FRESH
Giovanna Monteiro (BR), Nazario Díaz (ES) e Roberto Dagô (BR)
Duração 60 min (aprox.)
Espaço da Penha | 15 e 16 Abril | 19h30
FRESH é um estudo coreográfico desenvolvido a partir do interesse no trabalho com materialidades e suas dramaturgias latentes. O plástico é a matéria-prima com a qual os performers criam uma espécie de simulador de paisagens virtuais, onde montanhas e planícies se revezam em uma topografia em constante deslizamento. Neste universo, corpo e plástico borram as fronteiras entre o ideal de “fake” e de “natural” até que um novo organismo surja desta colisão.
Criação e Performance Giovanna Monteiro, Nazário Díaz e Roberto Dagô
Colaboração Bárbara Cordeiro e Nicole Gomes
Giovanna Monteiro (Brasil, 1994) é atriz e performer. Graduada em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Também estudou teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Desde 2017 trabalha como criadora e performer junto ao Comitê Escondido Johann Fatzer, coletivo sediado em São Paulo. Como intérprete, participou em diversas criações, com destaque para: “Terra Tu Pátria” e “Antígona Sonora” do Comitê Escondido, “Iracema Fala” de Nuno Ramos e “Os Fuzis da Senhora Carrar” de Maria Thaís.
Nazario Díaz (Andaluzia, Espanha) desenvolve o seu trabalho principalmente no campo das artes performativas, centrando-se na tensão gerada entre o corpo, o olhar e a escrita. Nos últimos anos, participou de vários contextos de aprendizagem colectiva (Máster en Práctica Escénica y Cultura Visual, Madrid / 2016-2017; PICA, Azala-Vitoria / 2018-2019; Invitación, Bilbao / 2019-2020) que trocam metodologias e ferramentas do campo da dança e artes vivas. Actualmente reside entre Lisboa e Bilbao, onde desenvolve os projectos Conversation pieces, uma colaboração com o coreógrafo basco Isaak Erdoiza, e Otro borrado a través de la insistencia, no âmbito do Programa Avançado de Criação em Artes Performativas, com curadoria de João Fiadeiro para o Forum Dança / Lisboa.
Roberto Dagô (Brasil, 1990) é performer e coreógrafo. Os seus trabalhos articulam corpo, imagem e política em projectos solo e colectivos e em territórios de contaminação de práticas, linguagens e materialidades. Formou-se em Artes visuais na UnB (Brasil) e estudou Cenografia na UTL (Portugal). Contemplado com a bolsa IdEX – Initiatives d’Exellence (Programme “Investissements d’avenir”), concluiu o mestrado Création Artistique – Arts de la scène na UGA (França), na modalidade practice-based-research.
AGRADECIMENTOS
Daniel Pizamiglio, Pablo Colacce e todes participantes do PACAP 5.
Equipe do Forum Dança e equipe curatorial do PACAP 5.
Créditos da Imagem © Lucas Damiani (2022)
Apresentações PACAP 5 | Bloco II
Apoios e Parcerias PACAP 5
Coprodução PACAP 5: Teatro do Bairro Alto
Apoios PACAP 5: O Rumo do Fumo, Alkantara, OPART | Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo, Fundação GDA, Piscina