English version

O Programa Avançado de Criação nas Artes Performativas (PACAP) nasce da missão primeira do Forum Dança resumida na actualização e transmissão de conhecimento e património das artes performativas. O PACAP fixa a performatividade do Forum Dança enquanto instituição artística, confere o seu motivo seminal de experimentação, laboratório e investigação num útero que simultaneamente concretiza, dissemina e organiza as artes performativas num veículo dinâmico, num espaço de pesquisa.

O programa tem uma duração estimada entre 4 e 6 meses retornando à raiz do conceito de Curador/a como aquela/e que cuida, mantém, e transmite um património vivo. Cada edição é, por essa razão, submetida a um/a curador/a que organiza especificamente o curriculum específico do PACAP em acordo com a sua visão artística. Cada curador/a consubstancia uma proposta própria convidando os seus pares nacionais ou mundiais a desenharem o programa com aulas, oficinas, residências, seminários ou outras actividades propostas.  

O PACAP é uma plataforma de contracção de conhecimento e património das artes performativas contemporâneas num espaço próprio, que em cada edição se tece continuamente numa rede que se expande entre processos, pessoas, espaços e instituições gravitadas no eixo Forum Dança.

Edições prévias

PACAP 1

PACAP 2

PACAP 3, curadoria de Vânia Rovisco.

Palavras Chave: Performance; Instalação; Corpo expandido; Práticas teóricas; Música; Artes plásticas e visuais; Poética do corpo; Hibridismo formal.

Língua de trabalho: Inglês.

Na constituição do programa, a artista teve como eixo central o acto de criação como momento de expressão livre organizada por diferentes modos, meios e variações, por sua vez submetido a uma urgência ou necessidade de afectar o tecido social e/ou individual. A multiplicidade dos recursos artísticos no processo de criação constitui a performance como uma arte integral, múltipla, transdisciplinar e móvel nas constelações e modos de partilha artística, conferindo ao PACAP 3 uma estrutura contemporânea que avança cuidada, curada por Vânia Rovisco.

O PACAP 3 foi concebido como um processo contínuo vitalizado pela conferência de múltiplas linguagens no acto de experimentação, investigação e preparação física. O trabalho e recurso ao corpo é fundacional ao programa, sendo que a sua abrangência às outras linguagens artísticas é ainda assim pautada a partir do eixo-corpo . As/os várias/os artistas convidadas/os a dar formação serão tanto transdisciplinares, quanto intergeracionais, com vista a manter nos participantes do programa uma relação de processo contínuo ou disruptivo, própria da partilha de processos e materiais inerentes ao hibridismo formal do PACAP 3.

A criação performática enquanto soma dos exercícios relacionais, em acordo com o paradigma contemporâneo do corpo [consciência] expandido, vai submeter-se no percurso do programa à prática crítica do lugar. Assim, os espaços de criação adquirem especial relevância numa topografia artística já fixada no PACAP 3 entre Coimbra, no Colégio das Artes; Montemor- o- Novo no Espaço do Tempo; e Lisboa na Escola Superior de Música, Culturgest e Espaço da Penha- Forum Dança.  O curso terá ainda momentos abertos ao público como eventos pop-up ou estúdio aberto com apresentações informais.

De acordo com a ideia de corpo total, convoca-se no programa a exploração da potência híbrida e múltipla da performance contemporânea. Vários recursos serão activados em diálogo com a fórmula de teoria como prática e na prática: a construção de objectos derivando nas linguagens plásticas e visuais; o texto dito e escrito, enviando-nos para o índice performático de ambos; e a migração de ferramentas e métodos entre meios artísticos, como por exemplo as estratégias de  improvisação de e a partir da música.


O curso pretende-se o mais aberto possível, buscando um grupo heterogéneo que gravite ou se mova nos campos da performance, dança, teatro, música, artes plásticas, cénicas e visuais, poesia, literatura. O comprometimento, o empenho e a entrega pessoal é essencial para progredir sobre as nossas questões e visões da criação e para o despegar radical e persistente das nossas rotinas durante os 4 meses de duração do PACAP 3.

 

Desenho do PACAP 3 e Corpo Docente

Espaços e Ritmos I
Janis Dellarte
Mash Yan
Vânia Rovisco
Corpo Plástico I
Antonija Livingston
António Poppe
Imaginação Técnica I
Yuko Kominami
Romeu Runa
Recursos I
Miguel Moreira
Vânia Rovisco
Ana Salcedo
Espaços e Ritmos II
Janis Dellarte
Tanja Šmič
Vânia Rovisco
Corpo Plástico II
Hugo Cristóvão
Joana Trindade
Imaginação Técnica II
Sónia Baptista
Yael Karavan
Manuel Magalhães
Recursos II
Mónica Calle
Meg Stuart

Olhar Dentro e Fora do Espaço
Abraham Hurtado
Åsa Frankenberg

Imaginação Visual, Sonora e Física
Inês Aires
Laura Kikauka
Gordon Monahand
Bi- Dimensionalidade
Cátia Leitão
Teoria of the Now
Ezequiel Santos
Olhar da Câmera
Pauliana Pimentel
Sam Louywck
Vera Mantero
Objectos
João Parrinha
Vânia Rovisco

Residência reside em…
Vânia Rovisco

Corpo Sonoro Corpo
Jochen Arbeit
Vânia Rovisco

 

* Outros professores e acções em confirmação


Duração: 15.04.19 a 16.08.19

Dias da semana com horários variáveis entre 10-18h/ 18-24h

Locais de trabalho e de aulas:

Lisboa: Forum Dança, Espaço da Penha; Escola Superior de Música e Culturgest.

Coimbra: Colégio das Artes.

Montemor-o-Novo: O Espaço do Tempo.

Língua: Inglês.

Candidaturas: 25 de Novembro de 2018 a 25 de Janeiro de 2019 para

forumdanca@forumdanca.pt

Candidatos elegíveis: Estudantes ou Profissionais de Performance; Dança; Teatro, Música; Artes plásticas; Artes Cénicas; Artes Visuais; Arquitectura; Poesia; Literatura; Filosofia.

Idade mínima de 20 anos- sem idade máxima de participação.

Número de vagas: 16 a 20 participantes.

Documentos de candidatura devem ser enviados para forumdanca@forumdanca.pt

. Carta de Motivação- 500 caracteres- PDF.

. Curriculum Vitae-PDF.

. Bio- 500 caracteres-PDF.

. Vídeo ou Link para Vídeo— Máximo 10 minutos

. Indicação de preferência no local e datas de audição: Lisboa ou Porto.


Audições

Lugar Instável, Teatro Campo Alegre: 2 de Fevereiro, das 10 às 17 horas. Porto.

Espaço da Penha, Forum Dança, Lisboa, 4, 5 e 6 de Fevereiro, das 10h às 17h. Lisboa.


Estrutura da audição:

.Uma apresentação pessoal com duração de 6 mins em formato aberto  desde que autónomo de necessidades técnicas.

. Uma aula de movimento com práticas onde a fisicalidade será abordada, dirigida por Vânia Rovisco.

. Um momento colectivo no qual será colocado um "problema espacial" para em grupo ser resolvido.


Júri da Audição:

Vânia Rovisco

Dora Carvalho (Representante do Forum Dança)

Especialista em teoria e práticas da performance


Colocação final dos resultados a partir de dia 15 de Fevereiro para o contacto de email dos candidatos.

 

Preço do Curso:

Inscrição 100 Euros até ao final de Fevereiro de 2019.

Pagamento em duas opções:

1400 Euros até ao dia 1 de Abril 

Ou 2x 730 , primeira prestação até dia 1 de Abril e segunda prestação até dia 15 de Junho.

Biografia Vânia Rovisco

Durban, África do Sul (1975). Vânia Rovisco é uma artista visual performativa, criadora de instalações de peças duracionais, através das quais explora e actualiza processos relacionais. Com um trabalho ancorado na investigação e consequente criação de uma corporeidade processual, feita em relação, trabalha com o público a fabricação de experiências mediadas por modelações espaciais, temporais e perceptivas.

Concluiu o Curso para Intérpretes de Dança Contemporânea do Forum Dança (1998-2000). Trabalhou como intérprete com Meg Stuart/Damaged Goods (2001-2007) em diversas peças e projectos de improvisação. Colaborou com Pierre Colibeuf; Helena Waldman; Gordon Monahan, entre outros.

Em 2004 começou a fazer direcção de movimento, com os directores João Brites, Gonçalo Amorim e Gonçalo Waddington/Carla Maciel. Em 2007 tomou a decisão de colocar o corpo no contexto da galeria de arte, concebendo instalações e performances, o que se tornou um alicerce na concepção do seu trabalho. Também envolve vídeo na captura da plasticidade do corpo e do movimento. Em 2013 estreou o solo The Archaic, Looking Out, The Night Knight. Em 2014 participou na Feira de Arte Contemporânea Mostra’14. Encenou para o festival TODOS “Silo de carros e estradas giratórias" e no mesmo ano iniciou "REACTING TO TIME, portugueses na performance", que versa sobre a transmissão do arquivo vivo da performance em Portugal nos finais dos anos 60. Em 2017 concebeu a peça de grupo EQUANAMIDADE – ÂNIMO INALTERÁVEL para o Festival Walk&Talk no Açores. É co-fundadora da plataforma artística internacional AADK - Aktuelle Architektur der Kultur, com lugar na Alemanha, em Portugal e Espanha. Lecciona workshops desde 2003. É curadora do PACAP 3— Programa Avançado de Criação nas Artes Performativas— no Forum Dança a ter lugar entre 15 de Abril a 16 de Agosto de 2019.

 

O PACAP 3 tem o apoio de:

 

Forum Dança is financed  by:
República Portuguesa - Cultura | Direcção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Lisboa