Title Image

PACAP

Programa Avançado de Criação em Artes Performativas

O PACAP é um programa de formação/criação dedicado a profissionais e estudantes de áreas artísticas que pretendem investir num período de experimentação avançada conciliando-o com uma investigação teórica e o exercício de práticas de corpo e movimento.

 

Os participantes terão oportunidade de desenvolver um projecto, trabalhando por um certo período de tempo num espaço potencial de condensação de conteúdos que promoverá o formato da investigação, da criação e da apresentação ao público.

 

O programa combinará aulas de prática corporal, seminários teóricos dirigidos por artistas e académicos, práticas artísticas e coaching com vista a activar os recursos dos participantes, alimentar os seus processos, viabilizar-lhes uma oportunidade para testar métodos e descobrir paradigmas, formas de colaboração e de apresentação que configurem um esboço de prática pessoal no campo das artes performativas.

 

Cada edição do programa terá uma duração entre 4 e 6 meses e decorrerá com a curadoria de um artista do campo performativo, retornando à raiz do conceito de Curador como aquele que cuida, mantém e transmite um património vivo.

 

O pedido que o Forum Dança lança à pessoa do Curador, é que desenhe um programa que gostasse de frequentar, à semelhança de um sonho pessoal que se pudesse concretizar, correspondendo à necessidade de oferecer os conteúdos ideais em articulação com a contemporaneidade.

 

Deste modo, o PACAP requer da parte dos participantes um compromisso face à proposta do Curador. Neste modelo, o exercício da maturidade, da autonomia, do sentido de auto-questionamento serão os valores que permitirão nortear um percurso pessoal esclarecido e baseado numa relação niveladora e de partilha.

 

A equipa integra artistas e investigadores relevantes nas artes performativas contemporâneas, incluindo criadores com ligação ou hibridação com outras áreas artísticas. Pretende-se tornar viva a relação da arte com o conhecimento e com o mundo. Através de uma reflexão permanente sobre as condições de criação e produção artística e as condições sociais e políticas promover-se-á uma reflexão sobre o papel da arte no presente e no futuro.

Edições

Apoios e parcerias PACAP ao longo das várias edições

 

ACCCA – Companhia Clara Andermatt, Bioino, CA-Colégio das Artes, Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Carta Branca, Casa Fernando Pessoa, Causas Comuns, CCB – Centro Cultural de Belém, Companhia Inestética, Companhia Instável, Companhia Olga Roriz, Coffeepaste, EIRA, Espaço ALKANTARA, Estúdios Victor Córdon, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Frame Colectivo, Fundação Calouste Gulbenkian, Galeria Monumental, Galeria ZDB, La Place de la Danse, Negócio ZDB, O Espaço do Tempo, O Rumo do Fumo, Prado, RE.AL- João Fiadeiro, Museu da Água/Reservatório da Patriarcal/EPAL-Grupo de Águas de Portugal, TAGV, Teatro Viriato.

Edições PACAP