Title Image

Dança Criativa

DANÇA CRIATIVA, com Mário Afonso | 3-5 anos

“É no corpo que se inscreve todo o património das vivências individuais e é também nele que pomos em diálogo tudo o que já sabemos com o que está por vir.

 

Partindo deste pressuposto, as aulas de dança têm por objectivo estimular os participantes na descoberta do próprio corpo no âmbito das suas potencialidades expressivas e criativas, e exaltar o universo da criança.

 

Neste trabalho de continuidade, as sessões serão orientadas por via de um conjunto de exercícios lúdicos que visam a coordenação motora, a tradução do pensamento e do movimento, o diálogo – físico e verbal – na relação com o Outro.

 

Na vertente de composição coreográfica, inerente à disciplina da dança, pretende-se valorizar os gestos espontâneos do indivíduo na criação de estruturas de movimento, a solo ou em grupo, como forma de estimular a memória física, o ritmo do próprio corpo e sensibilização ao trabalho de improvisação.”
/ Mário Afonso

Objectivos gerais:

  • Oferecer um espaço de descoberta
  • Estimular e desenvolver as qualidades perceptivas
  • Promover a criatividade

Organização das sessões:

  • Preparação do corpo: exercícios de alongamento e respiração
  • Breve apresentação da proposta da sessão
  • Desenvolvimento criativo – com a utilização, ou não, de música ou outros elementos
  • Apresentação de coreografias/improvisações/exercícios do grupo para o grupo
  • Conclusão com exercícios de relaxamento/desenho ou outras formas de registo da sessão

Biografia

Mário Afonso estudou na Escola de Artes Visuais António Arroio 1985/1990. Entre 1991/1995 foi bolseiro na escola Pro.Dança sob orientação de Sofia Neuparth e em 1998 concluiu a licenciatura em Dance Theatre Performance no Instituto das Artes da Holanda (Hogeschool voor de kunsten- Arnhem). Desde o ano 2000 mantém uma actividade regular com o Forum Dança, como formando, formador e artista apoiado.

 

Paralelamente ao trabalho de criação artística, desenvolvido e apresentado publicamente desde 1999 em Portugal, Espanha, Holanda e Bélgica, Mário Afonso tem participado e realizado inúmeros workshops, seminários e outros eventos na vasta área do fazer e do pensar – para poder voltar a pensar para poder voltar a fazer. Na área da pedagogia artística tem exercido trabalho de continuidade com profissionais do meio das artes, bem como com o público não profissional em faixas etárias compreendidas entre a infância e os seniores. Mário Afonso é mestrando em Estética, no departamento de Filosofia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

 

Em Outubro de 2009 fundou a Associação Cultural Carta Branca. | website ›› 

Forum Dança - Mário Afonso
Mário Afonso