Dança Criativa 2019/20
DANÇA CRIATIVA, com Mário Afonso | 3-5 anos
“É no corpo que se inscreve todo o património das vivências individuais e é também nele que pomos em diálogo tudo o que já sabemos com o que está por vir.
Partindo deste pressuposto, as aulas de dança têm por objectivo estimular os participantes na descoberta do próprio corpo no âmbito das suas potencialidades expressivas e criativas, e exaltar o universo da criança.
Neste trabalho de continuidade, as sessões serão orientadas por via de um conjunto de exercícios lúdicos que visam a coordenação motora, a tradução do pensamento e do movimento, o diálogo – físico e verbal – na relação com o Outro.
Na vertente de composição coreográfica, inerente à disciplina da dança, pretende-se valorizar os gestos espontâneos do indivíduo na criação de estruturas de movimento, a solo ou em grupo, como forma de estimular a memória física, o ritmo do próprio corpo e sensibilização ao trabalho de improvisação.”
/ Mário Afonso
Objectivos gerais:
- Oferecer um espaço de descoberta
- Estimular e desenvolver as qualidades perceptivas
- Promover a criatividade
Organização das sessões:
- Preparação do corpo: exercícios de alongamento e respiração
- Breve apresentação da proposta da sessão
- Desenvolvimento criativo – com a utilização, ou não, de música ou outros elementos
- Apresentação de coreografias/improvisações/exercícios do grupo para o grupo
- Conclusão com exercícios de relaxamento/desenho ou outras formas de registo da sessão
Biografia
Mário Afonso estudou na Escola de Artes Visuais António Arroio 1985/1990. Entre 1991/1995 foi bolseiro na escola Pro.Dança sob orientação de Sofia Neuparth e em 1998 concluiu a licenciatura em Dance Theatre Performance no Instituto das Artes da Holanda (Hogeschool voor de kunsten- Arnhem). Desde o ano 2000 mantém uma actividade regular com o Forum Dança, como formando, formador e artista apoiado.
Paralelamente ao trabalho de criação artística, desenvolvido e apresentado publicamente desde 1999 em Portugal, Espanha, Holanda e Bélgica, Mário Afonso tem participado e realizado inúmeros workshops, seminários e outros eventos na vasta área do fazer e do pensar – para poder voltar a pensar para poder voltar a fazer. Na área da pedagogia artística tem exercido trabalho de continuidade com profissionais do meio das artes, bem como com o público não profissional em faixas etárias compreendidas entre a infância e os seniores. Mário Afonso é mestrando em Estética, no departamento de Filosofia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
Em Outubro de 2009 fundou a Associação Cultural Carta Branca. | website ››