Title Image

Workshop Butoh
Yael Karavan

Workshop Butoh
Yael Karavan

17 e 18 de janeiro 2026  |  11h00 – 17h00

Butoh workshop – The body as a vessel of metamorphoses with Yael Karavan

 

Butoh é uma dança de vanguarda, uma filosofia e um método que foi criado no Japão, no final dos anos 50, por Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno. Não se trata de uma técnica, mas de um método e uma abordagem da dança que nasce dentro de nós e nos conecta à nossa essência, natureza, universo e aos ciclos da vida e da morte.

Karavan propõe uma exploração intensiva do Butoh, partindo da filosofia dos seus membros fundadores até à sua relevância atual, como ferramenta de criação, renascimento e transformação.

«Renascemos repetidamente. Não basta simplesmente nascer do ventre da mãe. São necessários muitos nascimentos. Renascemos sempre e em todo o lado. Repetidamente.» [T. Hijikata, fundador do Butoh.]

O que é o butoh? Um estilo de performance exótico baseado em efeitos espetaculares, maquilhagem corporal branca, membros e rostos grotescamente distorcidos e movimentos lentos e extenuantes? Ou é uma forma de treino físico que liberta e traz à tona a memória primordial do corpo que foi suprimida pela sociedade contemporânea? É ambos e nenhum dos dois e algo completamente diferente. Como um homem simples da rua tentou explicar uma vez:

Todos os movimentos e danças, cujas origens são desconhecidas, são butoh.

Butoh é aquilo que não conhece regras ou tabus.

Quando uma pessoa diz «não» e as outras dizem «sim», então é butoh.

Em contraste com outros estilos de dança, o butoh não requer a aprendizagem de um vocabulário fixo de movimentos de dança. Ele tira a sua inspiração e poder de imagens internalizadas: o butoh é um «estado de vazio contínuo» no qual a transformação é ilimitada e é «possível» tornar-se qualquer outra coisa. De outra perspectiva, é o processo contínuo de autoapagamento.

Este workshop trabalhará os elementos da metamorfose, presença, prontidão, contraste, a dança através de imagens e tensão entre opostos. O objectivo é libertar o corpo do seu conjunto preconcebido mundano de gestos e movimentos e, assim, permitir-nos aceder a uma essência mais profunda e autêntica de movimento e expressão arquetípica. Questionando como o Butoh pode ser traduzido para um corpo europeu e o porquê de o Butoh não ser apenas relevante, mas extremamente vital nos dias de hoje.

Yael partilha quase três décadas de experiência em Butoh Dace, tendo trabalhado e estudado com butohistas da 1.ª, 2.ª e 3.ª geração, no Japão e na Europa.

Informações

Selecione cada uma das secções abaixo para tomar conhecimento de todas as especificações do workshop e do processo de inscrição.

A quem se destina

Este workshop é direcionado a profissionais, estudantes e pessoas com ou sem experiência prévia em movimento, dança e/ou teatro.

Número máximo de participantes: 20 pessoas.

Horários

Datas: 17 e 18 de janeiro (sábado e domingo) de 2026
Horário: Das 11h00 às 17h00

Local

Forum Dança / Espaço da Penha
Travessa do Calado, 26B
1170-070 Lisboa

Taxa de participação

    • Até 10 de janeiro de 2026: 80,00 €
    • A partir de 10 de janeiro de 2026: 90,00 €
    • Desconto de 10%: para pessoas que frequentam, ou que já frequentaram cursos de longa duração do Forum Dança (PACAP/CGPAE/PEPCC/etc.);

Pré-Inscrição

A pré-inscrição é efetuada através de formulário disponível no nosso site e será validada após receção do comprovativo de pagamento, que deverá enviar para o nosso email.

Processo de inscrição

  1. Faça a sua pré-inscrição on-line no formulário indicado para o efeito;
  2. Aguarde o nosso email com as instruções de pagamento;
  3. Proceda ao pagamento da sua inscrição, conforme indicado no email enviado;
  4. Envie-nos o respetivo comprovativo de pagamento para o nosso email;
  5. A sua inscrição só é validada após a receção do seu comprovativo.

Formulário

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Biografia

Yael Karavan

Yael Karavan
Yael Karavan

Yael Karavan, artista premiada, bailarina e diretora, viajou pelo Japão, Rússia e Europa em busca de uma linguagem física de expressão que fizesse a ponte entre o Oriente e o Ocidente, a dança e o teatro. Estudou e trabalhou com mestres de Butoh, como Kazuo Ohno, Tadashi Endo, Carlotta Ikeda, Yumiko Yoshioka, Akiko Motofuji, Ko Morobushi, Katsura Kan, Yuko Kaseki, Yuko Kawamoto, Natsu Nakajima, Sankai Juku e Akira Kasai, entre outros. Foi membro do MAMU Dance Theatre de Tadashi Endo durante quase 8 anos e do Ten-Pen-Chi liderado por Yumiko Yoshioka durante 3 anos.

Mais informações: www.yaelkaravan.com