Title Image

Ecótones

Zonas de Estudo em Criação Performativa

Ecótones

Zonas de Estudo em Criação Performativa
21 a 25 de Março, das 18h30 às 20h30

Workshop gratuito | Inscrições abertas

A participação é gratuita, com inscrição prévia para o nosso email.

Este workshop faz parte do processo de investigação que está a ser desenvolvido por Leonardo Shamah (BR), em colaboração com Carolina Cantelli (BR) e Ves Liberta (PT), enquanto participantes do PACAP 5 – Programa Avançado de Criação em Artes Performativas do Forum Dança, com curadoria de João Fiadeiro, em colaboração com Márcia Lança, Carolina Campos e Daniel Pizamiglio.

 

Cada dia é um módulo independente.

 

Sobre o workshop

“Em Biogeografia, zona ecótona é uma área de transição ambiental, onde ecossistemas diferentes se encontram e reúnem uma grande biodiversidade com seres pertencentes de cada ecossistema e da própria zona. Para reconhecer um ecótone é preciso olhar as flores e as plantas, minuciosamente, e ainda assim não é uma tarefa fácil de ser feita.
Nesta oficina chamamos por Ecótones as zonas/corpos de estudos que reúnem práticas de educação somática, deslocamentos espaciais urbanos e atividades desviantes anticapitalistas para gerar estados de percepção disponíveis à matéria sutil e invisível que nutre a existência com sentidos de encantamento e aproximação da natureza.
Com a imaginação em exercício dizemos que nesta zona ecótona: respeitamos o acaso, a perda de tempo, a conversa fiada. Queremos demorar, vagar e afrouxar. Movemos o corpo para mover o mundo que inventamos a todo instante. Como água, com a ajuda da gravidade, corremos a um lugar baixo que nos acolha em ondas de criação em existência.
No lugar de uma palavra-chave sonhamos com uma palavra-fechadura para este processo de criação habitar.
Essa oficina acontece dentro do Bloco II do PACAP 5, onde os participantes estão a criar a partir de uma pergunta partilhada.
A oficina será acompanhada pelo artista de Teatro e performer Leonardo Shamah(BR), que está em colaboração com as artistas Carolina Cantelli(BR) e Ves Liberta(PT).” – Leonardo Shamah

 

Biografia
Leonardo Shamah (Brasil). Mestrando em Artes Cénicas na linha Pedagogias do Teatro/Formação do Artista Teatral, na Universidade de São Paulo (USP). Licenciado em Artes Cénicas pela Universidade de Brasília (UnB). Artista/Professor de Teatro e Performance ocupado em escrever, recortar/colar e caminhar. Estuda Movimento, Cotidiano (artevida), Encantamentos e Espacialidades em processos de criação artística performativa. Desde 2000, manifesta-se Drag Queen. Actualmente é participante no PACAP 5, com curadoria de João Fiadeiro em colaboração com Carolina Campos, Marcia Lança e Daniel Pizamiglio.