Title Image

A Minha História da Dança,
por Christine de Smedt

20 de Abril, às 18h30

A Minha História da Dança,
por Christine de Smedt

Palestra on-line, vídeo-conferência via APP ZOOM*
20 de Abril, às 18h30 | Duração aproximada: 2 horas

*Necessária a instalação prévia da APP para aceder à vídeo-conferência on-line.

Dias diferentes exigem medidas diferentes. À semelhança do que vai acontecendo, por força das circunstâncias actuais que estamos a viver, com muitas propostas culturais a serem transferidas e apresentadas agora no universo online, decidimos também apresentar neste novo formato o ciclo de palestras “A Minha História da Dança”.

 

Assim, no próximo dia 20 de Abril iremos fazer uma vídeo-conferência, via aplicação Zoom, da palestra que estava anteriormente agendada na Biblioteca Camões para o passado dia 12 de Março e que teve de ser adiada.

 

Venham assistir e participar na palestra “A Minha História da Dança”, por Christine de Smedt. Instruções para aceder à vídeo-conferência e poder participar:

 

  •  Instalar e registar-se na aplicação “Zoom” a partir do website
  • Entrar na reunião Zoom aqui
  • ID da reunião: 503 406 762
  • Senha: amhd1234

 

A video-conferência será feita em língua inglesa. Até breve!

Biografia

Christine de Smedt (1963). O seu trabalho artístico situa-se entre dança/performance, coreografia, coordenação, organização e curadoria de projectos artísticos.
Foi membro da companhia Les Ballets C. de la B. (Gante, Bélgica) de 1991 a 2012; criou o seu próprio trabalho a partir de 1993: a solo “La force fait l’union, fait la force”; “Escape Velocity” um projecto itinerante nos Balcãs (1998), “9×9” uma coreografia de grande formato e escala (2000-2005); e “Quatro Retratos Coreográficos” (2012) uma série de retratos performativos de diferentes artistas, intitulados “I would leave a signature”, “The son of a priest”, “A woman with a diamond” e “Self-reliance”.
Colaborou durante vários anos com Meg Stuart – Damaged Goods (1995-1999) e com Mårten Spångberg, Mette Edvardsen, Philipp Gehmacher, Vladimir Miller, Jan Ritsema, Myriam Van Imschoot, Xavier Le Roy, entre outros.
Desde 2003 colabora e interpreta nos projectos “Low Pieces” e “Temporary Title, 2015” de Xavier Le Roy, e na coreografia “Artificial Nature Project” de Mette Ingvartsen (2013-2014). Em 2014 apresentou “spatial confessions” com Bojana Cvejic, no Turbine Hall da Tate Modern (Londres, Reino Unido). Desde 2005 realiza projectos com Eszter Salamon, como “Nvsbl”, “dance#1/driftworks”, o projecto de grupo “Transformers” e “Dance#2”. Em 2018 colaborou com Myriam Van Imschoot na performance participativa “Splash!”, na piscina apresentada em Mimosa (Kortrijk, Bélgica).
Foi curadora de um projecto de residência artística Summer Intensive em 2010 e 2011. Foi Coordenadora Pedagógica dos Performing Arts Training Studios – P.A.R.T.S. (2013-2016), onde continua envolvida como mentora e membro do corpo docente. Desde 2016 também lecciona na KASK (Gante, Bélgica).
Actualmente colabora com Xavier Le Roy, faz assistência artística para Mette Ingvartsen em “Moving In Concert”, e para Eszter Salamon em “Heterochrony, Manifestations”, e está a desenvolver um projecto sobre a violência, baseado entrevistas e reflexões performativas de diferentes áreas da sociedade.

 

Foto: © Chris Van Der Burght

 

Agradecimentos: João dos Santos Martins.
O Forum Dança tem o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.