Title Image

Dança Contemporânea

Com Josefa Pereira, Bárbara Faustino e Natália Mendonça

Ano letivo 2023/2024

Terça e Quinta-feira | 19h30-21h30

ESGOTADO

As aulas de Dança Contemporânea já se encontram esgotadas. Se tiver interesse em frequentar, envie-nos um email para marcar presença na nossa fila de espera.

“As aulas de Dança Contemporânea do Forum Dança serão conduzidas através de uma experiência múltipla e coletiva, proposta por Josefa Pereira em parceria com as artistas Bárbara Faustino e Natália Mendonça. A proposta é propiciar um espaço de encontro em que a alternância entre as 3 artistas possibilite um contexto de partilha e trânsito para que diferentes práticas corporais entrecruzem tanto naquilo que possuem em comum, como também nas especificidades que cada artista e suas propostas de trabalho permitirão experienciar.
A partir deste intercâmbio entre: professores/artistas e alunes/artistas; pretende-se propiciar um contexto de experimentação que ative em cada participante a disponibilidade e a prontidão necessárias para um passeio por práticas que buscam, como ponto em comum, proporcionar a vivência de ferramentas criativas através da dança e do corpo em movimento.
Nas nossas aulas, as diferentes técnicas e treinamentos não são uma finalidade em si, mas sim, recurso para um corpo mais potente e auto-consciente. A partir daí, procura-se ativar um corpo sensível, acessível e poroso, com mais vitalidade e melhor circulação de energia, mais resiliente e maleável ao seu entorno. Por fim, procuramos mobilizar um corpo mais inventivo e em constante abertura para novas atualizações de seus modos de ser e estar.
As turmas de terça e quinta-feira são voltadas a quaisquer pessoas interessadas em práticas de dança e movimento. Por isso são bem vindos não só os artistas da dança, e iniciados, como também pessoas que ainda não possuam experiências prévias em práticas corporais. A curiosidade e a disponibilidade são os únicos requisitos para estar connosco.”

Biografias

Josefa Pereira (BR/PT) é coreógrafa e performer. Reside em Lisboa, e vive entre parcerias na cena local, e colaborações em São Paulo cidade onde viveu e cresceu. Concluiu o mestrado DAS Choreography – AHK (NL) como bolseira pela Fundação Gulbenkian e graduou-se em dança e performance na Comunicação das Artes do Corpo (PUC-SP) como bolseira do programa PROUNI. Participou também do PACAP I, promovido pelo Forum Dança (PT).
A sua prática artística mais recente define-se por um campo orbitante em torno de interesses como monstruosidade e fabulação. Entre colaborações recentes estão Ruído Rosa de Alina Ruiz Foline; As Canções que Catamos Contra os Muros que Limpamos junto de Catarina Vieira e Aixa Fagini; Spillovers com proposição de Rita Natálio; e dramaturgia para O Elefante no Meio da Sala de Vânia Doutel Vaz; e KDEIRAZ de Natália Mendonça.

Desde 2019 que atua como professora de dança no Forum Dança, e também ministra workshops e laboratórios de criação fazendo deste um espaço para experimentação e troca para sua prática e pesquisa artística junto de outros artistas e pessoas interessadas. Além de colaborações e parcerias dedica-se à criação e circulação de seus trabalhos Hidebehind (2018), Glimpse (2020) e Calor (2022) que fazem parte da trilogia Bestiário PINK. E em 2023 vai estrear a nova criação em grupo Campo Força Chama. Os seus trabalhos já circularam pelo Festival Cumplicidades (PT); Teatro do Bairro Alto (PT); Acker Stadt Palast (DE); Moderna Museet (SE); Bienal SESC de Dança (BR); Festival Internacional de Danza Contemporánea-FIDCU (UR); Museum of Modern Art – MAM-SP (BR); Meteor Theater Festival (NO), entre outros.

 

Natália Mendonça (BR/PT) é performer, coreógrafa e preparadora corporal, graduada em Dança pela UNICAMP. Baseada em Lisboa desde 2020, participou do PACAP 4, é professora de dança no Forum Dança e desenvolve os seus trabalhos autorais e colaborações com outras coreógrafas. Desde 2021 desenvolve KDEIRAZ, peça infantil que brinca com a criação de jogos coreográficos. Com Josefa Pereira foi colaboradora na trilogia Bestiário PINK e é intérprete em Campo-Força-Chama, com Dinis Machado é performer de Cyborg Sunday e com Rita Natálio foi convidada no projeto Pass The Mic. No Brasil é performer com Clarice Lima e Cristian Duarte e integrou o elenco de Marta Soares, Cia Perversos Polimorfos e Jorge Garcia. Em 2016 estreou Marcela Banguela pelo edital PROAC 1as Obras de Dança. Foi preparadora corporal em Quando Quebra Queima da coletivA Ocupação (MEXE-PT/Festival Panorama CND-FR/Battersea-UK) e já se apresentou em Cena Brasil Internacional-RJ/Bienal Sesc de Dança-SP/Festival IC de Teatro-BA/JUNTA Teresina-PI/Festival Aldeia Vale Dançar-PE.

 

Bárbara Faustino (BR/PT) é bailarina e professora de dança formada pela Escola Municipal de Bailado do Teatro Municipal de São Paulo. Também é Licenciada em Dança pelo curso de Dança e Movimento da Universidade Anhembi Morumbi e fez o Curso para professores de Pré-Primary e Primary da Royal Academy of Dance of London.
Baseada em Portugal desde 2015, trabalhou como bailarina, gestora e professora de dança no Musibéria – Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico – em Serpa, no Alentejo. Atualmente reside em Lisboa, onde segue na investigação da sua pesquisa artística autoral, nos cruzamentos entre o ensino, a performance e a criação em dança.

Processo de pré-inscrição

  1. Faça a sua pré-inscrição online no formulário indicado para o efeito;
  2. Aguarde o nosso email com as instruções de pagamento;
  3. Proceda ao pagamento da sua inscrição, conforme indicado no email enviado;
  4. Envie-nos o respetivo comprovativo de pagamento para o nosso email;
  5. A sua inscrição só é validada após a receção do seu comprovativo.