Title Image

PACAP 5 – 2021/2022

Curated by João Fiadeiro

PACAP 5 – 2021/2022

Curadoria de João Fiadeiro

De Setembro 2021 a Abril de 2022

Mais informações em breve!

Biografia

João Fiadeiro, pertence à geração de coreógrafos que emergiu no final da década de oitenta e que, na sequência do movimento “pós-moderno” americano e dos movimentos da Nouvelle Danse francesa e belga, deu origem à Nova Dança Portuguesa. Grande parte da sua formação é feita entre Lisboa, Nova Iorque e Berlim, tendo depois sido bailarino na Companhia de Dança de Lisboa (86-88) e no Ballet Gulbenkian (89-90).

 

Em 1990 fundou a Companhia RE.AL que, para além da criação e difusão dos seus próprios espetáculos, apresentados com regularidade um pouco por toda Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália e América do Sul – acompanhou e representou artistas emergentes, ao mesmo tempo que acolheu e apresentou, no âmbito dos LAB/Projetos em Movimento, artistas transdisciplinares.

 

Desde o 2004 é diretor do Atelier Real. Entre 1995 e 2003 colaborou com os Artistas Unidos enquanto responsável pela dramaturgia do movimento, em todas as sua produções. Encenou ainda para essa companhia as peças À espera de Godot de Samuel Beckett; 4’48’’ Psicosis de Sara Kane; e A noite canta os seus cantos, de Jon Fosse. Entre 2011 e 2014 co-dirigiu, com a antropóloga Fernanda Eugénio, o centro de investigação AND_Lab em Lisboa, uma plataforma de formação e pesquisa na interface entre criatividade, sustentabilidade e quotidiano.

 

O método de Composição em Tempo Real, desenhado inicialmente para apoiar a escrita coreográfica e dramatúrgica dos seus trabalhos, afirma-se ao mesmo tempo enquanto instrumento e plataforma teórico-prática para pensar a decisão, a representação e a colaboração. Essa investigação acontece no quadro da arte e em colaboração com as mais diversas disciplinas – como a economia, a neurobiologia ou as ciências dos sistemas complexos – e tem-no levado a orientar com regularidade workshops em programas de mestrado e doutoramento em escolas e universidades portuguesas e estrangeiras.