Forum Dança

Projecto Redondo

Projecto RedondoO Redondo é uma proposta de carácter artístico-pedagógico na área da dança na comunidade, que se dirige preferencialmente a crianças/jovens, com idades compreendidas entre os 4 e os 12 anos, provenientes de contextos sócio-económicos desfavorecidos.
Às crianças/jovens são oferecidas sessões de dança, que se pretendem constituir como espaço de descoberta e contacto com esta área artística mas também, e simultaneamente, enquanto via de conhecimento de si, do outro e do mundo.

 

GOSTARIAMOS DE CONTINUAR A RECEBER PROPOSTAS DE PROFESSORES/ COLABORADORES

Estas poderão incidir sobre vários géneros de dança (contemporânea, oriental, hip-hop) e o compromisso temporal com o projecto poderá ter configurações diversas – um atelier, um mês, um ano lectivo.

Ficha de Colaborador

PORQUÊ o Projecto Redondo?
O Projecto Redondo surge baseado na convicção de que as artes, para além do seu valor próprio, permitem que indirectamente se trabalhem aspectos ligados à pessoa - seu auto-conhecimento, valorização e fortalecimento.
Isto é algo subjacente ao trabalho artístico, e é uma mais valia, que neste contexto, será deixada na esfera privada da vivência de cada crianças/jovem.

Como ponto de partida temos a possibilidade de estas crianças e jovens acederem a uma actividade artística com uma forte componente lúdica e de diversão, como é a dança. A aula de dança é um momento de alegria e de comunicação, no qual se utiliza o movimento como ponte para o exterior, como forma de expressão.
O desenho das sessões é criado pelos professores "à medida" do grupo com que estão a trabalhar. Não são impostas fórmulas de movimento, mas antes solicitados, e valorizados os recursos apresentados pelos participantes. Eles serão os criadores e bailarinos das suas próprias danças.
O trabalho é feito no sentido da procura da diversidade e da individualidade - pela via do desafio, da exploração, da criatividade e da imaginação, vão desenhando as possibilidades e estabelecendo os limites do movimento do seu corpo, criando um vocabulário e património seus, que se pode transformar e combinar como se de um jogo se tratasse.
Estas aulas de dança, em que se aprende sobre movimento, espaço, ritmo, dinâmicas e velocidades, são válidas em si mesmas, mas servem também de plataforma para que se trabalhem aspectos do domínio pessoal e social:
- conhecimento e definição de si, enquanto pessoa;
- respeito e valorização de si mesmo, enquanto sujeito capaz;
- respeito pelo outro, que tem um universo subjectivo, separado e por vezes divergente do nosso;
- cooperação com os colegas.
Nesta proposta não está implícito nenhum tipo de trabalho psicoterapêutico, estamos antes numa plataforma híbrida, característica da criação artística - a dança é simultaneamente "minha e eu".

COMO?
As aulas são gratuitas e a organização/coordenação dos professores está a cargo do Forum Dança.
A estrutura de acolhimento disponibiliza as instalações onde as aulas decorrem (sala ampla e arejada) e organiza os grupos de crianças e jovens interessados em nelas participar.
As aulas têm a duração de 30'-60', sendo os grupos organizados por idades - 4/6 anos, 7/9 anos, 10/12 anos, que têm aulas separadamente.
O horário é estabelecido conjuntamente entre a estrutura de acolhimento, o Forum Dança e os professores.
Os professores colaboram voluntariamente no projecto, mediante apresentação de proposta. Devem ser pessoas com formação sólida em dança, que tenham alguma experiência prévia em trabalho pedagógico com crianças e/ou jovens.
O Forum Dança coordena momentos de encontro dos professores, para que seja possível trocar experiências e fazer um balanço do trabalho que está a ser desenvolvido, corrigindo e reorientando propostas.

Apoios
Planeta Tangerina www.planetatangerina.com
EuroCartazes www.eurocartazes.pt
Entrajuda www.entrajuda.pt

Responsável pelo Projecto
Sandra Caldeira sandracaldeira@forumdanca.pt

3ª edição do Projecto Redondo (2011/2012)

Centro Social e Paroquial S. Maximiliano Kolbe (Lisboa)
ABRIL - Aulas de dança criativa com a professora Janaína Castro - 1 mês, 2 aulas/semana.
MAIO - Apresentação de CASULO, um espectáculo/atelier de Sara do Vale dirigido a bebés.

Fundação António Luís de Oliveira (Lisboa)
JULHO - Sessões de dança contemporânea, com Vânia Rovisco.

Centro Social e Paroquial de Turquel (Alcobaça)
ABRIL E MAIO - Aulas de dança criativa com Cidália Cruz, 1x/semana.

4ª edição do Projecto Redondo (2012/2013)

Associação de Moradores do Casal Ventoso/ Jardim Escola
Fevereiro a Junho - Aulas de dança criativa com Lucia Di Pietro (colaboração Maria Varbanova) -  2 aula/semana.

Centro Social e Paroquial S. Maximiliano Kolbe/ Escola
Julho - Aulas de dança criativa com Elsa Loupiac - 1 aula/semana.

Centro Social e Paroquial de Alcântara/ Centro de Dia
Junho – 2 Sessões de dança criativa, no âmbito do Curso de Dança na Comunidade, com Adriana Campos e Anna Wesolek
Julho-    1 sessão de dança/movimento com Luana Pedroso
 2 sessões de dança/movimento com Sandra Caldeira



Fotos: Forum Dança