Forum Dança | 8 Trabalhos: Bobby Brim - THE INFRASTRUCTURES OF CAVITIES | Apresentações finais PACAP 6 / TBA-Teatro do Bairro Alto

Bobby Brim

The Infrastructures of Cavities

Duração 60 min (aprox.) | M/16 | Preço único 2€ (comprar bilhete)

TBA – Teatro do Bairro Alto | Palco da Sala Principal (lotação reduzida – 60 lugares)

15 e 16 julho | sáb 21h00 e dom 19h00

As cavidades são definidas como os espaços vazios dentro corpos sólidos. No entanto, muitas vezes estão cheios de órgãos, fluidos, frequências eletromagnéticas e outros agentes versáteis e em constante mudança.
Infraestruturas são conjuntos de interdependentes elementos que suportam toda ou parte de uma estrutura ou rede. O prefixo infra significa abaixo, inferior para baixo, mas também evoca o invisível. Invisível de este mundo*: o conceito de vazio pode aqui ceder à materialidade extrema e turva que compõe cavidades e passagens subterrâneas. Esta matéria em movimento organiza-se ao ritmo de um infrabaixo que se auto-organiza ao ritmo da matéria em movimento, a lógica infinita do feedback distorcido.
O corpo múltiplo, não essencial, que emerge da escuridão torna-se imagens, interações, forças e interstícios bastardizados. A matéria imagina-se, mas nunca por conta própria, e, cheia de desejo, vomita os seus ecos distorcidos.

 

* ici-bas em francês, seria traduzido literalmente por aqui-embaixo.

Direção artística, sonoplastia e conjunto técnico Bobby Brim

Cocriação Lorea Burge, Victor Lattaque, María Ibarretxe del Val e Lucas Damiani

Performers Victor Lattaque, Lorea Burge, María Ibarretxe del Val, Lucas Damiani e Bobby Brim

Olhar externo e acompanhamento dramaturgico Mariana Catalina Iris

Apoio à performance Tarly Lumby, Connor Scott, Silvana Ivaldi

Apoio figurino Silvana Ivaldi

Bobby Brim é artista transdisciplinar que composta a sua alma de acordo com as entidades ciborgues que encontra no seu caminho. Fluido, criador de imagens, instalações, sons e problemas digitais, trabalham na produção de monstros produtores de dados e na exploração de mundos autónomos. Pixels, decibéis, ondas, corpos e coletivos são os materiais concretos que permitem sondar os espaços transgressores num mundo pós-conspiratório.

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos preciosos e generosos olhares externos de Jaja Rolim e João Fiadeiro, bem como aos de Bruno Brandolino, Romain Beltrão Teule, Connor Scott, Fillipa Cordeiro, Carol, Frederic e Tamara. Obrigado também pela teia de amizade que sustenta a possibilidade de criação.
A Sofia Dias e Vítor Roriz pela orientação e rica pedagogia, e a Leticia Skrycky e Santi.
À equipa do Forum Dança e pela sua dedicação em fazer com que estas situações surgissem em toda a sua singularidade.
Aos maravilhosos artistas-participantes do PACAP 6 e à ecologia das nossas relações.
Aos coreógrafos convidados, pela intensidade e profundidade da partilha da investigação conectada e dos seus múltiplos futuros. Agradeço especialmente ao Marcelo Evelin pelos seus alegres éticos, situacionais e relacionais explosivos que semeia no seu caminho.
À Luara Raio pela comovente solidez, ternura e profunda partilha do que pode ser uma família de amizade, uma rede de corpos políticos e criações situadas.
Obrigado, também a Acaua Sheyrera, Daniel Lulhman e Geoffrey Badel pelo apoio nas primeiras etapas desta aventura.
A Timothé Pellissier e Mo Lar pelo lento e diário desenho desta profunda presença facial, tão particular e tão significativa hoje.
A l’Antre-Peau, especialmente Isabelle Carlier e David Legrand, por apoiarem a possibilidade de um espaço criativo desviante, transdisciplinar e alegremente conturbado.
A Anaïs Cabandé, Micha Gorlitz, Chloé Desmoinaux e AV-NET, JOL, OOOOO, a rede transhackfeminist, o Porn Process e muitos outros, graças aos quais as narrativas estão em perpétua mutação, dinâmicas, coletivas, possíveis.
A Nina Botkay, Carol Goulard e Meiga pelo seu imóvel e, de certa forma, pelo apoio moral.
A Maddie Tait-Jamieson por cocriar a existência.

Créditos da Imagem © Bobby Brim (2023)

TBA – Teatro do Bairro Alto | PACAP 6 / Forum Dança: 8 Trabalhos

Culturgest | Inside Out: Novas Criações PACAP 6

Apoios e Parcerias

Coprodução PACAP 6: Teatro do Bairro Alto e Culturgest.

Apoios PACAP 6: Casa da Dança – Almada, Fundação GDA, O Rumo do Fumo, Alkantara, OPART | Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo, Piscina.

Forum Dança | Parcerias e Apoios PACAP 6
Forum Dança | 8 Trabalhos: Rafaela Santos - SORRY I MISSED SOME PARTS | Apresentações finais PACAP 6 / TBA-Teatro do Bairro Alto

Rafaela Santos

Sorry I Missed Some Parts

Duração 25 min (aprox.) | M/16 | Preço único 2€ (comprar bilhete)

TBA – Teatro do Bairro Alto | Sala Principal

15 e 16 julho | sáb 20h00 e dom 16h30

DIA
UM DIA
MAIS UM DIA
NEM MAIS UM DIA
AR
DIÇAR
PERDIÇAR
DESPERDIÇAR
NÃO DESPERDIÇAR NEM MAIS UM DIA

Criação e interpretação Rafaela Santos

Apoio à dramaturgia Alex Cassal

Apoio ao movimento Yola Pinto

Participação especial Participantes PACAP 6

Rafaela Santos nasceu em Lisboa, em 1972. É atriz, encenadora e formadora de teatro e julga ter um certo talento para a dança. Cofundou a Amarelo Silvestre em Canas de Senhorim onde é codiretora artística, juntamente com Fernando Giestas. Tem um filho e uma filha. É feliz. Muitas vezes. Tem uma licenciatura bietápica em Teatro e Educação, e um bacharelato em Formação de Atores, na ESTC de Lisboa, após o Curso de Formação de Atores, IFICT. Estreou-se profissionalmente em 1994 com Jorge Silva Melo, trabalhando posteriormente com Rogério de Carvalho, John Mowat, Ana Nave, Sandra Faleiro, Bruno Bravo, Maria Gil, Victor Hugo Pontes, Lígia Soares, entre outros. Recebeu o prémio de Melhor Atriz – Teatro na Década em 1996.

AGRADECIMENTOS

Amarelo Silvestre e Fernando Giestas.

Créditos da Imagem © Amélia Giestas (2023)

TBA – Teatro do Bairro Alto | PACAP 6 / Forum Dança: 8 Trabalhos

Culturgest | Inside Out: Novas Criações PACAP 6

Apoios e Parcerias

Coprodução PACAP 6: Teatro do Bairro Alto e Culturgest.

Apoios PACAP 6: Casa da Dança – Almada, Fundação GDA, O Rumo do Fumo, Alkantara, OPART | Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo, Piscina.

Forum Dança | Parcerias e Apoios PACAP 6
Forum Dança | 8 Trabalhos: Mariana Catalina Iris - ENTRE UMA BRISA E UMA SUDESTADA | Apresentações finais PACAP 6 / TBA-Teatro do Bairro Alto

Mariana Catalina Iris

Entre uma Brisa e uma Sudestada

Duração 60 min (aprox.) | M/16 | Preço único 2€ (comprar bilhete)

TBA – Teatro do Bairro Alto | Palco da Sala Principal (lotação reduzida – 76 lugares)

14 e 15 julho | sex 21h00 e sáb 16h30

Um momento que se repete uma e outra vez, um reencontro com o que já foi e pede passagem para ainda ser.
Um território sutil e resistente que existe em permanente recomposição. Uma comunidade que permanece na tentativa e prática o encantamento como ato de ternura, invenção e reconexão. O que fazemos com os restos? Dar vento sul.

Direção Mariana Catalina Iris

Acompanhamento artístico e colaboração Lucas Damiani

Criação e performance Carolina Canteli, Tamara Catharino, Lucas Damiani, Bibi Dória, Andrei Bessa e Mariana Catalina Iris

Composição sonora Bobby Brim

Figurino Natalia Castañola

Desenho de luz Mariana Catalina Iris e Leticia Skrycky

Mariana Catalina Iris (Uruguai, 1991) é graduada em Dança Contemporânea pela Escuela Nacional de Danza SODRE (Uruguai) e da Licenciatura em Artes Plásticas e Visuais da UdelaR (Uruguai).
É pesquisadora e criadora transdisciplinar das artes performativas – instalações. Gestora e produtora no Centro de Práticas Contemporâneas CROMA (Montevidéu, Uruguai).

AGRADECIMENTOS

Alex Cassal, João Fiadeiro, Leticia Sckryky, Bruno Brandolino, Roberto Dagô, Bárbara Cordeiro, Renato Rocha, Daniel Pizamiglio, Ramon Lima, Sofia Dias, Vítor Roriz e os companheiros do PACAP 6. A equipe do FORUM DANÇA, Dora Carvalho, Carolina Martins e Mafalda Sustelo. Lucas Damiani, Carol Canteli, Bibi Dória, Tamara Catharino, Bobby Brim, Andrei Bessa e Natalia Castañola obrigada pela festa.

Créditos da Imagem © Lucas Damiani (2023)

TBA – Teatro do Bairro Alto | PACAP 6 / Forum Dança: 8 Trabalhos

Culturgest | Inside Out: Novas Criações PACAP 6

Apoios e Parcerias

Coprodução PACAP 6: Teatro do Bairro Alto e Culturgest.

Apoios PACAP 6: Casa da Dança – Almada, Fundação GDA, O Rumo do Fumo, Alkantara, OPART | Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo, Piscina.

Forum Dança | Parcerias e Apoios PACAP 6
Forum Dança | 8 Trabalhos: Marcelo Castro - O AMOR DA RUA | Apresentações finais PACAP 6 / TBA-Teatro do Bairro Alto

Marcelo Castro

O Amor da Rua

Duração 60 min (aprox.) | M/6 | Preço único 2€ (comprar bilhete)

TBA – Teatro do Bairro Alto | Sala Principal

14 e 16 julho | sex 19h00 e dom 20h30

O Amor da Rua é uma ode aos que vivem na brecha, dançando entre mundos, quebrando o padrão e subvertendo no arrepio do tempo.
O trabalho propõe reinventar afeições por pessoas invisibilizadas construindo portas para o aberto da rua, esse lugar do espanto, lugar do inesperado.
É um movimento em direção ao outro. Em busca do outro como mistério, como desejo, o outro como inferno.

Concepção e Direção Marcelo Castro

Intérpretes Criadores Francisco Thiago Cavalcanti e Marcelo Castro

Participação Especial Victória dos Santos

Colaboração Artística Gaya de Medeiros, Gustavo Ciríaco e João Fiadeiro

Marcelo Castro (BR) é artista de cena. Mestre em Práticas Cénicas e Cultura Visual pela UCLM/Museu Reina Sofia (Madrid). Interessa-se por poéticas do espaço, do encontro e do acaso. No teatro, desenvolveu seu trabalho em parceria com diversos artistas e companhias brasileiras. Foi membro-fundador do Grupo Espanca! onde permaneceu por 13 anos, atuando e dirigindo.

AGRADECIMENTOS

Carolina Fenati, Daniel Ribão, Eduardo Quinhones Hall, Flavia Regaldo, Júlia Hansen e Luísa Rabello.

Créditos da Imagem © Flavia Regaldo (2023)

TBA – Teatro do Bairro Alto | PACAP 6 / Forum Dança: 8 Trabalhos

Culturgest | Inside Out: Novas Criações PACAP 6

Apoios e Parcerias

Coprodução PACAP 6: Teatro do Bairro Alto e Culturgest.

Apoios PACAP 6: Casa da Dança – Almada, Fundação GDA, O Rumo do Fumo, Alkantara, OPART | Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo, Piscina.

Forum Dança | Parcerias e Apoios PACAP 6
Forum Dança | Inside Out: Estrellx Supernova - Animate, Intimate (AI): Cycle 1 - Points of  Encounter/Puente de Encuentros or [[Before  Wonderland Fell, We Fell in Touch]] | Apresentações finais PACAP 6 / Culturgest

Estrellx Supernova

Animate, Intimate (AI): Cycle 1 – Points of Encounter/Puente de Encuentros
or [[Before Wonderland Fell, We Fell in Touch]]

Duração 7h48 min (aprox.) | M/16

Culturgest | Culturgest / Jardim da Biblioteca Palácio Galveias

9 julho, das 12h12 às 20h00 (performance duracional)

Atenção: Lotação limitada a 40 pessoas em simultâneo.

é também uma herança.
a mais doce das sobremesas.
racismo/prazer.
magoa.
ESTOU. TÃO. ORGULHOSO. DE.
uma tentativa de abrir o teu coração.
tudo o que precisas fazer é lembrar.
ocupa todo o espaço.
Repito: O QUE ACONTECEU CONTIGO NÃO FOI CULPA TUA! (x3)
eles cuidam de mim também porque eu também sou tu. amo-te.
reencarnado: neste tempo, para este tempo.
uma fonte cheia de luz com rosas espalhadas por toda a parte,
sustentada por anjos que sussurram frequências de água benta no teu ouvido.
curvado para cima ou curvado para baixo?
curvado para cima: dessa forma, massajará melhor a próstata.
manusear com cuidados posteriores.
antes antes antes.
depois depois depois.
uma carta de reconhecimento.
minha terra$$.
correndo para Glory Holes deslumbrantes.
Consumo-os todos sem arrependimentos.
Que nome dás a algo que te muda para sempre?
lá/aqui.
tu és daqui?
não, eu sou de lá.
vens aqui frequentemente?
não, eu gosto principalmente de vir no meu próprio corpo.
cuspir ou engulir?
depende.
mais tempo.
mais contexto.
preparar.
finalmente: na festa depois do rescaldo.
não desça.

Coreógrafo Principal/Diretor Criativo Estrellx Supernova

Ativadores de desempenho/Anjos cósmicos Ana Victoria Andres, Maria Ibarretxe, Mariana Catalina Iris, Silvana Ivaldi, Vanessa Lonau, Connor Scott, Estrellx Supernova, Camilla Morello, Bobby Brim, Tarlie Lumby, Lorea Burge, Marta Ramos, produtores – membros da equipa do Forum Dança e frente de casa da Culturgest

Desenho de Som Lorea Burge

Dramaturgos/Parceiros de Pensamento Sofia Dias e Vítor Roriz, Santiago Rodriguez Tricot, Sheena McGrandles, Alex Cassal, David Marques e Christine de Smedt

Estrellx (they/them/elle) é uma coreógrafa, performer, curadora, escritora e empreendedora somática afro-centro-americana. Coreograficamente, Estrellx integra os espaços do clube como locais de dissonância generativa e pergunta: “Estamos comemorando ou lamentando ou ambos?” Eles implementam os princípios energéticos do Qi, adivinhação, improvisação e dança de clube na sua linguagem performativa ritualística e concebem a coreografia como uma prática íntima de escavação corporal.

AGRADECIMENTOS

Agradecer a toda a equipa do Forum Dança e da Culturgest por me apoiarem a dar vida a esta visão; a todos os artistas fenomenais convidados que fizeram a curadoria do PACAP 6; à Sofia e ao Vítor: vocês dois são um par perfeito feito no céu e estou muito grato por finalmente poder envolver-me com vocês e as vossas presenças. Demorou alguns anos, mas finalmente consegui.
Um grande obrigado a Maïa Nunes, cujo feedback compassivo apoiou a fase seguinte de desenvolvimento deste trabalho.
Agradeço imensamente a todos os meus colaboradores por aparecerem para co-criar e ativar este trabalho e por confiarem em mim. E um tremendo agradecimento final à minha constelação energético-espiritual de cuidado, ancestrais e entes queridos que me apoiam de perto e de longe.

Créditos da Imagem © Elyse Mertz (2022). Fall Movement.

Culturgest | Inside Out: Novas Criações PACAP 6

TBA – Teatro do Bairro Alto | PACAP 6 / Forum Dança: 8 Trabalhos

Apoios e Parcerias

Coprodução PACAP 6: Teatro do Bairro Alto e Culturgest.

Apoios PACAP 6: Casa da Dança – Almada, Fundação GDA, O Rumo do Fumo, Alkantara, OPART | Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo, Piscina.

Forum Dança | Parcerias e Apoios PACAP 6
Forum Dança | Inside Out: Connor Scott  - POOF | Apresentações finais PACAP 6 / Culturgest

Connor Scott

POOF

Duração 1h15 min (aprox.)

Culturgest | garagem Culturgest

6 e 8 julho, às 20h30

Todes ficam suspenses no ar por um instante, simultaneamente a subir e a cair . Em suspensão, dá-se um desaparecimento de si e surge a esperança de não voltar ao chão.

 

POOF hipnotiza-se a si mesma através do deslocamento contínuo do seu chão. Enquanto transita entre trabalhar, ficcionar e dançar, a peça invoca um lugar escorregadio de (não) chegada ao corpo como ferramenta para desaparecer.

 

Através de uma prática de atenção e exploração da nossa presença, atendemos à periferia, colocando a nossa atenção em drag. ‘POOF’ comporta-se como uma miragem que dança do gesto para o salto e insiste na efemeridade da dança, enquanto nos recorda ritmicamente dos nossos laços às memórias e histórias que sentimos sem conhecer.

 

É um trabalho construído e fomentado por noções de não nomear para ver. “POOF” é uma palavra usada para descrever um desaparecimento súbito ou, na gíria britânica, é um termo para descrever um homossexual efeminado

 

7.6.23

Criação e direção Connor Scott

Colaboradores criativos e performers Bibi Dória, Inês Pinheiro, Victor Lattaque, Lorea Burge, Emily Da Silva, Estrellx Supernova e Bruno Brandolino

Música Partitura original com Ana Ferreira & Francisco Silva

Tradução Inês Zinho Pinheiro

Figurinos Ana Silva

Connor é um performer e criador de dança nascido e criado no nordeste da Inglaterra. A sua formação em movimento decorre de seus estudos em artes marciais, breakdance e, principalmente, danças latinas e de salão. A sua prática é moldada por meio de várias interseções de performance, desde pesquisas coreográficas e de movimento até textos, entrevistas e arquivos. Nas suas próprias danças, muitas vezes trabalham com a noção de pessoas como uma coreografia já existente, procurando como gerar um evento energético coletivo a partir da esperança que a dança infunde dentro deles. Estão atualmente a investigar como desaparecer e reaparecer no ato de dançar…

AGRADECIMENTOS

Duarte Amado, Yagiz Akin, João Dos Santos Martins, Alex Cassal, Sofia Dias e Vítor Roriz, Forum Dança e artistas do PACAP 6.

Créditos da Imagem © DR “The Newbiggin sword dancers in 1925”

Culturgest | Inside Out: Novas Criações PACAP 6

TBA – Teatro do Bairro Alto | PACAP 6 / Forum Dança: 8 Trabalhos

Apoios e Parcerias

Coprodução PACAP 6: Teatro do Bairro Alto e Culturgest.

Apoios PACAP 6: Casa da Dança – Almada, Fundação GDA, O Rumo do Fumo, Alkantara, OPART | Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo, Piscina.

Forum Dança | Parcerias e Apoios PACAP 6
Forum Dança | Inside Out: Silvana Ivaldi - PLEASE KICK ME OUT BEFORE I GET IN | Apresentações finais PACAP 6 / Culturgest

Silvana Ivaldi

Please Kick Me Out Before I Get In

Duração 50 min (aprox.) | M/16

Culturgest | Lago do Jardim Caixa

6 e 8 julho, às 19h00

The tragedy is rather distant and brusque, as if poking fun at the protagonist. The spatial arrangement raised the question of commitment. Their medium: sited awareness. Io non credo a nulla, credo soltanto che sai un bene tradire, credo che sai bene trasgredire qualcosa negli ordini. Or what precisely it is that they drive? Dominar o mercado espectacular. É aqui que se faz a prova de vida? She’szzzz seizing something though.*

 

 

 

*Este texto é uma assemblage de Silvana Ivaldi a partir de: Frédéric Gros; Claire Bishop; Peggy Phelan; McKenzie Wark; Shusaku Arakawa and Madeline Gins; Fleur Jaeggy; Judith Butler; Guy Debord e Silvana Ivaldi.

Por Silvana Ivaldi

Com Silvana Ivaldi e Tarli Lumby

Bordighera, 1987. Formada em Moda e Mestre em Design de Imagem, utiliza a heterogeneidade do seu percurso para pensar, explorar e criar formas poéticas por meios visuais, performativos e espetaculares. É criadora, performer, atriz, figurinista, diretora de arte e designer gráfica. É fundadora do Sr. João e Activo Tóxico. É artista associada do Cão Solteiro.

AGRADECIMENTOS

Armando Carvalho, Bobby Brim, Camilla Morello, Connor Scott, Diana Niepce, Estrellx Supernova, Lorea Burge, Lucas Damiani, Marcelo Castro, María Ibarretxe, Mariana Catalina Iris, Patrícia Soares, Pedro Barreiro, Rafaela Santos, Vanessa Lonau e Victor Lattaque.

Créditos da Imagem © Pedro Barreiro. Edição: Silvana Ivaldi

Culturgest | Inside Out: Novas Criações PACAP 6

TBA – Teatro do Bairro Alto | PACAP 6 / Forum Dança: 8 Trabalhos

Apoios e Parcerias

Coprodução PACAP 6: Teatro do Bairro Alto e Culturgest.

Apoios PACAP 6: Casa da Dança – Almada, Fundação GDA, O Rumo do Fumo, Alkantara, OPART | Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo, Piscina.

Forum Dança | Parcerias e Apoios PACAP 6
Forum Dança | Inside Out: María Ibarretxe - STUDY 9/VERMELHO | Sculpturing the darkness | Apresentações finais PACAP 6 / Culturgest

MarÍa Ibarretxe

VERMELHO BEATS / Sculpturing the white

Duração 45 min (aprox.) | M/16

Culturgest | Sala 1 e Foyer do Auditório Emílio Rui Vilar

6 e 8 julho, às 17h00 e às 18h00

Este trabalho site-specific faz parte da investigação coreográfica “The Spontaneous Breath of Enthusiasm”, impulsionada pelo triplo conceito grego antigo de entusiasmo: “In”, “Theo” e “Asthma” que se combinam para significar “respiração interior de Deus ”.

Ibarretxe adota essa definição, muda o género e transforma-o no “Golpe Interior da Deusa”, como no motor que liga (ou aciona) os corpos após momentos de luto e pesar.

Conceito e direção María Ibarretxe del Val

Colaboração e performers Lucas Damiani e Victor Lattaque

Acompanhamento artístico Carolina Mendoça e Silvana Ivaldi

María Ibarretxe é uma artista visual e performática que combina vários meios, incluindo filme, som, instalação e coreografia. As suas performances ao vivo e instalações simulam experiências cinematográficas nas quais o público se torna parte da ação. O seu trabalho é impulsionado fundamentalmente pela pesquisa artística – inspirada na cultura e no contexto de cada projeto individual. Estudou arte dramática no País Basco e direção na EICTV/Cuba.
Em 2002 co-financiou com Alaitz Arenzana o coletivo artístico Sra Polaroiska, obtendo prémios como Gure Artea de melhor atividade criativa no País Basco 2017, Ertibil 2012, Concurso Coreográfico de Madrid 2012 ou INJUVE 2003 (Ministério da Cultura da Espanha). Foram artistas associados no Azkuna Zentroa 2019-2021. Paralelamente, Ibarretxe colaborou com Koen de Preter na Bélgica, Renate Keerd na Estónia e Miriam Sedacca no Japão. Desde 2014, Ibarretxe desenvolve um projeto-processo que reflete sobre estados de luto ao longo de diferentes residências na Bélgica, Coreia do Sul, Japão, estado de Nova York e Curdistão Iraque.

AGRADECIMENTOS

Robert Jackson, Elena Oguiza, Sofia Dias & Vítor Roriz Gisela Dória, Alex Cassal, Márcia Lança, Filipe Lemos, artistas PACAP 6 e equipa Forum Dança.

Créditos da Imagem © María Ibarretxe (2023)

Culturgest | Inside Out: Novas Criações PACAP 6

TBA – Teatro do Bairro Alto | PACAP 6 / Forum Dança: 8 Trabalhos

Apoios e Parcerias

Coprodução PACAP 6: Teatro do Bairro Alto e Culturgest.

Apoios PACAP 6: Casa da Dança – Almada, Fundação GDA, O Rumo do Fumo, Alkantara, OPART | Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo, Piscina.

Forum Dança | Parcerias e Apoios PACAP 6
Forum Dança | Ciclo de Apresentações PACAP 6 | Culturgest | TBA - Teatro do Bairro Alto

Apresentações PACAP 6

6, 8 e 9 julho | Culturgest (Inside Out)

14 a 16 e 21 a 23 julho | TBA-Teatro do Bairro Alto (8 Trabalhos)

Depois de um processo criativo intenso, chegamos às apresentações públicas dos projetos de cada participante desta sexta edição do PACAP – Programa Avançado de Criação em Artes Performativas, que conta com a curadoria da dupla de artistas Sofia Dias & Vítor Roriz. Nesta edição, as apresentações acontecem em dois ciclos distintos, em duas instituições culturais de Lisboa: um primeiro ciclo no âmbito do programa “Inside Out” da Culturgest e um segundo ciclo no TBA-Teatro do Bairro Alto, com o programa “8 Trabalhos PACAP 6 / Forum Dança”.

 

Culturgest | Inside Out
São apresentados quatro projetos desenvolvidos a pensar em espaços não convencionais, nomeadamente no espaço exterior (jardins, rua, auditório ao ar livre, etc.).
Projetos de María Ibarretxe (ES), Silvana Ivaldi (PT/IT), Connor Scott (UK) e Estrellx Supernova (EUA/GUAT).

 

TBA – Teatro do Bairro Alto | 8 Trabalhos PACAP 6
São apresentados oito projetos que se enquadram no espaço teatral.
Projetos de Bobby Brim (FR), Lorea Burge (UK/ES), Lucas Damiani (UY), Marcelo Castro (BR), Mariana Catalina Iris (UY), Rafaela Santos (PT), Vanessa Lonau (DE) e o coletivo de Camilla Morello (IT), Tarlie Lumby (UK) e Victor Lattaque (FR).

 

“Esta diversidade de contextos de apresentação e respetivo apoio técnico e logístico das equipas destas instituições culturais procura ir ao encontro da diversidade e especificidade das propostas de cada participante. Assim, os formatos de apresentação dependem exclusivamente do processo de criação e das intenções artísticas de cada participante que tanto podem resultar num espetáculo ou performance como numa palestra, prática coletiva, instalação, experiência sonora, passeio guiado, entre múltiplas outras opções.
As apresentações públicas do PACAP são um momento de celebração, de ampliação das relações desta comunidade temporária e de reflexão coletiva.”

Sofia Dias & Vítor Roriz

Criação (Participantes PACAP 6) Bobby Brim (FR), Camilla Morello (IT), Connor Scott (UK), Estrellx Supernova (US), Lorea Burge (UK/ES), Lucas Damiani (UY), María Ibarretxe del Val (ES), Marcelo de Castro Pereira (BR), Mariana Catalina Iris (UY), Rafaela Santos (PT), Silvana Ivaldi (PT), Tarlie Lumby (UK), Vanessa Lonau (DE) e Victor Lattaque (FR).

Acompanhamento artístico Sofia Dias & Vítor Roriz

Luz e Direção técnica Leticia Skrycky e Santiago Rodriguez Tricot

Produção Forum Dança

Coprodução TBA-Teatro do Bairro Alto e Culturgest

PROGRAMA COMPLETO

Culturgest | Inside Out

Vários Espaços | Entrada gratuita em todas as apresentações, com levantamento de bilhete a partir das 16:30 (bilheteira)

Mais informações no site da Culturgest aqui

6 julho

17h00 e 18h00

Sala 1 e Foyer do Auditório Emílio Rui Vilar

Maria Ibarretxe

VERMELHO BEATS/Sculpturing the white

 

19h00

Lago do Jardim Caixa

Silvana Ivaldi

Please Kick Me Out Before I Get In

 

20h30

Garagem Culturgest

Connor Scott

POOF

8 julho

17h00 e 18h00

Sala 1 e Foyer do Auditório Emílio Rui Vilar

Maria Ibarretxe

VERMELHO BEATS/Sculpturing the white

 

19h00

Lago do Jardim Caixa

Silvana Ivaldi

Please Kick Me Out Before I Get In

 

20h30

Garagem Culturgest

Connor Scott

POOF

9 julho

12h12 – 20h00

Culturgest/Jardim da Biblioteca Palácio Galveias

Estrellx Supernova

Animate, Intimate (AI): Cycle 1 – Points of Encounter/Puente de Encuentros or [[Before Wonderland Fell, We Fell in Touch]]

 

Atenção: Lotação limitada a 40 pessoas em simultâneo.

Culturgest | Inside Out: Novas Criações PACAP 6

TBA – Teatro do Bairro Alto | 8 Trabalhos

Sala Principal | Bilhetes: 2 € por cada apresentação (bilheteira)

Mais informações no site do TBA aqui

14 julho

19h00

Marcelo Castro

O Amor da Rua

 

21h00

Mariana Catalina Iris

Entre uma Brisa e uma Sudestada

15 julho

16h30

Mariana Catalina Iris

Entre uma Brisa e uma Sudestada

 

20h00

Rafaela Santos

Sorry I Missed Some Parts

 

21h00

Bobby Brim

The Infrastructures of Cavities

16 julho

16h30

Rafaela Santos

Sorry I Missed Some Parts

 

19h00

Bobby Brim

The Infrastructures of Cavities

 

20h30

Marcelo Castro

O Amor da Rua

21 julho

19h00

Lucas Damiani

Hydra

 

21h00

Camilla Morello, Tarlie Lumby e Victor Lattaque

Pthst’ N

22 julho

16h30

Camilla Morello, Tarlie Lumby e Victor Lattaque

Pthst’ N

 

20h00

Vanessa Lonau

As If I Was a Road

 

21h00

Lorea Burge

B Field

23 julho

16h30

Lorea Burge

B Field

 

19h00

Vanessa Lonau

As If I Was a Road

 

20h30

Lucas Damiani

Hydra

TBA – Teatro do Bairro Alto | PACAP 6 / Forum Dança: 8 Trabalhos

Créditos da imagem de topo © Lucas Damiani

Apoios e Parcerias

Coprodução PACAP 6: Teatro do Bairro Alto e Culturgest.

Apoios PACAP 6: Casa da Dança – Almada, Fundação GDA, O Rumo do Fumo, Alkantara, OPART | Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo, Piscina.

Forum Dança | Parcerias e Apoios PACAP 6

Mafalda Miranda Jacinto

Chaos Party (título provisório)

Casa da Dança de Almada

14 julho 2023 | 19h00

Partilha de processo de residência

Partilha pública da residência artística. Um dos quatro trabalhos selecionados para o “Apoio a Criação 2023”, uma parceria entre Casa da Dança de Almada e o Forum Dança.

ENTRADA GRATUITA

Esta performance tem como foco a íntima relação da artista com festas e a sua relação caótica com o controlo.

 

Criação e performance Mafalda Miranda Jacinto
Olhar externo Ana Corrêa
Materiais e objectos cenográficos em colaboração com Bruno José Silva
Música Diogo Mel
Apoios Forum Dança & Casa da Dança
Agradecimentos Izabel Nejur, Sofia Freitas Abreu, Trust Collective
Foto © Inês T. Alves

 

Mafalda Miranda Jacinto (Lisboa, 1989) é uma criadora, performer e artista visual. Enquanto criadora orientada para uma linguagem visual, Mafalda privilegia a criação de imagens em movimento, como meio para explorar o surreal na realidade. Iniciou o seu percurso artístico no Chapitô, e posteriormente no Grupo de Teatro da Nova. Em 2016, conclui o mestrado em Performance Making pela Goldsmiths (RU) e participa, um ano depois, na primeira edição do PACAP (Programa Avançado de Criação em Artes Performativas), no Forum Dança. É desde 2013 que passa a integrar o coletivo Rabbit Hole e, em 2020, vem a ser co-fundadora do espaço de residências artísticas TRUST Collective, em Barril de Alva/ Arganil. Os seus trabalhos e colaborações já tiveram a oportunidade de ser apresentados em Portugal, Itália, Reino Unido, Espanha, Alemanha e Grécia. Para além da sua actividade nas artes performativas, Mafalda destaca também a sua primeira publicação de poesia visual “Sugar Coating” pela editora independente “Montanha” e ainda o seu trabalho em ilustração, exibindo informalmente na Traça (2018) e no evento Rizoma #3 nos Anjos 70 (2019). Mais informações aqui:

 

Local
Casa da Dança/Casa Municipal da Juventude de Cacilhas – Ponto de Encontro

CGPAE 2023 SEMINÁRIOS ABERTOS | GESTÃO FINANCEIRA

Gestão Financeira

Com Rita Guerreiro

Seminários Abertos CGPAE | 2023

Curso de Gestão/Produção das Artes do Espetáculo

Informações

Selecione cada uma das seções abaixo para tomar conhecimento de todas as especificações dos Seminários Abertos.

Gestão Financeira

Forum Dança - Rita Guerreiro
Rita Guerreiro

Conteúdos

  1. A Gestão Financeira no contexto das artes do espetáculo;
  2. Instrumentos de Gestão Financeira;
  3. Financiamento de Projetos Artísticos.

 

Objetivos

  • Reconhecer a utilidade da gestão financeira, no contexto das artes do espetáculo;
  • Utilizar os instrumentos da gestão financeira para analisar e procurar a viabilidade económico-financeira do projeto artístico;
  • Conduzir corretamente pedidos de financiamento para projetos artísticos.

 

Biografia

Rita Guerreiro, licenciada em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa. É gestora na Cassefaz e na Academia de Produtores Culturais.

Foi Diretora de Marketing/Financeira no Teatro Municipal Maria Matos e autora do capítulo de Gestão Financeira do Guia das Artes Visuais e do Espetáculo.

É formadora do módulo de Gestão Financeira no CGPAE/ Forum Dança. Deu aulas na Escola Superior de Teatro e Cinema (Gestão Cultural), ETIC (Gestão e controle orçamental) e na Universidade Católica (Gestão de Empresas Media).

A quem se destina

Agentes culturais que pretendam desenvolver o seu trabalho/projeto na área de Gestão/Produção das Artes do Espetáculo.
Público em geral com o objetivo de profissionalização.

Horários

Este seminário é composto por 8 sessões que acontecem às sextas-feiras das 18h30 às 22h00 e aos sábados das 10h30 às 14h00, nas seguintes datas:

    • 30 junho e 1 julho
    • 7 e 8 julho
    • 14 e 15 julho
    • 21 e 22 julho

Inscrição

Enviar para o nosso email o Curriculum Vitae com os dados atualizados e um texto que indique qual a sua motivação para frequentar este seminário, uma demonstração de interesse.

Após a aceitação da sua inscrição, deverá submeter também o comprovativo de pagamento pela mesma via.

Pagamentos

Assim que a sua inscrição seja aceite, deverá proceder ao pagamento e enviar o comprovativo do mesmo para o nosso email.

Existem diferentes modalidades de pagamento, de acordo com a duração do seminário:

  • 8 Sessões – pagamento único de 210 €;
  • 6 Sessões – pagamento único de 180 €;
  • 2 Sessões – pagamento único de 55 €.

Regulamento

NOTA:

Com as devidas adaptações, o regulamento dos Seminários Abertos aplica-se o mesmo que é usado no curso completo do CGPAE.

 

 

A.) PARTICIPANTES

A.1.) Deveres 

  1. Frequentar com assiduidade e pontualidade a ação de formação. A presença e participação em todas as atividades do curso são consideradas condições necessárias para a prossecução de um elevado nível pedagógico.
  2. Participantes que ultrapassem o limite de 58 horas de faltas (20% das horas totais) não terão direito ao Certificado de Frequência e Aprovação final do curso. A chegada às aulas 15 minutos depois do seu início corresponde a 1 hora de falta;
  3. Utilizar com cuidado e zelar pela conservação dos equipamentos e demais bens que lhe sejam confiados para efeitos de formação;
  4. Cumprir com os pagamentos;
  5. O atraso no pagamento da mensalidade implicará o pagamento de uma multa de 3€ por cada mês de atraso;

A.2.) Direitos 

  1. Receber a formação em conformidade com os programas estabelecidos;
  2. Obter gratuitamente, no final da acção, o Certificado comprovativo da frequência e aproveitamento (caso estes se verifiquem) no curso;
  3. Beneficiar de um seguro de acidentes pessoais no decurso da formação;
  4. Receber informação e orientação profissional no decurso da ação de formação;
  5. Receber informação mensal sobre os horários do curso;
  6. Reclamar junto da coordenação da formação, em horário a acordar, e ainda, se a natureza da queixa o justificar, por escrito junto da entidade de formação, a qual responderá apropriadamente e do mesmo modo

 

B.) ENTIDADE FORMADORA

B.1.) Deveres

  1. Respeitar e fazer respeitar as condições de higiene e segurança do local em que decorre a formação;
  2. Não exigir tarefas não compreendidas nos objectivos e âmbito do curso;
  3. Actuar no respeito das normas nacionais de proteção de dados pessoais, nomeadamente mantendo para uso estrito da ação de formação os dados constantes da ficha de formando e dos curricula vitae.

B.2.) Direitos

  1. O cumprimento do regulamento e normas de funcionamento por parte das pessoas participantes;
  2. O tratamento com correção de representantes do Forum Dança e colaboradores;
  3. Efetuar as alterações consideradas necessárias aos horários pré-estabelecidos, comunicando-os atempadamente.

 

C.) AVALIAÇÃO

C.1.) Avaliação qualitativa

  1. Participação e aproveitamento da formação;
  2. Assiduidade e pontualidade.

C.2.) Avaliação quantitativa

  1. No final dos seminários com duração superior a 7 horas;
  2. No projecto final;
  3. No final do curso;
  4. Será utilizada a escala numérica de 0 a 20;
  5. A avaliação só será feita em caso de presença em pelo menos 70% das horas totais de cada seminário.

C.3.) Nota final

  1. Na atribuição da nota final, a valorização de cada seminário será feita de forma ponderada, sendo-lhe atribuída uma nota quantitativa;
  2. A nota final será expressa na escala de 0 a 20. Esta nota será o resultado da ponderação das avaliações dos seminários e da avaliação do projeto final.
  3. A nota final obedecerá à seguinte fórmula:

[ ( Teatro+ Música+ Dança + Comunicação x 3 + Gestão Financeira x 3 + Direção de Cena x 3 + Políticas Culturais + Direito na Cultura + Estratégias de Programação ) / 15 ] x 0,7 + Projeto x 0,3

C.4.) Certificado de formação

No final da ação de formação será entregue um certificado comprovativo da frequência e do aproveitamento obtido.

 

D.) DURAÇÃO DA FORMAÇÃO

O período curricular do curso decorrerá de 3 de fevereiro a 18 de dezembro de 2023, num total de 290h de formação.

O horário de frequência será às sextas das 18h30 às 22h00 e sábados das 10h30 às 14h00. Alguns módulos poderão prolongar os horários de sábados até às 17h00. Interrupção para férias em agosto. O plano anual do curso será entregue no início do mesmo (podendo ocorrer algumas alterações pontuais que serão atempadamente comunicadas).

Outros Seminários

Composição em Tempo Real, João Fiadeiro / Forum Dança

Workshop II
CTR

Prática imersiva de Composição em Tempo Real

28 de Agosto a 1 de Setembro

Participação especial: Márcia Lança

O workshop irá privilegiar o acesso a esta ferramenta através de uma prática imersiva, mediada por um conjunto de “dispositivos performativos” que proporcionam diferentes velocidades, sensibilidades e intensidades com esta proposta. Estes dispositivos são, em muitos casos, extraídos de experiências performaticas que João Fiadeiro foi desenvolvendo ao longo dos anos, onde utilizou o aparato teatral (no sentido arquitectónico e ideológico) para investigar os limites perceptivos daquilo a que chamamos de “real” ou “ficção”; “privado” ou “público”; “dentro” ou “fora”.

 

Nesta semana a ambição será “crescer para o interior” desta prática de forma a aceder a uma qualidade de presença (e de participação) cara à Composição em Tempo Real: perceber como se pode abdicar do controlo e da orientação (indispensável para se aceder ao que nos afeta), sem que se perca o rigor e a lucidez (indispensável para se partilhar o que nos afeta).

João Fiadeiro

Forum Dança | PACAP 5 - João Fiadeiro
João Fiadeiro © Ana Viotti

João Fiadeiro (1965) é um performer, coreógrafo, investigador, professor e curador português.

 

Pertence à geração de artistas que surgiu no final dos anos oitenta em Portugal e deu origem ao movimento da Nova Dança Portuguesa.

 

Nos anos 90 estudou e praticou intensamente o Contacto-Improvisação o que o levou a prosseguir e sistematizar a sua própria investigação sobre improvisação sob a designação de Composição em Tempo Real. Esta pesquisa levou-o a coordenar workshops em programas de mestrado e doutorado em várias escolas e universidades em todo o mundo.

 

Tem feito extensas digressões pela Europa, América do Norte e América do Sul com os seus trabalhos a solo e em grupo.

 

O seu percurso, quer enquanto coreógrafo ou performer, como enquanto investigador ou curador, centrou-se na criação de condições para a experimentação, a prática laboratorial e o cruzamento interdisciplinar.

 

Esta actividade foi realizada tanto no quadro da direcção de projectos de programação e investigação artística, que passaram pelo Centro Cultural da Malaposta (1990-95), pelo Espaço Ginjal (1995-1998), pelo Lugar Comum (1999-2000), pelo Espaço A Capital (2000-2002) e pelo Atelier Re.AL (2004-2019), como no quadro da sua prática artística, através das criações e dos ateliers de investigação organizados em torno da Composição em Tempo Real.

 

O Atelier Re.AL foi uma estrutura que desempenhou um papel preponderante no desenvolvimento da dança contemporânea e de iniciativas transdisciplinares em Portugal.

 

Em todas estas diferentes plataformas de encontro, João Fiadeiro foi sempre acompanhado por artistas que participaram ativamente enquanto criadores, performers, investigadores e programadores, contribuindo de maneira decisiva para a existência deste projeto durante 30 anos de atividade ininterrupta.

Márcia Lança

Forum Dança | PACAP 5 - Márcia Lança
Márcia Lança

Márcia Lança nasceu em Beja e vive em Lisboa. Em 2008 fundou a VAGAR da qual é diretora artística. Tem trabalhado como coreógrafa e performer em diversas configurações colaborativas.

 

Move-se em territórios onde as fronteiras entre o ficcional e o real são ténues e difusas. O seu interesse pela materialidade poética de ações e tarefas concretas está no centro dos seus processos de criação.

 

É apaixonada por composições coletivas emergentes, pelo pensamento enquanto ação e por construções situadas.

 

Mais informações aqui

Composição em Tempo Real, João Fiadeiro / Forum Dança

Performer: Gustavo Sumpta

Informações

Seleccione cada uma das secções abaixo para tomar conhecimento de todas as especificações do processo de candidatura e selecção.

A quem se destina

Este ciclo de Workshops em Composição em Tempo Real é composto por duas semanas diferentes, cada uma delas direcionado a pessoas com práticas distintas:

 

    • Workshop I / Introdução – artistas-investigadores com experiência em improvisação (em dança, performance ou teatro). É aberto a qualquer pessoa mas daremos prioridade a candidaturas de quem ainda não tenha tido contacto com a Composição em Tempo Real de João Fiadeiro;

 

    • Workshop II / Prática Imersiva – artistas-investigadores com experiência prévia com a Composição em Tempo Real de João Fiadeiro.

 

Podem candidatar-se para a frequência das duas semanas (Introdução e Prática Imersiva), ou para apenas uma delas (Introdução ou Prática Imersiva), tendo em atenção que:

 

    • Quem frequentar o Workshop I / Introdução, pode frequentar posteriormente o Workshop II / Prática Imersiva, mas deve apresentar já a candidatura para as duas semanas;
    • Se já tem experiência prévia com a Composição em Tempo Real (deve indicar no CV ou na Carta de Motivação onde, quando e com quem teve esse contato prévio), pode candidatar-se diretamente para o Workshop II / Prática Imersiva.

 

Número máximo de participantes: 16 pessoas.

Horários

Workshop I / Introdução: De 21 a 25 de Agosto de 2023, das 14h30 às 19h30.

Workshop II / Prática Imersiva: De 28 de Agosto a 1 de Setembro, das 14h30 às 19h30.

Local

Forum Dança / Espaço da Penha
Travessa do Calado, 26B
1170-070 Lisboa

Pagamentos

    • Até 15 de julho: Uma semana: 90 € (noventa euros) / Duas semanas: 150 € (cento e cinquenta euros);
    • Depois de 15 de julho: Uma semana: 120 € (cento e vinte euros) / Duas semanas: 180 € (cento e oitenta euros);
    • Desconto: 25% de desconto sobre o valor total, para pessoas que já frequentaram qualquer edição do PACAP – Programa Avançado de Criação em Artes Performativas;
    • Bolsa: Será atribuída uma bolsa para frequência gratuita do workshop, a quem preste apoio logístico ao workshop (abertura e encerramento de portas, preparação dos estúdios, etc.). Se deseja candidatar-se à bolsa, indique essa informação na Carta de Motivação.

Candidaturas

A candidatura é efetuada através de formulário disponível nesta página.

 

Deve submeter por formulário o Curriculum Vitae com os dados actualizados e uma Carta de Motivação, onde conste as motivações para frequentar este workshop (não exceder uma folha A4). Se deseja candidatar-se à bolsa, indique essa informação na Carta de Motivação.

 

Se for uma das pessoas selecionadas, somente após a receção do comprovativo de pagamento, que deverá enviar para o nosso email, é que a sua inscrição será considerada validada.

Processo de candidatura

 

      1. Faça a sua candidatura on-line no formulário indicado para o efeito, até ao dia 4 de agosto;
      2. Não se esqueça de anexar ao formulário o curriculum vitae e carta de motivação em formato pdf;
      3. Todas as pessoas selecionadas serão contactadas até ao dia 11 de agosto;
      4. Aguarde pelo nosso email com a indicação de que foi uma das pessoas selecionadas, juntamente com as instruções de pagamento;
      5. Proceda ao pagamento da sua inscrição, conforme indicado no email enviado, até ao dia 15 de agosto;
      6. Envie-nos o respetivo comprovativo de pagamento para o nosso email;
      7. A sua participação só fica validada após a receção do comprovativo de pagamento.

Formulário

Todos os campos são de preenchimento obrigatório. Deve enviar o CV e a Carta de Motivação em formato “.pdf”.
Os ficheiros não podem ultrapassar 1 MB/cada.

Não se esqueça

 

      1. Candidaturas com data limite para envio até 4 de agosto;
      2. Resultados comunicados a todas as pessoas selecionadas até 11 de agosto;
      3. Pagamento deve ser efetuado até 15 de agosto, após terminar o processo de selecção e ser aceite no workshop.

Candidaturas encerradas.

© Fotos sem crédito de João Fiadeiro.

Atividades TECER

Composição em Tempo Real, João Fiadeiro / Forum Dança

Workshop I
CTR

Introdução à prática da Composição em Tempo Real

21 a 25 de Agosto

Este workshop de introdução à prática da Composição em Tempo Real é um workshop “prático”, no sentido em que será através da experimentação que se irão aceder às premissas e princípios que guiam esta proposta, mas a transmissão será feita em modo “frame by frame”, privilegiando o detalhe e a especificidade de cada ferramenta-conceito que sustenta o fazer-pensar da Composição em Tempo Real.

 

Nesse sentido haverá um cuidado e atenção especiais às múltiplas dimensões que compõem o corpo de trabalho deste modo de operar, isolando cada uma das suas valências através de exercícios situados (que sublinham determinadas aspectos da sua composição); a apresentação e discusão de exemplos (via videos do arquivo e trabalhos de outros artistas-investigadores); e diagramas que traduzem de forma gráfica a maneira como a Composição em Tempo Real se manifesta.

João Fiadeiro

Forum Dança | PACAP 5 - João Fiadeiro
João Fiadeiro © Ana Viotti

João Fiadeiro (1965) é um performer, coreógrafo, investigador, professor e curador português.

 

Pertence à geração de artistas que surgiu no final dos anos oitenta em Portugal e deu origem ao movimento da Nova Dança Portuguesa.

 

Nos anos 90 estudou e praticou intensamente o Contacto-Improvisação o que o levou a prosseguir e sistematizar a sua própria investigação sobre improvisação sob a designação de Composição em Tempo Real. Esta pesquisa levou-o a coordenar workshops em programas de mestrado e doutorado em várias escolas e universidades em todo o mundo.

 

Tem feito extensas digressões pela Europa, América do Norte e América do Sul com os seus trabalhos a solo e em grupo.

 

O seu percurso, quer enquanto coreógrafo ou performer, como enquanto investigador ou curador, centrou-se na criação de condições para a experimentação, a prática laboratorial e o cruzamento interdisciplinar.

 

Esta actividade foi realizada tanto no quadro da direcção de projectos de programação e investigação artística, que passaram pelo Centro Cultural da Malaposta (1990-95), pelo Espaço Ginjal (1995-1998), pelo Lugar Comum (1999-2000), pelo Espaço A Capital (2000-2002) e pelo Atelier Re.AL (2004-2019), como no quadro da sua prática artística, através das criações e dos ateliers de investigação organizados em torno da Composição em Tempo Real.

 

O Atelier Re.AL foi uma estrutura que desempenhou um papel preponderante no desenvolvimento da dança contemporânea e de iniciativas transdisciplinares em Portugal.

 

Em todas estas diferentes plataformas de encontro, João Fiadeiro foi sempre acompanhado por artistas que participaram ativamente enquanto criadores, performers, investigadores e programadores, contribuindo de maneira decisiva para a existência deste projeto durante 30 anos de atividade ininterrupta.

Composição em Tempo Real, João Fiadeiro / Forum Dança

Performers: Carolina Campos e Daniel Pizamiglio

Informações

Seleccione cada uma das secções abaixo para tomar conhecimento de todas as especificações do processo de candidatura e selecção.

A quem se destina

Este ciclo de Workshops em Composição em Tempo Real é composto por duas semanas diferentes, cada uma delas direcionado a pessoas com práticas distintas:

 

    • Workshop I / Introdução – artistas-investigadores com experiência em improvisação (em dança, performance ou teatro). É aberto a qualquer pessoa mas daremos prioridade a candidaturas de quem ainda não tenha tido contacto com a Composição em Tempo Real de João Fiadeiro;

 

    • Workshop II / Prática Imersiva – artistas-investigadores com experiência prévia com a Composição em Tempo Real de João Fiadeiro.

 

Podem candidatar-se para a frequência das duas semanas (Introdução e Prática Imersiva), ou para apenas uma delas (Introdução ou Prática Imersiva), tendo em atenção que:

 

    • Quem frequentar o Workshop I / Introdução, pode frequentar posteriormente o Workshop II / Prática Imersiva, mas deve apresentar já a candidatura para as duas semanas;
    • Se já tem experiência prévia com a Composição em Tempo Real (deve indicar no CV ou na Carta de Motivação onde, quando e com quem teve esse contato prévio), pode candidatar-se diretamente para o Workshop II / Prática Imersiva.

 

Número máximo de participantes: 16 pessoas.

Horários

Workshop I / Introdução: De 21 a 25 de Agosto de 2023, das 14h30 às 19h30.

Workshop II / Prática Imersiva: De 28 de Agosto a 1 de Setembro, das 14h30 às 19h30.

Local

Forum Dança / Espaço da Penha
Travessa do Calado, 26B
1170-070 Lisboa

Taxa de participação

    • Até 15 de julho: Uma semana: 90 € (noventa euros) / Duas semanas: 150 € (cento e cinquenta euros);
    • Depois de 15 de julho: Uma semana: 120 € (cento e vinte euros) / Duas semanas: 180 € (cento e oitenta euros);
    • Desconto: 25% de desconto sobre o valor total, para pessoas que já frequentaram qualquer edição do PACAP – Programa Avançado de Criação em Artes Performativas;
    • Bolsa: Será atribuída uma bolsa para frequência gratuita do workshop, a quem preste apoio logístico ao workshop (abertura e encerramento de portas, preparação dos estúdios, etc.). Se deseja candidatar-se à bolsa, indique essa informação na Carta de Motivação.

Candidaturas

A candidatura é efetuada através de formulário disponível nesta página.

 

Deve submeter por formulário o Curriculum Vitae com os dados actualizados e uma Carta de Motivação, onde conste as motivações para frequentar este workshop (não exceder uma folha A4). Se deseja candidatar-se à bolsa, indique essa informação na Carta de Motivação.

 

Se for uma das pessoas selecionadas, somente após a receção do comprovativo de pagamento, que deverá enviar para o nosso email, é que a sua inscrição será considerada validada.

Processo de candidatura

 

      1. Faça a sua candidatura on-line no formulário indicado para o efeito, até ao dia 4 de agosto;
      2. Não se esqueça de anexar ao formulário o curriculum vitae e carta de motivação em formato pdf;
      3. Todas as pessoas selecionadas serão contactadas até ao dia 11 de agosto;
      4. Aguarde pelo nosso email com a indicação de que foi uma das pessoas selecionadas, juntamente com as instruções de pagamento;
      5. Proceda ao pagamento da sua inscrição, conforme indicado no email enviado, até ao dia 15 de agosto;
      6. Envie-nos o respetivo comprovativo de pagamento para o nosso email;
      7. A sua participação só fica validada após a receção do comprovativo de pagamento.

Formulário

Todos os campos são de preenchimento obrigatório. Deve enviar o CV e a Carta de Motivação em formato “.pdf”.
Os ficheiros não podem ultrapassar 1 MB/cada.

Não se esqueça

 

      1. Candidaturas com data limite para envio até 4 de agosto;
      2. Resultados comunicados a todas as pessoas selecionadas até 11 de agosto;
      3. Pagamento deve ser efetuado até 15 de agosto, após terminar o processo de selecção e ser aceite no workshop.

Candidaturas encerradas.

© Fotos sem crédito de João Fiadeiro.

Atividades TECER

ARTE JOVEM 2023

Arte Jovem 2023

Regressamos aos ateliers de verão!

Dança Criativa, Laboratório de Criação Artística, Teatro e Vídeo para crianças dos 7 aos 12 anos.

Está a chegar mais um Arte Jovem e as atividades que marcam o início das férias de Verão.

Nestes ateliers de dança criativa, laboratório de criação artística, teatro e vídeo irás: dançar, cantar, escrever, brincar, aprender, criar, pensar, interpretar e criar histórias com novas amizades.

Na sexta-feira podes convidar toda a tua família e amigos para a apresentação final dos trabalhos desenvolvidos durante a semana!

As atividades deste ano terão como mote o livro “O Protesto” de Eduarda Lima, da editora Orfeu Negro para a coleção Orfeu Mini, uma história sobre o impacto da ação humana no ambiente.

Cartaz Arte Jovem 2023
Cartaz Arte Jovem 2023

Actividades de 10 a 14 de Julho

 

  • Dança Criativa, com Carla Ribeiro, das 10h15 às 11h30
  • Laboratório de Criação Artística, com Márcia Lança, das 11h45 às 13h00
  • Teatro e Vídeo, com Manuela Pedroso e João Pinto, das 14h30 às 17h15
  • Apresentação final: sexta-feira, 14 de julho, às 17h

 

Informações importantes

 

  • O Arte Jovem decorre de 10 a 14 de julho, com atividades entre as 10h15 e as 17h15.
  • A faixa etária das crianças é compreendida entre os 7 e os 12 anos de idade.
  • Todas as crianças devem ter cumprido, pelo menos, o 1.º ano de escolaridade obrigatória.
  • Recebemos as crianças a partir das 9h30 e podem ficar até às 18h30.
  • Todos os dias haverá um intervalo para almoço e brincadeira, que decorre entre as 13h00 e as 14h30.
  • As crianças trazem almoço e lanche de casa (não esquecer: trazer também talheres). O Forum Dança assegura o aquecimento das refeições e acompanhamento das crianças.
  • Sexta-feira dia 14 de julho às 17h00: convite aos familiares para assistirem à apresentação do trabalho desenvolvido ao longo da semana.

Taxa de Participação

  • Dia inteiro – 130,00€
  • Períodos da manhã – 75,00€ (meio-dia)
  • Períodos da tarde – 75,00€ (meio-dia)

 

Desconto

Menos 10% para irmãos e irmãs, residentes na Penha de França e alunos e alunas do Forum Dança no ano lectivo a decorrer (2022/23).

 

Inscrições e mais informações

As inscrições são feitas pelo formulário disponível no nosso site (mais abaixo, nesta página) e pedidos de mais informações devem ser feitas para o nosso email.

Calendário de Actividades

10h15 – 11h15
Atelier de Dança Criativa,

Com Carla Ribeiro

11h45 – 13h00
Laboratório de Criação Artística,

Com Márcia Lança

ALMOÇO E BRINCADEIRA

14h30 – 15h45 / 16h – 17h15
Ateliers de Teatro e Vídeo,

Com Manuela Pedroso e João Pinto

10h15 – 11h15
Atelier de Dança Criativa,

Com Carla Ribeiro

11h45 – 13h00
Laboratório de Criação Artística,

Com Márcia Lança

ALMOÇO E BRINCADEIRA

14h30 – 15h45 / 16h – 17h15
Ateliers de Teatro e Vídeo,

Com Manuela Pedroso e João Pinto

10h15 – 11h15
Atelier de Dança Criativa,

Com Carla Ribeiro

11h45 – 13h00
Laboratório de Criação Artística,

Com Márcia Lança

ALMOÇO E BRINCADEIRA

14h30 – 15h45 / 16h – 17h15
Ateliers de Teatro e Vídeo,

Com Manuela Pedroso e João Pinto

10h15 – 11h15
Atelier de Dança Criativa,

Com Carla Ribeiro

11h45 – 13h00
Laboratório de Criação Artística,

Com Márcia Lança

ALMOÇO E BRINCADEIRA

14h30 – 15h45 / 16h – 17h15
Ateliers de Teatro e Vídeo,

Com Manuela Pedroso e João Pinto

10h15 – 11h15
Atelier de Dança Criativa,

Com Carla Ribeiro

11h45 – 13h00
Laboratório de Criação Artística,

Com Márcia Lança

ALMOÇO E BRINCADEIRA

14h30 – 15h45 / 16h – 16h45
Ateliers de Teatro e Vídeo,

Com Manuela Pedroso e João Pinto

17h00
Apresentação final à família e amigos.

Professores

Carla Ribeiro

Carla Ribeiro
Carla Ribeiro

Carla Ribeiro inicia os seus estudos de dança Clássica e Moderna com Igor Ivanoff e Madalena Victorino. É formada pela Escola Superior de Dança e realizou o Curso de Dança na Comunidade pelo Forum Dança. Na sua formação complementar trabalha com Carolyn Carlson, Ann Papoulis, Stephanie Skura e Mestre Noro.

Enquanto intérprete destacam-se espetáculos realizados com a Olga Roriz Companhia de Dança, Susana Vidal, Marina Nabais Dança, John Mowat, Tânia Carvalho/Aza Companhia, Companhia Paulo Ribeiro, Ricardo Pais, O Útero, Pigeons International, Nuno Carinhas, Teatro O Bando, etc.

Para além da sua atividade artística, leciona Dança Contemporânea no Forum Dança e Dança Criativa no Colégio Cesário Verde.

Como docente descatam-se as aulas de Dança Contemporânea no Forum Dança, Dança Inclusiva na Fundação Liga, Dança Criativa no Colégio Cesário Verde (e atual Cesário Verde International School) e Aulas de Corpo na AMA.

João Pinto

Forum Dança - João Pinto
João Pinto

João Pinto (aka PTV), realizador, editor & manipulador de imagens. Conclui a escola superior de cinema em 1993. Colaborou com inúmeros criadores na área da dança contemporânea, música, teatro e cinema:
Aldara Bizarro, Filipa Francisco, Paulo Ribeiro, Vítor Rua, Nuno Rebelo, Carlos Barreto, Fernando Mora Ramos, Edgar Pêra, Miguel Seabra, entre outros, promovendo as suas obras e assinando muitas criações vídeo originais.

Realizou projetos de videoarte, documentários e videoclips. Pioneiro do videojamming (VJ) desde 1996 até à actualidade. Participou em projectos educativos e inovadores de Arte em escolas públicas: Projecto Respira (2009/10) e “Somos Nós” (2021). Trabalhou em diversos projetos de desenvolvimento com minorias (Alkantara Festival e Fundação Calouste Gulbenkian 2008/11), “Nu Kre Bai Na Bu Onda” e “Tapete”. “A Preguiça Ataca?”, documentário complemento à peça de dança contemporânea (2022). “A Mulher Azul”, realização de uma curta metragem para a RTP Palco (2022).

Manuela Pedroso

Manuela Pedroso
Manuela Pedroso

Manuela Pedroso, é licenciada em Teatro/Formação de Atores e Encenadores pela Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa. Frequentou o Curso de Monitores de Dança para a Comunidade organizado pelo Forum Dança, em 1992/93.

Desde 1986 trabalha como atriz profissional em diversas companhias teatrais; Teatro Espaço, Teatro da Malaposta, Teatro do Século, Teatro Meridional, Casa Conveniente, entre outros; tendo sido dirigida pelos encenadores: Águeda Sena, José Martins, Figueira Cid, Rui Mendes, Mário Feliciano, Inês Câmara Pestana, Miguel Seabra, Layla Ripol, Mónica Calle, Inês Barahona, Giacomo Scalisi, Miguel Fragata, João de Brito e Caroline Bergeron.

Participou como intérprete na área da Dança em projetos coreográficos de Margarida Pinto Coelho, Paulo Henrique e Madalena Victorino.

Trabalha desde 1991 como formadora na área do Teatro e da Dança Criativa com diversas entidades oficiais promotoras do ensino artístico em Portugal.

Márcia Lança

Forum Dança | PACAP 5 - Márcia Lança
Márcia Lança

Márcia Lança nasceu em Beja e vive em Lisboa. Em 2008 fundou a VAGAR da qual é diretora artística. Tem trabalhado como coreógrafa e performer em diversas configurações colaborativas. Move-se em territórios onde as fronteiras entre o ficcional e o real são ténues e difusas. O seu interesse pela materialidade poética de ações e tarefas concretas está no centro dos seus processos de criação. É apaixonada por composições coletivas emergentes, pelo pensamento enquanto ação e por construções situadas. Mais informações aqui

Formulário de inscrição

Sobre o livro

Capa do livro O Protesto
Capa do livro O Protesto

O Protesto
de Eduarda Lima

 

Os pássaros deixaram de cantar. Os gatos já não miavam. E as vacas recusavam-se a dar leite. Os animais pareciam ter feito um pacto…

Álbum de estreia de Eduarda Lima, O PROTESTO é um grito silencioso. Dos minúsculos insectos aos animais de estimação lá de casa, da floresta virgem ao rio da nossa cidade, o silêncio ecoa por todo o lado. Conseguem ouvir? Esta é uma história e um apelo para nos unirmos hoje contra a poluição e o desperdício, e semearmos o que mais tarde outros poderão colher.

 

O Protesto, de Eduarda Lima, conta já com duas edições. Foi agraciado com os seguintes prémios:

 

  • PRÉMIO NACIONAL DE ILUSTRAÇÃO 2021 | Menção Especial
  • PRÉMIO BIG AQUISIÇÃO 2021 | Bienal de Ilustração de Guimarães
  • IMAGE OF THE BOOK | Laureado – Original Picture Book

 

Uma pequena animação sobre o livro pode ser vista aqui.

 

  • COLECÇÃO Orfeu Mini
  • ANO DE EDIÇÃO 2.ª EDIÇÃO 2022 (1.ª ed. 2020)
  • N.º PP. 40
  • FORMATO 22 x 28,6 cm
  • EAN 9789898868824

 

Sobre a autora

Eduarda Lima estudou arquitetura e dedica-se à ilustração e à animação 2D, num percurso internacional e premiado. Em 2019 participou na exposição anual ILUSTRA 33 e o seu trabalho foi selecionado para o Encontro Internacional de São João da Madeira. Mais informações aqui.

Gabriela Cordovez
Dani Miranda
Rezmorah Paige
Nicole Gomes

Cume: Puro Ouro Sujo

Casa da Dança de Almada

16 junho 2023 | 19h00

Partilha de processo de residência

Partilha pública da residência artística. Um dos quatro trabalhos selecionados para o “Apoio a Criação 2023”, uma parceria entre Casa da Dança de Almada e o Forum Dança.

ENTRADA GRATUITA

Uma investigação a partir da mineração de energia tecnológica, incorporada em material cada vez mais precioso. De que maneira a exploração de lítio, os depósitos sedimentares e a extração de minerais produzem corpas e geram espaços físicos? Escavando uma corporalidade que se assume enquanto presença e descarte, processo químico e político da nova “transição energética”, nos debruçamos sobre temáticas distópicas de futuro.

 

Criação e performance Dani Miranda, Gabriela Cordovez, Rezmorah Paige, Nicole Gomes
Apoios
Forum Dança & Casa da Dança

 

Rezmorah é ume transviada optimystica, erguida no teatro, música poesia e dança. Nicole Gomes Corpa performer bailarina atriz. Investiga a relação e fricção entre corpo, matéria e espaço. Gabriela Cordovez Artista do corpo. Defende práticas que possam ser incompletas, restos, faltas, excessos, e não por isso rejeitadas. Dani Miranda Tempo de uso: 1 século. Tempo de recarga: 1 PF.

 

Local
Casa da Dança/Casa Municipal da Juventude de Cacilhas – Ponto de Encontro

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