Mark Tompkins
28 março 2024, às 18h30
Espaço da Penha • Lisboa
Duração aproximada: 2 horas
Entrada livre, mediante lotação do espaço.
Biografia
Bailarino, coreógrafo, cantor e professor americano, fundou a Companhia I.D.A. em 1983. A sua forma de fabricar objetos performativos não identificados, misturando dança, música, canção, texto e vídeo, tornou-se a sua assinatura. Solos, peças de grupo, concertos e performances improvisadas são elementos deste percurso iniciado nos anos 70, e com a cumplicidade do cenógrafo e figurinista Jean-Louis Badet desde 1988. A sua paixão pela Composição em Tempo Real leva-o a colaborar com bailarinos, músicos, desenhadores de luz e videomakers. Reconhecido pelo seu ensino, viaja por todo o mundo. Em 2008, recebe o Prémio de Coreografia SACD pelo conjunto da sua obra (Society of Dramatic Authors Composers).
Fascinado pelas fricções e ressonâncias entre o alto e o baixo entretenimento, os seus espetáculos inspiram-se em formas populares como o cabaré, o music-hall, o musical e o burlesco, bem como em temas de ambiguidade e ambivalência. Canta e dança nos concertos de Sarah Murcia & músicos, NEVER MIND THE FUTURE e MY MOTHER IS A FISH, colabora com a coreógrafa Mariana Tengner Barros em A POWER BALLAD e RESURRECTION. Publicou recentemente ONE SHOT dialogues on real time composition, com Meg Stuart e as imagens de Gilles Toutevoix nas Editions L’œil d’or. As suas performances mais recentes: um solo STAYIN ALIVE (2018) e um trio CELEBRATION (2021).
Fotografia © Denise Luccioni
Sobre o ciclo de palestras “A minha História da Dança”
“Todos nós, bailarinos, coreógrafos ou performers, recebemos de alguma maneira e por alguma via, mais académica ou mais autodidacta, uma ideia da História da Dança, ou da História das Artes Performativas, da qual nos sentimos “descendentes” (e talvez nos sintamos descendentes de várias Histórias ao mesmo tempo!). Houve certamente criadores coreográficos ou cénicos que nos fizeram entender a arte que fazemos da forma como a entendemos hoje. Cada um tem uma ideia específica de como essa História se desenrolou, e para cada um há determinados criadores e determinados movimentos e correntes artísticas que contribuíram para configurar a ideia de dança que tem e pratica e que, de alguma forma, está respondendo a essa História. Estas palestras dar‐nos‐ão a oportunidade de conhecer a História da Dança que cada um criou dentro de si”. – Vera Mantero
Participaram em “A Minha História da Dança”
Ana Borralho & João Galante, André Lepecki, António Pinto Ribeiro, Christine de Smedt, Clara Andermatt, Cláudia Dias, Cristina Planas Leitão, Eszter Salamon, Gil Mendo, Gustavo Ciríaco, Francisco Camacho, Jennifer Lacey, Jeroen Peeters, João Fiadeiro, Joclécio Azevedo, La Ribot, Lia Rodrigues, Lisa Nelson, Loïc Touzé, Madalena Victorino, Marcela Levi, Marcelo Evelin, Mark Tompkins, Meg Stuart, Mette Edvardsen, Miguel Pereira, Nadia Lauro, Olga Roriz, Panaibra Gabriel Canda, Rui Horta, Sofia Dias & Vitor Roriz, Sofia Neuparth, Sónia Baptista, Susan Klein, Vânia Rovisco, Vera Mantero, Xavier Le Roy.
O ciclo de palestras “A Minha História da Dança” é um projeto desenvolvido pelo Forum Dança e O Rumo do Fumo, estruturas financiadas pela República Portuguesa – Cultura / Direcção-Geral das Artes.
Projeto com apoio do contrato-programa com a Câmara Municipal de Lisboa / Direcção Municipal da Cultura / Divisão da Rede de Bibliotecas.