Teatro 2019/20
Teatro, com Ana Guerra
“Aqui constrói-se grupo. A aprendizagem de Teatro é mais bonita e mais eficaz num grupo unido. Haverá espaço para a criatividade e desenvolvimento individuais mas a proposta é a de criar um pequeno coletivo. Escutar @ outr@. Fazer de espelho. Cantarmos e dançarmos em roda. Debater ideias. Trazer as ideias para o corpo e para a voz. Mostrar ao grupo. Aprender técnicas da Expressão Dramática. Escrever uma pequena peça em conjunto. Conhecer @ outr@ e aprender a respeitar as diferenças. Jogar.
Nestas aulas vamos fazer exercícios de desinibição, jogos de mímica e de imitação, improvisações, dramatizações com uso de adereços ou figurinos, leituras de histórias, exercícios de expressão corporal e facial e, também, uma introdução a conceitos-chave do Teatro.”
/ Ana Guerra
Biografia de Ana Guerra
Comecei a ter aulas de dança aos 11 anos e acabei por me profissionalizar na área da Dança Contemporânea e Teatro Físico. Estudei Dança Contemporânea e Teatro em Lisboa, Nova Iorque e Barcelona. Fiz estágio profissional na companhia Teatro do Elefante, onde aprendi o método dos Indutores, do Odin Teatret, para dinamizar ateliers de expressão dramática. Formei parte da companhia Teatro da Estrada, onde desenvolvi um projeto de formação anual com crianças e jovens em meio rural. Em Angola, integrei uma associação que trabalha com crianças que não frequentam a escola, ensinando dança criativa, expressão dramática e capoeira. Há mais de 5 anos que sou professora de Expressão Dramática em escolas públicas do concelho de Palmela, para além de orientar outras oficinas com crianças e adultos, seja na área do corpo ou de questões ambientais e sociais.
Tenho formação em Danças tradicionais e sociais para crianças, artes circenses, fiz o curso Dança na Comunidade do Forum Dança em 2015 e tenho formação do IEFP para trabalhar a inclusão de crianças com incapacidades.
Conduzi um atelier de Teatro no Arte Jovem do Forum Dança e estou atualmente a estudar Antropologia no ISCTE.
Interesso-me muito por política e ecologia e gosto de pesquisar sobre correntes e dinâmicas pedagógicas que considerem a criança como construtora da sua própria aprendizagem e decisora do seu percurso.