Title Image

Núcleo 2024

Programa de Residências Artísticas

Núcleo 2024

O Núcleo surge como um projeto que cumpre um dos objetivos do Forum Dança: acolher residências artísticas e apresentações informais decorrentes, sob o cuidado de uma linha programática específica.

Tem um impulso auto-reflexivo da história do Forum Dança, referenciando-se com o Núcleo de Apoio Coreográfico (NAC) que na década de 1990 foi uma importante plataforma de apoio à criação e internacionalização da dança portuguesa.

Trata-se de um lugar de experimentação, no qual se cuida do ofício de criar, mostrar, refletir, criar circularidade com a comunidade artística e na sua vertente pública na criação e mediação de públicos.

Residências Artísticas 2024

Candidaturas abertas até 4 de fevereiro de 2024

Sendo um dos objetivos do Forum Dança o apoio a residências, de acordo com linhas programáticas enquadradas pela sua direção artística, o Programa de Residências surge para que se crie um espaço que possibilita um período de experimentação e de investigação pela ação, articulando a criação com a transmissão à comunidade artística.
A presente edição do Programa apoiará três projetos na área da dança contemporânea ou performance. Privilegiaremos projetos que se encontrem em fase inicial de conceção e desenvolvimento.
O Programa oferece espaço de ensaio, acompanhamento artístico por parte do artista-investigador associado do Forum Dança, João Fiadeiro, e uma bolsa de apoio no valor de 750 € (setecentos e cinquenta euros).

Períodos

  • Residência 1: 7 a 18 de outubro;
  • Residência 2: 28 de outubro a 8 de novembro;
  • Residência 3: 18 a 29 de novembro.

Condições

  1. Apoio a 3 projetos selecionados pela direção do Forum Dança;
  2. Bolsa no valor de 750 € (setecentos e cinquenta euros) por residência, mediante envio de recibo-verde ou equivalente (no caso de artistas não residentes em Portugal, deverão apresentar obrigatoriamente certificado de residência fiscal emitido pelas autoridades do país de residência.);
  3. Apoio à divulgação do projeto nos meios de comunicação do Forum Dança;
  4. Partilha pública final, no espaço da residência, no formato de mostra informal, conversa ou similar, com mediação de João Fiadeiro;
  5. Menção obrigatória “Apoio à Criação – Forum Dança” e inserção do logótipo em todo o material de promoção do projeto;
  6. Disponibilização do registo da apresentação do projeto apoiado, quando aplicável, para arquivo no Centro de Documentação do Forum Dança;
  7. A organização das viagens, alojamento, alimentação e assistência médica durante o período das residências é da inteira responsabilidade de quem participa.

Acompanhamento

Estas residências artísticas terão o acompanhamento de João Fiadeiro.

Forum Dança | PACAP 5 - João Fiadeiro
João Fiadeiro © Ana Viotti

João Fiadeiro

Nascido em 1965, João Fiadeiro pertence à geração de coreógrafos que surgiu no final da década de 1980 e que deu origem à Nova Dança Portuguesa.

O seu percurso, quer enquanto coreógrafo ou performer, como enquanto investigador ou curador, centrou-se na criação de condições para a experimentação, a prática laboratorial e o cruzamento interdisciplinar. Esta actividade foi realizada tanto no quadro da direcção de projectos de programação e investigação artística, que passaram pelo Centro Cultural da Malaposta (1990-95), pelo Espaço Ginjal (1995-1998), pelo Lugar Comum (1999-2000), pelo Espaço A Capital (2000-2002) e pelo Atelier Real (2004-2019), como no quadro da sua prática artística, através das criações e dos ateliers de investigação organizados em torno da Composição em Tempo Real.

Em todas estas diferentes plataformas de encontro, João Fiadeiro foi sempre acompanhado por artistas que participaram activamente enquanto criadores, performers, investigadores e programadores, contribuindo de maneira decisiva para a existência deste projecto durante 30 anos de actividade ininterrupta.

Processo

As candidaturas deverão ser submetidas até dia 4 de fevereiro de 2024.

Os resultados serão anunciados por email até dia 1 de abril de 2024.

Formulário

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

As candidaturas estão encerradas.

Adicionalmente ao preenchimento do formulário no final desta página, deve fazer-nos chegar a ficha de projeto, preenchida e em formato pdf (até 2 MB). A ficha de projeto está disponível neste link:

 

Ficha de Projeto | Candidaturas Núcleo 2024

Foram apoiados os seguintes projetos:

 

  • Residência 1 (7-18 Agosto): Ana Renata Polónia com o projecto VERBAL IMAGES
  • Residência 2 (21 Agosto-1 Setembro): Inês Cartaxo com o projecto SUPERADAPTATION
  • Residência 3 (21 Agosto-1 Setembro): Sara Manubens e Ves Liberta com o projecto NOSFERATU: A SYMPHONY OF HORROR
  • Residência 4 (16 – 27 Outubro): Djam Neguin com o projecto Tx@bet_a
  • Residência 5 (30 Outubro – 10 Novembro): Sara Bernardo com o projecto Efemérida
  • Residência 6 (13 – 24 Novembro): Andrei Bessa e Acauã El Bandide Shereya com o projecto URRO – Parte 3 – Para não caber no mundo