Para a Cristina Aulas Livres
17 a 22 de fevereiro de 2025
Espaço da Penha, Lisboa
A programação de aulas oferece uma diversidade de práticas, conduzidas por diferentes artistas e formadores.
As aulas serão realizadas diariamente, abrangendo técnicas contemporâneas de dança e outras abordagens somáticas.
Todas as atividades foram pensadas para incluir participantes de diferentes níveis de experiência, promovendo a partilha de conhecimentos.
A participação nestas aulas é gratuita, mas deverá preencher o formulário indicando as aulas que pretende experimentar.
Atenção: As entradas nas aulas estão sujeitas à lotação do espaço, ou da especificidade da prática (indicada por cada orientador/a). As pessoas serão admitidas de acordo com a ordem de inscrição.
17 fevereiro
10h00/11h15
Jácome Filipe
Dança Contemporânea
Nível aberto.
11h30/12h55
Sara Montano
Afro Djole (dança afro tribal)
Acompanhada de percussão ao vivo (Gondutigui)
Maiores de 16 anos.
17h00/18h00
Felipa Martorell
Yoga
Todos bem vindos!
18h00/19h00
Susana Domingos Gaspar
O que está dentro
Estudantes e profissionais de artes performativas. Máx. 15 pax.
18 fevereiro
10h00/11h15
Margarida Bettencourt e Teresa Silva
Prática do Coração
Para todas as pessoas.
11h30/12h55
Sofia Neuparth
Não Ballet
Maiores de 16 anos.
14h00/15h15
Vera Piechulla
The Bones | Embodied Anatomy
(aula em inglês)
Para toda gente, todos os corpos, sem experiência específica de movimento.
18h00/19h15
Marina Quay
Danças, invenções e outras movimentações
Oficina de dança e criatividade
Crianças (7-11 anos), acompanhadas por um adulto.
19 fevereiro
10h00/11h15
Lara Lannoo
Método Feldenkrais
(aula em inglês)
Para todas as pessoas. Máx. 20 pax.
11h30/12h55
José Serra
Tango!
Para todas as pessoas.
18h30/19h30
Carla Ribeiro e Manuela Pedroso
Agarrar o tempo agora
Atelier Artístico multidisciplinar
A partir dos 55 anos, com ou sem experiência em dança.
20 fevereiro
18h00/19h15
Marina Nabais
Traçar os contornos
Sessão intergeracional, a partir dos 10 anos. Máx. 25 pax.
21 fevereiro
Práticas no âmbito do evento ‘For Steve’
Para todas as pessoas, com ou sem experiência nas práticas propostas.
10h00/11h15
Sofia Neuparth
Prática da ‘Small Dance’
Com o apoio do C.E.M. – Centro em Movimento.
11h30/12h55
Sofia Brito
Prática de ‘Material for the Spine’
Com o apoio da AORCA.
14h00/15h15
Rita Vilhena
Prática de ‘Contact-Improvisation’
Com o apoio da Partícula Extravagante.
Segunda-feira | 17 de fevereiro
Dança Contemporânea
Jácome Filipe
Aula Para a Cristina
Andei para trás e para a frente em relação ao que escrever sobre esta aula. No entanto, esta é apenas um pretexto para nos reunirmos e celebrarmos algo maior e mais importante. Por isso, vamo-nos mexer muito e falar pouco para que nos sintamos a fazer aquilo que a dança nos pede. Só assim estaremos a fazer também aquilo que o momento nos pede, sabendo sempre que tudo o que fazemos irá desaparecer no mesmo instante em que o fizermos. Como bailarinos, nunca esquecemos que, por vezes, um desaparecimento pode ter um impacto tão grande e com tanto significado que acaba por deixar a dança mais forte.
Aula de dança contemporânea, nível aberto.
Afro Djole
Sara Montano
Percussão ao vivo com Gondutigui
Um convite à dança de raízes profundas na cultura africana, acompanhada de percussão ao vivo e ritmos tradicionais afro mandingue.
Através de movimentos e dinâmicas enérgicas e envolventes, resgatamos a energia ancestral desta expressão vibrante, que carrega mitos, tradições e significados. Celebramos a vida e a Cristina com alegria, explorando a força que surge da conexão com a terra e com a música, mergulhando com mais ênfase no ritmo Djole, tradicionalmente tocado para celebrar em grandes festas de aldeia.
Público alvo
Para maiores de 16 anos.
Yoga
Felipa Martorell
* fazer silêncio *
O yoga é uma forma sagrada de habitar o corpo.
Uma dança.
Dançamos com a respiração.
Dançamos com a gravidade.
A proposta é a exploração do corpo desconhecido – por conhecer.
Cada postura um mapa.
Todas as posturas apontam para mais silêncio – na direção duma maior intimidade.
A prática como um regresso.
Regresso a formas arquetípicas, ancestrais.
Formas ainda não caricaturadas pela manifestação.
Público alvo
Todos bem vindos!
O que está dentro
Susana Domingos Gaspar
A partir de um trabalho de percepção interna do corpo, vamos tentar perceber o que acontece quando o movimento começa e para onde vai, quando termina de mobilizar a nossa estrutura. Onde descansa o movimento? Como muda da superfície para a profundidade? O que está a produzir quando não se manifesta no exterior? Que prazer emana de um movimento que volta a ser possível, que ganha uma forma imprevisível ou que é vivido pela primeira vez? Esta pequena aula é apoiada pelos estudos de Somatologia/Fasciaterapia e Body-Mind Centering, que tenho feito ao longo dos anos, e que nunca corri o risco de partilhar.
Público alvo
Estudantes e profissionais de artes performativas. Máximo de 15 participantes.
Terça-feira | 18 de fevereiro
Prática do Coração
Margarida Bettencourt e Teresa Silva
coração de pedra – coração de ferro – coração cheio – coração mole – coração de ouro – fazer das tripas coração – do fundo do coração – coração nas mãos – coração aos pés – coração partido – coração aberto – coração dividido – coração apertado -coração na boca – coração cego – maravilhoso coração, maravilhoso.
Público alvo
Para todas as pessoas.
Não Ballet
Sofia Neuparth
chamo “não ballet” por respeito aos grandes com quem aprendi ballet (como o querido tony hulbert e madame violette quenolle, com quem estive mais tempo, ou jorge garcia, yuri grigoriev, maria luisa carles, teresa rego chaves, anna mascolo…) sendo que o que trago é a possibilidade dessa linguagem atravessar movimento no corpo “qualquer”. sem requisitos de configurações anatómicas específicas, longe da ideia de competição ou de “pertencer ao conjunto de pessoas especiais que fazem ballet” e ainda mais longe do desejo de vir a “desenhar” ou formatar corpos.
o ballet tem uma forma aristocrática e elitista que não aprecio de todo e que não ressoará nestes encontros.
a dança, a poesia do gesto, aparece no corpo e é nutrida pelo corpo que se dedica a deixar aparecer dança cada dia. para mim o ballet não é aquela linguagem que quem quer dançar tem que saber “dominar”…antes pelo contrário, muitas de nós fecham-se nessa linguagem e deixam de escutar a dança que são. não quero nunca apontar caminhos únicos! talvez tivesse tido a sorte de não ter nascido com uma possibilidade corpórea balletica. não foi uma “luta” para mim dançar ballet, foi uma aprendizagem que exigiu que estudasse, que experimentasse e que fosse reconhecendo quando o movimento em determinado corpo está a passar para fazer aparecer determinado gesto ou quando esse “gesto” ou aquele passo está a ser forçado de fora para dentro, magoando, lesionando, destruindo o aparecer da dança.
estou sempre muito atenta a cada umaum, não vou corrigir cada momento e deixo passar o tempo e a dança até que se faça possível apontar determinado desvio ao fluxo que está a ser praticado, alguma consideração, tão diferente para cada umaum de nós, que possa iluminar a descoberta. acredito que o próprio movimento ensina!
o desenho dos exercícios trazem esse desejo de deixar sentir movimento.
neste momento não tenho o acompanhamento precioso de alguém ao piano que se alinha com as propostas rítmicas e melódicas de cada exercício. vou trazendo composições ou arranjos de quem se dedica a tocar para aulas de ballet e sempre nomeio as fontes, parece-me um trabalho rico e generoso ao ser disponibilizado tão livremente para quem o aprecia. vamos experimentando.
Público alvo
Pessoas maiores de 16 anos.
The Bones
Vera Piechulla
Embodied Anatomy
Os ossos são as estruturas mais profundas e densas no nosso corpo.
Eles carregam grande parte do nosso peso, ajudam-nos a mover e mantêm o espaço para os nossos órgãos.
São compostos por moléculas mais antigas do que nós mesmos.
Talvez já tenham sido parte de uma montanha ou corte de um grão de areia no fundo do mar.
Neste workshop iremos explorar, através do movimento e da voz, a nossa conexão com os nossos ossos.
Dedicado à Cristina Santos.
Público alvo
Toda a gente, todos os corpos, sem experiência específica de movimento. Aula em inglês.
Dança e criatividade
Marina Quay
Danças, invenções e outras movimentações
Oficina de dança e criatividade
Entramos nesta oficina aos pares. Cada par são duas pessoas; vários pares são muitas pessoas: Uma com bigode, outra sem bigode; uma que gosta de falar, outra que nem tanto; uma com mais anos de vida, outra com menos; uma assim, outra assado.
Vamos divertir-nos neste vaivém, onde o corpo é o ponto de partida. Partimos do corpo (sem nunca o largarmos!), e continuamos por aí fora, inventando movimentos aos quais juntamos palavras. Deixamos que as palavras soltas atravessem o espaço, cada uma transformando-se num gesto. Muitos gestos juntos fazem uma dança.
No fim da oficina cada par levará para casa uma lembrança.
Público alvo
Para crianças entre os 7 e os 11 anos, acompanhadas por um adulto com quem a criança queira fazer esta atividade (tia, avô, pai, mãe, amiga, irmã mais velha, etc.). Os participantes só podem inscrever-se aos pares (uma criança e um adulto). Máximo de 14 participantes, ou seja, 7 pares.
Quarta-feira | 19 de fevereiro
Método Feldenkrais
Lara Lannoo
Participe numa aula do Método Feldenkrais ‘Awareness Trough Movement’; uma prática de aprendizagem somática que questiona, através de uma exploração metódica de movimentos, as nossas maneiras de fazer o que fazemos.
Guiado pela voz de uma praticante, vem investigar novos caminhos através de movimentos habituais e não habituais ; assim procuramos melhorar a nossa consciência corporal, encontrar novas estratégias de movimento e explorar a nossa capacidade de sentir, pensar e agir com mais liberdade, independentemente da idade e das limitações físicas !
Com Lara Lannoo, professora de Feldenkrais, bailarina/coreógrafa, que há muitos anos viajou da Bélgica para Lisboa, onde fez parte do curso PEPPC 2010-2012 do Forum Dança. Hoje vive no campo francês, onde participa ativamente nas lutas sociais e ambientais, trabalha como padeira numa cooperativa local, cria/investiga através do movimento e ensina o Método Feldenkrais no espaço HONOLULU em Nantes.
Público alvo
Sem discriminação de idade e de condição física. Máximo de 20 participantes. Aula em inglês.
Tango!
José Serra
Venha descobrir o tango e aprender a dar os primeiros passos.
Não se iniba, tenha, ou não, jeito para dançar… (se eu aprendi, não há quem não consiga…)
Traga amigos e partilhe esta experiência.
Afinal, basta ter a noção do que é frente, atrás, direita, esquerda, rápido e lento. Simples!
Público alvo
Para todas as pessoas.
Atelier Artístico Multidisciplinar
Carla Ribeiro e Manuela Pedroso
Agarrar o tempo agora
“Envelhecer é o único meio de viver muito tempo… é passar da paixão para a compaixão…” | Albert Camus
Neste lugar de encontro e partilha, os participantes são convidados a experimentar as possibilidades do seu corpo através do movimento usando diversas linguagens artísticas. Em momentos de improvisação e composição vão ser exploradas sensações, imagens, ideias e memórias que se irão transformar em danças e histórias em movimento. Um desafio à criatividade apelando à empatia e à escuta, com o propósito de valorizar o corpo com experiência.
Público alvo
A partir dos 55 anos, com ou sem experiência em dança.
Quinta-feira | 20 de fevereiro
Traçar os Contornos
Marina Nabais
O que são os contornos do meu corpo?
O que delimita os contornos do espaço?
Como encontrar os contornos dos encontros?
Neste laboratório de dança/movimento será explorado, através de propostas de movimento e dança, a noção de limite das nossas várias fronteiras: a fronteira do corpo, a fronteira do espaço, a fronteira do ambiente, a fronteira dos outros.
As propostas partem de exercícios de técnica de movimento, de explorações, improvisações e pequenas composições.
Iremos abordar o princípio de Permacultura que fala dos limites e fronteiras como espaço de trocas.
Público alvo
Sessão intergeracional, a partir dos 10 anos de idade. Máximo de 25 participantes.
Atividades programadas
Fotografia de topo gentilmente cedida por Vera Amorim (arquivo pessoal).