Title Image

Para a Cristina
Performances

Para a Cristina
Performances

22 de fevereiro de 2025
Espaço da Penha, Lisboa

Performances, instalações e intervenções artísticas ocuparão o Espaço da Penha no último dia do evento. Este é o momento de encontro entre o público e artistas, revelando a multiplicidade presente no programa.

 

Com a participação de António Franco de Oliveira; Ana Paula Gusmão, Beatrice Cordier, Inês Cartaxo e Luis Odriozola; Daniel Pizamiglio e Filipe Pereira; Dora Fonseca; Helena Martos Ramírez; Maria Ramos e a turma de Laboratório Coreográfico (Amandine Desille, Luís Filipe Fernandes, Márcia Mendes, Marco Nobre, Margarida Figueiredo, Margarida Ribeiro, Maria Panfilova, Pedro Ferreira da Silva, Rui Mota e Vasco Freire); Mariana Tengner; Mário Afonso; Matthieu Ehrlacher; Sofia Valadas; e Vitória Teles Grilo.

 

O dia termina em dança ao som das duplas “Os Grilos” e “KOSMIK KUNTS”.

 

Programa sujeito a alterações.

Programação
Sábado | 22 de fevereiro
Uma coisa que ficou foi quando
Ana Paula Gusmão, Beatrice Cordier, Inês Cartaxo e Luis Odriozola

 

Uma bolha para recordar. Os visitantes são convidados a recordar momentos passados com uma chávena de chá (aquele chá que a Cristina sempre gostou). Que palavras ou gestos das conversas com a Cristina ficaram gravadas na nossa memória? O que é que fazemos com essas memórias? Este espaço é um convite à partilha, voluntária, delas.

 

Ideia e conceito: Ana Paula Gusmão, Beatrice Cordier, Inês Cartaxo e Luis Odriozola.

 

Uma performance duracional, que acontece no Centro de Documentação do Forum Dança, a partir das 16h00.

Cristina: Um olhar pela Janela
Matthieu Ehrlacher

 

Dentro do estúdio do Forum Dança, antigos alunos do PEPCC 2 (2010-2012) revisitam aulas, workshops, ensaios e criações que marcaram aquele período de intensa experimentação e aprendizagem. O público é convidado a observar essas interações através de uma pequena janela na porta do estúdio, recriando a experiência de Cristina, que frequentemente espreitava as aulas com curiosidade e atenção. Assim, os espetadores tornam-se “Cristina” por um instante, vivendo a magia do ato de observar e descobrir o que está em movimento no espaço criativo.

 

Conceito e Direção: Matthieu Ehrlacher

Reativação e Performance: Antigos alunos do PEPCC 2 (2010-2012) e convidados de outras edições do PEPCC

Colaboração Especial: Professores do PEPCC (2010-2012) – a confirmar

 

Uma performance duracional, que acontece no estúdio do Forum Dança, entre as 16h00 e as 18h00.

Guião para uma dança feliz
Dora Fonseca

 

O Guião para uma dança feliz é uma performance que será realizada integralmente pelo público. Será proposto ao público circular pelo espaço cumprindo ações simples. Orientando todos para uma experiência que vai para além da observação, o público performer percorre o espaço de forma sensitiva até um lugar de liberdade.
O que nos move? O que nos junta?
O aqui e agora como momento de encontro entre o que passou e o que está para vir.

 

Autoria: Dora Fonseca

Música: Llibre Vermell di Montserrat: Stella splendens por Jordi Savall

 

Uma performance que é um percurso pelo espaço, às 16h30 e às 17h15. Duração: 20 minutos (aprox.)

C
Daniel Pizamiglio e Filipe Pereira

 

Procedimento para um coro espontâneo.
Cantar enquanto se passa o cabelo atrás da orelha.

 

Criação: Daniel Pizamiglio, Filipe Pereira & Convidades.

 

Uma performance/canção de grupo, que acontece no espaço, às 18h00. Duração: 10 minutos (aprox.)

Resvalar - Laboratório Coreográfico
Maria Ramos e participantes do Laboratório Coreográfico

 

Resvalar é o nome que dou aos trabalhos que partilhamos com o público no âmbito do Laboratório Coreográfico.

O Laboratório consiste em aulas semanais de criação e experimentação em dança, com partilhas informais ao longo do ano letivo.
A partir das práticas e metodologias de improvisação-composição que tenho vindo a desenvolver no contexto do meu trabalho coreográfico e pedagógico, criamos acontecimentos performativos que exploram a relação do corpo com o espaço, o som, os objectos, as imagens e os textos.

Trabalhamos a partir da ideia de “coreografia como paisagem-em-acção”, um pensamento coreográfico que desenvolvo desde as peças 7pm/Rumour, Something Still e Árida, bem como no meu trabalho pedagógico.

Inventamos regras, ativamos estruturas invisíveis e descobrimos ‘acontecimentos’.
Criamos esses acontecimentos performativos no estúdio, todas as quartas-feiras à noite, de Setembro a Junho, num espaço onde todos somos, simultaneamente, público, ‘construtores’ e intérpretes.

Estas aulas são abertas a todos/todas os/as interessados/as em aprofundar os seus conhecimentos na área da dança contemporânea (fisicalidade, performatividade, improvisação-composição).
Todos os anos, o grupo do Laboratório forma uma comunidade coesa e heterogénea, juntando tanto participantes com experiência artística como pessoas de diferentes áreas profissionais, das ciências exatas e sociais ao desporto, à música, ao teatro e às artes visuais e plásticas.

Em 2015, propus ao Forum Dança estas aulas de pesquisa coreográfica, que Cristina Santos batizou de Laboratório Coreográfico – aulas que se mantêm semanalmente até hoje.

Estas aulas são, para mim, um espaço contínuo de experimentação e pensamento investigativo, onde a prática artística e a prática de ensino se interligam de forma orgânica – uma articulação que sempre contou com o apoio e o incentivo de Cristina Santos, a quem dedicamos esta partilha.

 

Laboratório Coreográfico
Pesquisa, criação e direção: Maria Ramos
Em colaboração com as/os participantes do Laboratório Coreográfico: Amandine Desille, Luís Filipe Fernandes, Márcia Mendes, Marco Nobre, Margarida Figueiredo, Margarida Ribeiro, Maria Panfilova, Pedro Ferreira da Silva, Rui Mota e Vasco Freire

 

Esta apresentação acontece no estúdio do Forum Dança, às 18h15. Duração: 15 minutos (aprox.)

IN.FINITO
António Franco de Oliveira

 

IN.FINITO é um vídeo-arte, que reflete sobre a descorporização. É um poema visual, que explora artisticamente as fronteiras entre o objecto enquanto corpo animado, e o corpo, enquanto objeto manipulado. Sem uma narrativa linear, esta obra é uma ode à abstração, e à desmaterialização. O trabalho foi criado no âmbito da celebração dos 35 anos do Forum Dança, no contexto do programa “Para a Cristina”.

 

Criação, Interpretação e sonoplastia: António Franco de Oliveira

 

Esta apresentação acontece no estúdio NÚCLEO, do Forum Dança, no bloco de apresentações programadas entre as 18h30 e as 19h30. Duração: 6 minutos (aprox.)

Variação para a Cristina das Danças Brancas
Helena Martos

 

Danças Brancas é uma peça de dança que gira em torno aos conceitos de impermanência, reorientação e fugacidade.
Inspira-se na invisibilidade das danças de massa das Folías, (danças populares originárias de Portugal no final do século XV), o motivo da sua aparição, as suas formas, os seus códigos, o seu contexto, o seu desaparecimento, a sua contínua transformação, e as infinitas interpretações e variações musicais sobre elas que existiram ao longo da história.
Esta será uma variação para a Cristina

 

Criação e Interpretação: Helena Martos
Música: Julián Elvira (variações sobre las Folías de España)
Dramaturgia sonora: Juan Diego Calzada
Olhar externo: Jorge Gallardo

 

Esta apresentação acontece no estúdio NÚCLEO, do Forum Dança, no bloco de apresentações programadas entre as 18h30 e as 19h30. Duração: 10 minutos (aprox.)

ensaio de Estilo
Mário Afonso

 

De que forma prestar a minha homenagem à Cristina Santos?
Foram muitos os projectos por ela dirigidos que se transformaram em respiração vital para a comunidade da dança. Pessoalmente, foram várias as oportunidades importantes que contribuíram para o meu percurso, enquanto aluno, bailarino, coreógrafo ou professor.
Então, a minha homenagem será em forma de ensaio de Estilo. Usufruo deste momento para continuar. Afinal, ela sempre esteve empenhada em proporcionar espaço para que se ensaiassem caminhos; novas perspectivas que contribuíssem para a dança como a conhecemos hoje, plural, na diversidade de culturas, de corpos e de linguagens estéticas.
Continuemos, então, a ensaiar os caminhos que assim se abrem. Obrigado, Cristina!

 

Interpretação: Mário Afonso
Texto: “Estilo” (excertos), in Herberto Helder, Os passos em volta. Assírio & Alvim, Lisboa 1994
Agradecimentos: cem – centro em movimento, Maria João Guardão, Paula Diogo de Carvalho, Rui Pires e Teresa Dias.

 

Esta apresentação acontece no estúdio NÚCLEO, do Forum Dança, no bloco de apresentações programadas entre as 18h30 e as 19h30. Duração: 10 minutos (aprox.)

Le Rêve
Sofia Valadas

 

Corpo Paisagem
Corpo pergunta sempre presente
Corpo festa
Corpo bicho
Corpo pedra que flutua, que não tem peso, que traz a leveza de saber pisar sem afundar.

Inspirada no trabalho da fotógrafa Francesca Woodman e num quadro de Picasso, Le Rêve é uma criação sobre os mistérios da relação entre corpo e alma, sobre os momentos de suspensão inconsciente/consciente. O papel do corpo nos mistérios da vida, sonhos, pressentimentos, visões, premonições, pensamentos, e outras fronteiras inexplicáveis como dormir e acordar. Questionando o lugar do corpo fora do corpo. Para onde vai a alma quando o corpo adormece? Para onde vai a alma quando o corpo dança?

 

Conceção e interpretação: Sofia Valadas
Consultoria: Pedro Bettencourt
Direção Técnica e Sonoplastia: No oana França
Vídeo: Jerome Detaine
Produção: PUF Colectivo

 

Esta apresentação acontece no estúdio NÚCLEO, do Forum Dança, no bloco de apresentações programadas entre as 18h30 e as 19h30. Duração: 5 minutos (aprox.)

Atividades programadas

Fotografia de topo gentilmente cedida por Vera Amorim (arquivo pessoal).