Title Image

delírio, desvias

CAROLINA CANTELI | LEONARDO SHAMAH | VES LIBERTA

delírio, desvias

Carolina Canteli (BR), Leonardo Shamah (BR) e Ves Liberta (PT)

Espaço da Penha | 15 e 16 Abril

Dia 15 | 17h00 mover a dura certeza | Carolina Canteli (BR) – Esgotado
Dia 16 | 17h00 Amolecer os Ossos | Ves Liberta (PT) – Esgotado
Dia 16 | 19h30 dedilhando os dentes do cão | Leonardo Shamah (BR)

A partir de zonas/corpas de estudos performativos que reúnem práticas de educação somática, caminhadas e delírios oraculares, nos disponibilizamos a pesquisar estados de percepção ao sutil e invisível que nutrem a existência com encantamentos e aproximações ecossistêmicas.

 

Ao meio do processo, partilhamos com a comunidade o workshop Ecótones – Zonas de Estudo em Criação Performativa, e ao fim do processo, convidamos o público a três experiências com variações de duração, lugar e relação:

 

  • mover a dura certeza, de Carolina Canteli
  • Amolecer os Ossos, de Ves Liberta
  • dedilhando os dentes do cão, de Leonardo Shamah

Carolina Canteli é movida pelo desejo de investigar arte enquanto matéria movediça, zona de encontro entre campo íntimo e esfera pública. Actualmente vive em Lisboa e já percebe o impacto que a cidade a provoca, experienciando um corpo-paisagem de horizontes e vistas para o rio. Está no contexto de artistas pesquisadores no PACAP 5, ao mesmo tempo em que segue o seu trabalho autoral solo ‘uma vaca encontra o rio’ e dirige remotamente o projeto BABILÔNIA do Grupo MEIO (BR).

 

Leonardo Shamah é Mestrando em Artes Cênicas na linha Pedagogias do Teatro/Formação do Artista Teatral, na Universidade de São Paulo (USP). Licenciado em Artes Cénicas pela Universidade de Brasília (UnB). Artista/Professor de Teatro e Performance ocupado em escrever, recortar/colar e caminhar. Estuda Movimento, Cotidiano (artevida), Encantamentos e Espacialidades em processos de criação artística performativa. Desde 2000, se manifesta Drag Queen.

 

Ves Liberta estudou dança na Escola O Corpo Da Dança em Torres Novas, na ESD em Lisboa e no programa expanded contemporary dance na AHK em Amsterdão. Trabalhou com Ana Borralho e João Galante, Raimund Hoghe, Pedro Barreiro, Leonor Lopes e Dinis Machado. Estudou o método BioChá com a autora Zélia Sakai. Como criadora tem desenvolvido trabalho nas áreas da performance e poesia, debruçando-se sobre temas como Empatia, Queerness, Herança e Contaminação.

mover a dura certeza

Carolina Canteli (BR)

Duração 45 min (aprox.) – Esgotado

Espaço da Penha | Dia 15 | 17h00, 17h45 e 18h30

Este trabalho consiste num percurso exterior, nos horários indicados, com lotação máxima de 8 pessoas por percurso.
Será necessária marcação prévia para o nosso email.

Mover a dura certeza é uma caminhada que suaviza o concreto. É uma deformação da dureza da vida urbana a partir da relação entre o escutar um pensamento em palavra e o percorrer as curvas das ruas, observando os eventos – banais e performativos, dispostos no trajeto de um quarteirão. a partir do reflexo de um pequeno espelho nas mãos de quem chega para experienciar a performance, junto a uma transmissão de áudio e a pequenas insinuações de gesto da artista pelo caminho, se abre uma fenda para perceber a vida pública unida a noção de intimidade, coexistindo com a percepção de que há muito em movimento, entre um pedaço de asfalto e um pouco de céu.

Direção e criação artística Carolina Canteli

Co-criação Ves Liberta e Leonardo Shamah

Colaboração artística Roberto Dagô

AGRADECIMENTOS

A Lisa Nelson. A Bibi Dória e Lucas Damiani. As instituições Forum Dança e O Rumo do Fumo. Ao meu grupo, a todas as/os artistas participantes do PACAP 5 e coletivos/artistas convidados do Bloco I e II. As artistas-curadoras/es do programa. Aos moradores, trabalhadores e transeuntes dos arredores de Penha de França.

Créditos da Imagem © Lucas Damiani (2022)

Amolecer os Ossos

Ves Liberta (PT)

Duração 14 min (aprox.)/cada

Espaço da Penha | Dia 16 | Entre as 17h00 e as 18h45 – Esgotado

Este trabalho consiste em vários encontros individuais com a duração de 14 minutos cada e decorrerão entre as 17h00 e as 18h45.
Será necessária marcação prévia para o nosso email.

Num vapor.
Carregar nos ossos, nas garras e nos dentes aconchegos minerais.
Deito-me no meio da rua, tudo me rodeia dentro de nós.
Os pêlos do peito rompem e criam casulos.

 

Esta performance é assistida e imaginada por uma pessoa de cada vez. Inscreve-te para participares.

Criação e performance Ves Liberta

Colaboração, co-criação e performance Carolina Canteli e Leonardo Shamah

AGRADECIMENTOS

Carolina Campos, Márcia Lança e todes es participantes do workshop Ecótone.

Créditos da Imagem © Ves Liberta (2021)

dedilhando os dentes do cão

Leonardo Shamah (BR)

Duração 60 min (aprox.)

Espaço da Penha | Dia 16 | 19h30

Dedilhando os dentes do cão é um programa performativo em conversa que espera abrandar impulsos, adiar fins, não saber com.

Essa conversa se orienta com a escolha de cartões-convite que acenarão às trilhas para o selvagem que aparece com o crepúsculo.

Essa é uma abertura de processo de pesquisa em criação amparada por poéticas da geografia, dramaturgias migratórias e perspectivas que convocam a imaginação, o sonho e a sensorialidade como modos de experienciar um encontro com a terra. Nesse estudo se reúnem:

  • O conceito em desenvolvimento de “palavra-fechadura”, palavra como espaço de habitação e deslocamento;
  • A presença da obra enquanto “ainda” estamos em processo de criação;
  • Os percursos entre o fático e o fálico encruzilhados por uma pedagogia da pergunta na invenção de mundos.

Leonardo Shamah junto com Ves Liberta e Carolina Canteli.

AGRADECIMENTOS

Beth Lopes, Bruno Silva Resende, Carlos Fino, Carolina Campos, Carolina Martins, Coline Alecian, Daniel Pizamiglio, Denise Fraga, Dora Carvalho, Dudude Herrmann, Elisabete Finger, Gabriel Guirá, Helen Ramos, Janaína Moraes, João Fiadeiro, Jonathan Andrade, Jorge Louraço, José de Campos, José Maria Pereira, Kamala Ramers, Karina Dias, Katarina Lanier, Kenia Dias, Leonice Paulo, Lisa Nelson, Lipcia, Mafalda Susto, Márcia Lança, Tatiana Cotrim, Tatiana Dourado e todes participantes do financiamento coletivo que possibilitou essa viagem, do PACAP 5 e do workshop Ecótone.

Créditos da Imagem © Leonardo Shamah (2022)

Apresentações PACAP 5 | Bloco II

Apoios e Parcerias PACAP 5

Coprodução PACAP 5: Teatro do Bairro Alto

Apoios PACAP 5: O Rumo do Fumo, Alkantara, OPART | Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo, Fundação GDA, Piscina

Forum Dança | Apoios PACAP 5