Title Image

Residências 2023

NÚCLEO - CRIAÇÃO & PROGRAMAÇÃO

Residências 2023

NÚCLEO | Programa de Residências

Candidaturas abertas até 22 de Janeiro de 2023

Um dos objectivos do Forum Dança é o apoio a residências de acordo com linhas programáticas enquadradas pela sua direcção artística.

Dirigido a artistas emergentes, o Programa de Residências inclui-se nas acções do projecto Núcleo, proporcionando um período de experimentação e de investigação pela acção, articulando a criação com a transmissão à comunidade artística.

A presente edição do Programa apoiará seis projectos na área da dança contemporânea ou performance, três dos quais apresentados por artistas que tenham participado nos programas avançados de criação do Forum Dança (PEPCC e PACAP).

O Programa oferece espaço de ensaio, acompanhamento artístico por parte do artista-investigador associado do Forum Dança – João Fiadeiro – e uma bolsa de apoio no valor de 750 € (setecentos e cinquenta euros).

Períodos de Residência 2023

  • Residência 1:  de 7 a 18 Agosto
  • Residência 2: de 21 Agosto a 1 Setembro
  • Residência 3: de 21 Agosto a 1 Setembro
  • Residência 4: de 16 a 27 Outubro
  • Residência 5: de 30 Outubro a 10 Novembro
  • Residência 6: de 13 a 24 Novembro

Processo de Candidatura

As candidaturas deverão ser submetidas até dia 22 de Janeiro de 2023.

Os resultados serão anunciados até dia 31 de Janeiro de 2023, por email, aos 6 projectos seleccionados.

Acompanhamento Artístico

Forum Dança | PACAP 5 - João Fiadeiro
João Fiadeiro © Ana Viotti

João Fiadeiro

Nascido em 1965, João Fiadeiro pertence à geração de coreógrafos que surgiu no final da década de 1980 e que deu origem à Nova Dança Portuguesa.

O seu percurso, quer enquanto coreógrafo ou performer, como enquanto investigador ou curador, centrou-se na criação de condições para a experimentação, a prática laboratorial e o cruzamento interdisciplinar. Esta actividade foi realizada tanto no quadro da direcção de projectos de programação e investigação artística, que passaram pelo Centro Cultural da Malaposta (1990-95), pelo Espaço Ginjal (1995-1998), pelo Lugar Comum (1999-2000), pelo Espaço A Capital (2000-2002) e pelo Atelier Real (2004-2019), como no quadro da sua prática artística, através das criações e dos ateliers de investigação organizados em torno da Composição em Tempo Real.

Em todas estas diferentes plataformas de encontro, João Fiadeiro foi sempre acompanhado por artistas que participaram activamente enquanto criadores, performers, investigadores e programadores, contribuindo de maneira decisiva para a existência deste projecto durante 30 anos de actividade ininterrupta.

Condições Gerais

  1. Apoio a 6 projectos seleccionados pela direcção do Forum Dança;
  2. Bolsa no valor de 750 € (setecentos e cinquenta euros) por residência, mediante envio de recibo-verde ou equivalente (no caso de artistas não residentes em Portugal*);
  3. Apoio à divulgação do projecto nos meios de comunicação do Forum Dança;
  4. Possibilidade de apresentação pública final, no espaço da residência, no formato de mostra informal, conversa ou similar (opcional e mediante agendamento);
  5. Menção obrigatória “Apoio à Criação – Forum Dança” e inserção do logótipo em todo o material de promoção do projecto;
  6. Disponibilização do registo da apresentação do projecto apoiado, quando aplicável, para arquivo no Centro de Documentação do Forum Dança;
  7. A organização das viagens, alojamento, alimentação e assistência médica durante o período das residências é da inteira responsabilidade de quem participa.

 

*Artistas não residentes em Portugal, deverão apresentar obrigatoriamente certificado de residência fiscal emitido pelas autoridades do país de residência.

Candidaturas encerradas.

Formulário de candidaturas

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Projectos Apoiados

Aline Belfort (BR), Andrei Bessa (BR), Bárbara Cordeiro (PT), Bartosz Ostrowski (PL), Bruno Levorin (BR), Carolina Canteli (BR), Chloé Saffores (FR), Francisco Thiago (BR), Giovanna Monteiro (BR), Herlandson Duarte (CV/PT), Jean Lesca (FR), Katarina Lanier (US), Katinka Wissing (DK), Leonardo Shamah (BR), Leonor Lopes (PT), Leonor Mendes (PT), Lucas Damiani (UY), Nazario Díaz (ES), Nicole Gomes (BR), Nirvan Navrin (PT), Piero Ramella (IT), Roberto Dagô (BR), Rosa Sijben (NL), Ves Liberta (PT), Vicente Antunes Ramos (BR).

Mostras informais