Title Image

Conversa 1
Produtores e Artistas:
de mãos dadas ou separadas?

Debates CGPAE

Conversas Online Via Zoom
2 Dezembro 2021 | 18h30
Com Maria João Garcia (Produtora)
e Tiago Cadete (Co-Pacabana)
Mediado por Elisabete Paiva (Materiais Diversos)
Quando pensamos em projetos artísticos, é frequente pensarmos, em primeiro lugar, em artistas, como a sua alavanca, rosto e protagonistas. Sabemos, no entanto, que, cada vez mais, a viabilidade e sustentabilidade da criação artística se suporta na consistência da produção e gestão de projetos ou mesmo de percursos profissionais.
Como se veem produtores e artistas? Em que momentos e circunstâncias colaboram? Com que condições? Que parcerias e cumplicidades se estabelecem? Que papéis assumem e quais desejariam assumir?

Este debate acontece no âmbito da disciplina de Estratégias de Programação do CGPAE – Curso de Gestão/Produção das Artes do Espectáculo do Forum Dança.

 

Instruções para aceder ao debate e poder participar:

  1. Enviar um email para forumdanca@forumdanca.pt demonstrando interesse em participar nesta conversa.
  2. Recebe depois no seu email as instruções para aceder ao debate on-line (endereço e código de acesso à sessão, via aplicação Zoom).
  3. Número máximo de participantes: 40.

Sobre o CGPAE
Curso de Gestão/Produção das Artes do Espectáculo

Apresentação
O Curso de Gestão/Produção das Artes do Espectáculo conta com mais de vinte e seis edições, sendo responsável pela formação e integração de muitos profissionais na área das artes do espectáculo em Portugal que escolheram formar-se no Forum Dança. Com um currículo pedagógico que cobre os parâmetros práticos e teóricos da profissionalização das artes, conta com um corpo docente em contacto e no activo de funções na área das artes, o que lhe confere uma constante actualização com a realidade e estruturas culturais vigentes.

 

Objectivos Gerais
Profissionalizar agentes culturais através da aquisição das seguintes competências: Planear e delinear estratégias de gestão, produção, programação e financiamento no âmbito das Artes do Espectáculo. Integração e profissionalização dos formandos ao longo do curso, sendo a estrutura do mesmo pedagogicamente orientada para este foco central: a aplicação do conhecimento no mundo material das artes performativas.
O Espaço da Penha dá base ao curso, sendo o lugar fixo de aulas, as saídas e visitas de estudo durante os módulos teóricos e práticos são uma constante, alinhada com os objectivos do curso.

 

Destinatários
Agentes culturais que pretendam desenvolver o seu trabalho/projecto na área de Gestão/Produção das Artes do Espectáculo.
Público em geral com o objectivo de profissionalização.

Biografias

MARIA JOÃO GARCIA fez o Curso de Intérpretes de Dança Contemporânea do Forum Dança e trabalhou como intérprete e criadora até meados dos anos 2000. É membro da direção do Ninho de Víboras, através do qual mantém atividade regular na REDE. Como produtora, trabalhou com O Rumo do Fumo, Companhia Caótica, casaBranca, Granular e Companhia Clara Andermatt, entre outros projetos. Foi assistente de Paulo Ribeiro na direção e produção da Casa da Dança, em Almada, continuando a colaborar com a nova direção deste projeto.

 

O trabalho de TIAGO CADETE situa-se na fronteira entre as artes performativas e visuais, com foco nas questões de identidade, memória e história. Colaborou com Francisco Camacho, Carlota Lagido, David Marques, Raquel André, entre outros artistas, e foi artista associado da EIRA entre 2010 e 2017. É licenciado em Teatro, pós graduado em dança, Mestre em artes visuais e Doutorando em artes visuais. Desde 2013 vive entre Portugal e o Brasil e, desde 2017, é diretor artístico da estrutura Co-Pacabana.

 

ELISABETE PAIVA, licenciada em Produção Teatral e Mestre em Estudos de Teatro. Trabalhou como produtora com Luís Castro, Teatro do Vestido e Pedro Sena Nunes. Foi responsável pelo Serviço Educativo do Centro Cultural Vila Flor (2006 a 2014), na sequência de experiências marcantes de cruzamento entre criação, educação e território no CENTA – Centro de Estudos de Novas Tendências Artísticas (2003–2005). Concebeu e programou o Serviço Educativo de Guimarães 2012 CEC e actualmente é Directora Artística do Festival Materiais Diversos.