Title Image

Composição
em Tempo Real

Sessões Abertas PACAP 5

Composição
em Tempo Real

Sessões Abertas PACAP 5

Forum Dança | Espaço da Penha

24 de Setembro a 12 de Novembro

Sextas-feiras entre as 18h e as 20h

SÓ POR RESERVA!
A participação é gratuita mas porque a lotação é reduzida só é possível participar fazendo reserva prévia.
Para reservar basta enviar o seu pedido para o nosso email.

Durante o período que a REAL (estrutura dirigida por João Fiadeiro entre 1990-2019) dirigiu o Atelier Real, organizaram-se sessões abertas de prática de Composição em Tempo Real gratuitas para a comunidade. Eram sessões despretensiosas, entre a jam e a master class, que tiveram um impacto importante na comunidade de artistas de então e na investigação sobre (e em torno) desta ferramenta. Foram também sessões muito importantes como lugar de encontro e para a criação de redes profissionais e afetivas que perduram até hoje.

 

Durante o PACAP5, queremos replicar essas sessões para partilhar a nossa experiência, mas também para nos deixarmos contaminar por discursos, olhares e práticas fora da nossa zona de conforto. Estas sessões estão abertas a qualquer pessoa – artista ou não artista, com ou sem experiência de improvisação, com percursos ligados à prática ou à teoria – desde que as premissas e princípios desta prática despertem a curiosidade.

 

O “objeto de estudo” da Composição em Tempo Real é o intervalo que emerge quando o tempo linear é interrompido e a sensação de continuidade é suspensa (via acidente, incidente ou “porque sim”). O espaço que se abre, resultante dessa interrupção, é onde a pesquisa de Composição em Tempo Real têm lugar. Dentro desse espaço, o tempo tem essa rara qualidade de ser simultaneamente “não mais” e “ainda não”. Dentro desse espaço, o tempo não é linear (ou mesmo circular), mas “torcido” (como a superfície topológica da “Fita de Möbius”), regido por leis que não respeitam as noções convencionais do antes e do depois, do dentro e do fora ou do longe e do perto.

João Fiadeiro

© Fotografia: Stella Iann – Workshop de CTR-Composição em Tempo Real.