Fronteiras
Moles
Seminário aberto PACAP 5
com Rita Natálio e Emma Bigé
Forum Dança | Espaço da Penha
5 de Novembro | 14h-17h
Este seminário faz parte da programação do PACAP 5
SÓ POR RESERVA!
A participação é gratuita mas porque a lotação é limitada a 15 participantes no máximo só é possível participar fazendo reserva prévia. Para reservar basta enviar o seu pedido para o nosso email.
Interessa-me a diferença porosa entre pessoas e coisas, e os limites entre a linguagem como corte (fixando normas e identidades) e a linguagem como fluxo, não-comparativo. É possível pressupor na “abstração” da linguagem do corte a sua força de “extração”, assim como é desejável pensar a linguagem como corrente ou fluxo, isto é, uma língua da travessia. Nesta sessão, irei partilhar elementos do processo que levaram à escrita de Fóssil (2020), que incide sobre as relações entre linguagem e geologia, e Spillovers (em processo), um texto háptico também apresentado como manual sexual ou ensaio tranfeminista que propõe uma releitura de “Borrador para un diccionario de las amantes” de Monique Wittig e Sande Zeig (1976).
Rita Natálio. Artista e pesquisador. Lésbica não-binárie. Os seus espaços de prática relacionam poesia, escrita eNsaística e performance. Doutorando em Estudos Artísticos na FCSH-UNL e Antropologia na USP, com bolsa FCT, pesquisa o recente debate sobre o conceito de Antropoceno e o seu impacto sobre a redefinição disciplinar e estética das relações entre arte, política e ecologia.
A partir da sua pesquisa doutoral, realizou uma série de conferências-performance, entre elas “Antropocenas” (2017) com João dos Santos Martins, “Geofagia” (2018) e “Fóssil” (2020). Publicou também dois livros de poesia (“Artesanato”, 2015 e “Plantas humanas”, 2017). Em 2019, participou de um grupo curatorial fomentado por Ailton Krenak que organizou “Ameríndia: percursos do cinema indígena no Brasil” na Fundação Calouste Gulbenkian, uma mostra que trouxe 5 cineastas indígenas a Portugal e apresentou mais de 30 filmes de produção indígena. Em 2020, Rita Natálio co-organizou o seminário “Re-politizar o Antropoceno” dentro do projeto internacional Anthropocene Campus Lisboa junto com Davide Scarso e Elisabeth Johnson, projeto originado no HKW em Berlim e atualmente disseminado em diversas instituições culturais.
Reservas Enviar email para forumdanca@forumdanca.pt
© Imagem: Rita Natálio. Coleção Museu Marítimo de Ílhavo