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For Steve

For Steve

20 e 21 de fevereiro de 2025
Espaço da Penha, Lisboa

O Forum Dança assinala em Lisboa o primeiro aniversário da morte de Steve Paxton (1939 – 2024), figura que deixou um impacto incontornável na trajetória da dança contemporânea portuguesa. Com curadoria de João Fiadeiro – artista Investigador associado do Forum Dança – a partir de uma proposta de Rita Vilhena (Partícula Extravagante) e a cumplicidade de Sofia Neuparth (c.e.m.), “For Steve” está inserido no quadro da programação “Para a Cristina”, a acontecer entre 17 e 22 de Fevereiro, dedicada a Cristina Santos (1959-2024), fundadora e diretora durante mais de duas décadas do Forum Dança, instituição que faz em 2025, 35 anos de vida.

20 fevereiro

17h30

Inauguração exposição

FOR STEVE

18h30

Conversa

Steve Paxton, vida e obra e a sua relação com Portugal

21 fevereiro

10h00/11h15

Sofia Neuparth

Prática de ‘Small Dance’

Com o apoio do C.E.M. – Centro em Movimento.

11h30/12h55

Sofia Brito

Prática de ‘Material for the Spine’

Com o apoio da AORCA.

14h00/15h15

Rita Vilhena

Prática de ‘Contact-Improvisation’

Com o apoio da Partícula Extravagante.

20h30

Performance

A partir do projeto Grand Union

Todo o dia

Exposição

FOR STEVE

Programação
For Steve

O bailarino, coreógrafo e improvisador norte-americano Steve Paxton (1939-2024) iniciou os seus estudos de movimento em ginástica e depois formou-se em dança moderna, e mais tarde em ballet, yoga, Aikido e Tai Chi Chuan. Paxton dançou com a Companhia de José Limón em 1959 e com a Merce Cunningham Dance Company entre 1961 e 1964.

Em 1972, Paxton instigou o estudo da Contact Improvisation, que alimenta uma monumental rede internacional de bailarinos e performers que se reúnem no mundo inteiro em jams e workshops para praticar e investigar esta técnica. Em 1986, iniciou a investigação de Material for the Spine, que deriva da observação da Contact Improvisation, onde a coluna vertebral se torna um “orgão” vital do corpo.

Através destas técnicas, Steve Paxton desenvolveu a arte de se enganar a si próprio e à sua mente corpórea, inventando e estudando novas formas de movimento, ao mesmo tempo que produzia um corpo de trabalho incontornável, influenciando os principais movimentos da dança contemporânea da segunda metade do século XX.

A apetência de Paxton pela desconstrução, exploração, subversão e invenção levou-o a tornar-se membro fundador do Judson Dance Theater (1962-66), um dos movimentos mais influentes da dança contemporânea, que surgiu dos workshops do compositor Robert Dunn, bastante influenciado pelos métodos de composição de John Cage. Os parceiros de Paxton na experimentação foram, para citar alguns, Yvonne Rainer, Trisha Brown, Robert Rauschenberg e Lucinda Childs.

 

OITO ESTUDOS

A programação “For Steve” terá como referência os oito estudos que serviram de eixo curatorial da exposição “Esquissos de Técnicas Interiores”, sobre o legado e obra de Steve Paxton, organizada na Culturgest em 2019, com curadoria de João Fiadeiro e Emma Bigé.

Quinta-feira | 20 fevereiro
17h30 | Inauguração da exposição temporária “For Steve”

A partir dos estudos “em movimento pedestre”; “em solo”; “em gravidade”; e “em relação”, inauguraremos a exposição temporária “For Steve” que reunirá vídeos de João Fiadeiro e Rui Xavier, a partir da peça Satisfyin Lover (1967) de Steve Paxton; de Walter Verdin com Variações Goldberg, uma improvisação de Steve Paxton, filmado por Paul Snauwaert; ou de Bojana Cvejić e Lennart Laberenz com … in a non‐wimpy way… Contará ainda com a audição de Gravity, lida por Steve Paxton; mais de 70 edições de Contact Quarterly, revista fundada por Nancy Stark Smith e o acesso, para consulta e leitura, de documentos, artigos e livros sobre Steve Paxton e os seus pares.

 

18h30 | Conversa “Steve Paxton, Vida e Obra e a sua Relação com Portugal”

Conversa entre João Fiadeiro, Rita Vilhena e Sofia Neuparth, moderada por Liliana Coutinho sobre a vida e obra de Steve Paxton, e a sua relação com Portugal. Serão projetados excertos da conferência de Steve Paxton na Culturgest em 2019; a peça PA RT, um solo-dueto-solo dançado por Steve Paxton e Lisa Nelson; e diversas imagens da sua trajetória.

Sexta-feira | 21 fevereiro

A partir dos estudos “em silêncio”, “em desorientação”, “em toque” e “em anarquia”, programamos as seguintes práticas desenvolvidas e investigadas por Steve Paxton:

 

    • 10h00 – Prática de Small Dance, com facilitação de Sofia Neuparth (c.e.m. – centro em movimento).
    • 11h30 – Prática de Material for the Spine, com facilitação de Sofia Brito (AORCA).
    • 14h00 – Prática de Contact-Improvisation, com facilitação de Rita Vilhena (Partícula Extravagante).

 

    • 20h30 – Performance a partir do projeto Grand Union, com a participação de João Fiadeiro, Rita Vilhena, Sofia Neuparth, Meg Stuart, Vera Mantero, Márcia Lança, Elizabete Francisca, Mariana Tengner Barros, Vânia Rovisco e João dos Santos Martins.

 

    • Todo o dia: Exposição temporária “For Steve” com vídeos de João Fiadeiro e Rui Xavier, a partir da peça Satisfyin Lover (1967) de Steve Paxton; de Walter Verdin com Variações Goldberg, uma improvisação de Steve Paxton, filmado por Paul Snauwaert; ou de Bojana Cvejić e Lennart Laberenz com … in a non‐wimpy way… Contará ainda com a audição de Gravity, lida por Steve Paxton; mais de 70 edições de Contact Quarterly, revista fundada por Nancy Stark Smith e o acesso, para consulta e leitura, de documentos, artigos e livros sobre Steve Paxton e os seus pares.

Todas as atividades de “For Steve” são gratuitas e abertas a qualquer pessoa, com ou sem experiência nas práticas propostas.

As intervenções de artistas e facilitadoras em “For Steve” são feitas de forma voluntária.

 

A organização de “For Steve” só é possível graças à parceria da Culturgest, através de apoio técnico, cedência de materiais e conteúdos expositivos. Agradecemos também o apoio das seguintes estruturas:

 

Apoios: For Steve | Forum Dança 20 a 22 de fevereiro de 2025 Espaço da Penha, Lisboa

Programa sujeito a alterações.

Atividades programadas

Fotografia de topo: Steve a ver-se, Culturgest (2019). Cortesia do c.e.m – centro em movimento.