) dirigida por Bruno Brandolino (UY) e estreada no Festival Transborda (PT). Foi premiada com a Residência em Dança 2020 no MIS (Museu da Imagem e Som – São Paulo) onde criou a videoarte “O que Conto Por Carta”. Seu mais recente projeto “nome de filme”, uma performance onde relata um filme brasileiro decorado, integrou os programas Interferências (PT) e Linha de Fuga (PT). Em 2022 fez a assistência de direção da peça “Miquelina e Miguel” de Miguel Pereira estreada no Teatro do Bairro Alto (PT). Tendo também colaborado com outres artistas como Jajá Rolim (BR) , Gustavo Ciríaco (PT/BR), Sofia Kauer (AR), Júlia Iwanaga (BR), Alex Cassal (BR) e Paula Diogo (PT).

Bruno Brandolino

Bruno Brandolino. Coreógrafo e performer uruguaio residente em Lisboa. Ingressou na carreira de atuação da EMAD e do programa integral em dança de inDANS em Montevideo, Uruguai. Desde 2015 trabalha profissionalmente nas artes performativas, tendo colaborado com artistas como Tamara Cubas (UY), Sofia Dias & Vítor Roriz (PT), Miguel Pereira (PT), Carlos Manuel Oliveira (PT) e Andrea Arobba (UY). Desde 2019 cria as suas próprias peças: El Universo no asemeja a nada (2019), criada no âmbito do programa PACAP II de Forum Dança (PT), com o apoio da bolsa FEFCA do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai e apresentada em Portugal, França, Alemanha e Uruguai; e La Burla (2022) criada em conjunto com a artista Bibi Dória (BR) e em colaboração com Leticia Skrycky (UY).

Informações

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Bilheteira

Bilhetes à venda na bilheteira do Teatro Ibérico e em Ticketline

 

    • € 10,00 – preço inteiro;
    • € 7,50 – Desconto de 25% para Estudantes | Profissionais do Espetáculo | Maiores de 65 anos, reformados e desempregados | Grupos de + 5pax | Parceiros do TI;
    • € 5,00 – Desconto de 50% para pessoas com diversidade funcional (+ oferta do bilhete do acompanhante) | residentes da JF Beato.
    • € 5,00 – Desconto de 50% para os ex-alunos no Fórum Dança.

 

Descontos disponíveis apenas na bilheteira do Teatro Ibérico e mediante apresentação de comprovativo.

Informações e Reservas bilheteira@teatroiberico.org / +351 927 510 092;

Horário bilheteira 1 hora antes do início de cada espetáculo;

Hora Limite para levantamento das Reservas 30 minutos antes do espetáculo;

Notas Os descontos estão disponíveis apenas na bilheteira física, no Teatro Ibérico. Os bilhetes podem ser levantados no dia do espetáculo e devem ser pagos em dinheiro ou MBWay,

Local

Teatro Ibérico
Rua de Xabregas 54
1900-440 Lisboa

Cartografias #5

O humor como conceito atrator

Ciclo de apresentações

Miguel Pereira e Guillem Mont de Palol | Forum Dança - Cartografias #5 - O humor como conceito atrator

Miguel Pereira
Guillem Mont de Palol

Falsos Amigos

Performance (60′) | M/6

Teatro Ibérico | 28 setembro 2023, quinta-feira | 19h00

“Falsos Amigos é um projecto em co-criação de Miguel Pereira com o coreógrafo catalão Guillem Mont de Palol. Partindo do conceito “falsos amigos”, palavras com grafia ou pronúncia parecidas, mas que possuem significados por vezes totalmente diferentes. Miguel e Guillem tentam construir uma relação de amizade semântica falsa, posicionando-se num espaço de contraste entre o que há de semelhante e o que há de diferente, entre eles e a própria realidade, criando um discurso absurdo, delirante e divertido através das palavras, dos gestos e dos objectos.”

Conceito e Performance Guillem Mont de Palol e Miguel Pereira

Desenho de Luz Hugo Coelho – Aldeia da Luz

Produção O Rumo do Fumo

Coprodução Teatro Viriato

Parceiros Citemor, Institut Ramon Llull, La Poderosa, La Caldera, Teatro das Figuras

Apoio Câmara Municipal de Lisboa / Polo Cultural Gaivotas | Boavista, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação GDA, Novo Negócio/ZDB

Apoio à Criação Opart, E.P.E./Estúdios Victor Córdon

Residências Artísticas Citemor, Estúdios Victor Córdon, Festival Sálmon/Graner e Mercat de les Flors, Forum Dança, La Caldera, La Poderosa, O Rumo do Fumo, Novo Negócio/ZDB

 

“Falsos Amigos” partiu de uma residência artística desenvolvida no âmbito do programa CRUZADOS, de La Poderosa (Barcelona).

Créditos Imagem © Miguel Fernandes / Teatro das Figuras (2021)

Biografias

Guillem Mont de Palol

Girona, 1978. Coreógrafo e intérprete, formou-se na SNDO (School for New Dance Development), em Amesterdão (2006). Desde então, tenho vindo a trabalhar em dança contemporânea e performance, tanto a nível nacional como internacional. Colabora com Jorge Dutor desde 2008, com quem criou vários projectos apresentados em locais como Bélgica, Países Baixos, Brasil, Itália e Inglaterra. Trabalhou com os coreógrafos Xavier Le Roy, Mette Ingvartsen, Frederic Gies, Vincent Dunoyer, Andrea Bozic, entre outros. Desde 2013, é professor convidado de Movement Research na School for New Dance Development.

Miguel Pereira

Frequentou a Escola de Dança do Conservatório Nacional e a Escola Superior de Dança (Lisboa, Portugal). Foi bolseiro em Paris e Nova Iorque. Como intérprete trabalhou com Francisco Camacho, Vera Mantero, Jorge Silva Melo, entre outros. Trabalhou com Jérôme Bel em “Shirtologia (Miguel)”. Como criador destaca o espectáculo “Antonio Miguel” com o qual recebeu em Portugal o Prémio Revelação José Ribeiro da Fonte e a menção honrosa do prémio Acarte/Maria Madalena Azeredo Perdigão da Fundação Calouste Gulbenkian. O seu trabalho tem sido apresentado em toda a Europa, Brasil, Uruguai e Chile, e é professor convidado em diferentes estruturas nacionais e internacionais.

Informações

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Bilheteira

Bilhetes à venda na bilheteira do Teatro Ibérico e em Ticketline

 

    • € 10,00 – preço inteiro;
    • € 7,50 – Desconto de 25% para Estudantes | Profissionais do Espetáculo | Maiores de 65 anos, reformados e desempregados | Grupos de + 5pax | Parceiros do TI;
    • € 5,00 – Desconto de 50% para pessoas com diversidade funcional (+ oferta do bilhete do acompanhante) | residentes da JF Beato.
    • € 5,00 – Desconto de 50% para os ex-alunos no Forum Dança.*

 

Descontos disponíveis apenas na bilheteira do Teatro Ibérico e mediante apresentação de comprovativo.

Informações e Reservas bilheteira@teatroiberico.org / +351 927 510 092;

Horário bilheteira 1 hora antes do início de cada espetáculo;

Hora Limite para levantamento das Reservas 30 minutos antes do espetáculo;

 

Notas

Os descontos estão disponíveis apenas na bilheteira física, no Teatro Ibérico. Os bilhetes podem ser levantados no dia do espetáculo e devem ser pagos em dinheiro ou MBWay.

*Para ter acesso ao desconto de 50% para os ex-alunos no Forum Dança, deverão contactar diretamente o Forum Dança por email (forumdanca@forumdanca.pt) e fazer a sua reserva por essa via.

Local

Teatro Ibérico
Rua de Xabregas 54
1900-440 Lisboa

Cartografias #5

O humor como conceito atrator

Ciclo de apresentações

Filipe Pereira | Forum Dança - Cartografias #5 - O humor como conceito atrator

Filipe
Pereira

Arranjo Floral

Conferência-Performance (75′) | M/12

Teatro Ibérico | 23 setembro 2023, sábado | 19h00

“O coreógrafo e bailarino Filipe Pereira apresenta Arranjo Floral, uma conferência-performance sobre um artista nascido em Fátima, entre procissões gigantescas, arranjos de flores e lojas de recordações religiosas. Um percurso que nos leva através de uma biografia que vai da fé ao ateísmo, da virgindade ao despertar sexual, da arte das flores à arte da dança e vice-versa.
Acompanhado por flores, coreografias e histórias, o coreógrafo propõe uma reflexão sobre quanto do nosso passado está em tudo o que fazemos, quanto do nosso destino está escrito e quanto está nas nossas mãos.”

Curadoria Lola Arias

Criação, espaço cénico e interpretação Filipe Pereira

Dramaturgia Bibiana Mendes Picado

Ponto Daniel Pizamiglio

Voz off Maria de Oliveira Coelho

Fotografias Filipe Pereira, Manuel Pereira, Colorfoto e António Marto

Produção Teatro Praga (até 2022), Associação Parasita

Co-produção Teatro do Bairro Alto

Apoio à residência artística Estúdios Victor Córdon

 

Arranjo Floral é um projeto criado no contexto da edição portuguesa do ciclo Mis Documentos de Lola Arias no Teatro do Bairro Alto – TBA em Lisboa (fevereiro de 2020).

Agradecimentos
André Halak, Pedro Penim e Sofia Marques Ferreira

Créditos Imagem © Ana Viotti / TBA

Biografia

Filipe Pereira é coreógrafo, bailarino e designer floral. Como coreógrafo destaca as peças Nova Criação e O que fica do que passa, em colaboração com Teresa Silva, e Hale – Estudo para um organismo artificial, em colaboração com Aleksandra Osowicz, Inês Campos, Helena Martos e Matthieu Ehrlacher.

Como bailarino tem vindo a trabalhar com João dos Santos Martins, Sofia Dias & Vítor Roriz, Dinis Machado, Beatriz Cantinho e Martine Pisani, entre outros.

Presentemente desenvolve o seu projeto Antese, um atelier de flores onde cria composições florais para diversos fins.

Informações

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Bilheteira

Bilhetes à venda na bilheteira do Teatro Ibérico e em Ticketline

 

    • € 10,00 – preço inteiro;
    • € 7,50 – Desconto de 25% para Estudantes | Profissionais do Espetáculo | Maiores de 65 anos, reformados e desempregados | Grupos de + 5pax | Parceiros do TI;
    • € 5,00 – Desconto de 50% para pessoas com diversidade funcional (+ oferta do bilhete do acompanhante) | residentes da JF Beato.
    • € 5,00 – Desconto de 50% para os ex-alunos no Forum Dança.*

 

Descontos disponíveis apenas na bilheteira do Teatro Ibérico e mediante apresentação de comprovativo.

Informações e Reservas bilheteira@teatroiberico.org / +351 927 510 092;

Horário bilheteira 1 hora antes do início de cada espetáculo;

Hora Limite para levantamento das Reservas 30 minutos antes do espetáculo;

 

Notas

Os descontos estão disponíveis apenas na bilheteira física, no Teatro Ibérico. Os bilhetes podem ser levantados no dia do espetáculo e devem ser pagos em dinheiro ou MBWay.

*Para ter acesso ao desconto de 50% para os ex-alunos no Forum Dança, deverão contactar diretamente o Forum Dança por email (forumdanca@forumdanca.pt) e fazer a sua reserva por essa via.

Local

Teatro Ibérico
Rua de Xabregas 54
1900-440 Lisboa

Cartografias #5

O humor como conceito atrator

Ciclo de apresentações

Francisco Thiago Cavalcanti | Forum Dança - Cartografias #5 - O humor como conceito atrator

Francisco
Thiago Cavalcanti

Um Corpo Foi Achado

Performance (70′) | M/6

Teatro Ibérico | 22 setembro 2023, sexta-feira | 19h00

“Espaço da razão, emoção. Um corpo constituído de utopia, nervos, esperança, desejos. Vontade de morrer? Sumir? E para onde vamos? As pessoas estão morrendo. Como sonhar? Como acreditar na vida? A peça evidencia o corpo para ele sumir e ser achado, em um jogo de aparição e desaparecimento, flashes que nos ajudam agenciar as paisagens dos nossos desejos, de sonhos, memórias da infância, de uma invenção de mundo que seja capaz de re-existir às políticas de morte. Encontrar na dança as linhas de fuga, redistribuição da violência e as múltiplas subjetividades em seus movimentos transitórios, estamos falando de vida. É sobre estar viva, sobre dançar, sobre contradições, fragilidades, fracassos, excessos, sonhar em ver uma baleia, facas para uma travessia nos campos minados do mundo, ficção, magia e segredo. Um corpo foi achado, e ele está aqui.”

Uma peça de Luana Bezerra e Francisco Thiago Cavalcanti

Re-criação do coletivo um cavalo disse mamãe Francisco Thiago Cavalcanti, Piero Ramella, Bárbara Cordeiro e Francisca Pinto

Colaboração dramatúrgica Isabela Peixoto e Thais Peixoto

Desenho de Luz João Rios

Apoio à criação (2018) Mostra Caixote, Escola de Cinema Darcy Ribeiro, Espaço da Focus Cia de Dança, Centro Cultural Laurinda Santos Lobo

Apoio à re-criação (2023) Forum Dança, Estúdios Victor Cordon, Mostra Cartografias e Teatro Ibérico.

 

Esta peça teve sua estreia em 2018 na Mostra Caixote, na cidade do Rio de Janeiro. Criada por Francisco Thiago Cavalcanti e Luana Bezerra, agora é re-criada na cidade de Lisboa pelo coletivo um cavalo disse mamãe.

Agradecimentos
Forum Dança (Dora Carvalho, Carolina Martins, Mafalda Sustelo, Eduardo Quinhones Hall), Luana Bezerra, Isabela Peixoto, Thaís Peixoto, Simon Fernandes e Laura Samy.

Créditos Imagem © Frank Pier Bara

Biografias

um cavalo disse mamãe

um cavalo disse mamãe é um coletivo informal, multidisciplinar e transfronteiriço formado pelos artistas Francisco Thiago Cavalcanti (Br), Piero Ramella (It), Bárbara Cordeiro (Pt) e Francisca Pinto (Pt). Teve sua génese na quinta edição do Programa Avançado de Criação em Artes Performativas do Forum Dança (Lisboa), entre os anos de 2021 e 22. Apesar de recente, o coletivo já conta com duas peças: “Também se matam cavalos” e “Quando morrer me enterrem na floresta”, tendo conquistado apoios e prémios em Portugal e Espanha. Nesse momento o coletivo remonta a peça Um corpo foi achado (2018) de Francisco e Luana Bezerra e prepara sua próxima criação a estrear em 2024/25: CANTAR.

Francisco Thiago Cavalcanti

Francisco Thiago Cavalcanti (1984), artista da dança, do teatro e da performance nascido no Brasil; bacharel em Dança e mestre em Educação na linha de pesquisa Inclusão, Ética e Interculturalidade. Trabalhou sete anos com a coreógrafa Lia Rodrigues, também trabalhou com Márcio Abreu, Cristian Duarte, Dani Lima, Alex Cassal, Madalena Victorino, entre outros. Participou da quinta edição do Programa Avançado de Criação em Artes Performativas em Lisboa (PT) sob direção do coreógrafo João Fiadeiro, e acabou fixando residência em Portugal. Também nesse contexto criou a peça Também se matam cavalos, inaugurando o coletivo UM CAVALO DISSE MAMÃE. Seus outros trabalhos autorais são: Contra a espada (2005), Cabíria corta o cabelo (2013), Mãe (2015) e Um corpo foi achado (2018).

Francisca Pinto

Francisca Pinto (1988), nasceu em Lisboa (PT). Bailarina, performer, intérprete e (co)criadora. Estudou dança no Conservatório Nacional de Lisboa e é licenciada em Dança pela Escola Superior de Dança de Lisboa. Trabalhou com Martine Pisani, Clara Andermatt, Sofia Dias e Vitor Roriz, Dani Lima, Tânia Carvalho, Alice Joana Gonçaves, Lia Rodrigues, entre outros. Praticante de Yoga desde 2010, está tirando o licenciamento para ser instrutora. Atualmente integra o elenco de peças dos coreógrafos Jonas Lopes, Lander Patrick, Bruno Alexandre e Catarina Miranda. Também é artista criadora e colaboradora do coletivo UM CAVALO DISSE MAMÃE.

Piero Ramella

Piero Ramella (1991), artista visual, dançarino, ator e performer baseado em Itália. Tem formação em pintura e é professor de capoeira. Estudou dança e movimento com Masaki Iwana, Lucia Palladino, Frey Faust e João Fiadeiro. É formado em Filosofia. Faz parte do coletivo artístico Kokoschka Revival em Milão. Trabalhou com o grupo de teatro Anagoor (Leão de Prata na Bienal de Veneza 2018). Trabalhou durante quatro anos com a artista Lucia Palladino e com ela desenvolveu uma pesquisa compartilhada no Programa Pós-mestrado A.PASS (Advanced Performative and Scenographic Studies) em Bruxelas. Em Lisboa, fez o Programa Avançado de Criação em Artes Performativas sob curadoria de João Fiadeiro e desde então trabalha com o artista brasileiro Francisco Thiago Cavalcanti, passando a ser criador e colaborador do coletivo UM CAVALO DISSE MAMÃE.

Bárbara Cordeiro

Bárbara Cordeiro (1993), nasceu em Coimbra (Pt). Trabalha em artes performativas, entre interpretação, criação, produção e ensino. Fez parte do PACAP 5, com curadoria de João Fiadeiro. Em 2016, fez a FOR Dance Theater da Companhia Olga Roriz. Seguidamente participou do CDI Parede com Elisabeth Lambeck, Tina Afyan Breionava e no SNDO Intensive, na Academy of Theater and Dance, em Amesterdão com Florentina Holzinger, Michele Rizzo e Fernando Belfiore. Em 2022, foi convidada pelo artista Francisco Thiago Cavalcanti para colaborar na criação de Também se Matam Cavalos, e faz agora parte do coletivo UM CAVALO DISSE MAMÃE. Colaborou ainda com a artista Nicole Gomes na criação de Cinza. Fez assistência coreográfica para Francisco Thiago Cavalcanti, Francisca Pinto, Marta Jardim e Magnum Soares. Ainda em 2022, participou na residência e filmagem de A little bit like the soul, de Sijben Rosa. Fez parte do elenco da Ópera Blimunda, com encenação de Nuno Carinhas e coreografia de Marta Jardim, e está a desenvolver o projeto Choreographic Atlases.

Informações

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Bilheteira

Bilhetes à venda na bilheteira do Teatro Ibérico e em Ticketline

 

    • € 10,00 – preço inteiro;
    • € 7,50 – Desconto de 25% para Estudantes | Profissionais do Espetáculo | Maiores de 65 anos, reformados e desempregados | Grupos de + 5pax | Parceiros do TI;
    • € 5,00 – Desconto de 50% para pessoas com diversidade funcional (+ oferta do bilhete do acompanhante) | residentes da JF Beato.
    • € 5,00 – Desconto de 50% para os ex-alunos no Forum Dança.*

 

Descontos disponíveis apenas na bilheteira do Teatro Ibérico e mediante apresentação de comprovativo.

Informações e Reservas bilheteira@teatroiberico.org / +351 927 510 092;

Horário bilheteira 1 hora antes do início de cada espetáculo;

Hora Limite para levantamento das Reservas 30 minutos antes do espetáculo;

 

Notas

Os descontos estão disponíveis apenas na bilheteira física, no Teatro Ibérico. Os bilhetes podem ser levantados no dia do espetáculo e devem ser pagos em dinheiro ou MBWay.

*Para ter acesso ao desconto de 50% para os ex-alunos no Forum Dança, deverão contactar diretamente o Forum Dança por email (forumdanca@forumdanca.pt) e fazer a sua reserva por essa via.

Local

Teatro Ibérico
Rua de Xabregas 54
1900-440 Lisboa

Cartografias #5

O humor como conceito atrator

Ciclo de apresentações

Forum Dança - Cartografias #5 - O humor como conceito atrator

Cartografias #5

O humor como conceito atrator

Ciclo de apresentações

22, 23 e 28 setembro | Teatro Ibérico

29, 30 setembro e 6, 7 outubro | Forum Dança

“Levantada pelos primeiros ares de outono, a mostra Cartografias #5 abre-se ao mundo entre as duas últimas semanas de setembro e a primeira semana de outubro, e terá como conceito atrator o humor. O humor, enquanto constituinte desejável da atmosfera de cena e que intensifica o plano energético e as esferas de presença entre os corpos humanos, podendo instalar-se em vários gradientes – da subtileza, à ironia mais doce ou ao riso declarado.

O programa acolhe uma recriação do jovem coreógrafo brasileiro Francisco Thiago Cavalcanti (Um Corpo Foi Achado), e recupera obras produzidas nos últimos dois anos e que ainda não tiveram a possibilidade de poderem ser livremente respiradas, nem de inspirar o riso e a circulação de ar entre o palco e a assistência: Filipe Pereira (Arranjo Floral), Miguel Pereira (Falsos Amigos), e Bibi Dória que apresentará Nome de Filme.

A pesquisa coreográfica e a afirmação dos desafios temáticos e físicos da performatividade, que constituem o tronco-comum do Cartografias, continuarão presentes nesta edição: através do workshop, dirigido pela dupla de criadores portuense Joana Von Mayer Trindade & Hugo Calhim Cristóvão, intitulado Dança e Heterodoxia – Onde Está O Relâmpago Que Vos Lamberá As Vossas Labaredas e onde se explorará a relação entre a dança e o riso, tão cara a Nietzsche; e pela mostra informal em que culminará a residência artística de Julián Pacomio, Toda a luz do meio-dia, a 7 de outubro, num momento final que marcará o regresso de uma das tradições da nossa Mostra – o convívio e a celebração entre artistas e público.

Esperamos ter o prazer da vossa companhia, com alegria e leveza, ao longo destes dias.”

Ezequiel Santos, curadoria Cartografias

Programa no Teatro Ibérico

22 setembro

Sexta-feira, às 19h00

Francisco Thiago Cavalcanti

Um Corpo Foi Achado

23 setembro

Sábado, às 19h00

Filipe Pereira

Arranjo Floral

28 setembro

Quinta-feira, às 19h00

Miguel Pereira e Guillem Mont de Palol

Falsos Amigos

Reservas e bilhetes

Mais informações no site do Teatro Ibérico aqui.

Bilheteira | Ticketline

Programa no Espaço da Penha

29 e 30 setembro

Sexta e sábado, das 14h00 às 19h00

Joana Von Mayer Trindade & Hugo Calhim Cristovão

Workshop

Dança e Heterodoxia: Onde Está O Relâmpago Que Vos Lamberá As Vossas Labaredas

6 outubro

Sexta-feira, às 19h00

Bibi Dória

Nome de Filme

7 outubro

Sábado, às 17h00

Julián Pacomio

Toda a Luz do Meio-dia

CARTAZ

Forum Dança - Cartografias #5 - O humor como conceito atrator
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