Title Image

O que fazer
daqui para trás_versão expandida

O que fazer
daqui para trás_versão expandida

Performance de inauguração do PACAP 5

Forum Dança | Espaço da Penha | 17 Setembro | 18h00

SÓ POR RESERVA!
A entrada é livre, mas porque a lotação é reduzida, só é possível assistir fazendo reserva prévia.
Para reservar basta enviar o seu pedido para o nosso email.

Esta performance é uma variação do trabalho O que fazer daqui para trás (Colectivo REAL, 2015), uma peça que tem um dispositivo muito simples: os performers correm à volta de um teatro até ao esgotamento e, exauridos, voltam a um palco vazio, ocupado unicamente por um microfone ao centro. Voltam ao palco para partilhar com o público uma experiência singular que tenham tido na rua a partir de algo que viram, sentiram, imaginaram.

 

Na versão original, essa partilha era feita de forma oral e de cada vez que um performer entrava, o precedente saía a correr, de volta para a rua. Nesta versão, a partilha é feita através de “haikus performáticos”, que podem ou não envolver texto, onde os performers são convidados a usar o corpo todo, o corpo-coisa, o corpo expandido. A presença dos performers, ao contrário da versão original, é cumulativa e simultânea, produzindo uma multiplicação de micro e nano intervenções nos lugares mais inusitados do Espaço do Penha.

 

Aquilo que nos interessa, ao dar início a um curso de formação e investigação com uma performance (que normalmente acontece no fim de um processo), é exatamente esse desejo de começar pelo fim, de começar pelo meio, de começar fazendo, em linha com a célebre proposta Becktteniana de se “dançar primeiro e pensar depois”.

João Fiadeiro

© Fotografia: Still de “Nada Pode Ficar” de Maria João Guardão. Performer: Nazário Godoy.

Informações e Reservas

›› Devido à situação actual e seguindo as directivas da DGS, a lotação para estas apresentações é reduzida e limitada a 1/2 da capacidade habitual dos nossos espaços;
›› O pedido de reserva é feito para o email forumdanca@forumdanca.pt;
›› Faça a sua reserva até 24 horas antes do início da mostra;
›› Máximo de 2 bilhetes por reserva;
›› No dia das apresentações deverão trazer a sua própria máscara e/ou viseira;
›› Deverão cumprir com as normas do distanciamento social, assim como a etiqueta respiratória;
›› Agradecemos que compareça porque, dada a lotação reduzida dos espaços, ao não comparecer estará a tirar o lugar a outra pessoa que gostaria de estar igualmente presente.
Agradecemos a compreensão.