Title Image

Laboratório Coreográfico 2021/22

Laboratório Coreográfico 2021/22

Com Maria Ramos

Quarta-Feira | 19h30-21h30

Trabalhamos a relação do corpo com o espaço. 
Lemos os nossos autores preferidos para pensar melhor sobre composição, paisagem, geografia e arquitectura. 
Inventamos regras, activamos estruturas invisíveis e descobrimos ‘acontecimentos’. Umas vezes mapeamos movimento, outras vezes o movimento sai do mapa.
Fazemos performances em que todos somos, simultaneamente, público, autores/as e intérpretes.

“Aulas regulares de pesquisa de movimento e de composição em Dança.

Espaço regular de criação e de experimentação em Dança, organizado em ciclos de três em três meses, em que cada ciclo termina com uma partilha informal.

A partir de ferramentas de improvisação, de composição e de jogos coreográficos colectivos, os participantes serão guiados e incentivados a desenvolver pequenos trabalhos performativos a partir da relação do corpo com o espaço, com a música, com objectos e com texto. Estes trabalhos performativos podem partir de uma proposta de improvisação e composição, de um jogo coreográfico, de um mapa ou partitura (score).

Teremos como objecto de estudo analisar as ‘regras’ do ‘jogo’, para depois podermos ir transgredindo as ‘regras’ e descobrir propostas performativas em que todos somos, simultaneamente, ‘construtores’ e intérpretes.

Ao longo de cada ciclo, irei convidar coreógrafos e artistas que, no contexto das propostas que estivermos a desenvolver, serão convidados a apresentar uma proposta de trabalho ao grupo. Convidados do Laboratório Coreográfico do ano anterior foram as actrizes e encenadoras Joana Pupo e Jaime Mears, a coreógrafa e bailarina Ana Mira e os coreógrafos Angus Balbernie (UK) e Christy Funsch (USA).

 

Público alvo

Aulas dirigidas a profissionais e não profissionais interessados em aprofundar os seu conhecimentos nesta área. Em relação aos níveis, neste contexto, considero que a diversidade de experiências e de níveis técnicos pode ser construtiva, uma vez que a aprendizagem também é um evento social e colectivo.

Estas aulas são regulares e os participantes poderão comprometer-se durante um, dois ou três ciclos, sendo que cada ciclo corresponde a três meses de trabalho.

 

Roupa / Material

Trazer roupa confortável, preferencialmente calças, e ter sempre disponível um par de meias e uma t-shirt de manga comprida. Algumas propostas de trabalho poderão estender-se para além do estúdio, nesse caso, será bom ter uma camisola mais quente e uns ténis ou calçado confortável. Trazer garrafa de água e um caderno de apontamentos.”

/ Maria Ramos

Biografia

Em Lisboa, estudou Dança com Amélia Bentes, Sofia Neuparth, Peter Michael Dietz, Francisco Camacho e Clara Andermatt. Na Holanda, formou-se em Dança na Hogeschool voor de Kunst de Arnhem (HKA-EDDC), 2000, e fez o mestrado em Coreografia no ArtEZ Institute of the Arts, 2008. Destaca o trabalho com os professores e artistas Peter Hulton, Mary O’donnell Fulkerson, Eva Karczag, Lisa Kraus, Gil Clarke, João da Silva, Angus Balbernie, Steve Paxton, Ric Allsopp, Ivana Müller, Karen Nelson, Lisa Nelson, Jonathan Burrows, Matthew Goulish e Lin Hixson (Goat Island Performance Group) Deborah Hay e Ivone Rainer (com quem aprendeu “Trio A”).

Enquanto bailarina, destaca o trabalho com o coreógrafo Angus Balbernie, com quem colaborou entre 2000-2009. Enquanto coreógrafa, destaca os trabalhos 7pm/Rumour, Nerves Like Nylon, Something Still Uncaptured e Árida, apoiados pelo Instituto Camões, Fundação Calouste Gulbenkian, DGArtes em coprodução com vários teatros nacionais.

Lecciona no Forum Dança, Escola Superior de Dança (ESD) e ESAD.CR. No âmbito da sua prática pedagógica, desenvolve o projecto colaborativo “Aulas e Práticas de Dança, Hoje”, encontros pedagógicos entre professores-artistas, com o apoio do Forum Dança, c.e.m – centro em movimento e Estúdios Victor Córdon.

No contexto do seu trabalho tem artigos publicados na Dutch Society for Dance Research e ArtEZ Press. | website pessoal ››

Forum Dança - Maria Ramos
Maria Ramos © Leonardo Negrão (Revista Volta ao Mundo)

Pré-inscrição on-line

Processo de inscrição

  1. Faça a sua pré-inscrição on-line no formulário indicado para o efeito;
  2. Aguarde o nosso email com as instruções de pagamento;
  3. Proceda ao pagamento da sua inscrição, conforme indicado no email enviado;
  4. Envie-nos o respectivo comprovativo de pagamento para o nosso email;
  5. A sua inscrição só é validada após a recepção do seu comprovativo.

Já é possível fazer a sua pré-inscrição on-line, sem ter de se deslocar às nossas instalações.
Basta preencher o formulário e fazer o respectivo pagamento.
A sua inscrição será validada assim que recebermos o comprovativo de pagamento, que deverá enviar para o nosso email.

Aulas Regulares Adultos e Profissionais