Laboratório Coreográfico 2019/20
Laboratório Coreográfico
“Aulas regulares de pesquisa de movimento e composição em Dança, de nível aberto, dirigidas a profissionais e não profissionais.
O objectivo do Laboratório Coreográfico é proporcionar, ao longo do ano lectivo, um espaço regular de criação e de experimentação em Dança, potenciado por mim e amplificado por cada participante. O foco destas aulas será desenvolver as capacidades criativas dos alunos, incrementando o seu vocabulário de movimento e capacidade de composição, valorizando a presença performativa de cada um, no contexto da criação contemporânea em Dança.
A partir de ferramentas de improvisação, de composição e de jogos coreográficos colectivos, os participantes serão guiados e incentivados a desenvolver, individualmente, em grupos e colectivamente, pequenos trabalhos performativos a partir da relação do corpo com o espaço, com a música, com objectos e com texto. Estes trabalhos performativos podem partir de uma proposta de improvisação e composição, de um jogo coreográfico, de um mapa ou tarefa (score).
Teremos como objecto de estudo explorar as ‘regras’ do ‘jogo’, para, eventualmente, podermos também erodir os seus limites, gerando, assim, a possibilidade de criar propostas performativas em que todos são, simultaneamente, ‘construtores’ e intérpretes. Nas aulas de Laboratório, encaro os alunos como intérpretes/performers, aptos a apropriarem-se de uma proposta de criação e transformá-la numa dança, num evento performativo.
Ao longo do ano, iremos ter momentos de partilha com um público por nós seleccionado. Também ao longo do ano, irei convidar coreógrafos e artistas, em processo de criação, para, pontualmente, fazerem uma proposta artística ao grupo.
Público alvo
Aulas de nível aberto dirigidas a profissionais e não profissionais com interesses em artes performativas (dança, teatro, música), artes plásticas, escultura, cinema, fotografia, arquitectura ou áreas relacionadas (não excluindo, no entanto, outros universos, formações e interesses). Nestas aulas considero que a diversidade de experiências e de níveis técnicos pode ser muito construtiva, uma vez que a aprendizagem também é um evento social e colectivo.
Estas aulas são regulares e podem ser frequentadas em qualquer momento do ano. Todas as pessoas serão integradas no trabalho em curso.
Roupa / Material
Trazer roupa confortável, preferencialmente calças, e ter sempre disponível um par de meias e uma t-shirt de manga comprida. Algumas propostas de trabalho poderão estender-se para além do estúdio, nesse caso, será bom ter uma camisola mais quente e uns ténis ou calçado confortável. Trazer garrafa de água e um caderno de apontamentos.”
/ Maria Ramos
Biografia
Maria Ramos, estudou dança em Portugal com Amélia Bentes, Sofia Neuparth, Peter Michael Dietz, Francisco Camacho e Clara Andermatt. Posteriormente, completou os seus estudos em Dança na Hogeschool voor de Kunst de Arnhem (HKA-EDDC), em 2000, e o mestrado no ArtEZ Institute of the Arts, em 2008, na Holanda. Destaca o trabalho com os professores e artistas: Peter Hulton, Mary Fulkerson, Eva Karczag, Lisa Kraus, Gil Clarke, João da Silva, Angus Balbernie, Steve Paxton, Ric Allsopp, Ivana Müller, Karen Nelson, Lisa Nelson, Jonathan Burrows, Matthew Goulish e Lin Hixson (Goat Island Performance Group) Deborah Hay e Ivone Rainer (com quem aprendeu o solo Trio A).
Enquanto bailarina, destaca o trabalho com o coreógrafo Angus Balbernie, com quem trabalhou continuamente entre 2000 e 2009. Enquanto coreógrafa, criou as peças 7pm/Rumour, Nerves Like Nylon, Something Still Uncaptured e Árida, apoiadas pelo Instituto Camões; Fundação Calouste Gulbenkian; DGArtes; Teatro Municipal do Porto, entre outros. Lecciona no Forum Dança; Escola Superior de Dança (ESD) e ESAD.CR. No contexto do seu trabalho coreográfico tem artigos publicados na Dutch Society for Dance Research e ArtEZ Press.
No âmbito da sua prática pedagógica desenvolve o projecto colaborativo “Aulas e Práticas de Dança, Hoje”, encontros pedagógicos entre professores-artistas, com o apoio do Forum Dança, c.e.m – centro em movimento e Estúdios Victor Córdon. | website pessoal ››