Title Image

R|EXISTÊNCIA no TBA
dias 2, 3 e 4 de Dezembro

R|EXISTÊNCIA no TBA
dias 2, 3 e 4 de Dezembro

Partilhamos o texto de João Fiadeiro,
curador do PACAP 5 e director artístico de “R|EXISTÊNCIA”,
com assistência de direcção e performance de Márcia Lança e Daniel Pizamiglio

“Nesta imagem (tirada pela Rosa Sijben ) o Nazário Díaz, que está deitado na mesa amputada, não sabe que o segundo cavalete não está colocado. Mas ele sabe que não sabe. E é isso que é importante. E, não menos importante, ele sabe que o grupo não o deixará cair. Que o grupo, ao mesmo tempo que adia o fim da imagem (que prolonga o seu acontecimento), está a cuidar dele. Por isso é que ele se pode deixar ir (se pode deixar perder): porque ele confia. É dessa matéria – a confiança – que o tecido afetivo do PACAP5 é feito.

 

Trabalhar com es artistas envolvides no PACAP5 (organizado pelo Forum Dança), do qual sou curador com a colaboração cúmplice de Márcia Lança, Daniel Pizamiglio, Carolina Campos (programa geral) e Emma Bigé (seminários e trabalho com texto no primeiro bloco), corre o risco de se tornar uma das experiências mais potentes da minha já longa lista de experiências potentes. A intensidade dos encontros, a qualidade crítica das discussões, a excelência das propostas artísticas e conceptuais des participantes, o compromisso ético na construção de um quotidiano inclusivo, transversal e oblíquo, no estúdio e fora dele, tem sido uma lição de vida e algo que me marcará para sempre.

 

Não tem sido fácil, e muitas vezes pergunto-me para quê complicar a minha vida metendo-me em projetos que me colocam em perigo, me tiram o tapete, me põem em causa. E a resposta é simples: como não viver sem estar inquieto, em queda, na fronteira do colapso? Como não viver no único lugar em que posso, simultaneamente, estar dentro e fora de mim. Como não viver no único espaço em que me permito largar a capa da certeza e abraçar a pele da dúvida. Como não viver? É dessa matéria – a vida – que o tecido afetivo do R|EXISTÊNCIA é feito.

 

Dias 2, 3 e 4 de Dezembro partilhamos o nosso estudo (não é só porque saímos do estúdio, que deixamos de estudar) com quem quiser aparecer no Teatro do Bairro Alto.

 

Cada apresentação será uma variação (uma fuga) do projeto “Existência”, uma performance-investigação que criei em 2002 com cúmplices como Cláudia Dias, Rui Catalao, Gustavo Sumpta, Tiago Guedes, Ana Borralho, David Miguel, Mário Afonso, Márcia Lança, Cláudio da Silva entre outras. Por isso a partilha ganha se puderem ver pelo menos duas das três apresentações. É o modo que temos de dizer que somos múltiplos e que o real só pode ser minimamente assimilado se for visto e vivido de diferentes perspectivas. Se só forem ver uma das apresentações também terão acesso a esse múltiplo, claro, mas terão que fazer um esforço adicional, porque ele estará diluído e camuflado nas fronteiras e nas margens do visível. E se não forem ver nenhuma, não desesperem. Tenho a certeza que o eco da nossa (r)existência vos chegará, mais cedo ou mais tarde, aos ouvidos. E sei disso porque (ainda) estão a ler esta mensagem.

 

Cada performance contará com a colaboração des compositores-improvisadores Nuno Rebelo (2.12), Arnold Noid Haberl (3.12) e Adriana Sá (4.12), da colaboração nas luzes e no espaço de Walter Lauterer, Leticia Skrycky e Santiago Rodriguez Tricot e des 25 magnificxs performers (divididxs pelas 3 apresentações). Aqui podem aceder aos seus perfis.

 

Sim, é uma mega operação. Uma espécie de happening! E vai ser incrível! (just saying…)

 

Um enorme obrigado à Dora Carvalho (e à sua magnífica equipa) pela confiança que depositaram na nossa proposta e ao Francisco Frazão (e à sua magnífica equipa) por nos acolherem.

 

Os bilhetes são de graça mas têm que ser levantados no próprio dia a partir das 16h (max. dois por pessoa)”

 

João Fiadeiro

Foto © Rosa Sijben

Actividades PACAP 5

Apoios e Parcerias

Coprodução PACAP 5: Teatro do Bairro Alto

Apoios PACAP 5: O Rumo do Fumo, Alkantara, OPART | Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo, Fundação GDA

Forum Dança | Apoios PACAP 5