Heat is life

Bianca Zueneli (IT)

Título Heat Is Life (Calor é Vida) | Duração 20 min

Espaço Alkantara | 1 e 2 de Julho | 19h50

Sinopse

Neste trabalho lido com a repetição de uma ideia em movimento.

Quanto mais a ideia circula, mais se torna reconhecível.

Circula como o tempo ao nosso redor: indefinido, irreal, aparentemente visível nos seus efeitos. Ele oferece-nos os mesmos eventos para agirmos como desejarmos. Mostra praticamente as mesmas coisas, nunca da mesma maneira. O movimento circula como uma estrutura acima e à nossa volta. Sendo real ou inventado, afecta-nos. Pela primeira vez decidi tornar-me a estrutura. Tornei-me o Sistema Solar. Tornei-me tempo. Decidi voltar atrás e ver as mesmas coisas de outro ângulo. Percebi que isso não é mais ambicioso do que qualquer outra coisa que se possa fazer. Qualquer pessoa poderia fazê-lo.

 

“A ciência falhou, Calor é vida, O tempo mata.”  Chris Burden em Poem for L.A. Um anúncio publicitário que foi para o ar em Los Angeles 72 vezes entre 23 e 27 de Junho de 1975.

 

Ficha Técnica

Conceito Bianca Zueneli (IT)

Música Costanza Bortolotti | Vídeo Emma Panini, Gisella Gaspari

 

Biografia

Bianca Zueneli (Itália, 1993) é bailarina, criadora e professora. Começou os seus estudos na Academia de Belas Artes de Veneza antes de se mudar para a Bélgica, onde se formou em Dança Contemporânea no Conservatório Real de Antuérpia. Nos últimos anos, trabalhou principalmente na Bélgica em várias produções de dança e como professora, e agora move-se entre Lisboa e Itália.

 

Agradecimentos

Lucia Fontanelli, Manuel Gamberini, Cuoghi Corsello, Koinè, à equipa do Forum Dança e PACAP, Joker (Luigi), Sylvia Notini, Dino e RTS-Reclaim the streets, Malevich.

 

Créditos Imagem Reclaim the streets, M41 Party, 13 July 1996

Apresentações PACAP 4

Apoios e Parcerias

Apoio Financeiro: Fundação Calouste Gulbenkian | Apoios: O Rumo do Fumo | ALKANTARA | O Espaço do Tempo | Estúdios Victor Córdon

Forum Dança - Apoios PACAP 4

Aurora

Sara Vieira Marques (PT)

Título Aurora | Duração 40 min

Espaço Alkantara | 1 e 2 de Julho | 19h00

Sinopse

Este material foi coleccionado muito lentamente. Primeiro surgiram pequenas células à volta de um santuário, de um acontecimento, de uma coisa. Só depois veio tudo o que se move. Ficou uma massa informe e vazia. Uma massa pesada e incandescente, de onde se levantam silhuetas.

Aurora é um brilho que se pode escutar no espaço. A sombra de uma montanha sugere a sua forma, como se fosse uma mancha ou um ponto negro no escuro. Incontrolável, frágil e volátil. É a claridade que precede o nascer do dia.

O princípio: “Please make some waves. Just waves.”

 

Ficha Técnica

Criação e Interpretação Sara Vieira Marques (PT)

 

Biografia

Sara Vieira Marques é artista, performer, e desenhadora cénica para projectos de dança, teatro e performance. Actualmente encontra-se a finalizar a sua tese de Mestrado em Antropologia – Culturas Visuais (NOVA-FCSH), aprofundando uma prática artística e académica que se move nos campos da antropologia, filosofia, cinema e instalação. Mantém duradouras colaborações artísticas com o coreógrafo brasileiro Gustavo Ciríaco e com o encenador e director artístico João Pedro Vaz. // Website: www.saravieiramarques.weebly.com

 

Agradecimentos

À Eliane Radigue. À Alina, à Isis, ao João, ao Julián, à Leire, à Marina, à Natália e à Suiá. À Joana Sá, à Adriana Sá e à Cátia Sá. À Ana Trincão, ao Daniel Pizamiglio e à Leticia Scrkycky. Ao Santi.

 

Créditos Imagem Sara Vieira Marques

Apresentações PACAP 4

Apoios e Parcerias

Apoio Financeiro: Fundação Calouste Gulbenkian | Apoios: O Rumo do Fumo | ALKANTARA | O Espaço do Tempo | Estúdios Victor Córdon

Forum Dança - Apoios PACAP 4

Heat is life (vídeo)

Bianca Zueneli (IT)

Título Heat Is Life (Calor é Vida) | Vídeo | Duração 25 min, Loop

Espaço da Penha | 26 e 27 de Junho | A partir das 19h00

Sinopse

Neste trabalho lido com a repetição de uma ideia em movimento.

Quanto mais a ideia circula, mais se torna reconhecível.

Circula como o tempo ao nosso redor: indefinido, irreal, aparentemente visível nos seus efeitos. Ele oferece-nos os mesmos eventos para agirmos como desejarmos. Mostra praticamente as mesmas coisas, nunca da mesma maneira. O movimento circula como uma estrutura acima e à nossa volta. Sendo real ou inventado, afecta-nos. Pela primeira vez decidi tornar-me a estrutura. Tornei-me o Sistema Solar. Tornei-me tempo. Decidi voltar atrás e ver as mesmas coisas de outro ângulo. Percebi que isso não é mais ambicioso do que qualquer outra coisa que se possa fazer. Qualquer pessoa poderia fazê-lo.

 

“A ciência falhou, Calor é vida, O tempo mata.”  Chris Burden em Poem for L.A. Um anúncio publicitário que foi para o ar em Los Angeles 72 vezes entre 23 e 27 de Junho de 1975.

 

Ficha Técnica

Conceito Bianca Zueneli (IT)

Música Costanza Bortolotti | Vídeo Emma Panini, Gisella Gaspari

 

Biografia

Bianca Zueneli (Itália, 1993) é bailarina, criadora e professora. Começou os seus estudos na Academia de Belas Artes de Veneza antes de se mudar para a Bélgica, onde se formou em Dança Contemporânea no Conservatório Real de Antuérpia. Nos últimos anos, trabalhou principalmente na Bélgica em várias produções de dança e como professora, e agora move-se entre Lisboa e Itália.

 

Agradecimentos

Lucia Fontanelli, Manuel Gamberini, Cuoghi Corsello, Koinè, à equipa do Forum Dança e PACAP, Joker (Luigi), Sylvia Notini, Dino e RTS-Reclaim the streets, Malevich.

 

Créditos Imagem Reclaim the streets, M41 Party, 13 July 1996

Apresentações PACAP 4

Apoios e Parcerias

Apoio Financeiro: Fundação Calouste Gulbenkian | Apoios: O Rumo do Fumo | ALKANTARA | O Espaço do Tempo | Estúdios Victor Córdon

Forum Dança - Apoios PACAP 4

Chorume

Natália Mendonça (BR)

Título Chorume | Duração 40 min.

Espaço da Penha | 26 e 27 de Junho | 21h30

Sinopse

Aquela aguinha suja que escapa do saco de lixo, normalmente resultante da decomposição de alimentos, dá nome a um momento específico do carnaval brasileiro. Descreve a lenta e festiva dispersão nas ruas logo após o término do bloco; quando os corpos, antes demasiados juntos, têm dificuldade de voltar ao estado solitário de indivíduo, e permanecem agarrados uns aos outros como um último desejo de não se deixar singularizar. Esse processo, que torna indistinguível o antes e o depois, tem como resultante um corpo que buscou se auto-activar e aberto ao desejo de afetar-se.

 

Ficha Técnica

Criação e performance Natália Mendonça (BR)

Colaboração Isis Andreatta, Alina Folini, Sara Marques e Suiá Ferlauto

 

Biografia

Natália Mendonça (Brasil, 1983) é artista da dança, residente em São Paulo há 13 anos. Como performer-criadora, sua pesquisa se dá na combinação entre integrar projetos com outras/os diretoras/es, e a criação de trabalhos autorais. Atualmente, suas colaborações mais presentes estão em criações com Clarice Lima, Cristian Duarte e coletivA Ocupação.

 

Agradecimentos

Participantes do Pacap 4, Forum Dança, João dos Santos Martins, Josefa Pereira, Vera Mantero, Manoela Rangel e Fábio Zuker.

 

Créditos Imagem Isis Andreatta

Apresentações PACAP 4

Apoios e Parcerias

Apoio Financeiro: Fundação Calouste Gulbenkian | Apoios: O Rumo do Fumo | ALKANTARA | O Espaço do Tempo | Estúdios Victor Córdon

Forum Dança - Apoios PACAP 4

Mas onde está a espada?

Isadora Alves (PT)

Título Mas Onde Está a Espada? | Duração 40 min.

Espaço da Penha | 26 e 27 de Junho | 20h45

Sinopse

Interior exterior exterior interiorizado interior exteriorizado, impossível fugir disso,

dentro e fora, fronteira ou delimitação diferenciação imaginação exteriorização de uma

interioridade exterior interiorização da exterioridade, que importa isso, exterior

exteriorizável do interior intrans — Travessão, secular.

O que terá de ser quebrado? O que procura o seu restauro?

Múltiplo embora um. Assim é a admiração por X, Y e Z.

E os olhos assentes na dobra do horizonte inventam outro destino.

 

Ficha Técnica

Conceito e direcção artística Isadora Alves (PT)

Desenvolvido e apresentado com Ana Libório, Bruno Humberto e Nuno Nolasco

Cenografia Bruno Humberto e Isadora Alves

 

Biografia

1996 Lisboa. Desenvolve de momento o seu próprio trabalho. Foi assistente de Felipe Hirsch; Bruno Humberto e Rui de Almeida Paiva e de Teatro O Bando. Como intérprete integrou espectáculos de Tiago Vieira; Tiago Mateus; Maria Duarte, João Rodrigues e Gonçalo Ferreira de Almeida; Maria Duarte; Niño Proletário; Miguel Bonneville; António Pires e de Elmano Sancho. Em filmes, trabalhou como actriz para Pedro Cabeleira, João Eça e Diogo Baldaia. Trabalhou com o artista plástico alemão Jan Brokof em Exotificatio e Hans Staden TV. É licenciada pela ESTC em Teatro e termina agora o curso do Forum Dança, PACAP4. Colabora actualmente com Bruno Humberto.

 

Agradecimentos

Gonçalo Alegria, Latoaria, Julio Alves e todos os intervenientes do PACAP4.

 

Créditos Imagem American Schools of Oriental Research from Shea (2001a)

Apresentações PACAP 4

Apoios e Parcerias

Apoio Financeiro: Fundação Calouste Gulbenkian | Apoios: O Rumo do Fumo | ALKANTARA | O Espaço do Tempo | Estúdios Victor Córdon

Forum Dança - Apoios PACAP 4

Ruído Rosa

Alina Ruiz Folini (AR)

Título Ruído Rosa | Duração 30 min

Espaço da Penha | 26 e 27 de Junho | 19h50

Sinopse

Esta voz é um corpo a vibrar dentro de outro corpo. Estes olhos, não sei como dizê-lo, precisam estar onde estão. Esta língua ecoa a escorrer pela saliva quente. Esta boca despossuída fala para dentro. Diz-se frequentemente que a vulva é uma boca. Bocas, orifícios, línguas e mãos são aliadas do prazer lésbico. São muitas. A que vê, a que soa, a que diz. Uma palavra e o rugido que a deforma. Um som e a saliva que o envolve. A garra está fixa sobre joelho e tudo parece AAAAAAuuuu e tudo parece BúOBúOBúO como se gRRRRRRRRRRR. A voz é lançada em direção àquele outro espaço atrás, no cérebro antigo, lá nos occipitais. E aí tudo faz HHUUUUUUUMMMM.

 

Ficha Técnica

Criação e Interpretação Alina Ruiz Folini (AR)

 

Biografia

Alina Ruiz Folini (Argentina) é artista e pesquisadora. O seu trabalho move-se entre a coreografia, a dança e as práticas curatoriais. Mestre em Prática Cénica e Cultura Visual pelo Museu Nacional de Arte UCLM / Reina Sofía 2017-2018. Co-dirige ARQUEOLOGIAS DEL FUTURO – Festival Internacional de Artes Cénicas em Buenos Aires. Co-criou o Projeto TÁCTIL com Leticia Scrkycky. É bailarina em Trilogia Antropofágica e em Série Canibal dirigidas por Tamara Cubas (UY). Vive em Lisboa.

 

Agradecimentos

Carolina Campos, Ibon Salvador, Isis Andreatta, Sara Marques, Natália Mendonça, Christine De Smedt e Suiá Ferlauto.

 

Créditos Imagem vídeo still de Alina Ruiz Folini

Apresentações PACAP 4

Apoios e Parcerias

Apoio Financeiro: Fundação Calouste Gulbenkian | Apoios: O Rumo do Fumo | ALKANTARA | O Espaço do Tempo | Estúdios Victor Córdon

Forum Dança - Apoios PACAP 4

Carta a uma quantidade emergente

Marina Dubia (BR)

Título

Carta a uma quantidade emergente | Duração 50 min

Espaço da Penha | 26 e 27 de Junho | 19h00

Sinopse

O movimento segue em uma única direção. No caminho, as partículas se agitam e fazem pedras, riachos, cidades e seus habitantes. No caminho, o que era uno engoliu distâncias, assumiu espaço, definiu contornos e formalizou separações. Seres discretos que não falam a mesma linguagem, senão a das causas comuns. De que natureza é a experiência? O tempo segue em uma única direção.

 

Ficha Técnica

Concepção e interpretação Marina Dubia (BR)

 

Nota Falado em português

 

Biografia

Marina Dubia (São Paulo, 1992) é diletante profissional, transfixada pela natureza da realidade. Excessivamente transfixada. Palavras-chave: arte conceitual, publicação independente, tradução, montanha, curto-circuito, edição, cacatua, contato, improvisação. Vive às rondas de Copenhaga. Mais para cá do que para lá.

 

Agradecimentos

Alina, Aline, Amaurilo, Anabela, ar, Bianca, Carolina, Christine, Dinamarca, Dora, Emily, Fernanda, Fiadeiro, Flávia, Isis, Josuke, João dos Santos, Julián, Keo, Laura, Laure, Leire, Maria, mistério, Natália, oficinas de poesia, placas tectônicas, Randy, Rovelli, Ruan, Sara, Suiá, Susskind, Vera, Yasmin.

 

Créditos Imagem Marina Dubia

Apresentações PACAP 4

Apoios e Parcerias

Apoio Financeiro: Fundação Calouste Gulbenkian | Apoios: O Rumo do Fumo | ALKANTARA | O Espaço do Tempo | Estúdios Victor Córdon

Forum Dança - Apoios PACAP 4

Apocalipse entre amigos
ou simplesmente o dia

Julián Pacomio (ES)

Título Apocalipse entre amigos ou simplesmente o dia | Duração 60 min. (portas abertas)

Espaço da Penha | 20 e 21 de Junho | 20h15

Sinopse

Temos dormido cedo por muito tempo. Somos pessoas do dia, a noite é um assunto dos outros. Esperamos o apocalipse juntos, todos nós, aqui. Em algum momento o familiar, o íntimo, tornar-se-á perturbador, e o fim virá pacificamente, gentil.

Algo escuro emergirá à superfície, acusando a vida, e nada será o mesmo; as memórias, o que já passou, não importarão mais; e só os mais fortes servirão, ou seja, os de agora. Nunca mais seremos contemporâneos e só a luz do dia permanecerá, simplesmente.

ou

[…] é que isto não faz sentido, mas o resto não faz sentido mas o resto é a morte.

 

Ficha Técnica

De Julián Pacomio (ES)

Interpretação Daniel Pizamiglio, Alina Ruíz Folini, Sara Vieira Marques, Marina Dubia, Leire Aranberri Laure Fleitz, Maria Abrantes, Aline Combe e Julián Pacomio.

 

Biografia

Julián Pacomio (Mérida, Espanha, 1986) é artista e performer. Os seus trabalhos em artes performativas indagam a ideia de cópia, remake, tradução e apropriação do material de outros. // www.julianpacomio.net

 

Agradecimentos

Iván Haidar, Ignacio de Antonio Antón, Carolina Campos, Ángela Millano e João Dos Santos Martins.

 

Créditos Imagem The Triumph of Death, Pieter Bruegel the Elder. 1562

Apresentações PACAP 4

Apoios e Parcerias

Apoio Financeiro: Fundação Calouste Gulbenkian | Apoios: O Rumo do Fumo | ALKANTARA | O Espaço do Tempo | Estúdios Victor Córdon

Forum Dança - Apoios PACAP 4

Would you hire me?

Aline Combe (FR)

Título Would you hire me? (Contratavas-me?) | Duração 20 min

Espaço da Penha | 20 e 21 de Junho | 19h50

Sinopse

Durante o PACAP 4, coloquei a alguns dos intervenientes convidados estas duas questões: “Quanto te pagam para estares aqui connosco?” e “Contratavas-me?”. Em alguns casos gravei e transcrevi a entrevista na íntegra, noutros apenas tirei notas. A performance “Would you hire me?” apresenta alguns dos textos e dos registos áudio que reuni.

Nota: Em francês, “PACAP” é uma expressão que as crianças usam para dizer “Desafio-te!”.

Segunda Nota: Em língua inglesa, sem tradução.

 

Ficha Técnica

De e com Aline Combe (FR)

 

Biografia

Aline Combe (Paris, França, 1989) é bailarina, performer e coleccionadora de detalhes humanos. Trabalha com o esbatimento de fronteiras, histórias secretas, frustração, e com um misto de ficção e realidade. Costuma falhar, e poucas pessoas conhecem o seu trabalho.

 

Agradecimentos

Equipa Forum Dança, João dos Santos Martins, grupo PACAP 4, Moriah Evans, Ana Pi, Scarlett Yu e Christine De Smedt.

 

Créditos Imagem Jules Serra

Apresentações PACAP 4

Apoios e Parcerias

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Forum Dança - Apoios PACAP 4

Como regar plantas falsas

Maria Abrantes (PT)

Título Como regar plantas falsas | Duração 40 min

Espaço da Penha | 20 e 21 de Junho | 19h20

Sinopse

Querer sentir as ervas daninhas

cortadas de fresco

no meu T2 de cidade.

Com a porta sempre aberta

para poderem entrar

e a um passo de sair e sentir

no pé

o meu imenso tapete de terra.

 

Ficha Técnica

De e com Maria Abrantes (PT)

 

Biografia

Maria Abrantes (Lisboa, 1998) está sempre a tropeçar e não aguenta muito tempo quieta.

 

Créditos Imagem João Sanchez

Apresentações PACAP 4

Apoios e Parcerias

Apoio Financeiro: Fundação Calouste Gulbenkian | Apoios: O Rumo do Fumo | ALKANTARA | O Espaço do Tempo | Estúdios Victor Córdon

Forum Dança - Apoios PACAP 4

Loose loop

Leire Aranberri (ES)

Título Loose Loop | Duração 30 min

Espaço da Penha | 20 e 21 de Junho | 18h40

Sinopse

Em Loose Loop, Leire posiciona-se num circuito no qual, através de mecanismos de repetição, explora a relação entre o que é e o que já não é mais. Com perguntas como “Há lugar suficiente no presente para incluir o passado?”, “O que vejo se imagino e ao mesmo tempo olho para lembrar?”, procura investigar a plasticidade da memória e o seu efeito sobre a acção.

 

Ficha Técnica

De e com Leire Aranberri (ES)

 

Biografia

Leire Aranberri (Bilbau, Espanha, 1993) é uma artista com estudos em medicina que trabalha com o corpo em relação a ambos os temas.

 

Agradecimentos

Equipa Forum Dança, grupo PACAP4, Christine de Smedt e Susana Talayero.

 

Créditos Imagem Leire Aranberri

Apresentações PACAP 4

Apoios e Parcerias

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Forum Dança - Apoios PACAP 4

Eu só tinha o título, agora não tenho nada

Suiá Burger Ferlauto (BR)

Título Eu só tinha o título, agora não tenho nada | Duração 30 min

Espaço da Penha | 20 e 21 de Junho | 18h00

Sinopse

Eu costumava falar sobre mim como uma artista de vídeo, ou uma bailarina, coreógrafa, um monte de coisas, mas artista chega. E talvez isto seja tudo o que eu preciso dizer para começar esta conversa.

 

Ficha Técnica

Concepção e performance Suiá Burger Ferlauto (BR)

 

Biografia

Suiá Burger Ferlauto (São Paulo, 1977) é artista, performer e educadora. Nos últimos 20 anos dedicou-se a práticas e colaborações no campo das artes visuais e cênicas. Atualmente seu interesse está voltado a exercícios de permanência e modos de operar ‘não criativos’.

 

Agradecimentos

Aos colegas, professorxs, idealizadorxs, produtorxs do PACAP4 pelas trocas valiosas e pelo suporte

À Adalgisa Campos, Elisa Band, Renan Marcondes pelas entrevistas in english.

À Mara Guerreiro e Zélia Monteiro pelos planos de aula domiciliar personalizados.

À Frame Colectivo.

Agradecimentos especiais à Christine de Smedt, ao João dos Santos Martins e Vera Mantero.

 

Créditos Imagem Natália Mendonça

Apresentações PACAP 4

Apoios e Parcerias

Apoio Financeiro: Fundação Calouste Gulbenkian | Apoios: O Rumo do Fumo | ALKANTARA | O Espaço do Tempo | Estúdios Victor Córdon

Forum Dança - Apoios PACAP 4
Masa (vídeo), Laura Ríos (CU), 27 min

Masa

Laura Ríos (CU)

Título Masa (Massa) | Vídeo | Duração 27 min, Loop

Espaço da Penha | 20 e 21 de Junho | A partir das 18h00

Sinopse

Toda a matéria deixa um traço, uma marca no espaço. É um traço que pode ser óbvio, abstracto ou pode até tornar-se imperceptível, mas é presente, é habitado e deixa legado. É o resultado do trabalho, das etapas, dos pensamentos, do ciclo da vida, do peso (energia e transcendência) do corpo.

MASA é uma trajectória em aberto que intenciona deixar uma marca no espaço através da relação material-corpo. A partir da acção, o movimento improvisado e intuitivo explora as possibilidades subtis e concretas de marcar o barro, que redimensiona o corpo e a sua imagem.

 

Ficha Técnica

De e com Laura Ríos (CU)

 

Biografia

Laura Ríos (Havana, 1992) é bailarina, intérprete e coreógrafa cubana. É graduada pelo Instituto Superior de Arte (Arte Danzario) e foi membro da companhia nacional cubana Danza Contemporánea de Cuba (2010-2018). Actualmente é artista independente.

 

Agradecimentos

Agradeço sempre à minha mãe.

Muito obrigado à equipa do Forum Dança, especialmente a Dora Carvalho e Carolina Nogueira juntamente com João dos Santos Martins por me terem dado esta oportunidade e todo o apoio. A todos os artistas/professores convidados do PACAP 4, que foram uma inspiração. Muito obrigado ao grupo PACAP 4. Juntos fizemos uma viagem muito bonita durante este período.

Muito obrigado Wilfredo Prieto.

 

Créditos Imagem Laura Ríos

Apresentações PACAP 4

Apoios e Parcerias

Apoio Financeiro: Fundação Calouste Gulbenkian | Apoios: O Rumo do Fumo | ALKANTARA | O Espaço do Tempo | Estúdios Victor Córdon

Forum Dança - Apoios PACAP 4
Forum Dança - Ciclo de Apresentações PACAP 4

Ciclo de Apresentações PACAP 4

Espaço da Penha e Espaço Alkantara

Curadoria de João dos Santos Martins
20 e 21 / 26 e 27 de Junho – Espaço da Penha
1 e 2 de Julho – Espaço Alkantara

ESGOTADO

Todas as sessões estão esgotadas, não estamos a aceitar mais reservas.

Nada para ensinar, tudo para aprender*

 

Pensar um plano de estudos é sempre um conflito entre o ideal e o possível, entre uma certa imposição de uma forma de ver e estar no mundo, e a criação de condições para originar outros mundos. Fui convidado a pensar um programa de estudos para artistas que se relacionam com a dança e a performance. Este programa não foi tão experimental quanto poderia. Rejeitou-se sobretudo a secular divisão entre disciplinas técnicas para colocar ênfase na troca de práticas entre artistas.
Assolados por um vírus que não julgávamos chegar próximo, experimentámos novos formatos e modelos de partilha, de endereçamento e de atenção, nos quais colocámos ao teste a capacidade e a permanência de fazer arte no momento menos propício ao seu desenvolvimento e, talvez por isso, o mais urgente quanto às questões que levanta ser artista hoje.
O programa de apresentações que agora partilhamos não é necessariamente resultado dos últimos seis meses de trabalho colectivo senão uma mostra de processos heterogéneos iniciados por um grupo de artistas dos continentes europeu e americano que isolada ou conjuntamente se sintonizaram, integraram, participaram, ativaram, divergiram ou rejeitaram este programa de estudos. As suas preocupações rangem questões contemporâneas igualmente díspares de contextos geo-políticos diversos que aqui se assemelham sem nunca se assimilar: entre o típico questionar da eficiência social da arte, a propostas de ressonância entre mundo orgânico e inorgânico, do corpo humano e não humano, do ser e do outro, da medida exacta de veneno a administrar para curar, da vida rural e urbana aos restos da noite e do chorume, do espaço que está entre, ao espaço entre o nudismo e o nadismo.

 

“Ainda há quem diga que tudo perde quando não pode sair; que não têm nada para fazer – como se fazer e não fazer não fossem a mesma coisa.” (*Lourdes de Castro, Cartas à Lourdes: das 4 às 5, ed. Ricardo Nicolau)”

 

João dos Santos Martins

 

Agradecimento especial a todos os convidados que participaram neste programa
Ana Jotta (PT), Ana Pi (BR), Ana Rita Teodoro (PT), Bojana Cvejić (RS), Christine de Smedt (BE), Christophe Wavelet (FR), Chrysa Parkinson (US/SE), Eszter Salamon (HU), Joana Sá (PT), João Fiadeiro (PT), Jürgen Bock (DE), Miguel Wandschneider (PT), Moriah Evans (US), Paula Caspão (PT), Pedro Barateiro (PT), Rita Natálio (PT), Ricardo Valentim (PT), Scarlet Yu (HK), Vera Mantero (PT), Xavier le Roy (FR).

Informações e Reservas
Todas as sessões já se encontram esgotadas!

  • Devido à situação actual e seguindo as directivas da DGS, a lotação para estas apresentações é reduzida e limitada a 1/3 da capacidade habitual dos nossos espaços;
  • Pode reservar isoladamente para cada apresentação, ou reservar o programa inteiro em cada dia;
  • O pedido de reserva é feito para o email forumdanca@forumdanca.pt;
  • Terá de indicar nesse email quais os dias e espectáculos que pretende assistir;
  • Faça a sua reserva até 72 horas antes do início de cada apresentação (24h no caso do primeiro ciclo que acontece já este fim-de-semana);
  • A reserva poderá considerar duas pessoas unicamente no caso em que sejam coabitantes;
  • No dia das apresentações deverão trazer a sua própria máscara e/ou viseira;
  • Deverão cumprir com as normas do distanciamento social, assim como a etiqueta respiratória;
  • Agradecemos que compareça porque, dada a lotação reduzida dos espaços, ao não comparecer estará a tirar o lugar a outra pessoa que gostaria de estar igualmente presente.

Agradecemos a compreensão!

Programação Completa

CICLO #01 | Espaço da Penha | 20 e 21 de Junho

 

18h00Eu só tinha o título, agora não tenho nada, Suiá Burger Ferlauto (BR), 30 min.

18h40Loose loop, Leire Aranberri (ES), 30 min.

19h20Como regar plantas falsas, Maria Abrantes (PT), Ca. 40 min.

19h50Would you hire me?, Aline Combe (FR), 20 min.

20h15Apocalipse entre amigos ou simplesmente o dia, Julián Pacomio (ES), 60 min.

A partir das 18h00 – Masa (vídeo em loop), Laura Ríos (CU), 27 min.

Pode consultar o programa completo deste ciclo, em formato digital, AQUI

 

CICLO #02 | Espaço da Penha | 26 e 27 de Junho

 

19h00Carta a uma quantidade emergente, Marina Dubia (BR), 50 min.

19h50Ruído rosa, Alina Ruiz Folini (AR), 30 min.

20h45Mas onde está a espada?, Isadora Alves (PT), 40 min.

21h30Chorume, Natália Mendonça (BR), 40 min

A partir das 19h00 – Heat is life (vídeo em loop), Bianca Zueneli (IT), 25 min.

Pode consultar o programa completo deste ciclo, em formato digital, AQUI

 

 

CICLO #03 | Espaço Alkantara | 1 e 2 de Julho

 

19h00Aurora, Sara Vieira Marques (PT), 40 min.

19h50Heat is life, Bianca Zueneli (IT), 20 min.

20h20Porte, Laure Fleitz (FR), 20 min.

21h00Verde abismo ou eu nunca mais sonhei com isso, Isis Andreatta (BR), 35 min.

A partir das 19h00How do we continue together (vídeo em loop), Emily Barasch (US), 30 min.

*Vulture Realness Invocation or I just can’t be like this with you anymore, (vídeo), randy reyes (US/GT), 7 min.

*a definir

Pode consultar o programa completo deste ciclo, em formato digital, AQUI

Apresentações PACAP 4

Sobre o PACAP

O PACAP – Programa Avançado de Criação em Artes Performativas é um programa de formação/criação para profissionais e estudantes de áreas artísticas que pretendem investir num período de experimentação avançada conciliando-o com uma investigação teórica e o exercício de práticas de corpo e movimento.

Sobre o PACAP 4

De Janeiro a Julho de 2020
Programa Avançado de Criação em Artes Performativas
Curadoria de João dos Santos Martins
Apoio Financeiro: Fundação Calouste Gulbenkian
Apoios: O Rumo Do Fumo, Alkantara, O Espaço Do Tempo e Estúdios Victor Córdon
Parceria: Maumaus

Direcção: Dora Carvalho
Produção: Carolina Martins
Acompanhamento e Direcção Técnica: Zeca Iglésias
Assistente de Produção: Catarina Sobral
Comunicação e Imagem: Eduardo Quinhones Hall

Cartaz

Forum Dança - Cartaz Ciclo de Apresentações PACAP 4
Forum Dança - Cartaz Ciclo de Apresentações PACAP 4

Apoios e Parcerias

Apoio Financeiro: Fundação Calouste Gulbenkian | Apoios: O Rumo do Fumo | ALKANTARA | O Espaço do Tempo | Estúdios Victor Córdon

Forum Dança - Apoios PACAP 4
Forum Dança - Conversa 2: Estratégias de Programação [CGPAE]

Conversa 2: Novos formatos de relação com os públicos em tempos de pandemia Covid-19

Debates CGPAE

Conversas Online Via Aplicação Zoom
15 Junho 2020 | 18h30
!!! DATA ALTERADA DEVIDO À MANIFESTAÇÃO DO CENA-STE NO DIA 4 DE JUNHO ENTRE AS 18H00 E AS 20H00 !!!
Moderação de Elisabete Paiva (Materiais Diversos)
Com Cristina Planas Leitão (coreógrafa)
e Jesse James & Sofia Carolina Botelho (Festival Walk & Talk) – a confirmar

Este debate acontece no âmbito da disciplina de Estratégias de Programação do CGPAE – Curso de Gestão/Produção das Artes do Espectáculo do Forum Dança.

 

Instruções para aceder ao debate e poder participar:

  1. Enviar um email para forumdanca@forumdanca.pt demonstrando interesse em participar nesta conversa.
  2. Recebe depois no seu email as instruções para aceder ao debate on-line (endereço e código de acesso à sessão, via aplicação Zoom).
  3. Número máximo de participantes: 40.

Biografias

CRISTINA PLANAS LEITÃO
Porto, 1983. Licenciada em Dance Performance pela ArtEZ – Hogeschool voor de Kunsten em Arnhem (Holanda), em 2006. De 2007 a 2012, colabora com a coreógrafa Gabriella Maiorino da Dansmakers Amsterdam. Desde então foi intérprete de Isabelle Schad (Alemanha), Flávio Rodrigues no Ballet Contemporâneo do Norte (BNC), Vloeistof (Holanda), Catarina Miranda e Marco da Silva Ferreira.
Como ensaiadora, trabalhou com Hofesh Shechter (2012-2014) e Gregory Maqoma (2015) para a Companhia Instável. Em 2015, é uma das artistas convidadas para The Porto Sessions – um projeto desenvolvido por Meg Stuart / Damaged Goods e Mezzanine.
No Porto, foi uma das iniciadoras dos Encontros desNORTE (2011-2017) e criou o projeto Conquering the studio: a time for research, para o BCN e Companhia Instável. Desde 2016, coordena o Aquecimento Paralelo para o Teatro Municipal do Porto e em 2017 integra a equipa de mediação
de públicos no contexto do Festival DDD. Em 2010, é uma das 50 artistas escolhidas por David Zambrano para os 50 Days of Flying Low and Passing Through in Costa Rica, fazendo parte do único grupo certificado para ensinar e desenvolver essas técnicas. Desde então, tem lecionado internacionalmente – uma atividade pedagógica que mantém em paralelo com a coreográfica. Em 2012, em cocriação com Jasmina Krizaj criam The Very Delicious Piece – uma peça produzida no contexto da rede europeia Modul Dance. Seguidamente cocriam The Very Boring Piece em coprodução com o Hellerau, Dresden. Em 2014, desenvolvendo a sua própria autoria, estreia o solo bear me e em 2016 cria a peça FM [ featuring mortuum]. No mesmo ano, com uma versão XL da The Very Delicious Piece, é finalista, junta- mente com Jasmina Krizaj e um elenco de oito intérpretes, no Danse Élargie 2016 – Théâtre de la Ville (Paris). O seu trabalho tem sido apresentado interna- cionalmente em locais como: Hellerau – Europäisches Zentrum der Künsten (Dresden), The Place (Londres), Théâtre de la Ville, Triskelion Arts (Nova Iorque), I like to watch Too no Julidans Festival (Amesterdão), Malta Festival (Polónia), Plesni Teater e Stara Mestna Elektrarna (Ljubljana), Maribor 2012 Capital Europeia da Cultura (Eslovénia), No_Body Festival (Chipre), Teatro Municipal do Porto, GUIdance Festival (Guimarães), BoxNova / CCB, Festival Cumplicidades, Centro de Arte de Ovar, Cine-Teatro Louletanto e Teatro Municipal de Faro.
É diretora artística da Bactéria Associação Cultural desde 2015. O seu corpo de trabalho está documentado na série Portugal que Dança (2017), criada para a RTP2.

 

JESSE JAMES
Vancouver, 1987, vive e trabalha entre Lisboa e Ponta Delgada como programador cultural e curador independente, combinando projetos curatoriais, assessoria de comunicação e gestão estratégica para projetos e estruturas culturais. É cofundador e diretor executivo da Anda&Fala – Associação Cultural, estrutura de criação contemporânea e multidisciplinar. Assume, desde 2011, a direção artística do Walk&Talk – Festival de Artes, nos Açores. É licenciado em Turismo e Lazer pela ESTH/IPG e frequentou a pós-graduação em Curadoria de Arte na FCSH, da Universidade Nova em Lisboa.

 

SOFIA CAROLINA BOTELHO
S.Miguel, 1986, fez licenciatura em Escultura e Mestrado em Museologia e Museografia na FBAUL. Trabalha em S.Miguel, na área da Gestão e Programação Cultural e desenvolve projetos pessoais na área da Preservação do Património, Memória e Arte.
Assume, desde 2013, a direção artística e a coordenação do Programa de Conhecimento do Walk&Talk – Festival de Artes, nos Açores.
Desde 2016 é coordenadora do Serviço Educativo do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada.

 

ELISABETE PAIVA
Licenciada em Produção Teatral e Mestre em Estudos de Teatro. Trabalhou como produtora com Luís Castro, Teatro do Vestido e Pedro Sena Nunes. Foi responsável pelo Serviço Educativo do Centro Cultural Vila Flor (2006 a 2014), na sequência de experiências marcantes de cruzamento entre criação, educação e território no CENTA – Centro de Estudos de Novas Tendências Artísticas (2003–2005). Concebeu e programou o Serviço Educativo de Guimarães 2012 CEC e actualmente é Directora Artística do Festival Materiais Diversos.

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