Title Image

Workshop Luís Guerra

30 de setembro a 4 de outubro | Forum Dança

Workshop Luís Guerra

30 setembro a 4 de outubro 2026

Forum Dança, Espaço da Penha, Lisboa

Inscrições abertas.

dançar com o invisível ou dançar com o corpo inteiro

Um workshop com Luís Guerra

 

‘Nestes dias de investigação partilharei caminhos, estratégias e ferramentas que fui explorando ao longo de mais de vinte anos a trabalhar continuamente como intérprete e improvisador nas áreas da dança, da performance e das artes visuais. A proposta passa por mergulhar no corpo como um dos territórios mais ricos e um dos instrumentos privilegiados para a expressão do impulso criativo, activando dimensões muitas vezes adormecidas ou desabitadas procurando reanimar a consciência perante tudo aquilo que habita ou se esconde na escuridão do inconsciente. Trabalharemos sobretudo a partir de estímulos sensoriais que não se limitem ao campo visual, privilegiando a escuta, a audição mas também a arqueologia interna abrindo espaço para mergulhos transcendentais que possam sair fora dos guiões do controlo e da previsibilidade. Será acima de tudo um espaço de exploração, experimentação, composição espontânea e improvisação onde o corpo de cada dia se tornará o principal guia e maestro. Procurar-se-ão estados de presença mais desagarrados das ideias pré-concebidas sobre o certo e o errado, sobre o bem e o mal, sobre o válido e o não válido sem no entanto perder exigência perante as formas ou os conteúdos abrindo assim espaço para experiências intensas, por vezes próximas ou invocadoras de estados alterados de consciência, que nos revelem corpos mais disponíveis, sensíveis e vivos. Acima de tudo, este será um encontro a construir em conjunto, com o desejo de que seja para cada qual que nele participe um momento nutritivo e impulsionador de expansão dos impérios físico, psíquico e emocional.’

[Luís Guerra]

Informações

A quem se destina

Este workshop destina-se a todas as pessoas profissionais ou não profissionais que tenham real interesse na dança e no corpo.

Horários

Datas: 30 de setembro a 4 de outubro

Horário: 4ª a 6ª das 18h30 às 21h30 | Sábado e domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h às 17h

Local

Forum Dança
Espaço da Penha
Travessa do Calado, 26B,
1170-070 Lisboa

Taxa de participação

  • 150€

 

Descontos

 

  • 20% para pessoas que participam ou já participaram nos cursos de longa duração do Forum Dança, participantes em workshops promovidos pela Parasita/Forum Dança e estudantes de dança.
  • 50% Bolsas de estudo para artistas e/ou estudantes de dança, com o apoio da Fundação GDA (mediante candidatura)

Formulário

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Biografia

Luís Guerra

IMG_2309 - Cópia

Luís Guerra [Lisboa, 1985] estudou dança no Conservatório Nacional (1995-2003); coreografia na Fundação Gulbenkian (2005); massagem de relaxamento no Instituto de Medicina Tradicional (2020), pintura e desenho no ArCo (2019-2022) e completou ainda o curso avançado e o projecto individual em artes visuais nessa mesma escola (2022-2025) onde recebeu a bolsa Vera Futscher. Expõe regularmente o seu trabalho visual e trabalha há mais de duas décadas enquanto intérprete, bailarino, improvisador, modelo para aulas de desenho, pedagogo e coreógrafo destacando as colaborações recentes e/ou regulares com Vera Mantero, Sofia Dias & Vitor Roriz, Simon Vincenzi, Emio Greco|PC, Claudia Castelucci, Christophe Haleb, Meg Stuart, Elisabete Francisca, Mariana Tengner Barros, Teresa Silva, David Marques, Tânia Carvalho, entre outros. Foi bolseiro DanceWeb e nos últimos anos tem-se dedicado principalmente à improvisação e à invocação de estados de transe geralmente em performances duracionais e apresentadas em contextos fora dos teatros como por exemplo galerias de arte, jardins ou espaços exteriores. Entre os trabalhos recentes destaca-se a improvisação homenagem a Almada Negreiros na escadaria da Fundação Gulbenkian, o solo com dança e texto de sua autoria no jardim da Casa da Cerca, as improvisações na floresta de Monsanto durante o Festival Silvestre, a performance de improvisação com interação com o público apresentada no MAAT ou as performances improvisadas no TicTac Art Centre. Actualmente reside em Bruxelas onde leva a cabo uma série de formações pontuais na área de improvisação em contexto de artes performativas.

Organização

Forum Dança e Associação Parasita

Logos Workshops PACAP 8/Mys

Créditos da imagem de topo © DR