Dança Contemporânea Adultos 2019/20
Dança Contemporânea
“As aulas de Dança Contemporânea do Forum Dança são conduzidas por uma experiência múltipla entre o trio de artistas Josefa Pereira, Acauã Pessoa e Ana Rita Teodoro. A proposta é propiciar um espaço de estudos em que a alternância entre os três artistas, bem como entre outros convidados, possibilite um contexto onde a partilha e o trânsito de diferentes práticas artísticas se entrecruzem tanto naquilo que possuem em comum a partir da diversidade de abordagens, como também nas especificidades únicas que cada artista e seus interesses de trabalho permitem experienciar. Além disso, as aulas são contexto não somente para o desenvolvimento do conteúdo que cada artista trabalha com as turmas, como também de troca e pensamento entre eles sobre os seus próprios métodos.
A partir deste intercâmbio entre professores/artistas e alunos/artistas pretende-se propiciar um contexto de experimentação que active em cada participante a disponibilidade e a prontidão necessárias para um passeio por práticas corporais que buscam, como ponto em comum, proporcionar a vivência de ferramentas criativas através da dança e do corpo em movimento.
Nestas aulas diferentes técnicas não são uma finalidade em si, mas sim, recurso para um corpo mais potente e auto-consciente. A partir destas práticas, procura-se possibilitar um corpo mais sensível, acessível e poroso, com mais vitalidade e melhor circulação de energia, mais resiliente e maleável ao seu redor. Por fim, procuramos mobilizar um corpo mais inventivo e em constante abertura para novas actualizações de seus modos de ser e estar.
As turmas de terça e quinta-feira são voltadas a quaisquer interessados em práticas de dança e movimento. Por isso são bem-vindos não só os artistas da dança, e iniciados, como também pessoas que ainda não possuam experiências prévias em práticas corporais. A curiosidade e a disponibilidade são os únicos requisitos para estar connosco.
As nossas aulas trabalham a partir das características específicas de cada turma e dos componentes que constituem cada constelação que se forma. Assim, vale ressaltar que uma característica fundamental é o reconhecimento não apenas do corpo individual, mas também afirmamos cada aula como um espaço de encontro colectivo, fazendo desta comunidade temporária uma peça chave para cada descoberta.”
/ Josefa Pereira
Biografias
Josefa Pereira (BR), Performer e coreógrafa. Baseada em Lisboa, também vive entre pontes e parcerias com a sua cidade, São Paulo, onde se graduou em Comunicação das Artes do Corpo (PUC-SP, BR) através do programa de bolsas PROUNI, e em Amsterdão onde actualmente é mestranda no programa DAS Choreography (AHK, NL) como bolseira pela Fundação Gulbenkian. A sua trajectória é marcada por diversas colaborações e participações em projectos da cena paulistana, contexto em que surgiram interesses em torno de colectividade, presença e gestualidade como campo de tensionamento estético e político. Actualmente dedica-se fundamentalmente à criação e circulação de seus trabalhos autorais como “Glimpse”(2020),”Hidebehind”(2018), “Mandíbula”(2018) e “Égua”(2017), os dois últimos com Patrícia Bergantim. Desde 2008 actua como professora de dança com turmas e grupos das mais diversas idades e interesses, fazendo deste, sempre um contexto activo de troca, aprendizagem e possibilidade de trânsito da sua prática artística com os interessados nas artes do corpo.
Acauã El_Bandidx (BR), Brasileira, Nordestina, Professora, Gay, Gambiarra, Cuirmagic e pós- pornográfica. Formada em Dança e Teatro. Trabalha com memória e imagens a partir de materiais encontrados na rua. Estuda beleza, violência e mistério. Confia que os espaços são capazes de falar e apresentar um discurso sobre corpos e sobre quem o habita. Portanto como professora/artista investiga as encruzilhadas e as fricções que devemos realizar para que possamos reparar, distribuir e escutar outras falas pensando e agindo sobre mudanças, sobre reparação histórica.
Ana Rita Teodoro (PT), Mestre em “Dança, Criação e Performance” pelo CNDC de Angers e Paris 8 (2011/2013), desenvolveu como pesquisa a criação de uma Anatomia Delirante. Foi aluna do CPCC do Forum Dança (2002) e do Curso de Coreografia da Fundação Gulbenkian (2005). Estudou o corpo através das disciplinas de anatomia, paleontologia e filosofia no c.e.m com Sofia Neuparth e o Chi Kung na EMTC de Lisboa. Depois de 2007 participa em workshops liderados por artistas e pesquisadores do Butoh. Em 2015 recebe a Bolsa de Aperfeiçoamento Artístico da Fundação Gulbenkian para estudar com Yoshito Ohno no Japão e desenvolve uma pesquisa centrada na prática do Butoh com o apoio do CND (Pantin, França). Desta pesquisa cria a conferência-performativa Your Teacher, please (2018).
Criou as coreografias: MelTe (2009), Orifice Paradis (2012), Sonho d’Intestino (2013), Assombro (2015) Palco, Pavilhão (2017) e FoFo (2019). Faz parte da Associação Parasita e é artista associada do CND.